Não. Mas se não é para criação não vejo porquê a fixação nos 12 mesesSunK Escreveu: Babaorum acha que só os cães que vão procriar devem fazer o exame???

Moderador: mcerqueira
Mais uma vez não sei o porque da relação da criação com o exame, para não dizerem que invento coloco aqui este texto para entender que existe fiabilidadesBabaorum Escreveu:Não. Mas se não é para criação não vejo porquê a fixação nos 12 mesesSunK Escreveu: Babaorum acha que só os cães que vão procriar devem fazer o exame???
Agora sim percebo o seu comentário anterior e concordo no caso de haver suspeita fazer de imediato o exame até porque há infelizmente casos muito prematuros... Neste caso com a opinião do vet de confiança a dizer para esperar eu esperaria tambémBabaorum Escreveu:A recent publication* compared the reliability of the preliminary evaluation hip grade phenotype with the 2 year old evaluation in dogs and there was 100% reliability for a preliminary grade of excellent being normal at 2 years of age (excellent, good, or fair). There was 97.9% reliability for a preliminary grade of good being normal at 2 years of age, and 76.9% reliability for a preliminary grade of fair being normal at 2 years of age. Reliability of preliminary evaluations increased as age at the time of preliminary evaluation increased, regardless of whether dogs received a preliminary evaluation of normal hip conformation or HD. For normal hip conformations, the reliability was 89.6% at 3-6 months, 93.8% at 7-12 months, and 95.2% at 13-18 months. These results suggest that preliminary evaluations of hip joint status in dogs are generally reliable. However, dogs that receive a preliminary evaluation of fair or mild hip joint conformation should be reevaluated at an older age (24 months).
*Corley, EA, et al. Reliability of Early Radiographic Evaluation for Canine Hip Dysplasia Obtained from the Standard Ventrodorsal Radiographic Projection. JAVMA. Vol 211, No. 9, November 1997.
http://www.offa.org/hd_prelims.html
Os 12 meses é "só" a idade a que, na maioria dos países europeus, o resultado é aceite oficialmente e, claro, entre criadores. Pelo que se um cão não se destina a reprodução e se há uma suspeita de displasia, mesmo que essa suspeita pareça ser um bocadito suspeita (a língua portuguesa é muito traiçoeira) não percebo o interesse de esperar, mas "prontos" deve ser limitação minha ....
o problema é que foi uma unica pessoa atravez de uma observação atravez de apalpação que disse que o cão poderia sofrer de desplasia, não foi nenhum sintoma como mancar que deu essa prematura indicação. ja para não falar que alem de ter tomado em conta a opinião do veterianrio, andei a pesquisar e tive um feedback claramente negativo quanto a ele poder diagnosticar esta doença atravez da apalpação.Babaorum Escreveu:Pois eu não esperavaContinua a haver uma confusão muito grande entre "diagnóstico" e "despiste", mas, enfim, o cão não é meu
LOL teve um feedback negativo de pessoas que nem sabem a diferença entre um CC e um CCC embora andem em expos e digam coisas (aparentemente) muito convincentes, quanto mais de outras coisasMarco99 Escreveu: andei a pesquisar e tive um feedback claramente negativo quanto a ele poder diagnosticar esta doença atravez da apalpação.
quanto as pessoas com que falei acho que o sr não é ninguem para vir para aqui dizer se elas sabem muito ou pouco tendo em conta que o sr não sabe com quem estive a falar.Babaorum Escreveu:LOL teve um feedback negativo de pessoas que nem sabem a diferença entre um CC e um CCC embora andem em expos e digam coisas (aparentemente) muito convincentes, quanto mais de outras coisasMarco99 Escreveu: andei a pesquisar e tive um feedback claramente negativo quanto a ele poder diagnosticar esta doença atravez da apalpação.Óbvio que não se pode diagnosticar a displasia por palpação mas pode-se avaliar a postura do animal, se o animal distribui igualmente o peso pelos 4 membros, a amplitude de movimento e se há atrofia da musculatura das coxas, que, não sendo diagnóstico, sugerem a doença. Já agora, e se não é indiscrição, se o cão não é para reprodução, vai fazer o exame "na idade indicada" para ...?
então se sabe acho que deveria ter mais respeito por essas pessoas ou ate fazia melhor, ia lá e dizia directamente a essas mesmas pessoas que não sabem a diferença entre um CC e um CCC.Babaorum Escreveu:LOL, por acaso sei aonde você foi pedir informação e quem lhe respondeu e, claro, mantenho a opinião![]()
Se quer "fazer o exame para poder diagnositcar o mais rapido possivel possiveis problemas que o cão possa ter no futuro e procurar soluções para resolver esses mesmos problemas" então não estou mesmo nada a ver para que é que lhe interessam os 12 meses