Produto para eliminar e limpar urina de gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Satomi
Membro Veterano
Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm

quinta jul 28, 2011 11:25 pm

Já li um post daqui da arca de noé com dicas de como limpar urina de gato em superfícies permeáveis. Usei o vinagre, o bicarbonato de sódio diluído em àgua e no final pulverizo a zona com um detergente (com oxigénio activo ou lá o que é) e esfrego com os dedos (luvas) e um pano seco. O resultado é optimo, funciona lindamente.

O problema é que dá algum trabalho fazer este processo todo para o qual não tenho tempo para o fazer todos os dias.

Por isso pergunto se algum forista conhece um produto próprio que dê para simplesmente pulverizar sobre a àrea e esfregar com um pano ou uma esponja. Facilitava muito o trabalho.
Já ouvi falar de algo do género nos estados unidos, talvez exista algum produto assim em portugal...

Já agora aproveito para explicar:
Uma das minhas gatas tem-se portado mal. Faz xixi em todos os tapetes por onde passa, nas mantas onde dorme. Inclusive deixa presentes nas mantas da cama dela.
Não está com o cio, tem apenas 3 meses de idade.
Limpo a caixa de areia todos os dias e mudo a areia pelo menos duas vezes por semana...

Ainda acrescentei uma segunda caixa de areia a ver se ela passa a fazer tudo ali...

Edit: esta situação já se prolonga por duas semanas. Hoje é que apanhei a bichinha em flagrante e daí percebi qual dos 4 é que andava a fazer estas marotices. Peguei nela e meti-a logo na caixa da areia para lhe dizer "É aqui!!!"
minimeu
Membro
Registado: sexta jul 22, 2011 4:31 pm

quinta jul 28, 2011 11:41 pm

olá antes de mais ,acho que deve ligar ao vet, os gatos por norma sao muito asseados, quando fazem as necessidades deles em locais errados pode significar que algo não está certo. tente informar-se primeiro, quanto ao produto não sei, mas ja ouvi falar de sprays replentes tente uma loja de animais ou mesmo junto ao vet. boa sorte
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sexta jul 29, 2011 8:43 am

Não mudou o tipo de areia? Há gatos muito esquisitinhos com isso.
Se tem 4, ter caixotes em mais que um sitio pode ser uma boa ideia, se algum dos outros lhe pregou um susto enquanto ela estava no caixote, pode associar o sitio a isso e ter medo de lá ir.
Ou é só os xixis? Como disse presentes, fiquei confusa.
Se for só os xixis e os cocós fizer direitinho na areia, deve ir ao vet sim, apesar de pequenina pode ter uma infeccção urinária.
Também pode ser mais velhinha do que pensa e ser um cio precoce. Uma das minhas xixizava tudo (preferencialmente roupa minha que apanhasse no chão) antes de ser esterilizada. Era mais velhinha, mas não chegou a ter cio.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta jul 29, 2011 3:25 pm

Dois caixotes para 4 gatos é pouco. Se quando ela vai lá o areão já estiver sujo de outro gato é natural que ela se recuse a entrar lá ainda para mais quando tem que remexer a areia.
A regra é: para x gatos ter x+1 tabuleiros e estes não se encontrarem todos dentro da mesma divisão da casa já que alguns gatecos são malandros e não deixam os outros servirem-se do areão. Assim se estiverem espalhados por várias divisões o tal malandreco não vai conseguir vigiar todos os tabuleiros ao mesmo tempo :wink:
Maria João
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

sexta jul 29, 2011 3:29 pm

2 tabuleiros para 4 gatos não acho nada pouco, até acho que é o normal, um tabuleiro para cada 2 gatos.
Eu tenho um casal em casa e eles vão os 2 a mesma caixa de areia.
E uma saco de silica dura bem para 2 semanas.
Se o seu problema é a gestão de tempo para limpar as caixas, pk não opta pela silica? Eles não sujam tanto a casa de areia e aguenta mais tempo sem ser mudada.
Há gatos esquesitinhos... :roll: Os donos também têm que se adaptar as manias dos peludinhos :lol:
AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

sexta jul 29, 2011 11:09 pm

Eu tenho 2 gatas e 2 tabuleiros no mesmo sitio. ou seja na minha casa de banho. E uso areia aglomerante que é uma maravilha, dura mais tempo, menos odor e elas gostam!

Ao principio a Sasha também nao deixava a mais nova fazer, por isso acrescentei o 2º tabuleiro.

Por acaso hoje também aconteceu uma coisa estranha.. a mais pequena fez cocó na banheira... nunca o tinha feito, não entendo porque o fez, mas vou ficar atenta a ver se se repete a proeza! :?
Satomi
Membro Veterano

sexta jul 29, 2011 11:19 pm

Olá!

Sim, por norma os gatos são muito asseados. Isto nunca tinha acontecido...

Ela faz alguns xixis e cócós fora da caixa, mas não faz todos. Vai aparecendo um ou outro de vez em quando.
O que acho mais estranho é que quando faz fora da caixa, faz sempre em cima de uma manta, tapete, colchão ou sofá. Possivelmente fica algum cheiro a urina agarrado aos tecidos e ela vai lá e "marca o serviço" outra vez.
É uma das hipóteses que me vem à cabeça assim de repente. É que nunca encontro nada no chão, vem sempre tudo agarrado aos tapetes e mantas.

Nem me tinha passado pela cabeça a possibilidade de ser uma infecção urinária. Aproveito que os vou vacinar este fim de semana e tb falo disso com a vet.

O tipo de areia tem sido sempre o mesmo. Da mais barata que encontro no mini-preço ou no jumbo. Lembrei-me agora que a areia é perfumada, isso deve fazer toda a diferença não?

Em relação à quantidade de caixas de areia... Até há poucas semanas um tabuleiro grande chegava para todos (eram bebés). Mas cresceram e agora já uso 2 tabuleiros. Compro um terceiro por via das dúvidas.

Em relação à mudança de areia, tem que ser mesmo duas vezes por semana para os meus. É que senão a areia fica saturada e é um cheiro a àcido que não se pode (e tiro os poops todos os dias, é o chichi misturado com a areia que deixa o cheiro).
Não sei se a sílica absorve melhor ou disfarça. Vi o fim de semana passado e achei tão caro.. bem mas se calhar realmente compensa.

Mudança de disposição de mobília também é uma possibilidade?

Só queria salientar aqui a questão nem é o o trabalho que tenho a limpar as caixas. Não me custa nada perder 10 ou até 20 minutos por dia para tratar das necessidades básicas dos pequenos. Às vezes até perco mais tempo a varrer o chão da casa e a apanhar o que eles andaram a semear no chão. Mas isso é algo que já dei como hábito, não é nada de novo.

É mais porque acho um hábito um pouco estranho na gatita, ela nunca fazia isto, o qual vou perguntar amanhã à vet se poderá ser algo preocupante.

A minha outra questão aqui é mais "superficial" É mesmo só com limpar os ditos tecidos de uma forma mais prática tipo isto:
http://www.cat-urine.net/cat_urine_remover.html

Amanhã dou notícias em relação à pequena.

Obrigada!
Satomi
Membro Veterano

sexta jul 29, 2011 11:32 pm

também pode ser que ela tenha medo de ir ao WC, mas tem 2, um aberto e outro fechado. Ela não é nada medrosa, antes pelo contrário.

Mas acham possível que já possa ter o cio com 3 meses e meio de idade?
AnaNuno
Membro Veterano
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

sexta jul 29, 2011 11:49 pm

Não o creio Satomi, a não ser que ela seja mais velha do que pensamos, olha o caso da minha Sasha fui busca-la e a mulher disse que ela tinha 2,5 meses acreditei pelo tamanho apesar de achar que a expressão dela não era de gatinho pequenino, mas pronto! Quando fui ao outro dia o vet e ele me diz que ela já tinha a nova dentição... ia-me dando uma travadinha pois ela tinha pelo menos 5/6 meses lolol por isso digo que tenho uma gata Bonsai :twisted:
Satomi
Membro Veterano

sábado jul 30, 2011 12:16 am

Eu já conheço estes gatos desde a altura que tinham os olhitos fechados :P

Embora os irmãos (machos) já estejam mesmo grandes! o Alfredo com esta idade já pesa praticamente 2 Kg!
Satomi
Membro Veterano

sábado jul 30, 2011 12:18 am

AnaNuno Escreveu:Eu tenho 2 gatas e 2 tabuleiros no mesmo sitio. ou seja na minha casa de banho. E uso areia aglomerante que é uma maravilha, dura mais tempo, menos odor e elas gostam!
:?
essa areia custa quanto? =)
AnaNuno
Membro Veterano

sábado jul 30, 2011 12:25 am

Um saco de 7Kg cerca de 10€ mas dá para 1 mes e para 2 Wc
esta areia é fenomenal, o xixis fazem logo bola que apanhas com a pazinha fica tipo calhau lol é so tirares os "calhaus", os popos e tá limpo, nao faz aquela massa no fundo que causa mau odor.

Olha amiga eu desde que descobri esta maravilha não quero outra coisa ;) e não esqueças que a sasha tem síndrome de colon irritavel as fezes são moles e na areia faz logo bolinha ;)
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sábado jul 30, 2011 8:33 am

Fazer nas mantas é normal, eles não tendo areia gostam de fazer em sitios fofinhos.
Uma vez fechei um dos meus acidentalmente no meu quarto e não tinha lá nenhum caixote. O desgraçado fez-me um cocó em cima da cama :evil:
Se são xixis e cocós que ela faz fora, provavelmente não será infecção urinária, nesse caso em principio seriam só xixis.
eu optaria por pôr outro caixote numa divisão diferente, como ainda é pequenita até se pode dar o caso de ser preguicite - distrai-se e quando precisa, não tem tempo de ir à divisão certa :lol:
Não é muito normal, mas pode acontecer.

Quanto à pergunta em si, o produto que achei melhor para tirar o cheiro da urina foi este :
http://www.tiendanimal.es/eliminador-or ... -1403.html
Por cá comprei no Corte Inglés.
Repelente aconselharam-me um da trixie, mas sinceramente, repelia-me mais a mim do que aos gatos :lol: O cheiro era mesmo nojento e os gatos não ligavam nenhuma
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sábado jul 30, 2011 4:29 pm

É bom tratar dessa situação o mais rápido possível, se ela apanha o hábito de fazer as necessidades noutros sitios que não a caixa, depois muito dificilmente mudará, o raio dos gatos são teimosos :roll:
Sónia
Byanca
Membro Júnior
Registado: sábado jun 18, 2011 4:35 pm

domingo jul 31, 2011 2:25 pm

Olá Satomi :)

Realmente não é normal a gatinha fazer fora da caixa. Sou da opinião que algo não deve estar muito bem com ela, tadinha. Uma vez que vai com ela ao vet, aproveite e fale-lhe nesse problema. Por norma os gatos são muito asseados e quando não fazem no sítio costuma ser sinal que algo não está bem.

Quanto à areia, porque não experimenta a aglomerante? Pode ser mais cara, mas também dura mais tempo.
Vai retirando as bolas de xixi e cocó todos os dias e repôe a quantidade de areia que retirou.

Ana Nuno, qual é a areia que usa? Eu mandei vir 2 diferentes da zooplus para testar, mas ainda não tive oportunide.

Satomi, tudo de bom para a gatinha!! :D
Responder

Voltar para “Gatos”