Estou a desesperar! :(

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Dona_da_Nina
Registado: sexta dez 19, 2003 12:58 pm

domingo jan 04, 2004 12:33 pm

Olá amigos

Sei que este já é um tópico batido mas preciso de desabafar... não sei mais o que fazer com a Nina... Vai à rua há um mês e meio e a sacaninha insiste em fazer as nessecidades em casa :roll:

Acho que faço o que é recomendável...
- levo-a à rua depois de comer (no minimo durante 1/2 hora),
- lavo o sitio onde costuma fazer com água e vinagre para tirar o cheiro (se bem que ela nem cheira... vai lá, faz, e pronto!)
- quando vejo que tem vontade levo-a logo à rua, fica toda contente pq vai passear e por mais tempo que eu esteja na rua só faz quando chega a casa...

Ás vezes parece mesmo que vai fazer, farta-se de cheirar mas perece que nunca encontra o lugar certo...

Houve uma altura em que me zangava com ela e começou a fazer às escondidas em sitios ainda menos próprios... :? Agora estou à espera que "resolva" fazer na rua para felicitá-la e começar a zangar-me quando faz em casa. Ela não percebe que me estou a zangar por fazer em casa, deve pensar que é apenas porque está a fazer...

Ela tem 4 meses e a minha esperança é que seja uma "mania" da idade. Será?
Welsh_Corgi
Membro
Registado: sexta jan 02, 2004 8:15 pm

domingo jan 04, 2004 1:51 pm

Olá
Anes de mais devo dizer que ja possuo uma certa experiência quanto à educação de cães nesse aspecto.
Quando o cão faz a sua necessidade no sítio errado (dentro de casa), deverá levá-lo ao sítio onde a fez e dar umas palmadas no rabo e de seguida dar-lhe um tipo de castigo, como não ligar-lhe durante a próxima hora ou prende-lo por algum tempo. Obrige-o (nunca de forma muito violenta, por favor) a olhar para o que fez porque pelo faro, o cão consegue reconhecer que aquilo "lhe pertence". À primeira, o canito não compreender porque é que o estão a tratar assim, mas se assim fizer cada vez que ele fizer um disparate, acaba por se aperceber do que faz está mal.
As palmadas é um acto que muita gente não aplica aos cães, mas é o método mais fácil e rápido de um cão se domesticar e perceber que a rua e a casa não são a mesma coisa.
Cumprimentos,
Duarte L. Borges
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda jan 05, 2004 12:04 am

Com 4 meses e já está a desesperar? Acho que nunca ninguém lhe disse que até aos 8 ainda vai encontrar urina pela casa...
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

segunda jan 05, 2004 12:46 am

Isto não e para a desanimar mas a minha so começou a realmente atinar com 8 meses, e mesmo assim as vezes descuidava-se
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

segunda jan 05, 2004 2:39 pm

A minha tem agora 7 meses e começou a fazer na rua com 4... só que fazer na rua não invalidava fazer em casa! só há pouco tempo começou a portar-se melhor, mas ainda de vez enquanto, lá faz uma tolice!... :x
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

segunda jan 05, 2004 2:50 pm

Boa tarde,
Tem de ter paciência. A minha cadela é uma cocker e uma das coisas que me avisaram como sendo caracteristica da raça, foi que iria demorar algum tempo a ser "discplinada", na ida à rua - foi até ao ano e meio...
Só com ano e meio começou a ser certinha. Actualmente, mesmo já estando velhinha, se houver alguma desgraça (o que é muiiitttto raro), é capaz de estar um dia sem ir à rua.

Tenha calma e paciência.

Cpts
beta
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

segunda jan 05, 2004 3:01 pm

Quando a Ruca veio para casa nunca tinha feito xi-xi dentro de casa (sortuda :lol: estão a pensar...deixem lá passeis poucas e boas com o Uhly :D )
Aqui a alguns dias atrás fez xi-xi, nem disse nada, pensei coitadinha se calhar ficou aflita, porque nunca fez nada dentro de casa, e não se aguentou. Bem começou a ser um hábito, mostrei-me mesmo chateada, "discuti com ela" e metia na rua ( de notar que a minha casa é vedada e já era de manhã). Quando eles estão dentro de casa, mesmo antes de dormir solto-os mas um pouco e elogio-a quando faz xi-xi para lhe mostrar que não estou chateada por fazer xi-xi, mas sim no sitio onde faz.
É preciso muita paciência, não desespere, já passei muitas horas de rabo para o ar :D :D a limpar cócós e xi-xis

Boa sorte
Dona_da_Nina
Registado: sexta dez 19, 2003 12:58 pm

segunda jan 05, 2004 4:03 pm

Antes de mais, obrigado a todos pelos testemunhos ;)

Eu sei que ela vai fazer em casa ainda durante algum tempo, tenho essa noção... o que me chateia é levá-la à rua e ela aguentar-se ao máximo para fazer em casa... a se não faz na rua como é que posso felicitá-la? Mostrar-lhe que fez bem?

Bom, estou a ver que tenho mesmo é que ter paciencia (mais um bocadinho)...
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

segunda jan 05, 2004 6:34 pm

Olá!

Pois é vai ter de ter alguma paciência... o meu basilio só aos 7 meses é deixou de fazer em casa e as vezes lá se descuidava :lol: mas quando acertam depois nunca mais fazem.
Boa sorte Alex
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

segunda jan 05, 2004 7:12 pm

Acho que a culpa destas situações é a quarentena imposta pelos veterinários.

Será que vale a pena ensinar os cães a serem porcos dentro de casa por imposição dos veterinários?

A zona onde os meus pais habitam é limpa e segura e os únicos animais são cães dos nossos vizinhos, todos muito bem tratados e saudáveis (são são cães de apartamento, tal como o Snoopy fazem parte da família humana) e mesmo assim não se deixa que que ele tenha contacto físico com eles.
O Snoopy tem 3 meses acabados de fazer, e dois dias depois de estar em casa (ainda não tinha 3 meses) já sabia fazer na rua. Actualmente doze dias depois de estar em casa já só faz na rua, quando tem vontade pede ganindo para que o levem lá fora. Quando sente que não tem tempo vai simplesmente à varanda, local que ele sabe ser permitido, apesar de não ser o favorito dos sonos.

Nos raros descuidos, como já sabe que fez asneira foge. Nesses casos mete-lhe o focinho no chichi diz-se que não e dá-se umas pancadinhas no focinho.
Nós sabemos que são descuidos, mas temos que castigar ou ele pode pensar que é permitido.

Estas são as técnicas do meu pai e até agora tem resultado...

Guida
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda jan 05, 2004 9:15 pm

Guida_F: é a primeira vez que lhe respondo, mas creio ser necessário dar-lhe uma novidade. Os cães não são pessoas! Isso de lhe meter o focinho na urina é um nojo completo e não ensina nada! não são como as crianças que se pode dizer : "olha o que fizeste". O cão só deve ser repreendido com a "boca na botija" e com um ralhete verbal e/ou uma palmadinha não dolorosa.
Ao seguir a quarentena dos veterinários, não se ensina a ser o cão porco. O animal tem um espaço definido (na maior parte dos casos) onde pode fazer as suas necessidades. durante esse período pode levar o cão à rua, porque não é proibido, mas corre sempre o risco de apanhar parvovirose ou outra doença igualmente horrível.
Note-se que, nisto tudo, não falo por experiência própria, pis todos os cães que tive nasceram e viveram no campo (excepto a Peggy, já falecida). Podem fazer as necessidades onde querem, mas cada um tem o seu canto predilecto.
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

segunda jan 05, 2004 10:05 pm

O "meter o focinho" não era tão literal. Não estavas à espera que lhe molhassemos o focinho naquilo!!!

Quanto ao segundo ponto...

Quando o meu primeiro cão fazia uma asneira eu só tinha de lhe dizer:
"O que é que tu fizeste?"
Se o cão fosse culpado ficava cabisbaixon e triste e aceitava o rapanete, ele sabia bem o que havia feito. No entanto, às vezes, para o chatear dizia-lhe a mesma coisa sem ele ter feito nada. Nessa altura ele começava a rosnar baixinho e a deitar-me olhares do género "estou a ser falsamente acusado", nessa altura eu pedia-lhe desculpas e ele vinha ter comigo ainda a rosnar baixinho e só acabava com as rosnadelas depois de muitas festinhas.
- Não me digas que os cães não sabem o que fazem ou não fazem.

Guida
veganinha
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 3:56 pm
Localização: 1 collie, 2 rafeiritos, 8 gatos, 1 cadela arraçada de épagneul

segunda jan 05, 2004 11:35 pm

Já postei nest e fórum mas vou dizer outra vez: a minha Noa também faz no sitio errado e eu reprendo-a com uma palmadita e um Não forte mas ainda assim...ela é raçada de cocker com épagneul.
O épagneul é um cão de caça (será que é por isso que anda sempre a farejar?) e já li que o cocker é difícil disciplinar...já viram a minha sorte? ;)
salsichada
Membro
Registado: sábado mai 10, 2003 5:27 pm

terça jan 06, 2004 10:22 am

loxgfg
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça jan 06, 2004 8:44 pm

Guida_F Escreveu:O "meter o focinho" não era tão literal. Não estavas à espera que lhe molhassemos o focinho naquilo!!!
Olhe que não me admirava nada! conheço gente que faz disso práctica corrente.

Quanto ao resto, tudo bem. Os cães sabem o que fazem e o que não fazem. Apenas não têm a memória como a nossa. Se você lhe disser "o que é que tu fizeste" demasiado tempo depois da asneira o cão ficará a rosnar-lhe o resto da vida.
Responder

Voltar para “Cães”