Dúvidas com a 1ª gata

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
fbovgs
Registado: quarta jul 27, 2011 8:00 pm

quarta jul 27, 2011 8:06 pm

Boa noite. A minha experiência com gatos é nula, visto que o meu primeiro gato bebé adquiri-o há 2 meses e há 2 dias foi-me oferecida uma gata adulta castrada. Acontece que ela nunca está quieta. Se estiver sentada, deitada ou em qualquer outra posição, está constantemente a pisar com as patas da frente espetando as garras. Mas ela parece muito serena a fazê-lo. Não sei o que ela terá. Será agitação ou stress? Reparei também que ela se esfrega em tudo, mas suponho que isso seja para marcar o território. O gato não faz nada disto, é apenas muito reguila. Hehe. O que me dizem sobre as duas situações da gata?
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta jul 27, 2011 8:13 pm

fbovgs, o comportamento da sua gata é perfeitamente normal, se é que percebi bem a sua descrição. Chama-se «amassar», entre outros nomes, e ela faz isso de satisfação -- não me admiraria que ronronasse fortemente ao mesmo tempo. É uma reminiscência de quando pressionava a barriga da mãe para fazer sair mais leite das maminhas. Portanto, tem aí uma gatinha feliz. :D
O roçar-se é para deixar a marca de cheiro dela, sim.
Felicidades para os seus dois meninos. :)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
fbovgs
Registado: quarta jul 27, 2011 8:00 pm

quarta jul 27, 2011 8:35 pm

Oh! Muito obrigado pela resposta. Eu já estava a ficar preocupado a pensar que ela não estaria muito contente e que algo a estiver a "stressar". Ainda bem que ela está feliz. Assim também eu estou. :D
AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

quarta jul 27, 2011 10:21 pm

Olá boa noite :)

Eu tenho 2 gatas, uma delas a Blue, passa a vida a "amassar", assim que se deita começa o "ritual do amasso" abre e fecha as patinhas ao mesmo tempo que estica as garras como disse com um ar muito sereno e tranquilo e como disse a Tassebem, por vezes ronrona muito alto enquanto o faz.
Também adora roçar-se em todo o lado sobretudo em nós, é uma melguinha muito muito meiga, é parecida com um pacotinho de manteiga derretida eheheheh

A outra gata, a Sasha, nunca a vi amassar (o vet até comentou que isso é pouco usual) e tambem pouco se roça nas coisas ou mesmo em nós.

Não sei se tem algo a ver com os amassos e o roçar. mas a Blue é um doce, muito meiga, muito calma, como eu digo é uma gata Zen. A Sasha é mais arisca muito senhora do seu nariz e um feitiozinho soviético.
MmeMorgana
Membro Veterano
Registado: terça ago 24, 2010 10:06 pm
Localização: O amor da minha vida: Parfait Bleu's MADONNA DEL SETTIMOCIELO (Natassja)-PER e 33

quarta jul 27, 2011 11:35 pm

AnaNuno Escreveu:. A Sasha é mais arisca muito senhora do seu nariz e um feitiozinho soviético.

Haha :lol: A minha Tassja é igual (deve ser por ser russa xD).
Quem me dera que ela me "amassase" algum dia :(. Seria uma dona realizada...!
We had to get rid of the kids; the cat was allergic.
AnaNuno
Membro Veterano
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

quarta jul 27, 2011 11:38 pm

MmeMorgana Escreveu:
AnaNuno Escreveu:. A Sasha é mais arisca muito senhora do seu nariz e um feitiozinho soviético.

Haha :lol: A minha Tassja é igual (deve ser por ser russa xD).
Quem me dera que ela me "amassase" algum dia :(. Seria uma dona realizada...!
Pois.. eu sei o que é isso...

Tive de esperar a vinda da Blue para saber o que é ser uma dona amassada eheheh sabe tão bem porque ela amassa-me devagarinho com olhinhos fechados.. é tão terapêutico :D

E lavar-me??? nem comento é o meu despertar, lava me logo a cara para acordar bem disposta :twisted:
Mary83
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am

quinta jul 28, 2011 10:10 am

É isso tudo, tal como disseram as colegas até agora.
Quando são bébes e estão a mamar o leitinho da mãe, os gatos fazem esse mesmo movimento na barriga da mãe, depois de adultos adoram pisar uvas/ amassar pão ou como quiser chamar, quando se sentem confortaveis, satisfeitos ou simplesmente contentes. A minha gata, quando agarro nela e lhe faço festinhas faz isso, e liga o motor (começa a ronronar muito alto). :D
Quando ao roçar, eu costumo dizer que a Tita dá graxa, quando quer um petisco vem-se logo encostar he he
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quinta jul 28, 2011 10:40 am

O Jimmy nunca amassou :( E já me dou por contente de em 2 anos, só agora nos ultimos 2/3 meses ele se começar a roçar em nós no sofá a pedir miminhos e festas :)
A Suri foi padeira noutra reencarnação, massa que se farta :lol: as vezes tenho que lhe ir cortar as unhas de proposito pk já começa a picar o corpo qd está a amassar.
E roça-se em todo os cantos da casa, nas nossas penas, nas ombreiras das portas, nos bicos da mesa de centro da sala, nos cantos dos móveis.... Chega a andar aos zigue zagues pela casa para acertas nos cantos todos :lol: :lol:
Mary83
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am

quinta jul 28, 2011 10:53 am

99smiles Escreveu:O Jimmy nunca amassou :( E já me dou por contente de em 2 anos, só agora nos ultimos 2/3 meses ele se começar a roçar em nós no sofá a pedir miminhos e festas :)
A Suri foi padeira noutra reencarnação, massa que se farta :lol: as vezes tenho que lhe ir cortar as unhas de proposito pk já começa a picar o corpo qd está a amassar.
E roça-se em todo os cantos da casa, nas nossas penas, nas ombreiras das portas, nos bicos da mesa de centro da sala, nos cantos dos móveis.... Chega a andar aos zigue zagues pela casa para acertas nos cantos todos :lol: :lol:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
Belle1999
Membro
Registado: segunda nov 30, 2009 10:52 pm

sexta jul 29, 2011 2:05 am

Li este trecho num livro da Royal Canin: "o livro do Filhote"

"Ele acaricia com as patas ("amassar pão") por um longo período: o prazer intenso. O gatinho exprime a alegria que sentiu durante a fase lactente. O movimento das patas em torno de tetas de sua mãe foi usado para estimular o fluxo de leite. Ao reproduzir este movimento, associado ao prazer, ele o identifica como sua mãe."

Minha gatinha tem dois meses, e sempre que está feliz, começa a achar que eu sou um pão... :D
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jul 29, 2011 10:31 pm

É um dos comportamentos mais interessantes (e gratificantes para os donos, pelo menos por mim falo) dos gatos. :)

fbovgs, já viu estes vídeos de padeiros? :lol:

http://www.youtube.com/watch?v=7ii3-vvpnj8
http://www.youtube.com/watch?v=_rf-mV3uDDE
http://www.youtube.com/watch?v=TBhbvAyx3ZU

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

AnaNuno
Membro Veterano

sexta jul 29, 2011 10:51 pm

Que espectáculo os vídeos ;) Sortudos dos cães eheheh massagens gratuitas
Responder

Voltar para “Gatos”