Ingestão de corpos estranhos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jan 05, 2004 1:20 pm

Abri este tópico para partilhar o que me aconteceu ontem á noite mas principalmente para ficar de aviso a todos...
Ontem ia perdendo a Shiva. Bastaram 2 segundos de distração que me poderiam ter custado a vida dela.
por volta das 23h levei-a á rua, e fomos para o jardim habitual. Lá solto-a sempre que não estão mais pessoas com cães, ou os que estão já são conhecidos e sei de antemão que não há problema. Já estávamos quase a vir embora quando apareceu o mitzu e a sua dona, e ficaram os 2 cães a brincar e as 2 donas na conversa. A Shiva sempre teve a mania de brincar com paus e ramos de árvores, lé foi desencantar um e no meio da brincadeira engoliu um pauzito de madeira que lhe ficou atravessado na garganta.
Foi um desespero. Ela começou a tentar vomitar e a ter espasmos e dificuldade em respirar, não valia a pena estar a inventar pois poderia ainda fazer pior, fui de imediato buscar a carrinha (o jardim é mesmo ao pé de minha casa) e lá fomos nós para Lisboa...a minha vet vinha a caminho do Algarve e não podia ajudar, e eu não me conseguia lembrar de nenhuma clinica aberta 24h aqui na linha.
Foram os 20m mais longos da minha vida. A equipa veterinária que a socorreu foi impecável e muito rápida - a ela o meu obrigado!...passados 10 minutos já tudo estava resolvido e o pau fora da garaganta dela. A Shiva veio para casa meio pedrada do sedativo mas sem mazelas e hoje comeu normalmente pelo que a inflamação da garganta já deve estar a acalmar.
Foi um grande susto, mas poderia ter sido uma tragédia se não a tivesse levado logo para o vet, ou se o corpo ingerido fosse de outra dimensão e formato.

Agora só um aparte, desculpem não ter vindo primeiro aqui pedir ajuda e opiniões...e blablabla.
Fora de brincadeiras, sempre que acontecer algo ou tiverem um animal doente levem de imediato o animal ao Vet! É a diferença entre a vida e a morte.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

segunda jan 05, 2004 3:40 pm

Ainda bem que agiu com rapidez e que conseguiram salvar a sua menina!
O Dylan tem tambem a péssima costume de apanhar coisas na rua e engolir se eu não consigo tirar-lhe as porcarias da boca, sempre estou a temer que uma coisa destas poda vir acontecer-me.

Alicia
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda jan 05, 2004 4:51 pm

Essa história da ingestão de objectos "impróprios para consumo" é realmente um dos riscos que temos que correr ao soltar os cães... de qualquer modo o que se deve ter passado não foi que a Shiva "comesse" o pau, mas que andasse a brincar com ele e inadvertidamente lhe tenha ido parar ao gasganete.
Esta é uma das razões porque não defendo que os cães estejam permanentemente soltos, porque é impossível vigiá-los permanentemente e, mesmo no quintal, é fácil acontecerem situações similares, sobretudo tratando-se de cachorros ou cães jovens.

Cumprimentos

José Carlos
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jan 05, 2004 7:24 pm

Foi exactamente isso que aconteceu José Carlos. Mesmo quando solto a Shiva - no jardim ou na praia - estou sempre a controlar se ela apanha alguma coisa do chão e até ontem sempre consegui evitar problemas. Normalmente até levo o churro dela, ou uma bola, para a exercitar e brincar.
Bastaram uns segundos de desatenção, que ficaram também de lição para mim! O pau que ficou preso na garganta dela era um ramito que no meio da brincadeira do puxa puxa com o outro canito lhe deve ter saltado lá para dentro.
Daí ter achado relevante abrir este tópico. O nosso excesso de confiança - só acontece aos outros, é raro acontecer, etc - pode ser fatal para os nossos animais. Na verdade fiquei chocada comigo mesma por ter deixado tal coisa acontecer pois considero ter sido um acidente estúpido da minha total responsabilidade.

Por outro lado, quiz também chamar a atenção para a importância de uma acção rápida, neste caso transportá-la quase imobilizada de imediato para uma clinica veterinária. A rapidez foi crucial, a escassez de movimentos permitiu que o pau não rasgasse a garganta ou fosse ingerido podendo ser retirado mais facilmente e também para o facto de não ter tentado retirar-lho á força ou provocar o vómito - que a poderia ter sufucado.
Por vezes os donos entram em panico e isso não ajuda em nada. Chorar chorei muito, mas depois, de alívio!

Quanto aos cães soltos o dia inteiro nos jardins e terrenos das vivendas sempre me fez um pouco de confusão. Para mim o cão é para estar em casa ou no canil, solto só com supervisão do dono. Desta forma evitavam-se também muitos envenenamentos...a estar solto há que ter em muita atenção o espaço, de forma que este não porpocione acidentes.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
VetExotico
Membro Júnior
Registado: sábado dez 27, 2003 1:20 pm

terça jan 06, 2004 10:05 am

up
salsichada
Membro
Registado: sábado mai 10, 2003 5:27 pm

terça jan 06, 2004 10:09 am