Posso levar cadela com cio a passear?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am
Eu só as levo à rua durante o cio se tiver a certeza que não vou encontrar machos, porque tenho uma cadela que quando está receptiva, quase que lhe basta olhar para um cão para ficar prenhe... Com uma cadela receptiva e com um macho persistente é coisa para acontecer num piscar de olhos, e como não estou para andar a dar abortivos às cadelas, nem arrisco.
-
- Membro
- Registado: segunda jul 11, 2011 12:07 pm
nastyBabaorum Escreveu:Eu também não, era o que mais faltavaGallaeciaB Escreveu: nunca mudei os habitos e rotinas de passeio por causa dos cios da minha cadela.Só tem que exigir que se cumpra a lei, já que cães na via pública só atrelados e com dono. Se houver cães à solta é pedir à polícia ou à Câmara para cumprirem o seu dever. E, no entretanto, é calçar umas botas pesadas (o taco de basebol também não é mal esgalhado)

é verdade, em teoria não haveria, ou não deveria haver cães soltos, mas sabemos que na realidade não é isso que acontece ( e depois ainda há que equacionar os animais errantes )... mas não é nenhum cenário do outro mundo.
Pulso firme e siga a rusga!! Não há cá mudanças de planos.
Os passeios e o exercicio diario, não se podem alterar por causa de banalidades destas.
Até porque o cio já é uma fase de tensão para o animal e estar enfiada em casa não favoreceria a cadela em nada.
penso.
Uma cadela receptiva com cães por perto, é preciso um pulso mesmo muito firme!
Tem tido sorte ou nunca apanhou daqueles machos insistentes e decididos!
Já vi cadelas a ultrapassarem os obstáculos mais incriveis para irem ter com o macho e vice versa. Nem quero pensar na rua mesmo com trela.
Com as minhas decerto não me arriscava ou ainda ia a reboque!
Tem tido sorte ou nunca apanhou daqueles machos insistentes e decididos!

Já vi cadelas a ultrapassarem os obstáculos mais incriveis para irem ter com o macho e vice versa. Nem quero pensar na rua mesmo com trela.
Esta questão fez-me regressar a um pesadelo que vivi há, sensivelmente, 8 anos. Barulheira incrível, assustadora mesmo! Vi uma matilha de cães, machos, com 2 cadelas (em cio) e um cachorro de uns 6/7 meses a ser, literalmente, "comido" por dois cães enormes (só me lembro que eram pretos). Na minha ignorância (hoje teria tido mais cuidado), dirigi-me a eles gritando angustiada e como não tinha nada na mão, atirei com o chinelo que levava calçado. Olharam para mim, surpreendidos e largaram a presa que, num ápice, desapareceu.
Essa presa que descobri, moribunda, atrás de uns arbustos e que levei a um hospital, onde sugeriram abatê-la... é um dos meus cães!
Um filme de terror
.
Descobri depois, que a cadela, com cio, tinha dono e tinha saltado o muro. Bem alto por sinal
Posteriormente, esta cadela foi esterilizada.
Cá em casa está tudo esterilizado e castrado.
Essa presa que descobri, moribunda, atrás de uns arbustos e que levei a um hospital, onde sugeriram abatê-la... é um dos meus cães!
Um filme de terror

Descobri depois, que a cadela, com cio, tinha dono e tinha saltado o muro. Bem alto por sinal

Cá em casa está tudo esterilizado e castrado.
Bom, não sei que raio de bichos vocês têm/conhecem
Tenho cadelas há muitos anos e só sei que elas têm cio porque sujam os sítios por onde andam, porque de resto é como se nada se passasse. Não há cá salto de muro nem corridas de trenó. Quanto aos chatos dos cães, mais uma vez o digo, se andassem atrelados e a carrocita fizesse o trabalho que lhe compete, não era preciso botas ou paus para afastar cães chatos
E, sinceramente, acho muito triste que mutilem as cadelas em vez de exigirem que a lei seja cumprida 

Bom, isto aqui é campo, serra, mar... Um local onde vêm abandonar os animais (há zonas, onde nem sequer passo, de triste que é!).Babaorum Escreveu:Bom, não sei que raio de bichos vocês têm/conhecemTenho cadelas há muitos anos e só sei que elas têm cio porque sujam os sítios por onde andam, porque de resto é como se nada se passasse. Não há cá salto de muro nem corridas de trenó. Quanto aos chatos dos cães, mais uma vez o digo, se andassem atrelados e a carrocita fizesse o trabalho que lhe compete, não era preciso botas ou paus para afastar cães chatos
E, sinceramente, acho muito triste que mutilem as cadelas em vez de exigirem que a lei seja cumprida
Com a cadela com cio que tinha/tem dono, meteu polícia e notei que os donos não se importariam que a levassem para o canil; nem sei de que raça é)

Não quis que pagassem a factura do hospital vet. (na altura umas largas centenas de euros, incluiu cirurgias de largas horas), na condição de subirem o muro da quinta. Eles preferiram esterilizar a cadela.
Tenho outro vizinho, que não mora aqui, permanentemente, que tem beagles, machos e fêmeas e como não quer bebés, dá a pílula às cadelas. E quem os passeia é o jardineiro; querem lá saber se os machos emprenham alguma cadela, mesmo rafeira, que encontrem

Não percebi nada da história. O seu cão era vadio na altura e depois resolveu ficar com ele? Ou já era seu? É que não estou a ver porque é que o dono da cadela haveria que ter que pagar alguma coisa. Não só não foi ela que brigou com o seu cão como, no 1º caso, o cão não teria dono, logo não haveria ninguém a quem ressarcir se fosse caso disso e, no 2º, o cão andaria à solta na via pública sem o dono, logo, em contravenção 

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am
A cadela de que eu falei, nem suja, nem sequer faz vulvas grandes e muito inchadas quando está com o cio, mas basta-lhe ver um cão para se pôr imediatamente em posição. É de facto um raiozinho de um bicho, e assim que fizer a última ninhada vai ser esterilizada para não me dar dores de cabeça.Babaorum Escreveu:Bom, não sei que raio de bichos vocês têm/conhecemTenho cadelas há muitos anos e só sei que elas têm cio porque sujam os sítios por onde andam, porque de resto é como se nada se passasse. Não há cá salto de muro nem corridas de trenó. Quanto aos chatos dos cães, mais uma vez o digo, se andassem atrelados e a carrocita fizesse o trabalho que lhe compete, não era preciso botas ou paus para afastar cães chatos
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
a persistência de alguns cães chega a ultrapassar os limites do normal. a dora esteve sem cio quase 1 ano. até pensei que estivesse esterelizada. foi preciso levá-la de férias para ficar com cio. na praia, costumava aparecer todos os dias um cão que se apaixonou pela pikena. um dia, deixei-a dentro do carro. pois, o dito cujo seguiu o carro. eu com 3 doidos a ladrarem desalmadamente, a atirarem-se aos vidros, eu a fugir dos carros e a tentar não atropelar o cão. tantas fez que lhe dei um toque. felizmente que não foi fatal.
Babaorum Escreveu:Não percebi nada da história. O seu cão era vadio na altura e depois resolveu ficar com ele? Ou já era seu? É que não estou a ver porque é que o dono da cadela haveria que ter que pagar alguma coisa. Não só não foi ela que brigou com o seu cão como, no 1º caso, o cão não teria dono, logo não haveria ninguém a quem ressarcir se fosse caso disso e, no 2º, o cão andaria à solta na via pública sem o dono, logo, em contravenção
Sim, o cão era vadio e resolvi ficar com ele e tratá-lo.Quando a polícia foi chamada(não por mim) e se andou a averiguar a quem pertencia a cadela, pois os donos sqbendo que eu ficava com o cachorro prontificaram-se a assumir as despesas (ou parte, não me lembro).
Tenho 2 cadelas e 2 cães. Dois levo-os à trela, 2 vão soltos. Aproveito é levantar-me cedo para os passear e à noite quando não há ninguém; nem carros, que não passam aqui.
-
- Membro
concordo em absoluto.Babaorum Escreveu:Bom, não sei que raio de bichos vocês têm/conhecemTenho cadelas há muitos anos e só sei que elas têm cio porque sujam os sítios por onde andam, porque de resto é como se nada se passasse. Não há cá salto de muro nem corridas de trenó. Quanto aos chatos dos cães, mais uma vez o digo, se andassem atrelados e a carrocita fizesse o trabalho que lhe compete, não era preciso botas ou paus para afastar cães chatos
Babaorum Escreveu:E o que é que os cães andavam a fazer soltos na via pública?
Como disse atrás, aqui é uma zona onde vêm abandonar animais... Isto não é cidade. Eu jamais chamaria o canil para apanhar animais. Previno-me e tento proteger os que tenho sob a minha responsabilidade. Cobardemente, nem sequer passo nos locais onde andam matilhas porque sofreria e não poderia fazer nada.
-
- Membro
mesmo!! muito firmemoslie Escreveu:Uma cadela receptiva com cães por perto, é preciso um pulso mesmo muito firme!
Tem tido sorte ou nunca apanhou daqueles machos insistentes e decididos!![]()

já apanhei machos ensandecidos, outros mais faceis de manobrar.
ela senta-se e não arreia pé (rabo).

acho que tenho sorte com a cadela, isso sim!
mas jamais esterilizaria uma cadela minha por comodismos destes. o cio é uma fase perfeitamente normal, sem dramas de maior.
Por acaso a minha pergunta era para a anja-azul, mas houve posts pelo meio sem me aperceber. De qualquer forma a minha opinião é: em vez de se choramingarem que não podem sair à rua com as cadelas porque isto ou por aquilo, exijam que se cumpra a lei. Uma lei do mais singelo que há - cão na via pública é cão atrelado e na companhia do dono. Campo ou cidade, que eu saiba a lei é a mesma.