Estive a ler o tópico todo e vi os videos e tudo. A tal senhora com o cão reactivo (agressivo), não percebi qual era o objectivo, pois se fosse com o meu cão, ele fazia o truque do biscoito e assim que virasse costas, fazia o que lhe apetecesse. Para mim, não há cães agressivos, ou reactivos... seja que cão for, o problema somos nós, os humanos. Por isso para mim o César faz mais sentido. Mas não foi só o César... ele é só mais giro e mediático que a primeira encantadora de cães, de que li o livro, não me lembro do nome, que estudou os comportamentos dos lobos.
Esta cena do biscoito faz lembrar aquela teoria da educação dos filhos em que os pais são completamente dominados pelos filhos. Todos temos que ter limites, seja cão, pessoa ou outro animal. Quando uma cadela repreende um cachorro, não lhe dá um biscoito, e ele sabe que fez mal.
Para mim resulta eu ser a figura alfa, apesar de ser uma alfinha, porque os meus focinhitos fazem os olhinhos de santos, e eu amoleço...mas resulta melhor um shiu ou um toque na altura certa do que um biscoito, pelo menos para mim.
Os meus focinhitos são um casal de PA, do mais travesso que pode haver. Levaram muita palmadita, ou jornalada, na altura certa, e biscoitos quando achei que mereciam, por isso se calhar estou completamente errada...

E apesar dos biscoitos quem me dera que o César cá viesse para me ensinar a levar a cadela á rua sem ela ter medo da própria sombra, porque teve um passado sem sociabilização (já me foi dada assim), porque isso eu nunca consegui alterar e tenho muita pena.
Desculpem, mas a falha para mim, é sempre nossa, porque os cães nunca falham.