Olá a todos!
A minha prima está a pensar adoptar um gato numa instituição que ela conhece e vai semanalmente visitar e faz regularmente donativos. Ela viu por lá um gato cego ( não sei a raça, pois ainda não o vi e a minha prima não sabe reconhecer raças de gatos com muita facilidade, mas suspeita de ser um simples rafeirito lindo ). Ela adoptava-o com todo o amor e carinho e eu apoio-a. Muitos gatos cegos são desprezados apenas por não verem ou não serem completamente saudáveis ou bonitos, mas ela acha-o um amor e tem todas as condições para o manter.
O que eu queria era que me dessem algumas dicas ou cuidados em relação à manutenção de um gato cego, pois a minha prima está receosa em relação a cuidados extra que pode não ter conhecimento.
Em relação ao veterinário ela não pode ir, porque ainda não adoptou o animal e ela necessita de saber alguns cuidados básicos para realmente saber se tem ou não condições para o ter.
Dado extra - ele está cego dos dois olhos.
Agradeço desde já.
Gato Cego
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am
Um gato cego é como outro qualquer gato, até porque a nivel de visão os gatos são "pitosgas", recorrendo mais aos outros sentidos. Desde que o gato se mantenha em casa, a partir do momento que conhecer os cantos à mesma, comportar-se-à como um gato completamente normal.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
- Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...
Criei duas gatinhas a biberon cegas práticamente desde que nasceram, desenvolveram-se igual a qualquer outro gato, fizeram as mesmas patifarias e brincadeiras, adaptaram-se perfeitamente. Recentemente adoptei o Vicente:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=89761
O Vicente causou-me alguns receios devido ao historial de solidão e de ter cegado em adulto. Pensei que a adaptação pudesse ter alguns problemas, não só devido à cegueira, mas é igual a qualquer outro gato. É necessário ter mais atenção a janelas e portas, como com qualquer outro gato, e neste caso específico, mobília fora do lugar, obstáculos inesperados podem causar alguma surpresa ao início mas adaptam-se rápidamente.
Um gato cego, no fundo, exige mais cuidado a nível de segurança porque não antecipa certas situações como um que veja. O Vicente partiu dois deditos devido a ter saltado para um vaso que não suportou o seu peso e partiu, como não antecipou, a borda do vaso (de barro e enorme) caíu exactamente na pata dianteira, aprendi a ter ainda mais cuidados com ele, se tenho de abrir janelas ou portas, fecho-o numa divisdão. No resto, é um gato perfeitamente normal. Tal como nos humanos e noutros animais, os restantes sentidos desenvolvem-se mais. No caso do Vicente, noto uma audição mais apurada, o olfacto também e o sentido de orientação espacial é feito, sobretudo, através dos "bigodes"....
Espero que adopte, estes animais são de adopção mais difícil por causa dos preconceitos, mas são iguais aos outros...
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=89761
O Vicente causou-me alguns receios devido ao historial de solidão e de ter cegado em adulto. Pensei que a adaptação pudesse ter alguns problemas, não só devido à cegueira, mas é igual a qualquer outro gato. É necessário ter mais atenção a janelas e portas, como com qualquer outro gato, e neste caso específico, mobília fora do lugar, obstáculos inesperados podem causar alguma surpresa ao início mas adaptam-se rápidamente.
Um gato cego, no fundo, exige mais cuidado a nível de segurança porque não antecipa certas situações como um que veja. O Vicente partiu dois deditos devido a ter saltado para um vaso que não suportou o seu peso e partiu, como não antecipou, a borda do vaso (de barro e enorme) caíu exactamente na pata dianteira, aprendi a ter ainda mais cuidados com ele, se tenho de abrir janelas ou portas, fecho-o numa divisdão. No resto, é um gato perfeitamente normal. Tal como nos humanos e noutros animais, os restantes sentidos desenvolvem-se mais. No caso do Vicente, noto uma audição mais apurada, o olfacto também e o sentido de orientação espacial é feito, sobretudo, através dos "bigodes"....
Espero que adopte, estes animais são de adopção mais difícil por causa dos preconceitos, mas são iguais aos outros...
<p>"Os cães podem vir quando são chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>