Acho que vou adoptar um Gecko

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

sábado ago 06, 2011 12:24 am

Isto dos répteis estranha-se e depois entranha-se.

Ando a pensar seriemente adoptar um gecko cá para casa. Apesar de já ter visto em lojas nunca me cativaram por aí além até ter visto noutro dia em casa de um amigo 2 geckos que me fascinaram. Já eram adultos e perfeitamente ambientados. A beleza e a tolerância dos animais ao manuseamento surpreendeu-me. E depois aquele look raptor é cativante. Acho que quem tem a reacção natural de ter aversão a lagartos ia mudar de ideias quando prestasse a devida atenção aos geckos. Eu fui um deles.

Ao contrário do que fiz em relação à minha tartaruga, desta vez tenho andado a pesquisar bastante sobre os geckos antes de me meter nesta aventura e apesar de ainda ter dúvidas parece-me que já terei algumas noções sobre os cuidados básicos a ter com os animais.

Por falar em dúvidas, uma delas prende-se com as informações contraditórias que vou recebendo sobre, por exemplo, o substracto. Já li em vários sítios que não se deve usar areia mas ainda hoje numa loja me mostraram um saco com uma espécie de terra que era indicada para geckos, aliás, até tinha uma imagem de um gecko na embalagem. A pessoa que me atendeu ficou admirada com o facto de eu ter dito que aquilo poderia ser perigoso. (se calhar até nem seria) Mas como também já tive um lojista a insistir comigo que a minha corcunda do mississipi era vegetariana já nada me admira.

Outra dúvida e essa certamente só com bastante mais experiência é que a vou desfazendo, tem a haver com as morphs (penso que é assim que diz). Não sei se além do aspecto exterior, existe mais alguma diferença em termos de comportamento ou longevidade entre as diversas morphs. Sou tão verde nisto que ainda nem sei qual é que gosto mais. :?

Como o preço dos terrários é proibitivo, aliás, é um autentico assalto, pensei numa solução que é a seguinte: tenho um móvel enorme de madeira maciça, que tem prateleiras bem resistentes e pensei em usar um desses espaços entre prateleiras e colocando umas calhas e dois vidros de correr à frente, faria aí o meu terrário. Estive a medir e aquilo ficaria com 70cm (comprimento), 25 cm (largura) e 35 cm (altura). Tenho dúvidas, sobretudo em relação à largura, se não será insuficiente. Com uma decoração porreira acho que ficaria 5*****.

Outra dúvida que tenho, é se pela zona do Porto ou arredores, haverá algum criador onde eu possa comprar o meu gecko porque nas lojas (ou pelo menos na loja onde fui) os preços vão de 90€ para cima e tenho receio, devido à minha completa inexperiencia no assunto, de comprar algum animal que não esteja em condições. Já li que há por aqui pessoal de confiança e nem me importo de fazer uns kms para comprar qualidade. Como andei a ler tópicos de 2002 prá frente já nem sei se ainda andarão por aqui.

E pronto caros amigos, estou neste pé. Gostava de ler as vossas opiniões para me ajudarem a avançar com isto.

Cumprimentos.
NiArCtAa
Membro Veterano
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

sábado ago 06, 2011 1:38 am

Daddycool Escreveu:Já li em vários sítios que não se deve usar areia mas ainda hoje numa loja me mostraram um saco com uma espécie de terra que era indicada para geckos, aliás, até tinha uma imagem de um gecko na embalagem. A pessoa que me atendeu ficou admirada com o facto de eu ter dito que aquilo poderia ser perigoso. (se calhar até nem seria)
A questão da areia é que pode provocar obstruções gastrointestinais então como forma preventiva utilizamos papel como fundo ou algum material que eles não consigam ingerir
Daddycool Escreveu: Não sei se além do aspecto exterior, existe mais alguma diferença em termos de comportamento ou longevidade entre as diversas morphs
Agora assim que me venha à cabeça apenas os enigmas têm alterações de comportamento visto que muitos manifestam síndrome e os que não o manifestam com uma situação de stress ou algo do género podem começar a manifesta-lo.
Daddycool Escreveu: Estive a medir e aquilo ficaria com 70cm (comprimento), 25 cm (largura) e 35 cm (altura). Tenho dúvidas, sobretudo em relação à largura, se não será insuficiente. Com uma decoração porreira acho que ficaria 5*****.
Sim a largura é pouquinha e isso faz com que basta pores uma toca e ficas logo sem espaço. é sempre preferivel pelo menos 45cm de largura.

Daddycool Escreveu: haverá algum criador onde eu possa comprar o meu gecko porque nas lojas (ou pelo menos na loja onde fui) os preços vão de 90€ para cima e tenho receio, devido à minha completa inexperiencia no assunto, de comprar algum animal que não esteja em condições
Sim, tens varios criadores aqui no forum.
abrenozes
Membro
Registado: sexta out 29, 2010 9:49 am

sábado ago 06, 2011 9:14 am

Daddycool Escreveu:Isto dos répteis estranha-se e depois entranha-se.
Realmente, isto é uma grande verdade. Também já pensei no mesmo que tu e até em cobras hehehe mas penso que ainda não estou em condições de proporcionar a devida e merecida qualidade de vida ao animal.

Há quase um ano atrás, um user do forum foi a minha casa buscar uma chinchila que eu não pude manter por causa do problema do feno em relação aos meus pulmões. Na altura ele, disse-me. "porque não tenta uma cobra?" jazzuuussss este gajo é louco! pensei eu! Uma cobra?

E lá me deu a referência de uns foruns de repteis que comecei a ver. Pois hoje, não estranho nada a ideia de ter uma cobra como até já admito vir a ter uma qualquer dia... ou um gecko, sei lá.

É que se entranha mesmooooo

Boa sorte para esse projecto, que se tiver a qualidade do outro já será uma maravilha.
geckolol
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 3:00 pm

sábado ago 06, 2011 12:25 pm

Em relação ao substrato eu aconselho o papel de cozinha, isto porque reduz os riscos de provocar obstruções gastrointestinais, assim como conselho a dar tenebrio como "doce" e não como alimentação base, devido a este poder também provocar obstruções gastrointestinais e conter um nível elevado de gordura...

Quanto ao terrario, se tiveres de fazer aconselho-te as medidas mínimas 45x45x45.
Ao nível das morphs e longevidade, e comportamento temos o problema dos enigmas que já foi referido, depois existe os blizard que são um pouco menos tolerantes manuseio, e isto para não falar que todos os geckos com genes albinos são muito sensíveis a luz por falta de pigmentos na íris do olho. Agora quanto a longevidade é mais provável que viva mais anos um gecko normal do que um gecko que sofreu de alterações genéticas.

cumps
<strong>&nbsp;R.I.P</strong> geckomorphs nunca ser&aacute;s esquecido............

&nbsp;.....................................................
Daddycool
Membro Veterano

domingo ago 07, 2011 1:09 am

Obrigado pelas respostas.

Em relação ao tamanho, sobretudo ao problema da profundidade de 25 cm do terrário estou a tentar magicar uma forma dos esconderijos não roubarem muito espaço. É que não tenho hipótese de albergar o animal noutro canto cá em casa. Em altura ainda poderia acrescentar uns centimetros, ficar aí com uns 40 cm ainda é possível.
Cá vai mais uma pergunta possivelmente idiota: se tivessem que medir o interior de uma toca minimamente suficiente para um gecko para que tamanho apontavam: comp, alt. largura? 20cm-4cm-8cm?

Cumprimentos
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo ago 07, 2011 3:31 pm

Ah vais?

Tenho a certeza de que o vais presentear com excelentes condições. Quero ver fotos. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

domingo ago 07, 2011 5:59 pm

toca medium da exoterra é o ideal
geckolol
Membro Veterano

domingo ago 07, 2011 9:24 pm

Na minha opinião compravas um terrario em vidro com as medidas para um gecko e não te chateavas mais com isso....
<strong>&nbsp;R.I.P</strong> geckomorphs nunca ser&aacute;s esquecido............

Daddycool
Membro Veterano

domingo ago 07, 2011 10:17 pm

geckolol Escreveu:Na minha opinião compravas um terrario em vidro com as medidas para um gecko e não te chateavas mais com isso....
O terrário vou comprar, acabei por desistir de comprar somente um vidro para a frente. Só que as medidas do terrário vão ser mais ou menos 70cmX40cmX25cm. É que não tenho mesmo hipótese de comprar com outras medidas.
Vocês que têm mais experiência nos geckos, acham viável ou é melhor esquecer?
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

segunda ago 08, 2011 12:04 am

Se for 70x40x25cm e os 25 forem de altura é uma boa medida, sendo que o aquecimento terá de ser um tapete controlado por um termostato.
70x40cm de base é boa medida para um gecko leopardo adulto.

Boa sorte
Ricardo Leitão
Calsonic
Daddycool
Membro Veterano

segunda ago 08, 2011 12:30 am

O problema é que os 25 cm seriam de profundidade e os 40 cm em altura. Os 70 cm seriam de comprimento. Será curto? Por isso é que estava a tentar arranjar mentalmente uma forma dos esconderijos não serem um estorvo para a circulação do animal mas sim mais um obstáculo para ele subir. Estou a pensar usar pedras lisas de xisto, tanto para o substracto como para os esconderijos.

Já agora que ando a tentar saber mais sobre geckos e as suas mais que muitas morphs, encontrei esta página que tem tido alguma utilidade para mim, pelo menos para perceber do que é que as pessoas estão a falar quando estão a identificar morphs: http://www.leopardgeckowiki.com/index.p ... ory:Morphs

Ainda não consegui decidir qual é que gosto mais. Mas os normais não me parecem nada mal. Mas uma coisa é ver fotografias, outra será vê-los ao vivo, e aí tou a zeros..
Daddycool
Membro Veterano

segunda ago 08, 2011 2:25 am

Depois das vossas opiniões e do que vou pesquisando cheguei à conclusão que o espaço que tenho disponível é realmente insuficiente para manter o gecko em boas condições. Por isso, é melhor esquecer.

Obrigado pelas dicas.
abrenozes
Membro
Registado: sexta out 29, 2010 9:49 am

segunda ago 08, 2011 7:43 am

Não sei como é o armário que tens nem qual a sua localização, por isso esta ideia poderá ser um pouco estúpida.
Um terrário com os 40cm de largura que encaixe na prateleira, em que 15cm sairiam para fora da mesma ... depende muito da prateleira, nalguns casos daria para fazer, noutros ficaria inestético. Foi só uma brisa que me passou pelo cérebro...
Daddycool
Membro Veterano

segunda ago 08, 2011 2:32 pm

Ficar com 15 cm fora do armário era mesmo pouco estético. Tb ponderei isso mas naa....ia ficar uma cag...da jeitosa.
Paciência.
Ando a pesquisar os anolis para ver se me cativam. Mas um gecko é que me enchia as medidas.

Cumprimentos
geckolol
Membro Veterano

segunda ago 08, 2011 2:51 pm

Se é um gecko leopardo que te cativa, tenta arranjar um sitio para o teres.
Não arranjes outro animal para substituir aquele que realmente queres porque rapidamente vais te arrepender por não ser o animal que realmente gostas...............

Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”