Posso levar cadela com cio a passear?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PauloC3
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 11:46 am

quarta ago 03, 2011 1:27 pm

marianamar Escreveu:Ainda bem que tudo correu pelo melhor Lourenca ;)

Já agora só queria perguntar...
Babaorum Escreveu:Ainda gostava de saber porque é que acham que só com esterilizações se impedem ninhadas indesejadas :roll:
Que outros métodos há então? Só conheço as injecções, que trazem bem mais desvantagens atreladas. Não conheço outros métodos...
Isolar convenientemente a cadela durante o cio é um deles ;)
<p>Paulo C., a virar frangos na Arca desde os finais do s&eacute;culo XX .</p>
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta ago 03, 2011 2:02 pm

Bom, a minha cadela está devidamente controlada todos os dias, não só durante o cio. Mas e se eu tivesse também um cão em casa, macho? Por muitos cuidados que se tenham, é demasiado fácil cometer um erro...
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

quarta ago 03, 2011 2:15 pm

Isolá-la na mesma. Ou então, só pode ter fêmeas (ou só machos). :twisted:
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quarta ago 03, 2011 2:17 pm

Confesso que também não me sinto nada à vontade com a ideia da esterilização "só porque sim". Tenho 1 só cadela, "protegida" num apartamento, e que só vai à rua sob supervisão dos donos. Na minha área também não há muitos cães à solta sem dono.

Nos casos em que o cio realmente nem "incomode" muito, será que se deve esventrar a pobre cadela? Têm de lhe abrir a barriga, tirar ovários e útero, voltar a fechar, esperar que não apanhe alguma infecção, e esperar uma recuperação de 2 semanas. Abrir o pobre bicho e tirar-lhe umas "peças" de dentro só porque não dão jeito. (Eu) fiz uma operação mais simples há pouco tempo e a sensação/recuperação não foi nada agradável. Tenho muitas dúvidas se quero fazer isso à cadela. Se vir que o cio afinal "nem incomoda"...

- Dizem que uma cadela no cio suja muito -> só tenho umas pinguinhas de sangue no chão, que são fáceis de limpar.
- Dizem que todos os cães da vizinhança uivam e fazem esperas à porta e podemos ser atacados por cães mais persistentes -> felizmente ainda não aconteceu, mas ainda estamos "à experiência".
- É possível que engravide -> é verdade que é um perigo que não quero correr. Quero continuar a passeá-la e se ela me fugir ou se eu não reparar que ela está com o cio e a deixar passear mais à vontade, vai correr mal.

Ainda estou a aprender o que é o cio e a estudar as possibilidades, vantagens e desvantagens médicas, mudanças de rotinas. Custa-me mandar abrir o bicho.
PauloC3
Membro Veterano

quarta ago 03, 2011 2:42 pm

Eu tenho duas cadelas esterelizadas e um cão castrado. Nunca o fiz por qualquer outro motivo que não fosse pura e simplesmente a minha comodidade.
Tenho mais uma cadela com 3 meses.....estou a ponderar se a esterelizo também ou não. Provavelmente sim, mas ainda não sei.
Vaaanesssa
Membro Veterano
Registado: terça jun 28, 2011 9:51 am

quarta ago 03, 2011 2:44 pm

:o :o
PauloC3
Membro Veterano

quarta ago 03, 2011 2:48 pm

Vaaanesssa Escreveu::o :o
A admiração é pelo que eu escrevi?
Por acaso a minha dúvida é só porque gostava de levá-la a uma expo para ver o que a bicha vale, enquanto exemplar da raça. E caso digam que vale, e o "bicho das expo" me pique e eu queira continuar, não posso participar com uma cadela esterelizada.
Vaaanesssa
Membro Veterano
Registado: terça jun 28, 2011 9:51 am

quarta ago 03, 2011 2:56 pm

PauloC3 Escreveu:Eu tenho duas cadelas esterelizadas e um cão castrado. Nunca o fiz por qualquer outro motivo que não fosse pura e simplesmente a minha comodidade.
Tenho mais uma cadela com 3 meses.....estou a ponderar se a esterelizo também ou não. Provavelmente sim, mas ainda não sei.
Foi esta parte que me espantou, apenas por comodidade :?

São opções.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta ago 03, 2011 2:58 pm

a maior parte das pessoas esteriliza os seus animais por comodidade. Muito poucas se dão ao trabalho de ir ler ou pesquisar sobre os prós e contras da esterilização e se é mesmo necessária.
Basta um vet dizer que vai ladrar menos, ser mais sossegado, não via marcar território, e num instante fica sem tintins. E isso é o quê senão garantir a comodidade do dono?
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
PauloC3
Membro Veterano

quarta ago 03, 2011 3:02 pm

Vaaanesssa Escreveu:
PauloC3 Escreveu:Eu tenho duas cadelas esterelizadas e um cão castrado. Nunca o fiz por qualquer outro motivo que não fosse pura e simplesmente a minha comodidade.
Foi esta parte que me espantou, apenas por comodidade :?

São opções.
Mas é a verdade! E penso que a maioria dos donos é exatamente pelo mesmo motivo. Dá menos trabalho, menos preocupação, implica menos logistica, etc. Acha mesmo que é uma questão de saúde que justifica a mutilação dos orgãos reprodutores e os riscos de uma cirurgia! Cortam-se as pernas a um animal para não ter artroses nos dedos?! Óbvio que a comodidade e apenas a comodidade justfica isto! Pelo menos nos cães com dono. Nos da ruas que não têm ninguém para tomar conta deles a historia é outra.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta ago 03, 2011 3:10 pm

perapado Escreveu:Isolá-la na mesma. Ou então, só pode ter fêmeas (ou só machos). :twisted:
Sim, era sobre "isolar na mesma" que eu dizia ser muito fácil cometer um erro. Quão fácil é esquecer uma porta aberta ou o bicho esgueirar-se enquanto passamos por ela? Demasiado fácil. Demasiado arriscado.

E depois isso iria forçar um dos animais a passar tempo isolado... não me parece nada fácil nem vantajoso gerir as coisas assim.

Sobre ter apenas machos ou fêmeas... a maioria dos cães que tenho escolheram-me a mim, pelas circunstâncias. Não fui a escolher raça, idade, sexo. Apenas escolhi amá-los.

A minha cadela está esterilizada porque já veio assim do canil. É política deles não entregar nenhum animal inteiro, para prevenir ninhadas.

O meu gato será esterilizado em breve e o tenho aqui um cachorro em FAT (isolado) que não darei para adopção sem que seja esterilizado antes. Os motivos? Saúde dos animais (podem haver contras, mas também há prós), prevenção de ninhadas indesejadas e claro, comodidade, minha e do animal.

Pode parecer chocante Vanessa, mas é verdade.
Imagina que agora eu ficava com esse cachorro que tenho em FAT. Seria muito mais cómodo para mim que os animais fossem esterilizados, mas também o seria para eles, que assim poderiam usufruir da companhia um do outro a 100%.
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

quarta ago 03, 2011 5:24 pm

Marianamar, compreendo e concordo, perfeitamente, com tudo o que refere acima. O meu post anterior, era irónico.
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

quarta ago 03, 2011 6:06 pm

Pois não devia ser irónico :roll: As pessoas têm que ter noção do que podem ou não proporcionar as seus animais antes de os levarem para casa, por isso se não se tem condições para separar as fêmeas dos machos na altura dos cios é só ter fêmeas ou só ter machos, assim de simples (gosto desta, Gallaecia 8) ). Deixam-se levar pelo coração, fazem tudo mal amanhado e depois quem tem que pagar as favas são sempre os mesmos :roll:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta ago 03, 2011 6:25 pm

Convenhamos que passa muito pela informação transmitida pelos veterinários, por os donos pensarem que é mesmo melhor, por comodismo, por tranquilidade na convivência.

Agora não venham com tretas cor de rosa porque ter uma cadela com cio é um jogo de paciência. É ter os cães atrás tipo marcha dos taradões. É limpar 2 vezes por dia a porta da entrada toda perfumada, porque não são os vizinhos que estão com o cio, é a minha baby dog.
É aturar aqueles 3 dias em que ela parece gritar: MACHO! MACHO! E atraca-se indecente e badalhocamente a qualquer macho que passe.
Enfim, não é tranquilo nem agradável, mas aguenta-se.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

quarta ago 03, 2011 6:32 pm

Então de facto devo ter tido muita sorte porque nunca nenhuma cadela minha se atracou indecente e badalhocamente a qualquer macho que passasse :roll: Quanto aos cortejos - dou por mim a chegar à conclusão de que 90% dos problemas ligados a cães se resolveriam com a aplicação de uma coisa tão singela como a lei que obriga a ter os cães atrelados na via pública :roll:
Responder

Voltar para “Cães”