Na nossa sociedade, por preconceito de ordem social e cultural, muitos homens ainda não conseguiram interiorizar que a mulher com quem casaram pode, eventualmente, possuir um temperamento nato para ser a líder do casal. Quando tal acontece, em muitos casos, é difícil haver equilíbrio no seio familiar porque o homem não abdica do seu tradicional estatuto de líder, mesmo que para tal não tenha vocação.
Nos cães isso pode acontecer, a cadela pode ser mais dominante do que o cão, mas a coisa decorre naturalmente porque aí não existem problemas de ordem cultural ou social.
O que vou contar, às tantas, vai também para o capítulo das "Curiosidades Memória", porque não me lembro se contei o episódio neste tópico das curiosidades ou num dos muitos tópicos que abri em tempos idos ou ainda como participação num outro qualquer.
Quando o Guga tinha um anito, costumava conviver com uma boxer, a Nash, cujos donos viviam aqui perto. A Nash era bonacheirona, simpática, e tinha a mania de montar o Guga. Coitado do pequenito que, na altura, ainda era mais lingrinhas do que agora. Mas, por momentos breves, lá aguentava a custo aquela bisarma e acabava por ser uma cena cómica pela desproporção. Ele também tentava, porventura por imitação, não sei, mas ela reagia muito mal e ele desistia.
Ora isto era nitidamente uma afirmação de dominância da cadela.
Entretanto, a Nash entra no período do cio e o Guga apaixona-se por ela perdidamente, de tal forma que era difícil segurá-lo. Um dia, quando lhe tirei a trela na praia aqui à frente (P. dos Ingleses), ele dá uma corrida louca pela praia fora e só parou na outra praia (Gondarém), que fica contígua a esta, onde a "namorada" costumava ir àquela hora.
Eu ainda tentei chamá-lo à razão, Guga, olha que a Nash não é cadela para ti, aquilo é uma galdéria que vai com todos, tens um futuro à tua frente com muitas cadelinhas à tua espera, mas nada, isto de chamar à razão um adolescente apaixonadíssimo, estão a ver...
O que é curioso é que ele, num desses encontros durante o cio, tentava montá-la e ela já deixava. Como é óbvio, tanto eu como a dona da Nash, evitávamos que o namoro fosse perigosamente prolongado.
Ora o instinto sexual, neste caso, subrepunha-se ao instinto de dominância e os papéis invertiam-se.