Ando a pensar seriemente adoptar um gecko cá para casa. Apesar de já ter visto em lojas nunca me cativaram por aí além até ter visto noutro dia em casa de um amigo 2 geckos que me fascinaram. Já eram adultos e perfeitamente ambientados. A beleza e a tolerância dos animais ao manuseamento surpreendeu-me. E depois aquele look raptor é cativante. Acho que quem tem a reacção natural de ter aversão a lagartos ia mudar de ideias quando prestasse a devida atenção aos geckos. Eu fui um deles.
Ao contrário do que fiz em relação à minha tartaruga, desta vez tenho andado a pesquisar bastante sobre os geckos antes de me meter nesta aventura e apesar de ainda ter dúvidas parece-me que já terei algumas noções sobre os cuidados básicos a ter com os animais.
Por falar em dúvidas, uma delas prende-se com as informações contraditórias que vou recebendo sobre, por exemplo, o substracto. Já li em vários sítios que não se deve usar areia mas ainda hoje numa loja me mostraram um saco com uma espécie de terra que era indicada para geckos, aliás, até tinha uma imagem de um gecko na embalagem. A pessoa que me atendeu ficou admirada com o facto de eu ter dito que aquilo poderia ser perigoso. (se calhar até nem seria) Mas como também já tive um lojista a insistir comigo que a minha corcunda do mississipi era vegetariana já nada me admira.
Outra dúvida e essa certamente só com bastante mais experiência é que a vou desfazendo, tem a haver com as morphs (penso que é assim que diz). Não sei se além do aspecto exterior, existe mais alguma diferença em termos de comportamento ou longevidade entre as diversas morphs. Sou tão verde nisto que ainda nem sei qual é que gosto mais.

Como o preço dos terrários é proibitivo, aliás, é um autentico assalto, pensei numa solução que é a seguinte: tenho um móvel enorme de madeira maciça, que tem prateleiras bem resistentes e pensei em usar um desses espaços entre prateleiras e colocando umas calhas e dois vidros de correr à frente, faria aí o meu terrário. Estive a medir e aquilo ficaria com 70cm (comprimento), 25 cm (largura) e 35 cm (altura). Tenho dúvidas, sobretudo em relação à largura, se não será insuficiente. Com uma decoração porreira acho que ficaria 5*****.
Outra dúvida que tenho, é se pela zona do Porto ou arredores, haverá algum criador onde eu possa comprar o meu gecko porque nas lojas (ou pelo menos na loja onde fui) os preços vão de 90€ para cima e tenho receio, devido à minha completa inexperiencia no assunto, de comprar algum animal que não esteja em condições. Já li que há por aqui pessoal de confiança e nem me importo de fazer uns kms para comprar qualidade. Como andei a ler tópicos de 2002 prá frente já nem sei se ainda andarão por aqui.
E pronto caros amigos, estou neste pé. Gostava de ler as vossas opiniões para me ajudarem a avançar com isto.
Cumprimentos.