Tinha

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ZePedro10
Membro
Registado: quarta fev 25, 2009 3:58 pm

terça ago 02, 2011 5:18 pm

Um dos meus cães apanhou/ganhou recentemente um fungo chamado 'Tinha'
Foi ao VET e foi-lhe receitado uns comprimidos e aconselhou em passar 'betadine' nos sítios visíveis.
Gostava de saber se alguém já se deparou com um caso destes e que contassem como passaram por esta experiência visto que não encontrei nada sobre isto aqui no fórum.
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

terça ago 02, 2011 5:32 pm

Pesquise por dermatofitose.
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

terça ago 02, 2011 9:10 pm

Olá Ze,

Este ano, a minha cadela fartou-se de apanhar alergias, 1º foi por causa do surto de caraças aqui na zona...nao picavam, mas apanhavam boleia...
Depois teve tinha dermatofitose...mas há várias variantes.
No entanto, os meus vets tb deram comprimidos, eram 2 a tomar de manhã, os 2 ao mm tempo e foi durante 14 dias, parou 1 semana e depois mais 1 semana. Ela tinha isso na zona do queixo por baixo e ao lado. O vet aconselhou-me a ir limpando com anti-séptico próprio que eu já tinha em casa de quando ela teve alergias etc...é mm para cães e gatos, e depois para passar a pomada Pana*** que eles me tinham receitado para a alergia que ela tinha tido anteriormente. E fazer isso de manhã e de noite...e claro, teve de usar quando tava sozinha sem vigilância e para dormir, para nao se coçar, o colar isabelino.
Em 3 semanas, ficou curada, limpinha. Mas depende de cão para cão, pode demorar 3 semanas, 1 mês ou 2...
Se o seu vet aconselhou betadine, penso que pode limpar a zona com água, secar e aplicar um pouco de betadine...mas tb pode perguntar-lhe pelo anti-séptico e pela pomada pana****

Jocas caninas

As melhoras para o seu cão
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

quarta ago 03, 2011 12:07 am

Boas,

Recentemente, adquirimos um gato cá para casa. Notei que ele tinha uma ligeira pelada na ponta da cauda mas na altura não liguei muito. Mais tarde, na minha mulher e filhas, começaram a aparecer umas manchas na pele muito estranhas. Minha mulher foi a farmácia e conversa puxa conversa, lhe disseram que havia a forte possibilidade de ser uma alergia transmitida pelo gato.
O gato foi ao vet e estee viu logo que aquilo era tinha. Não sei ao certo como é o tratamento, pois é a minha filha que está a tratar do gato. Sei que tem a ver com pomadas, banhos e comprimidos.
Minha mulher e filhas, também tiveram que ir ao médico tratar das manchas da pele.

Isto tudo para dizer que, parece que não é nada grave mas que é chato lá isso é.

Abraço
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quarta ago 03, 2011 1:45 am

CasadelMar Escreveu:Boas,

Recentemente, adquirimos um gato cá para casa. Notei que ele tinha uma ligeira pelada na ponta da cauda mas na altura não liguei muito. Mais tarde, na minha mulher e filhas, começaram a aparecer umas manchas na pele muito estranhas. Minha mulher foi a farmácia e conversa puxa conversa, lhe disseram que havia a forte possibilidade de ser uma alergia transmitida pelo gato.
O gato foi ao vet e estee viu logo que aquilo era tinha. Não sei ao certo como é o tratamento, pois é a minha filha que está a tratar do gato. Sei que tem a ver com pomadas, banhos e comprimidos.
Minha mulher e filhas, também tiveram que ir ao médico tratar das manchas da pele.

Isto tudo para dizer que, parece que não é nada grave mas que é chato lá isso é.

Abraço
As tinhas são altamente transmissíveis para os humanos, qualquer pelada que se veja num cão ou gato, é melhor evitar tocar, e quando se toca lavar logo as mãos...os tratamentos têm que ser cumpridos à risca porque as infecções fúngicas da pele (e das unhas) não são fáceis de eliminar e para além disso há o risco do fungo desenvolver resistências :?

Boa sorte para eliminar essa bicheza CasadelMar e ZePedro10 :D
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quarta ago 03, 2011 1:52 am

Já apanhei Tinha tambem... devido a um gato de rua, tirando alguma comichão que me deu, nada mais... Alguns comprimidos e pomadas, passou... É é muito chatinho porque é super contagioso...
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Acaldeira
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

quarta ago 03, 2011 2:08 am

JoanaGoncalves Escreveu:Já apanhei Tinha tambem... devido a um gato de rua, tirando alguma comichão que me deu, nada mais... Alguns comprimidos e pomadas, passou... É é muito chatinho porque é super contagioso...
Ai pomadas pomadas... :lol:
&#9556;&#9552;&#9552;&#9559;
&#9562;&#9559;&#9556;&#9565;
&#9556;&#9565;(¯`v´¯)
&#9562;&#9552;&#9552;`. Amstaff &#9644;&#9829;&#9644;

Sub-F&oacute;rum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175

American Staff Terrier Clube de Portugal: http://www.astcp.pt/

AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

quarta ago 03, 2011 2:16 am

A minha gata quando a fui buscar trazia tinha.. e pegou á cadela.
A gata só fez tratamento tópico com um spray porque ainda era bebé e os comprimidos para ela eram muito fortes.

A cadela fez a medicação e em vez de betadine o vet mandou passar Timerosal, que é uma espécie de tintura de iodo é super baratinho e foi tiro e queda em menos de nada as peladas secaram e deixaram de alastrar.

Apesar de as duas terem tinha aqui em casa ninguém apanhou, mas decerto foi porque tivemos muita sorte! Trate sempre da sua bichinha com luvas.

E uma coisa que tem de ter muito cuidado é com a higiene do chão pois os esporos do fungo podem ficar espalhados pelas zonas por onde o caozinho passa. O ideal seria lavar o chão com lexivia, mas tal pode ser prejudicial e ainda criar mais problemas de pele ao animal, por isso utilize um truque caseiro e lave com vinagre de maçã que obtém óptimos resultados, falo por experiência própria!

As melhoras do seu menino! :wink:
GallaeciaB
Membro
Registado: segunda jul 11, 2011 12:07 pm

quarta ago 03, 2011 3:10 am

"Tinha" é um nome de arrepiar os mortos.... Cristo!! :twisted: :twisted:

é como giz a chiar no quadro... Tiiiinhhhhaaa!!! 8)
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

quarta ago 03, 2011 9:52 am

Pelo que li na altura sobre a Tinha, é mto mais frequente em gatos do que em cães.
Sobre ser altamente contagioso, vamos ter calma. Tb não é bem assim. Se for detectado no início, trata-se bem. Eu desinfectava a Kyara com o anti-séptico e punha a pomada, uma boa camada e lavava as mãos. Nunca usei luvas, agora se quiserem, podem usar. E olhem que eu até costumo ser alérgica a várias coisas...
Ah esqueci-me de referir que os vets também me "deram" um shampoo anti-fungico e durante 2 semanas tive de dar banho à Kyara duas vezes por semana, coitada, era um trauma e pegar na grua, upa...lol...depois foi só 1 vez em mais 2 semanas e parou.

Jocas caninas
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quarta ago 03, 2011 10:50 am

Acaldeira Escreveu:
JoanaGoncalves Escreveu:Já apanhei Tinha tambem... devido a um gato de rua, tirando alguma comichão que me deu, nada mais... Alguns comprimidos e pomadas, passou... É é muito chatinho porque é super contagioso...
Ai pomadas pomadas... :lol:
Vê la se não queres que comente o teu Avatar... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
ZePedro10
Membro

quarta ago 03, 2011 3:39 pm

Olá, obrigado pelas respostas.
Como o cão ainda não tem 10kg toma 1/2 comprimido por dia. Também cheguei a ler que era contagioso mas não vou deixar de interagir com o cão durante 1mês(tratamento), por isso faço tudo normal, evito as zonas visíveis e no fim da brincadeira lavar bem as mãos. Até agora tudo normal.
O pêlo volta a nascer nas zonas da alergia?
BangAngel
Membro Veterano
Registado: segunda nov 01, 2010 11:26 am

quarta ago 03, 2011 4:49 pm

Boa tarde
Desculpem lá mas se "tinha" já não tem :roll:

Ok a serio desculpem não me consegui controlar, tinha de mandar a piada :lol:

Felizmente a Angel e a Mia nunca tiveram alergias por isso não posso ajudar, mas muita gente já o fez aqui por isso boa sorte e rapidas melhoras.
Cumps
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

quarta ago 03, 2011 5:06 pm

Uiii... Quando eu tinha uns 11 ou 12 anos agarrei-me a um cão na sala de espera do veterinário, como de resto fazia com qualquer animal que visse, e só no fim o senhor se virou para mim e disse "ah tem tinha". Resultado: apanhei tinha facial! Horrivel :\
ZePedro10
Membro

quarta ago 03, 2011 6:44 pm

kelinhapbl Escreveu:Uiii... Quando eu tinha uns 11 ou 12 anos agarrei-me a um cão na sala de espera do veterinário, como de resto fazia com qualquer animal que visse, e só no fim o senhor se virou para mim e disse "ah tem tinha". Resultado: apanhei tinha facial! Horrivel :\
:? :? :? :? :?
Responder

Voltar para “Cães”