Decidi-me por um aquário para a minha nova "casa" - dúvidas!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
volcanoes
Membro
Registado: terça dez 01, 2009 11:54 am

sábado ago 06, 2011 12:52 am

Olá, provavalmente reconhecem-me desta thread (http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91037). Hoje fu a uma loja grande de animais e decidi-me por ter um aquário, é o ideal para a minha situação. Como vou por o aquário em cima duma mesa, a srª da loja mostrou-me um de 20L com filtro e tudo por volta de 50€. Perguntei-lhe que tipo de peixes podia por naquilo e ela disse que só os de água fria, porque os aquecedores/termostatos só funcionam em aquas a partir de 25L. Depois pedi para mostrar os peixes de água fria - eram os tradicionais goldfish e uma variante destes com olhos esbugalhudos (na altura quis logo levar um goldfish amarelo e um olho telescopio preto, mas pelo que li na página do animal não posso fazer isso.)
Tenho então algumas dúvidas:

1. É mesmo verdade que o aqua de 20L não dá para aquecer?

2. Quantos goldfish (por ex.) posso ter nesse aquário?

3.Há peixes de água fria mais interessantes além do peixinho vermelho e do olho de telescópio?

4. Quanto tempo demora um aquário destes a fazer o ciclo de nitrogénio?(coisa que desconhecia antes deste site, a srª da loja não disse nada disso)

5. E este aqua http://www.mascotaplanet.com/catalog/ac ... -5480.html? A forma é diferente, mas pelo mesmo preço tenho mais 10L para os peixitos :)
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado ago 06, 2011 8:55 am

Olá volcanoes.
1. É mesmo verdade que o aqua de 20L não dá para aquecer?
Não. Existem termostatos adequados para vários tipos de litragem. Todos eles, ou uma grande maioria, tem regulador de temperatura ( que varia mais ou menos dos 20ºC e tal graus, às vezes até menos, aos 32ºC ). Por isso, compre um termostato adequado para a sua litragem, eles existem, pois eu mesma já tive.

2. Quantos goldfish (por ex.) posso ter nesse aquário?
Nenhum. Kinguios ( também chamados peixinho dourado, goldfish, peixinho vermelho, etc. ) são peixes de lago e não de aquário. Crescem muito ( alguns podem mesmo chegar com relativa facilidade aos 30 cm ). Colocar um kinguio num aquário é errado e ainda mais um de 20 litros. No mínimo, se alguém quiser um kinguio num aquário o melhor é um com mais de 200 litros, mas ainda assim eu sou da opinião de que kinguios são peixes para ter exclusivamente em lagos e bem grandes!

3.Há peixes de água fria mais interessantes além do peixinho vermelho e do olho de telescópio?
Como já referi, quase todos os peixes de água fria à venda nas lojas são kinguios. Existe também o tanictis e não vou por mais exemplos pois não tenho a certeza se são realmente de águas frias. Eu nesse aquário colocaria apenas 1 betta. Aquários com menos de 40 ou 50 litros não proporcionam espaço suficiente para colocar mais do que um ou dois peixes.

Não respondo a mais perguntas pois não lhe quero mentir e não sei com toda a certeza.
Boa sorte
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado ago 06, 2011 12:23 pm

Tudo dito, kinguios é um no no... vá por nós, investigue por si mesmo e esqueça o conselho do lojista.

O que distingue um aqua de água fria de um tropical é um singelo equipamento que aquece a àgua. Terá muito mais opções de escolha para peixes nesse espaço que é, nunca é demais dizer, muito pequeno para ter um ecossistema estabilizado... um betta ou um pequeno cardume de 4 ou 5 tetras (grupo de peixes de água quente de pequeno porte, tais como néons, cardinais, pinguins, etc) é tudo quanto pode manter em condições (relativas) num aqua desse tamanho.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

volcanoes
Membro

domingo ago 07, 2011 12:38 am

Bettas são lindos :D fico contente por saber que posso aquecê-lo a uns bons 25ºC para meter um (se bem que a sugestão dos neons tambem é gira)
volcanoes
Membro

domingo ago 07, 2011 12:51 am

Pronto. Acho que encontrei num site um aquecedor à volta dos 20€, mais um termómetro baratinho. Acho que numa loja física não arranjo tao barato.

Agora só preciso de ajuda com o ciclo de nitrogénio.
AndreEdge
Membro Veterano
Registado: domingo jan 30, 2011 5:41 pm

domingo ago 07, 2011 1:08 pm

volcanoes Escreveu:Pronto. Acho que encontrei num site um aquecedor à volta dos 20€, mais um termómetro baratinho. Acho que numa loja física não arranjo tao barato.

Ciclo de notrogénio: http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/ciclo_d ... quario/407

Vai ficar mesmo por 1 aquario de 20L??
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

domingo ago 07, 2011 1:45 pm

um nano de 20 litros plantado e com camaroes é lindissimo, e economicamente barato
Eu nem gosto de cobras, pá!
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

domingo ago 07, 2011 7:58 pm

volcanoes Escreveu:Pronto. Acho que encontrei num site um aquecedor à volta dos 20€, mais um termómetro baratinho. Acho que numa loja física não arranjo tao barato.

Procura bem que encontras termostatos de 25/50watts mais baratos numa loja fisica, pelo menos aqui perto tenho uma loja que dessa potência custam a volta dos 16/17€.
obtcr
Registado: terça ago 09, 2011 1:04 pm

terça ago 09, 2011 2:00 pm

element Escreveu:

Procura bem que encontras termostatos de 25/50watts mais baratos numa loja fisica, pelo menos aqui perto tenho uma loja que dessa potência custam a volta dos 16/17€.
Boa Tarde.

Há cerca de 1 mes comprei 1 aquario e 1 betta. Tudo tava a correr bem, mas como queria mais peixes, comprei 1 aquario maior 35/40 litros(Já nao me recordo do tamanho exacto), e +3 peixes (agua fria), isto ha 15 dias. Não sei dizer quais os peixes, pois na loja não me souberam dizer exactamente que peixes eram. Mas passada nem 4 dias, 1 deles (o mais pequeno morreu). Já me tinha apercebido que um maior andava a "picar" esse mais pequeno. No fim de semana morreu um dos peixes maior (branco com "crista" laranja), sobrando apenas o betta e um dourado. Ontem o betta nao comeu e quando cheguei a casa encontrei o betta sem cauda e reparei que o dourado andava a comer a cauda do betta. separei logo os 2 peixes, colocando o betta no aquario antigo, contudo não sobreviveu. O que poderá estar a acontecer?? na loja indicaram que os peixes se iriam dar bem. Apenas dizeram me para nunca colocar outro betta.
Estou cansada da falta de informação dos vendedores. Alguém sabe de uma loja especializada em peixes (por lisboa, mais precisamente oeiras/cascais)?
Responder

Voltar para “Peixes”