Desabafo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

sexta jan 02, 2004 5:30 pm

Venho aqui fazer um desabafo peço desculpa por isso...mas é que realmente começo a ficar farta.
De vez em quando ouço "comentários" por falar ou tratar bem os meus animais ou por ter a foto deles no écran e numa fotografia na secretária(quando o serviço está um caos relaxo só de olhar para eles :D) mas realmente revolta-me a mentalidade de certas pessoas e não consigo ficar calada, abro a boca e é uma enorme discussão. Fico enervada e o que me apetecia, era mesmo fazer de contas que essa pessoa não existia, mas como devem calcular por razões profissionais não posso tomar essa atitude.
Sei perfeitamente que ali o vizinho da outra secção é caçador, os cães estão no canil que é lavado, imaginem, uma vez por semana e não são como os meus, os dele são tratados como cães.
Tenho colegas, nem sei que palavras usar para as descrever, cujos caezinhos e gatinhos adoeceram e acabaram por morrer, ficaram muito tristes e choraram muito coitadinhas :( :( :( , será que sabem o significado da palavra vet :?: :?:
Eu sei que entre nós há muitas pessoas assim
Eu sei que para elas -Não sei destinguir uma pessoa de um cão (foi o que me disseram quando eu disse que não podia ir a um jantar qualquer porque a minha cadela tinha sido operada e necessitava de vigilância)
Desculpem este desabafo sei que devem ter conhecimento de muita gente assim, infelizmente, mas realmente necessitei de o fazer.
Já pensei em fazer de contas que não ouço certos comentários em relação aos animais...mas raramente consigo.
É bom saber que existem pessoas como vocês.
Bom fim-de-semana
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

sexta jan 02, 2004 5:44 pm

Pois é Andreia, a vida é assim.
As prioridades de ums são objecto de desprezo de outros.
Eu tb tenho fotos dos meu canitos num placard aqui no meu trabalho e com muito gosto,e muitas vezes olho para elas com orgulho.
Os outros que se lixem,não ligo nada para o que eventualmente possam dizer,é mais pensar, pq comingo levam sempre troco. ;)
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

sexta jan 02, 2004 6:05 pm

ola a todos,

andreia: na sociedade em que vivemos hoje cada vez temos mais necessidade de desabafar... e no seu caso acho que o fez no sitio certo! :) sim, estamos todos aqui para aprender, partilhar experiencias, informaçoes... e tambem sentimentos...
neste mundo, e no contexto especifico que refere, eh preciso uma capacidade gigante de auto-controle para que nao arranjemos problemas com os "nao-amantes-de-animais" :!:

coragem, e continue a desbafar, a contar, a informar... nos estamos aqui!

(fez-me lembrar: ha dias sai para passear com o mais recente membro da familia, um furao chamado rosca, e uma senhora muiiiiiito simpatica :? aproximou-se, fez uma festa e perguntou o que era.... ah minha resposta, disse: "ja sei, ate tenho um cachecol com a pele deles......" :evil: fiquei doida, e disse-lhe, calmamente: "nao sei como consegue. com licença.".

nessa altura ia-me saltando a tampa... mas.... enfim!)
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

sexta jan 02, 2004 6:31 pm

Ois a todos,

É a primeira vez que tou a responder neste tipo de fóruns, portanto espero que a coisa corra bem.... :?

Relativamente ao exposto, eu também considero os meus animais, principalmente a minha gata, as coisas mais importantes para mim e faço tudo para que tenham uma vida "normal" e saudável, com idas ao vet, boa alimentação, carinho, atenção, etc... etc...

Contudo, não nos pudemos esquecer que a sociedade actual está a efectuar uma total humanização dos animais, chegando a limites impensaveis - com um estrondoso êxito na venda de produtos desnecessários à felicidade dos animais e que só servem para o usufruto dos donos e para um aumentar das feiras de vaidades.

O gato e o cão, principalmente, sempre fizeram parte da sociedade portuguesa e sempre estiveram presentes em grande número de casas do nosso pais, com funções especificas - caçar, guardar, controlo de roedores, entre outras - e alimentavam-se dos restos da mesa e do que conseguiam apanhar.

Portanto, e dado que a população portuguesa está envelhecida, é normal que a maioria das pessoas continuem a considerar os animais da mesma forma.

O que realmente é imperdoável é que os "donos" de animais não lhes proporcionem os cuidados de saúde que a medicina vet já permite, uma alimentação minima, atenção, que coloquem cães enormes em apartamentos, tenham um número infindável de gatos e todo o resto que já sabemos!

Agora não pudemos é fazer considerações se um cão que vive num canil que é limpo uma vez por semana é mais ou menos feliz do que um cão que mora dentro da casa dos donos, tem um infidável número de acessórios de luxo, mas enquanto ao primeiro são proporcionadas experiências diversas o segundo só sai de casa para ir satisfazer as necessidades fisiológicas. E o mesmo se aplica aos gatos, tendo em conta as devidas diferenças.

Não pretendo com esta mensagem fazer juizos de valor, nem dizer que estou contra ou favor do que disseram até ao momento, só pretendo deixar alguns itens para reflexão.

Nelson
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta jan 02, 2004 7:15 pm

Andreia, siga aquela : Mulher séria, não tem ouvidos. ;)
Isabel
fafareis
Membro Veterano
Registado: domingo dez 21, 2003 5:52 pm
Localização: 14 gatos; 5 cães; 120 peixes; 1 iguana; 2 ratinhos sírios

sexta jan 02, 2004 11:13 pm

ola ola

como estamos num forum para opinar....então aqui vai...concordo plenamente consigo em que metade do que nos propõe para a felicidade do animal em termos materiais é desnecessária...pois ele precisa carinho alimentação respeito vet. e algo mais...agora quanto a ter os gatos em casa e não serem felizes......Quem lhe disse só se forem os seus se calhar por ser tão minimalista...dê-lhes lá uns bonequitos...abra o cordão á bolsa e compre lá umas prendinhas e vai ver que são eles que não vão para a rua...isso GARANTO-LHE eu!!!! ou faz parte do rol dos amigos dos animais...como uma vizinha que tenho que os ama tanto na liberdade e abre-lhes a porta todos dias de manhã...e depois sou eu que os vous buscar esborrachados na estrada!!!! haja bom senso se se ama um animal pelo seu espirito selvagem então deixá-lo onde está!!! pois os de casa são de casa por opção..ou então sou uma mulher de sorte nenhum dos meus quer sair!! quanto ´a limpeza do canil........também lhe garanto eu que a não ser que o animal seja estúpido há-se sempre preferir a limpeza a barriga cheia e o calor do lar...(ou então novamente tenho cá uma sorte os meus só querem é quintal e os donos)...as magnificas experiencias que um caçador lhe irá proporcionar...olhe aqui para os meus lados vão mais longe....é tipo escravatura......depois da caça dão-lhe a liberdade e abandonam-nos!!!!!!

e já está...cada cabeça sua sentença.......bom ano e vivam os bichinhos e quem olha por eles!!!!
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta jan 02, 2004 11:35 pm

Só tem uma frase a dizer " tem alguma coisa a ver com isso ? " Repita-o até que lhe respondam. E não diga mais nada.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado jan 03, 2004 12:13 am

Numa de desabafos, então aqui vai esta, que não sendo bem o mesmo género de "piadas" que a Andreia ouve, mas são coisas que todos os dias acabam por "massacrar".
Ora estou farta de ouvir em todo o lado que os meus cães parecem babuínos. Umas vezes eu faço de mulher séria, outra eu explico.
Uma vez, numa exposição, havia um senhor que, ou engraçou comigo, ou com os cães, não sei bem. Mas ele passou bem uma hora a dizer assim: Coitadinho do cão, não tem pêlo atrás!... Coitadinho, conta lá o que fizeste tu para merecer tal castigo?! Coitadinho, isto, coitadinho aquilo...
Garanto-vos que fiz de mulher séria á vontade uma hora. ;)
Mas o homem não me largava o pé, com o coitadinho do cão e com aquela cara de gozo, que eu tive que fazer de mulher menos séria e virei-me para ele, com um ar muito compenetrado e disse-lhe:
Sabe, não é nada disso. O que acontece é que eu tenho pouco dinheiro, de forma que só me foi possivel pagar meia tosquia. Para o mês que vem logo faço o resto :p
Remédio santo, o homem nunca mais me chateou, e deixou de gozar com os caes ;)
Isabel
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

sábado jan 03, 2004 2:50 am

Minha cara,

Parece-me que não entendeu o meu ponto de vista, ou não quer entender, eu não disse que não concordava com ter gatos em casa, senão até nem os tinha, o que disse foi que não concordava com as pessoas que têm pequenos espaços atafulhados de animais.

Se a senhora tivesse um apartamento de 3 assoalhadas concerteza que não teria 10 gatos; 6 cães; 150 peixes; 1 iguana; 10 ratinhos sírios, porque também os animais precisam do seu espaço e privacidade. Logo deduzo que tem uma casa com espaço suficiente para os bichos não se "atropelarem" e tempo suficiente para lhes dar atenção. E é exactamente esse ponto que eu quero frizar. Isso não é gostar de animais, é sofrer de uma doença obsessiva pelos mesmos, que conduz certas pessoas a recolherem animais ou a procederem a adopções consecutivas. É puro egoísmo, não é gostar de animais. ATENÇÃO que não estou a dizer que é o seu caso específico, mas estou a fazer referência a pessoas que têm animais nessas condições.

Posso dar o meu exemplo, que adorava ter um cão, já tive várias possibilidades de adoptar um, mas como tenho uma casa pequena, considero um crime "enfiar" um cão num espaço assim e levá-lo à rua 2 vezes por dia para ele fazer as necessidades e depois dizer que gosto muito dele e enche-lo de porcarias compradas nas lojas.
Se fizesse uma adopção de um cão, seria um acto de plena inconsciência.

Devo acrescentar que não faço parte dos amigos dos animais que "lhes abrem a porta para eles sairem" e depois fico à espera que alguém me venha entregar os seus corpos esborrachados por algum carro ou por algum tarado.

Relativamente a outra questão, devo acrescentar que a minha gata tem brinquedos em quantidade suficiente e, melhor que isso, a minha atenção para brincar com ela (coisa que dinheiro nenhum compra e portanto não vale a pena "abrir os cordões à bolsa, SÓ AO CORAÇÃO). Se ela tem ou não o desejo de sair não sei porque ela não diz, mas sempre que a porta da rua está aberta ela espera que eu entre ou saia e não faz nenhuma menção de o fazer também, nem nunca se atirou de nenhuma janela, portanto posso talvez dizer que está feliz com a vida que leva. Talvez por eu não considerar que tenho ou possuo um animal e sou seu dono, mas por considerar que partilho o apartamento com um ser diferente e ao qual não imponho restrições.

Devo acrescentar, o que imperdoavelmente não fiz na mensagens anterior, que considero a dedicação de AndLemos aos seus cães e dizer que eu também já prescindi de muita coisa pela minha gata, nomeadamente das férias à 2 anos porque ela teve de ser operada de urgência e eu não fui. Fiquei do lado dela até receber a noticia que as coisas estavam bem e depois já não valia a pena... passei um susto tão grande que compreendi que realmente as férias não valiam a pena sem ela.

Cumprimentos aos restantes e a si em especial,
AndLemos
Membro Veterano

segunda jan 05, 2004 9:46 am

Fiz este desabafo aqui, porque realmente estava muito chateada nesse dia, e sabia que aqui certamente me iriam compreender.
Tenho uma casa com um quintal enorme, podia ter aí uns 20 cães, só não tenho por razões económicas. Realmente adoro animais, desde pequena que me lembre. Quando era muída aí com 9, 10 anos passava a vida a adoptar os cães da rua, aliás a minha grande paixão foi uma cadelinha que adoptei, andava abandonada, foi um dos cães mais inteligente e ligado a mim que alguma vez tive, seguia-me para todo lado, infelizmente a minha mães não me deixava ficar com ela, na altura moravamos num apartamento e ela era grande. Foi apanhada por o canil municipal, e lembro-me de pedir para sair mais cedo da escola para a ir ver, e quando o fazia fartava-me de chorar, ás escondidas juntei dinheiro, a minha mãe acabou por descobrir e ajudou-me,a tira-la do canil (na altura não lhe contei porque tive medo, que me proibisse de a ver) ...eu adorava-a. Ficou em casa duns amigos dos meus avós. Ficou bem embora eu ficasse cheia de saudades dela, na altura era miúda e não podia pegar no carro e ir vê-la quando quizesse :( :(
Neste momento tenho dois cães e uma gata e sou eu que asseguro a sua alimentação, saúde, os carinhos recebem-no de toda a gente.
Eu sei como o Amus disse que as pessoas tem mentalidades "antigas", sou sincera, também aprendi muito ( embora gostasse de animais desde pequena a minha forma de lidar com eles mudou muito) com revistas, vet,e principalmente aqui no fórum, onde estou sempre a aprender, quase todos os dias aprendo uma coisa nova, há pessoas aqui que sabem mesmo muito.
O marido da senhora que trabalha aqui comigo é caçador, tem uma data de cães fechados num canil, que só lava uma vez por semana, e quando os cães que adopta quando são bébés, não são experts na caça, já sabem o seu fim.
Não gastam um tostão com os cães, é dinheiro mal gasto. No entanto gastam-no em coisas bem mais supérfulas.
Há coisas que realmente me revoltam e não consigo ficar calada mas como o Vasco (CASADEANAVAL)disse e o que tento responder, para não criar conflitos é mesmo "Não tens nada a ver com isso"
Bem isto já está muito longo...Quanto mais conheço as pessoas mais gosto dos animais...
Beijinhos
Andreia Lemos
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jan 05, 2004 10:31 am

Ora bem.....
Isto de se usar extremos para fazer explicar um ponto de vista até é bom. No entanto, quando esses extremos servem para fazer valer esse mesmo ponto de vista, as coisas mudam de figura....até porque nem tudo é preto ou branco. Passo a explicar.......
Se bem que é verdade que existe gente que vive num apartamento com 500 gatos, e se também é verdade que existem cães que passam toda a vida encerrados num pequeno apartamento ou numa varanda só saindo à rua 2 vezes por dia durante 5 minutos....nem tudo é assim!
Dos gatos, já o caro amus sabe que se pode viver muito bem com dois ou três ( ou mais ...consoante as condições e disponibilidade que se tem). Por isso, desde que se tenha bom senso de não achar que o apartamento é um gatil e enchê-lo com os tais '500 gatos', tudo bem ;)
Quanto aos cães, não vejo qual o crime de ter também 1, 2 ou 3 num apartamento ( é o que a Lei permite)!! :o Crime será se não lhes dedicarmos atenção ou se não tivermos disponibilidade para passear, exercitar e brincar com eles. "Crime" será, de facto, se só sairmos com eles à rua 2 vezes por dia para fazerem as necessidades!! Mas, felizmente, existe muita gente ( e há bastantes exemplos neste forum) que faz com que os cães sejam parte da 'familia'. Não só passeiam com eles para fazerem as necessidades, como fazem muitas mais actividades e durante muito mais tempo do que algumas pessoas que têm jardins, quintais ou quintas! Existe gente que vive com cães em apartamento mas sai com eles durante várias horas, e aos fins-de-semana inclui os cães nas actividades familiares ( fazendo-se acompanhar por estes permanentemente). Aliás, pegando em extremos, também é bem certo que vemos pessoas que têm o tal espaço que tanto se considera imprescindível para não ser 'criminoso' e depois mantêm o animal uma vida inteira atado a uma corrente de ferro...num qualquer cantinho cuja área é menor que uma casa de banho de apartamento.

Além do mais, o que me diz que um cão é mais feliz por viver todo o dia no jardim e ver o dono apenas duas vezes por dia ( ;) ) para lhe fazer umas festas, dar comer ou fazer uma brincadeirinha, do que se estiver sempre ao lado dos donos no apartamento ( logo que estes chegam da escola ou do trabalho) a interagir e a ser acarinhado?

Por isso, há que ver cada caso individualmente e com bom senso. Não há que criar estereoripos ou ideias pré-concebidas de que é "crime" ter um cão um apartamento, isto tendo apenas por base os maus exemplos!

Mas se as pessoa acha que não vai ter disponibilidade, interesse ou vontade ( faça chuva ou faça sol) para passear, brincar e exercitar bastante com o cão, então o facto de viver num apartamento é uma boa 'desculpa' para justificar não ter um cão. Que a culpa seja "da vida" que ainda não nos proporcionou o tal "espaço" que o cão 'precisa', e não da nossa falta de convicção e de força de vontade ;)

Abraços
Paulo C.
Última edição por PauloC em segunda jan 05, 2004 10:44 am, editado 2 vezes no total.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jan 05, 2004 10:39 am

PauloC Escreveu:
Aliás, pegando em extremos, também é bem certo que vemos pessoas que têm o tal espaço que tanto se considera imprescindível para não ser 'criminoso' e depois mantêm o animal uma vida inteira atado a uma corrente de ferro...num qualquer cantinho cuja área é menor que uma casa de banho de apartamento...
Ora nem mais, conheço infelizmente alguns casos assim, em que um relvado bonito vale mais que a alegria de um cão...
Mas infelizmente não podemos fazer nada, não está nas nossas mãos a mudança, por muito que nos custe a única coisa que podemos fazer é criticar e ficar a ver, completamente impotentes... :( Eu própria, que me dera ter mesmo muuuuuito espaço para dar aos meu cães... Ainda mais espaço do que aquele que tenho, eu sou daquelas que gostava mesmo de dar aos meus cães um terreno com 5000 m2 só para eles correrem e brincarem! :lol: :lol:
Mas enfim, como diz o próprio tópico, Desabafo... é isso mesmo!

Jokas
Texuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
AndLemos
Membro Veterano

segunda jan 05, 2004 11:13 am

Pois é, eu penso que os meus meninos andam à vontade, tenho um quintal grande, mas mesmo assim não prescindo de um grande passeio, meto os meninos no carro e lá vamos nós dar uma volta.
Eles não dormem na rua dormem em casa junto a nós, acreditem que se faz um esforço grande, além do pelo a Ruca deixa umas bábas espalhadas pela casa :D :D
mas mesmo assim quando estou em casa gosto de os ter junto a mim, o que eu gostava era mesmo de não trabalhar para poder usufruir mais tempo da companhia deles. Coitadinhos agora estão sozinhos. :(
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

segunda jan 05, 2004 11:39 am

Olá a todos

Eu também penso como tu Andreia e ao longo dos tempos tenho recebido muitas criticas por parte de colegas, amigos e até dos namorados... mas faço como o CasadeAnaval disse: Que é que tens a ver com isso??? e a vida continua. Não gostam, põe-se na borda do prato ;)

Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos animais! :)
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

segunda jan 05, 2004 12:42 pm

Os meus pais já não são novos e o Snoopy é supermimado:
- Dorme no quarto dos meus pais.
- Já tem vários brinquedos (e só veio para casa no dia 23/12/03, daqui a uns nesses se calhar já não há espaço para arrumar brinquedos).
- Levam-no a dar passeios na praia.
- Quando ele pede levam-no à rua. Vai de trela por segurança porque é muito maluco, mas haviam de ver o meu pai a correr com ele no meio da rua, parece um míudo.
- A minha mãe cozinha só para ele.
- Quando acabar a vacinação vai começar a ir com os meus pais para toda a parte.
- Já o estão a habituar às viagens de carro e esta semana vai viajar cerca de 80 Km, os meus pais vão passar o dia fora e não o querem deixar sozinho.

Não culpem a idade, mas sim a mentalidade. E uma mentalidade retrógrada acerca de animais pode acontecer em qualquer idade

Guida
Responder

Voltar para “Cães”