Lara - A gata que mudou a minha vida.

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Senslyn
Membro
Registado: terça set 21, 2010 3:14 pm

quinta ago 04, 2011 7:13 pm

Chamarrita Escreveu:
Senslyn Escreveu: Gostava muito de a tirar da pílula porque sei o mal que faz, e fazer antes a cirurgia. Mas só queria fazer isso quando tivesse a certeza que a minha mãe fica com ela. Acho que seria um crime fazer a bichinha passar pelo pós-op todo e depois larga-la de novo na rua.
desculpe lá, mas isso não faz sentido. :) A gatinha está habituada à rua, e até pode suceder que se passe "dentro de quatro paredes", tenho algumas gatas assim, e mesmo agora está aqui uma, com os bebés, q só volta para a rua esterilizada. É um descanso "fechar" mais uma fonte de produção de ninhadas. A pílula faz mesmo muito mal.

Por outro lado veja: a gata precisa de, pelo menos 5 dias de pós operatório; se for um vet como o meu, 10 dias no mínimo, para toma da antibiótico e até tirar os pontos. Acha que, depois destes dias, a sua mãe tem coragem de voltar a pô-la na rua, se ela se revelar meiga em casa? ;) Se não se adaptar, do mal o menos, volta para a rua esterilizada e é um descanso.
Eu sei que tem razão Chamarrita. Já sigo este forum à quase um ano, e sempre me identifiquei com os seus posts. No entanto falta-me a experiência que você tem e provavelmente também o pensar frio (talvez não seja a palavra certa, decerto não será mas não me ocorre de momento uma melhor).

Eu não me consigo imaginar esterilizar uma gata e depois devolvê-la à rua... Acho-o tão criminoso. No sentido em que eu sempre fui privada de ter animais, e agora que os posso ter, esterilizar e pôr de novo na rua, para passar eventualmente fome, frio e necessidades corta-me o coração.

Mas claro que o meu lado lógico diz que eu sou parva e que entende perfeitamente o que me disse. Só que sendo eu Leão :P a emoção às vezes (quase sempre) vem ao de cima e lá se vai o senso comum.

Mas hoje aconteceu algo interessante. Quando fui a casa dos meus pais, a minha mãe como tava a passar a ferro perguntou-me se não queria ir eu lá abaixo dar de comer à Luna antes que anoitecesse.
Eu fiquei tipo "aham?? Luna? A Nita mudou de nome e eu não soube?"
A minha mãe olhou para mim e disse que deu à Pretinha o nome Luna, para não tar a chamar-lhe de Pretinha.

Oh maravilha das maravilhas!! Disse-lhe logo, que se já deu nome à bichana, mais fácil ainda lhe dava uma casa. E pronto estraguei tudo, claro.

Ficou logo de trombas e disse que não era nada disso, e para crescer pois já tinha idade para isso.. Bah!

Não posso dizer que tá quase (quem me dera..) Mas acho que já teve mais longe certo?

E decerto a Chamarrita também entende o meu ponto. Como maruja de águas doces, tudo é novo para mim. Portanto isso que me disse, eu tenho a certeza que me vai ficar a martelar e a martelar. Se eventualmente nada se resolver, acho que é mesmo isso que vou fazer. Se ela se afeiçoar a ela no entretanto melhor ainda. Senão, acabou-se a maldita pilula.

Mas pronto, fica aqui fotos da Luna :P, um bocado tremidas, porque são de telemóvel, e ela não gosta muito. O flash assusta-a.

Imagem

Imagem

Imagem
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta ago 04, 2011 8:05 pm

Continuo sem perceber a dúvida... mas a Luna passa frio e fome? Não, pois não? E imaginando que a pílula falha, vai sujeitá-la a uma prenhez na rua? e se tiver uma piómetra (mais que provável, com o uso comtinuado da pilula) e não se aperceberem a tempo? E se se aperceberem e tiver de ser esterilizada seja como for? Se a vizinhança gosta da gata, até podem fazer uma "vaquinha". Ou candidatá-la à Animais de Rua. Eu entendo que as pessoas hesitem em "investir" num animal que não lhes pertence, mas não se trata de posse, trata-se de responsabilidade. É que a pílula falha, e muito...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Senslyn
Membro

quinta ago 04, 2011 8:24 pm

Chamarrita Escreveu:Continuo sem perceber a dúvida... mas a Luna passa frio e fome? Não, pois não?
Frio passa concerteza. Ela tá na rua. Fome, suponho que já não passa tanta. Mas não tem a comida à disposição como os nossos em casa.
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta ago 04, 2011 10:17 pm

Nem todos em casa têm comida à disposição. ;) Os gatos não são estúpidos, podem é abrigar-se em locais que desconhecem ser perigosos, mas, se nenhum acidente acontecer, sabem muito bem proteger-se do frio e do calor, assim os deixem em paz. Em tudo o qu diga respeito a conforto, os gatos são mestres e nós meros aprendizes. :) Mais um ponto a favor da esterilização: privada de hormonas, começa a mais facilmente aceitar, e até a procurar, a companhia de outros gatos. Deixa de haver o factor "reprodução", acabam-se as tareias aos machos afoitos e perseguições de fêmeas rivais - menos lutas, menos infecções. Não precisa de procurar comida -melhor qualidade na alimentação, maior fortalecimento do sistema imunitário... e, pelo que parece, vive num local relativamente seguro. Pode gozar a vida com a liberdade de entrar e sair da casa da sua mãe.

Que mais pode uma gata querer?

Essa gata está a gritar PELAMORDEDEUS, ESTERILIZEM-ME! :lol:
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Senslyn
Membro

quinta ago 04, 2011 10:48 pm

Chamarrita Escreveu:Pode gozar a vida com a liberdade de entrar e sair da casa da sua mãe.

Que mais pode uma gata querer?

Essa gata está a gritar PELAMORDEDEUS, ESTERILIZEM-ME! :lol:
Credo Chamarrita, hoje parece que só a contradigo. :P Passo a explicar: ela não pode entrar e sair da casa da minha mãe quando quer porque ela mora num 3º andar. :?

Quem me dera que fosse uma moradia, já lá tava a viver em dois tempos (palavras da minha mãe). No entanto ela sabe perfeitamente aonde é que a mnh mãe mora, muitas vezes olha cá para cima quando tamos na varanda e mia para chamar a nossa atenção e fazer saber que ela tá lá embaixo.
Outra coisa que acho engraçada, é que ela parece saber qual é o nosso carro, pois independentemente de estar ou não parado à porta do prédio, são mais as vezes que a apanho lá a dormir por baixo dele do que noutro lado qualquer. :)

E sim eu sei que ela grita isso. Isso e LEVA-ME PARA CASA quando abro a porta do prédio e ela é a primeira a entrar à minha frente. :P
Ela merece tudo o que o animal merece, ou seja, amor, carinho e protecção. Espero estar a fazer tudo para que tudo se componha nesse sentido.

Se alguém tiver mais ideias, serão bem vindas. Neste momento o meu desespero é grande, não consigo desligar-me deste assunto. Sinto-me tão mal por não poder tomar a decisão sozinha. Enfim...
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

sexta ago 05, 2011 11:24 am

Essa gatinha está mesmo a pedir que a levem para casa :lol:

Acho que já alguém sugeriu mas aqui fica: Se a levar ao vet para fazer testes FIV/FELV (para descansar a sua mãe :? ) e a tentar convencer a fazer o pós-operatório em casa?

Aposto que já de lá não sai :roll: Se tiver que sair, é como diz a Chamarrita, menos uma a parir nas ruas, menos fugas, lutas e consequentes infecções e menos probabilidades de problemas futuros ;)
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
Chamarrita
Membro Veterano

sexta ago 05, 2011 1:00 pm

E, se ffor positiva a FIV/ FELV, aí é que tem MESMO de ser esterilizada e, preferencialmente, sair da rua...
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Senslyn
Membro

sábado ago 06, 2011 3:02 am

Chamarrita Escreveu:E, se ffor positiva a FIV/ FELV, aí é que tem MESMO de ser esterilizada e, preferencialmente, sair da rua...
Já agora, pergunto-lhe Chamarrita (dado que é a minha fonte de sabedoria :) ) qual é a sua opinião de um gato infectado com FIV/FELV a conviver com gatos que são saudáveis? Quais os hábitos que teriamos de mudar para lhe oferecer todo o conforto em casa, com os gatos da minha mãe?
Preciso de argumentos, caso se verifique o pior dos cenários. ;)
Chamarrita
Membro Veterano

sábado ago 06, 2011 4:19 am

Estando todos castrados/esterilizadas, bastaria vacinar os de casa contra FELV (vacina + reforço + 1 semana para "estabilizar" = 4 semanas), num mês estariam prontos a conviver com o novo residente. Sendo FIV, e não havendo actividade reprodutiva nem lutas sangrentas, nem coloco a hipótese de contágio do FIV. Mas para o animal infectado os perigos são sempre maiores; por isso, sendo FIV, é recomendável vacinar contra TUDO (a vacina quíntupla), se for FELV basta a tripla ou quádrupla (Caliciviru/ herpesvírus + rinotraqueíte + panleucopénia + clamidiose), e em qualquer dos casos fazer uma quarentena para que o sistema imunitário do gato se possa refazer da mudança de ambiente - o stress debilita-o bastante, o que, além de poder originar complicações num animal já de si mais frágil, pode fazer com que seja facilmente contagiado com doenças de que os residentes sejam portadores assintomáticos ou despoletar alguma que já estivesse latente. Pessoalmente, considero os gatinhos FELV + muito mais frágeis do que os FIV +, embora em qualquer caso possam viver vidas longas sem que os vírus "acordem" (mais no caso do FIV do que do FELV, no entanto). Conheço alguns casos de gatos portadores de ambos que acabaram por falecer vítimas de insuficiência renal, que não tem nada a ver; conheço outros casos em que desenvolveram doenças relacionadas com a infecção (o chamado "estado de sida declarado"), como anemias severas e linfomas. De qualquer forma é tudo uma questão de predisposição e serem seropositivos não significa que venham a manifestar a doença. Que eu saiba - porque não estão todos testados - não tenho nenhum gato seropositivo; também me seria impossível vacinar todos, por isso, a partir de um certo número de gatos, comecei a aceitar apenas (no caso de gatos de rua, essencialmente) gatos testados e negativos a FELV. Bem sei que todo o cuidado é pouco e os gatos que andam na rua também de misturam com os de casa... mas estando todos castrados, as deambulações são mais restritas e não se metem em zaragatas feias, pelo que a probabilidade de ocorrência de contágios diminui bastante. Além disso, o exterior é arejado :lol: e não há partilha de liteiras, num local fechado com uma grande densidade populacional ocorrem muito mais surtos e epidemias.

Além da vacinação, também é recomendável uma boa alimentação. E ir estimulando o sistema imunitário com vitaminas e lisina faz bem a todos.

Portanto, o procedimento de integração de um gato infectado com FIV/FELV é em tudo semelhante ao de um gato não portador.

Mas olhe que eu não sou fonte nenhuma, e as minhas opiniões valem o que valem. :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Senslyn
Membro

sábado ago 06, 2011 3:01 pm

Chamarrita Escreveu:Estando todos castrados/esterilizadas, bastaria vacinar os de casa contra FELV (vacina + reforço + 1 semana para "estabilizar" = 4 semanas), num mês estariam prontos a conviver com o novo residente. Sendo FIV, e não havendo actividade reprodutiva nem lutas sangrentas, nem coloco a hipótese de contágio do FIV. Mas para o animal infectado os perigos são sempre maiores; por isso, sendo FIV, é recomendável vacinar contra TUDO (a vacina quíntupla), se for FELV basta a tripla ou quádrupla (Caliciviru/ herpesvírus + rinotraqueíte + panleucopénia + clamidiose), e em qualquer dos casos fazer uma quarentena para que o sistema imunitário do gato se possa refazer da mudança de ambiente - o stress debilita-o bastante, o que, além de poder originar complicações num animal já de si mais frágil, pode fazer com que seja facilmente contagiado com doenças de que os residentes sejam portadores assintomáticos ou despoletar alguma que já estivesse latente. Pessoalmente, considero os gatinhos FELV + muito mais frágeis do que os FIV +, embora em qualquer caso possam viver vidas longas sem que os vírus "acordem" (mais no caso do FIV do que do FELV, no entanto). Conheço alguns casos de gatos portadores de ambos que acabaram por falecer vítimas de insuficiência renal, que não tem nada a ver; conheço outros casos em que desenvolveram doenças relacionadas com a infecção (o chamado "estado de sida declarado"), como anemias severas e linfomas. De qualquer forma é tudo uma questão de predisposição e serem seropositivos não significa que venham a manifestar a doença. Que eu saiba - porque não estão todos testados - não tenho nenhum gato seropositivo; também me seria impossível vacinar todos, por isso, a partir de um certo número de gatos, comecei a aceitar apenas (no caso de gatos de rua, essencialmente) gatos testados e negativos a FELV. Bem sei que todo o cuidado é pouco e os gatos que andam na rua também de misturam com os de casa... mas estando todos castrados, as deambulações são mais restritas e não se metem em zaragatas feias, pelo que a probabilidade de ocorrência de contágios diminui bastante. Além disso, o exterior é arejado :lol: e não há partilha de liteiras, num local fechado com uma grande densidade populacional ocorrem muito mais surtos e epidemias.

Além da vacinação, também é recomendável uma boa alimentação. E ir estimulando o sistema imunitário com vitaminas e lisina faz bem a todos.

Portanto, o procedimento de integração de um gato infectado com FIV/FELV é em tudo semelhante ao de um gato não portador.

Mas olhe que eu não sou fonte nenhuma, e as minhas opiniões valem o que valem. :)
Obrigada pelo esclarecimento e pela tonelada de bons argumentos. ;)
Olhe que para mim, você é uma enorme fonte, Chamarrita. Aprendi muito consigo neste ultimo ano. E a minha Lara tá linda e saudável para comprovar.

Portanto as suas opiniões são valiosas para mim. Mais uma vez agradeço.

Mas pronto só preciso disso caso se verifique o pior dos cenários. Ela parece-me uma gatinha saudável. Já tá à sensivelmente 3 anos na rua e a comida não tinha sido a melhor, portanto acho que se tivesse qualquer uma dessas doenças o seu sistema imunitário já lhe tinha pregado alguma partida.

Que deve tar carregadinha de pulgas e a precisar de uma desparatização interna, lá isso deve estar. Pena eu não ter bem a noção de quanto ela pesa, dado ser uma gatinha pequena (subdesenvolvida), senão ponha-lhe um frontline ou algo semelhante. Posso sempre pôr me a advinhar. :P

Mas pronto. Ainda continuo deveras positiva que tudo vai correr pelo melhor. E quando tiver mais notícias (boas espero eu), veio logo postar aqui, para que possam saber da continuação desta saga. :)

Obrigada a todos pelas opiniões.
Chamarrita
Membro Veterano

sábado ago 06, 2011 6:20 pm

Senslyn Escreveu:Ela parece-me uma gatinha saudável. Já tá à sensivelmente 3 anos na rua e a comida não tinha sido a melhor, portanto acho que se tivesse qualquer uma dessas doenças o seu sistema imunitário já lhe tinha pregado alguma partida.

Que deve tar carregadinha de pulgas e a precisar de uma desparatização interna, lá isso deve estar. Pena eu não ter bem a noção de quanto ela pesa, dado ser uma gatinha pequena (subdesenvolvida), senão ponha-lhe um frontline ou algo semelhante. Posso sempre pôr me a advinhar. :P

Infelizmente, nem sempre é assim. Os gatos da rua não podem dar-se "ao luxo" de adoecer, estão sempre a dar o seu máximo, e isso traz consequências. Por outro lado, não conseguimos observar as manifestações mais comuns de doença (diarreias, vómitos...). Tenho tido alguns casos de gatos que vieram da rua "saudáveis" mas mal se apanharam castrados e de "barriguinha cheia" adoeceram. Ou por outra, permitiram-se adoecer e manifestar os sintomas. Mas curaram-se e agora estão bem.

pode sempre colocar-lhe uma pipeta de advantage para gatos com peso inferior a 4 quilos - é mais eficaz que o frontline e menos tóxico para o fígado. Não vale a pena desparasitar internamente enquanto tiver pulgas, deixe a desparasitação interna para daí a uma ou duas semanas depois de se livrar da bicharada de 6 patas. Com o desparasitante interno não é preciso ser tão cautelosa como com o outro, porque é difícil ocorrer uma "overdose", embora possa ter algumas reacções mais exuberantes, como diarreia.

Mas enfim, é uma gata adulta e quando aparentam estar saudáveis, por norma, estão mesmo. ;) Tão mais fácil de lidar do que um bebé frágil... :)
Responder

Voltar para “Gatos”