Querida TEM CALMA.marianamar Escreveu:É a descrição exacta do aspecto dele![]()
Sobre a leishmaniose:
"Quais são os sinais clínicos mais comuns?
O primeiro sinal clínico mais habitual é a perda de pêlo, sobretudo em redor dos olhos, nariz, boca e orelhas. À medida que a doença progride, o cão perde peso. É habitual o desenvolvimento de uma dermatite ulcerativa que se pode dissemniar por toda a superfície corporal do cão. São também habituais feridas da pele, na cabeça e membros, principalmente nas áreas que contactam com o chão quando o cão está sentado ou deitado. Numa fase mais avançada, começam a observar-se sinais relacionados com a insuficiência renal crónica, que entretanto se desenvolve."
in http://www.scalibor.pt/leishmaniose/preguntas.asp
Caso se confirme e ele tenha mesmo leishmaniose, há o risco de a transmitir à minha cadela? Tenho lavado as mãos e desinfectado com álcool depois de mexer nele... será suficiente?
Mal posso esperar pela consulta de amanhã...

Descobriu-se que ele tinha leish por mero acaso. Começou a coxear, foi ao vet e ele que é super minucioso, viu-o dos pés à cabeça e notou que tinha os gânglios linfáticos aumentados.

Quando foi resgatado do canil foi logo para o vet (outro) fez os testes todos e tudo deu negativo.

Não te comeces a preocupar por antecipação. Eu sei que é fácil falar mas, tem calma.

Quanto a poder transmitir à tua cadela ... as hipóteses são praticamente nulas desde que ele seja tratado e ela faça a prevenção para a leish (pipetas e/ou saclibor).

Um conselho: Pede ao vet para lhe fazer o teste laboratorial para a leish. não queiras o rápido (kit) pois não é fidedigno.