segunda ago 01, 2011 3:04 pm
Boa tarde!
Estive a ler aqui várias opiniões e quero dar-vos a minha... eu tive 2 cadelas que nunca tiveram ninhadas e deixei-as inteiras, vou agora ter outra cadela e vou estreliza-la assim que possa, pois, e falo por experiencia propia, ter uma cadela inteira ao longo dos anos só lhe trás mais desconforto e problemas de saúde... uma delas ,a poly que morreu à pouco tempo tinha diabetes e era cega por esse motivo... e por ser inteira a diabetes era quase para nao dizer impossivel de estar controlada por causa das hormonas que produzia por ser inteira.
A outra, a susy, que tb já morreu, na velhice estava a formar uns tumores enormes nas maminhas e a operação estava fora de questão ser operada por causa da idade, era esperar que nao evoluissem e não rebentassem.
As minhas cadelas não morreram por estes motivos, mas sofreram por serem inteiras na velhice. Não digo que uma cadela mesmo estrelizada não tenha tumores ou que a diabetes fique mais controlada. Mas é sem dúvida uma prevenção de mais tarde diminuir a terem este tipo de problemas.
É como nos seres humanos, dizem que fumar criar cancro no pulmão, mas hã pessoas que não fumam e tem.... e por isso as pessoas fumam todas? acho que não, como eu há centenas de pessoas que nao fumam para tetarem diminuir essa probabilidade...é como tudo na vida... se podemos prevenir e termos oportunidade de reduzir algum problema de saúde no futuro porque não fazê-lo?
Acontece exatamente a mesma situaçáo no que toca a animais, na minha humilde opinião.
Cumprimentos