Hoje quando cheguei a casa ao fim da tarde, mal meti a chave à porta ... pressenti logo que as coisas não estavam bem. Se dúvidas tivesse ... o cheiro que vinha da cozinha, tê-las-ía dissipado.
Abri os estores e deparei-me com a minha cozinha e parte do hall com diarreia do Martim.

Cheguei ao quarto e dois montes de vomitado em cima da minha cama.
Toca a limpar tudo ... meter colcha a lavar e abraçar-me ao Martim a dar-lhe miminhos. Telefonei ao "pai" a contar o sucedido e meti-o em "alerta amarelo".
O Martim estava murchito e resolvi dar-lhe um primp***. Fomos deitar-nos um pouquito enquanto o frango cozia.
Entretanto dei os medicamentos ao Martim que tivéram de ir pela goela abaixo pois ele não queria comer o franguito em que habitualmente os embrulho. Para tomar o Ipakit*** foi o cabo dos trabalhos e a tentar enganá-lo, sentada no chão ao lado dele a fazer aviõezinhos como se faz aos miúdos.
Como a Vóvó está doente o "pai" tinha ido vê-la e por volta das 10 e picos telefonei-lhe a pedir para não se demorar muito pois se calhar tinhamos de ir para as urgências do vet.
Quando os preparava para irmos à rua o Martim ... renasceu e ficou um pouco mais arrebitadito. Bom sinal ... Fomos à rua e notei-o mais activo. Chegámos a casa e comer ... mandava-me a mim fazè-lo. Novamente sentada no chão a falar com ele ... com um nó na garganta e a tentar manter a calma.
Disse-lhe: Não queres ... ok ... comes mais daqui a um bocado e pus-me a arranjar o frango que cozi para levar amanhã na eventualidade dele ficar internado. Nisto, olho para o lado e tinha o Martim sentadinho ao pé de mim a olhar para o frangutio. Dei-lhe dois bocaditos ... comeu. Boa ... parece que já quer comer. Fui buscar o tacho dele e coloquei lá uns bocaditos. Comeu.
Como o frango que estava a arranjar é para levar amanhã para a clínica, fui buscar o que cozi ontem e meti no tacho.
Está tão finório o D. Martolas que o frango de ontem não comia ... o de hoje comia.
Lá fui misturando o de ontem com o de hoje e consegui que comesse. Não tudo mas ... quase tudo.

Tentei dar-lhe um denta stix (é o meu teste) e não quis.
Entretanto chegou o "pai" e era ver o Martim todo contente como se antes não tivesse estado "moribundo". Tentei dar-lhe um denta stix que ... comeu num abrir e fechar de olhos.
Não há dúvida de que o Martim sabe bem como "mexer" com o meu sistema nervoso e sabe bem como meter-me os "nervos em franja". Está estável ... até ver.
Já disse ao meu marido que, por este andar, só entro em casa quando ele vier também.
Amanhã é dia de ida ao vet e eventual internamento. Vamos lá a ver como é que o meu Martolas está amanhã.
Só vos digo que são precisos nervos de aço para passar por tudo isto. Para além de o ter doente ... ainda o tenho "chantagista" o que torna tudo mais complicado pois enquanto jantava lá tinha o Martim sentado ao meu lado a pedir paparoca.