Cortar ou não o pêlo a um cachorro

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Star005
Membro Veterano
Registado: quarta ago 03, 2011 12:35 am

segunda ago 08, 2011 11:07 pm

Olá, como alguns já devem saber, tenho um cachorro filho de uma cadela de água e de um caniche. Tem um pêlo muito macio e quentinho.
Agora que estamos de férias e aqui faz mais calor, vejo-o um pouco mais encalorado, bebe mais água, o que acho ser normal. A questão é a seguinte, falei com o vet. e ele disse-me que podia cortar-lhe o pêlo, mas estou na duvida pois ele tem só 3 meses e tenho receio de lhe "estragar" o pêlo. Gostaria de saber qual a vossa opinião. Obrigada
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda ago 08, 2011 11:30 pm

Nunca vi cortar o pêlo de uma cria...a menos que estivesse sériamente contaminado com alguma susbstância tóxica!
Deixe lá o pêlo do animal sossegado.
Star005
Membro Veterano

segunda ago 08, 2011 11:37 pm

Foi o que pensei mas como não percebo nada disto em relação a que idade é que se deve começar a cortar... :oops:
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda ago 08, 2011 11:55 pm

o pêlo protege do calor e dos raios solares. Como ainda é bebé, não precisa de tosquia, basta cortar-lhe o pêlo na Primavera do próximo ano.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça ago 09, 2011 12:50 am

Chamarrita Escreveu:o pêlo protege do calor e dos raios solares. Como ainda é bebé, não precisa de tosquia, basta cortar-lhe o pêlo na Primavera do próximo ano.
Sem dúvida, e eu aprendi esse "conceito" com um Criador de Malamutes meu amigo numa conversa que tivemos em tempos :wink: Cortar o pêlo pode ser ainda pior para os cães, por muito estranho que possa parecer :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Star005
Membro Veterano

terça ago 09, 2011 10:31 am

Obrigada pelas vossas opiniões, realmente estava a custar-me cortar-lhe o pêlito fofo que ele tem. Vou fazendo o que costumo fazer desde que ele veio cá para casa, escovagens dia sim dia não para que não crie tanta sujidade e esteja sempre sem "nózinhos", o que vale é que é um vaidoso e gosta, fica muito quietinho e no fim...espera a recompensa...um belo de um snack para puppy.
Acaldeira
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

terça ago 09, 2011 11:03 am

O pêlo funciona como regulador térmico, cortar para "refrescar" é um mito, e num cachorro pode provar-se fatal.
╔══╗
╚╗╔╝
╔╝(¯`v´¯)
╚══`. Amstaff ▬♥▬

Sub-Fórum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175

American Staff Terrier Clube de Portugal: http://www.astcp.pt/

Star005
Membro Veterano

terça ago 09, 2011 11:11 am

Mais uma vez obrigada, é que estava habituada a que a minha mãe cortasse sempre o pêlo do Black (caniche) no Verão ...por causa do calor. Não quero é cometer erros com o meu miudo. Assim sendo quando é que se deve cortar, rente, só um pouco, é que pelo que me vou apercebendo, nestes ainda poucos dias que o tenho,o pêlo já cresceu bastante, será também parte do crescimento em geral, digo eu ?
Quando tive a Nina (Westie) era diferente, pois para começar o pêlo era diferente e a forma de se "cortar" também era bem diferente...
Vaaanesssa
Membro Veterano
Registado: terça jun 28, 2011 9:51 am

terça ago 09, 2011 3:15 pm

Santa paciência... :|
Star005
Membro Veterano

terça ago 09, 2011 8:37 pm

Vaaanesssa Escreveu:Santa paciência... :|
Não entendi... :(
Responder