Cortar orelhas, caudas e falangetas, (retirar as unhas não é só extraí-las mas sim amputar as pontas dos dedos) É MUTILAÇÃO SIM e cruel... E tentar comparar este tipo de mutilação com castração e esterilização é querer aliviar a consciência de quem a pratica e tapar o sol com a peneira.
Castrar evita ninhadas, transmissão de doenças e comportamentos territorias.
Sinceramente, cada vez mete-me mais nojo ouvir pessoas a falar do que não percebem.
Castrar evita comportamentos territoriais ? Ah pois evita, mas diga-me, qual é o mal desses comportamentos territoriais ?
O caracter do cão não é composto, em parte, pelo instinto territorial ?
Mas que porra, mania que querem manipular o cão, tirar-lhe todo o caracter e instinto. Será que ainda não perceberam, que assim deixam de ter um cão em casa, e passam a ter um controlo remoto ? Bom, às tantas, é o que esses totos querem ..
É cruel cortar as orelhas a determinadas raças ? Ignorando o factor estetico (mt discutivel) e o factor funcional (como o Gonçalo já descreveu e muito bem - todo o corte tem a sua razão), afirmo e reafirmo que cruel é ignorar o cão como animal. Cruel é ignorar os seus instintos, transforma-lo num animal amorfo, sem força de vontade ...
Paciencia, para estes defensores de animais, que não sabem corno do que falam, já não há !
Querem esterilizar, esterilizem. Querem castrar, castrem. Querer retirar as unhas para o cão nao correr o risco que as encravar, retirem. Agora, não admito, nem de perto nem de longe, que retirem o direito à liberdade de movimentos de uma pessoa. Isso nunca meus amigos !
Já agora pergunto, a quem é contra o corte das orelhas, o que dizem da selecção das raças ? São contra ou a favor ?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!