Cão de Água Português

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
terça ago 02, 2011 7:10 pm

Há duas maneiras de fazer o corte de retriever. Ou se corta tudo curto tipo schnauzer (corpo) e depois se vai desenhando à medida q vai crescendo e mantendo, q é como opto por fazer às minhas, uma vez q como sou groomer no meu dia a dia, os restos do tempo q tenho tento dedicar-lhes e por vezes n é muito. Ou então, agarramos num cão em bruto, dá-se umas tesouradas, banho, esticar tudo muito bem e mais tesouradas até a coisa ficar composta. Resumindo é um corte totalmente feito à tesoura, o que dá dor de dedos, mas compensa. A nível de manutenção é mais fácil se for mantido aí mensalmente e se os donos souberem tratar do pêlo em casa, porque fica mais pêlo na zona das patas, axilas e peito, são as zonas onde se agarra mais porcaria e faz mais nós. Além do mais os donos esquecem-se de escovar porque vêm o pêlo mais curto... 8) Mas a boa e valente escovadela semanal é válida para ambos os cortes.

O corte de leão basicamente é cortar atrás, e arranjar o focinho, apenas o focinho, não como vejo muito boa gente a rapar a cara toda aos cães. O resto do corpo é comprido. Dá trabalho, porque o pêlo está comprido, mas é só metade do cão para pentear. :twisted:
A escovagem semanal, se for dada em condições tb é suficiente. Mas aqui já devemos de utilizar sprays hidratantes, para não quebrar o pêlo durante a escovagem.

Para quem tem pets é uma questão de gosto pessoal, mas para quem gosta de andar com os cães no campo, lama, praia constante, o melhor mesmo é curto. Ou seja, nenhum dos acima descritos. :wink:

Engane-se quem pensa q o cão de água como é uma raça de trabalho, que o pêlo não dá trabalho, dá e muito, não é um cão para donos inexperientes no que toca a pêlo, a não ser que queiram ir todas as semanas a um groomer para escovar, porque a escovagem semanal de q falo acima é semanal porque é bem feita, se n for bem feita, nem que seja diária não chega.

Outra coisa que acho importante mencionar, o cão de água, não é um cão para toda a gente. Devido ao seu temperamento obstinado e por serem extremamente inteligentes, é muito fácil q sejam eles a tomar conta da casa. Para pessoas q pensam q um cão de água é um pacholas, enganam-se, são pacholas sim mas depois de bem educados, socializados e treinados. Não são cães que possam ficar em casa muitas horas sozinhos, porque necessitam de estímulos e companhia, se não o mais provável é que frustrem e destruam a casa toda e q tenham comportamentos ansiosos.

Mas de resto são bons companheiros, são brincalhões mesmo em velhos, para quem gosta de desportos ao ar livre, sem dúvida que são os melhores companheiros. Conhecem o dono como ninguém,e são os melhores amigos.
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

terça ago 02, 2011 7:20 pm

IsabelNobre_ Escreveu:Para quem tem pets é uma questão de gosto pessoal, mas para quem gosta de andar com os cães no campo, lama, praia constante, o melhor mesmo é curto. Ou seja, nenhum dos acima descritos. :wink:
Seria a minha opção se tivesse um :D
IsabelNobre_ Escreveu:Outra coisa que acho importante mencionar, o cão de água, não é um cão para toda a gente. Devido ao seu temperamento obstinado e por serem extremamente inteligentes, é muito fácil q sejam eles a tomar conta da casa. Para pessoas q pensam q um cão de água é um pacholas, enganam-se, são pacholas sim mas depois de bem educados, socializados e treinados. Não são cães que possam ficar em casa muitas horas sozinhos, porque necessitam de estímulos e companhia, se não o mais provável é que frustrem e destruam a casa toda e q tenham comportamentos ansiosos.

Mas de resto são bons companheiros, são brincalhões mesmo em velhos, para quem gosta de desportos ao ar livre, sem dúvida que são os melhores companheiros. Conhecem o dono como ninguém,e são os melhores amigos.
Acho que era o cão ideal para mim, no entanto isto desencoraja-me um pouco:
IsabelNobre_ Escreveu:Engane-se quem pensa q o cão de água como é uma raça de trabalho, que o pêlo não dá trabalho, dá e muito, não é um cão para donos inexperientes no que toca a pêlo, a não ser que queiram ir todas as semanas a um groomer para escovar, porque a escovagem semanal de q falo acima é semanal porque é bem feita, se n for bem feita, nem que seja diária não chega.
Experiência com pêlo só mesmo com o meu :lol:

Obrigado pela partilha dos seus conhecimentos da raça :D
IsabelNobre_
Membro Veterano
terça ago 02, 2011 7:28 pm

Não percebi bem qual é a parte q o desencoraja. :?

Quanto ao resto, de nada. :wink:
Workshops para donos
Isabel
c_saraiva
Membro Veterano

terça ago 02, 2011 7:37 pm

Tratar do pêlo devido a falta de experiência, e imagino que ficasse um pouco dispendioso caso levasse o cão a um groomer todas as semanas :? Mas com vontade e paciência acho que tudo se faz :D
Se o pêlo for mantido curto a escovagem semanal faz-se como em qualquer outra raça ou mesmo assim tem que ser aprofundada? :D
IsabelNobre_
Membro Veterano
terça ago 02, 2011 10:52 pm

c_saraiva Escreveu:Tratar do pêlo devido a falta de experiência, e imagino que ficasse um pouco dispendioso caso levasse o cão a um groomer todas as semanas :? Mas com vontade e paciência acho que tudo se faz :D
Se o pêlo for mantido curto a escovagem semanal faz-se como em qualquer outra raça ou mesmo assim tem que ser aprofundada? :D
Não, se o pêlo andar sempre curto, não precisa de grandes escovadelas, basta umas banhocas e escovadelas normais. Cá eu acho q eles ficam bonitos de qualquer maneira, nem me faz confusão nenhuma q andem de pelo curto, as minhas neste momento andam.

Como disse, tenho falta de tempo, n gosto de me descurar do pêlo, assim tomam banho num instante, secam noutro e tá andar, admito q só levam pente qdo tomam banho. É um descanso! É q eu tb mereço férias! E felizmente o CAP é um cão muito versátil nesse aspecto, dá para ter comprido, curto, mais ou menos e tem a vantagem de não ter muda, ou seja n há pêlo quase nenhum em casa. Só qdo têm o pêlo comprido e n é nada q n se apanhe com uma mopa.
Workshops para donos
Isabel
Star005
Membro Veterano
Registado: quarta ago 03, 2011 12:35 am

quarta ago 03, 2011 12:39 am

Adoro os CAP :wink:
c_saraiva
Membro Veterano

quarta ago 03, 2011 1:20 am

Mais um vídeo de um CAP a trabalhar :D

http://www.youtube.com/watch?v=LqRPMD_qECQ

Será que a Isabel podia colocar aqui uma foto dos seus cães com o pêlo curto só para ver como fica? :D
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quarta ago 03, 2011 1:49 am

Conheço bem o cão em questão, e fui muito tempo da mesma equipa do mesmo... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
IsabelNobre_
Membro Veterano
quarta ago 03, 2011 12:23 pm

Infelizmente não tenho aqui muitas fotos das minhas bichas com pouca roupa. Tenho com o retriever clip curto. Mas mesmo assim coloco algumas com os vários devaneios q já lhe fiz.

Imagem
Retriever Clip (curto, no inicio)

Imagem
O mais curto q tenho, mas só se vê a cabeça

Imagem
Imagem

Aqui, já com um pelão considerável, Lion Clip

São todas da mesma cadela, Angie da Pedra da Anixa.
São todas à excepção da primeira, fotos pessoais tiradas por mim ou por familiares, em situações mais ou menos domésticas, como se pode ver pelo cobertor q ela tem na boca, na segunda foto, que basicamente é um "welcome home gift", ela faz sempre isso.

Vou ver se encontro alguma foto mais desnuda da minha cadela e já cá volto 8)
Workshops para donos
Isabel
c_saraiva
Membro Veterano

quarta ago 03, 2011 4:59 pm

Acho piada quando eles nos recebem com um presente :D
É muito bonita a Angie :wink:
IsabelNobre_
Membro Veterano
quarta ago 03, 2011 7:47 pm

c_saraiva Escreveu:Acho piada quando eles nos recebem com um presente :D
É muito bonita a Angie :wink:
Sim é realmente uma cadela muito bonita, obrigada. :) E sim não há vez nenhuma q eu n chegue a casa e q ela n me traga uma prenda, ou um chinelo ou um brinquedo, neste caso foi o cobertor, era o q estava mais à mão/boca. :lol:
Workshops para donos
Isabel
Star005
Membro Veterano
Registado: quarta ago 03, 2011 12:35 am

quarta ago 03, 2011 9:25 pm

Alguém conhece o Canil da Luz do Mar, no Algarve? Se sim, o que acham dos cães. Tenciono comprar um e esta raça agrada-me bastante. Uma vez que vou para aqueles lados, pensei visitar e ver se me agrada, mas já que existe este forum, pode ser que alguém conheça.

Outra questão: quando um cão desta raça nasce com rabo curto (não amputado, curto mesmo), em termos de concurso é desqualificado? Ainda não pesquisei acerca disto, mas outro dia em conversa, surgiu esta questão e segundo o que me disseram (entenda-se que não era ninguém muito entendido na matéria), se for de nascença não há problema....???????? :roll:
IsabelNobre_
Membro Veterano
quarta ago 03, 2011 9:43 pm

Star005 Escreveu:Alguém conhece o Canil da Luz do Mar, no Algarve? Se sim, o que acham dos cães. Tenciono comprar um e esta raça agrada-me bastante. Uma vez que vou para aqueles lados, pensei visitar e ver se me agrada, mas já que existe este forum, pode ser que alguém conheça.

Outra questão: quando um cão desta raça nasce com rabo curto (não amputado, curto mesmo), em termos de concurso é desqualificado? Ainda não pesquisei acerca disto, mas outro dia em conversa, surgiu esta questão e segundo o que me disseram (entenda-se que não era ninguém muito entendido na matéria), se for de nascença não há problema....???????? :roll:
Curto como??? :o
Workshops para donos
Isabel
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

quarta ago 03, 2011 9:59 pm

Então e as fotos prometidas? Eu acho que a peluda não se importa de aparecer por aqui em trajes menores... :D

Adoro a primeira foto. Se há coisa que me encanta nesta raça é a sua expressão desafiadora.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta ago 03, 2011 9:59 pm

Star005 Escreveu:Alguém conhece o Canil da Luz do Mar, no Algarve? Se sim, o que acham dos cães. Tenciono comprar um e esta raça agrada-me bastante. Uma vez que vou para aqueles lados, pensei visitar e ver se me agrada, mas já que existe este forum, pode ser que alguém conheça.

É defeito desqualificador:
VIII - DEFEITOS

DESQUALIFICAÇÕES

CABEÇA - muito longa, estreita, chata e afilada;
CHANFRO - muito afunilado ou ponteagudo;
MAXILAS - prognatismo em qualquer das maxilas;
OLHOS - gázeos, claros, desiguais na forma ou no tamanho, muito salientes ou muito encovados;
ORELHAS - má inserção, muito grandes, muito curtas ou dobradas;
CAUDA - amputada, rudimentar ou não existente, pesada, caída na acção ou erecta perpendicularmente;
PÉS - existência de presunhos;
PELAGEM - albinismo, narinas almaradas no todo ou em parte, pêlo diferente dos tipos, descritos;
CORPULÊNCIA - gigantismo ou nanismo;
SURDEZ - congénita ou adquirida.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Responder

Voltar para “Cães”