Petição por uma nova gestão no canil de Lisboa

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta jul 21, 2011 11:12 am

cockinhas Escreveu:
Tassebem Escreveu:Se é quem eu penso e de quem falei atrás, é a dra. Maria José Cruz, certo?

Não tenho tempo disponível nem horários de trabalho certos, o que não me permite fazer voluntariado. Mas o regulamento deve ser público, ou não?
Não tenho a certeza. Os regulamentos propriamente ditos demoram muito tempo a fazer e têm que ser aprovados, primeiro em Câmara e depois na Assembleia Municipal. Alguns arrastam-se anos antes de conseguirem aprovação. Pelo que percebi, o objectivo era, acima de tudo, ajudar os animais do canil o mais depresa possível e a forma menos burocrática de o fazer foi alguém dar o seu nome, responsabilizando-se perante a Câmara. Não quero ser injusta mas parece-me que muitas pessoas que se mobilizam em torno deste assunto o fazem de forma anónima o que as desresponsabiliza facilmente.
Não será o nosso caso mas, se o diz, lá terá as suas razões.

Mas a Cockinhas disse lá atrás que o regulamento tinha sido aprovado. Imagine que eu queria ser voluntária e queria conhecer antes o regulamento. Como faria para o obter?
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta jul 21, 2011 11:16 am

Recordo que
Tassebem Escreveu:Está disponivel online

http://www.peticaopublica.com/PeticaoVe ... 2011N12335

para assinatura, uma petição pública dirigida ao presidente da Câmara de Lisboa pedindo uma nova gestão do canil/gatil de Monsanto, em consonância com a recente decisão de uma providência cautelar e para que aquele canil seja dotado «de uma direcção que alie os conhecimentos académicos e profissionais às técnicas modernas de gestão, à humanidade e ao respeito pelos animais, e à urbanidade nas relações com os munícipes».

Qualquer pessoa pode assinar, não precisa de ser munícipe de Lisboa. Conforme está, o canil envergonha-nos a todos e não é digno de lugar nenhum, quanto mais de uma capital europeia.

Cabe a todos nós contribuirmos para uma mudança que urge para os animais que lá estão e que lá irão parar. Assine e divulgue, por favor.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

quinta jul 21, 2011 12:53 pm

Tassebem Escreveu:Pelo que percebi, o objectivo era, acima de tudo, ajudar os animais do canil o mais depressa possível e a forma menos burocrática de o fazer foi alguém dar o seu nome, responsabilizando-se perante a Câmara. Não quero ser injusta mas parece-me que muitas pessoas que se mobilizam em torno deste assunto o fazem de forma anónima o que as desresponsabiliza facilmente.
Não será o nosso caso mas, se o diz, lá terá as suas razões.quote]

Não tenho outras razões além da interpretação que fiz do que foi dito na Assembleia Municipal, (que, para quem não sabe, são todas públicas), e do que tem sido escrito neste fórum, nos diversos tópicos sobre estes assuntos.
Tassebem Escreveu:Mas a Cockinhas disse lá atrás que o regulamento tinha sido aprovado. Imagine que eu queria ser voluntária e queria conhecer antes o regulamento. Como faria para o obter?
Se quisesse ser voluntária oferecia-se no sítio próprio, digo eu, mas, como não quero ser voluntária, não preciso de me voluntariar nem ver as normas que regem quem passeia os cães.
Tassebem
Membro Veterano

sábado jul 23, 2011 6:18 pm

Por uma nova gestão no canil de Lisboa:

http://www.peticaopublica.com/PeticaoVe ... 2011N12335

Leia, assine e divulgue.

O número de assinaturas vai em 977.
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

sábado jul 23, 2011 6:33 pm

Assinadissima. :wink:
Tassebem
Membro Veterano

terça jul 26, 2011 12:14 am

1001 pessoas já subscreveram.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça jul 26, 2011 12:11 pm

Babaorum Escreveu:Holanda não é país nórdico ...

Quanto a abortos depende muito da idade gestacional. Até às 4 semanas os embriões são absorvidos e não acontece nada. Depois das 6 semanas é mais complicado mas também não é nada do outro mundo. De qualquer forma a actuação a este nível já seria uma coisa extraordinária, uma vez que a prevenção principal está ao nível de evitar cruzas indesejadas. E dono responsável é aquele que sabe se tem condições para ter cães e cadelas simultaneamente ou só cães ou só cadelas, como é mais do que óbvio.

A chave é donos responsáveis - e são os tais 20%. Criadores serão muito menos do que isso, mas, claro virão desse grupo. Os outros 80% simplesmente não devem ter cães, esterilizados ou não ...
Babaurom, apesar da arrogância com que por vezes se dirige aos foristas encontro.-me a concordar consigo na maior parte das vezes, bem como cm a Nicas (vocÊs e as trocas de nicks :twisted:)
Adoptei uma gatinha recentemente, que infelizmente vinha prenha. Estava tão magra que na altura de ser esterilizada achámos que estaria nos «inícios». Afinal não...
Isto tudo para dizer que apesar de concordar convosco acho que a esterilização, pelo menos em Portugal é um mal necessário.
Noutros países (Austrália por exemplo) ela já vem incluída no preço de um animal de loja.
Se deixasse nascer os gatinhos iria ver-me a braços com 4 gatos para oferecer, numa altura em que só no cail onde sou voluntária penso que entre crias e adultos são mais de 40 sem dono. Adoptei a gata directamente á rua, depois de exaustiva divulgação e de ninguém querer ficar com ela, penso que sobretudo por ser uma gata adulta.
Concluindo: Para mim neste momento a solução passa, acima de tudo, por fazer pressão sobre quem «não faz» cumprir a lei, e claro, posteriormente, em quem não a cumpre. Porque quanto melhor forem geridos os canis, mais leve fica a consciência de quem lá vai abandonar.
Neste momento tenho quase 3 anos de experiência nesse campo, e acreditem, podem dizer que o cão vai ser morto á paulada, quem o for abandonar em 70% dos casos... Está-se nas tintas :wink:

PS: Não assinei a petição porque nela não vêm discriminadas qualquer tipo de soluções ou e que consiste a nova gestão do canil. E como o «ouvi dizer que» não me convence, espero por uma nova petição, melhor formulada.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Tassebem
Membro Veterano

terça jul 26, 2011 1:15 pm

Charlie2 Escreveu: (...)
PS: Não assinei a petição porque nela não vêm discriminadas qualquer tipo de soluções ou e que consiste a nova gestão do canil. E como o «ouvi dizer que» não me convence, espero por uma nova petição, melhor formulada.
Os autores da petição não têm a pretensão de descobrir a pólvora, mas sim a de que seja aplicada a lei vigente -- nomeadamente, uma lei datada de 2001 que a directora/gestora do canil, no cargo desde 2003, nada fez para que fosse aplicada, conforme resulta da recente sentença da providência cautelar interposta contra a Câmara Municipal de Lisboa.
Charlie2
Membro Veterano

terça jul 26, 2011 1:21 pm

Tassebem Escreveu:
Charlie2 Escreveu: (...)
Os autores da petição não têm a pretensão de descobrir a pólvora, mas sim a de que seja aplicada a lei vigente -- nomeadamente, uma lei datada de 2001 que a directora/gestora do canil, no cargo desde 2003, nada fez para que fosse aplicada, conforme resulta da recente sentença da providência cautelar interposta contra a Câmara Municipal de Lisboa.
desculpe mas não é isso que vai fazer mudar a minha opinião, pelo contrário. :wink:
PS: E não é isso que está descrito na petição Tasse, portanto não posso ler uma coisa e decidir se vou assinar sobre outra.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Tassebem
Membro Veterano

terça jul 26, 2011 1:26 pm

Não é? Faça a leitura que quiser, conjugue com os dados de que dispuser e depois aja (ou não) como entender.
Charlie2
Membro Veterano

terça jul 26, 2011 1:36 pm

Tassebem Escreveu:Não é? Faça a leitura que quiser, conjugue com os dados de que dispuser e depois aja (ou não) como entender.
foi o que fiz, e disse isso há umas mensagens atrás.
Tassebem
Membro Veterano

terça jul 26, 2011 2:33 pm

Charlie2 Escreveu:
Tassebem Escreveu:Não é? Faça a leitura que quiser, conjugue com os dados de que dispuser e depois aja (ou não) como entender.
Óptimo, faz muito bem. Serviu portanto esta troca de mensagens para confirmar a minha intuição de que não valia a pena responder-lhe. Já não foi mau.
Charlie2
Membro Veterano

terça jul 26, 2011 3:01 pm

Tassebem Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
Óptimo, faz muito bem. Serviu portanto esta troca de mensagens para confirmar a minha intuição de que não valia a pena responder-lhe. Já não foi mau.
Pois, isso já é problema seu e um off-topic que não vale a pena alongar. lamento mas não tenho tempo nem vida para entrar em picardias, muito menos online.
Tassebem
Membro Veterano

terça jul 26, 2011 3:19 pm

Charlie2 Escreveu:
Tassebem Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
Pois, isso já é problema seu e um off-topic que não vale a pena alongar. lamento mas não tenho tempo nem vida para entrar em picardias, muito menos online.
Mais uma vez, acho que faz muito bem.
Sirikit
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 8:47 pm

sábado jul 30, 2011 12:45 am

Tassebem Escreveu:
Qualquer pessoa pode assinar, não precisa de ser munícipe de Lisboa. Conforme está, o canil envergonha-nos a todos e não é digno de lugar nenhum, quanto mais de uma capital europeia.
[/quote]

:evil: :cry: Não, não posso assinar, pois não tenho o cartão de eleitor :cry: . Muitas outras petições também não posso assinar, pois nem o número da autorização de residência é aceite quando pedem o nº do BI.

Mas os impostos eu posso pagar :D :lol: .
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”