Cadela com ataques de pânico na rua

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

segunda ago 08, 2011 11:08 am

Adoptei uma cadela de um canil municipal há 2 semanas. Tem talvez 1,5 anos e sempre viveu no canil (se for verdade o que dizem). Desde o início adora estar em casa e tem algum medo de ir à rua. Mas foi-se habituando a ir à rua e dar pequenos e grandes passeios, e agora já sai de casa contente e de livre vontade (antes quando a chamávamos para a porta não queria vir) mesmo que com o rabo um pouco para baixo. No entanto de vez em quando tem ataques de pânico e por vezes nem percebemos porquê. Começa a puxar com toda a força e quando vê que não consegue fugir (tem a trela), senta-se, deita-se, começa a ganir e a fazer outros ruídos com a garganta, treme. Já experimentamos falar baixinho com ela e fazer-lhe festas, já experimentamos ficar de pé e ignorá-la, e nada a acalma. Quando percebo o motivo do medo e antes de entrar em pânico paro a um canto, espero um pouco, deixo-a olhar, ouvir e cheirar e parece que resulta (já se está a habituar a comboios a passar - moro ao lado da estação), mas quando entra em pânico sem perceber porquê, não sei como a acalmar. E não sei quando pode acontecer.
Alguém teve experiências parecidas? Como melhorou?
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda ago 08, 2011 12:23 pm

Tenho uma cadelinha que não foi socializada em pequena e que tinha exactamente o mesmo comportamento na rua. Só a trela paralizava-a de medo, superada a trela veio o medo da rua, superada a rua vieram os carros, estranhos que passam...

O que fiz com ela foi esperar... ser paciente, deixá-la perceber à força da repetição que um carro que passa não tem de ser um perigo, estando eu ali ao lado e ela segura na trela.

Quando ela entra mesmo em pânico por qualquer razão, pego-lhe ao colo (é de porte pequeno) e levo-a assim até a sentir mais relaxada.
Se calhar não é o melhor a fazer para que supere os seus medos mas... a termo imediato, resulta.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda ago 08, 2011 12:34 pm

Quando ela tiver um ataque desses conduza-a para casa. Mas convém perceber o que lhe causa o medo.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Vaaanesssa
Membro Veterano
Registado: terça jun 28, 2011 9:51 am

segunda ago 08, 2011 1:00 pm

Tendo em conta o passado entende-se.

Agora é preciso calma, muita paciência. Tente socializá-la o máximo possível, pequenos passeios de início, pois é muita mudança para ela, tadinha.

E se calhar, não sei se vou dizer uma barbaridade, quando tem esses ataques dar-lhe uma guloseima :? pode ser que acalme. Ela precisa de muito mimo, e com o tempo vai superar, é preciso paciência e dedicação, sempre com calma. Dê notícias.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda ago 08, 2011 1:02 pm

Mimo não ajuda. Reforça. Acalmar, se necessário, e conduzir para casa. A menos que recupere e continua-se o passeio.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

segunda ago 08, 2011 1:28 pm

A Maria ainda hoje é uma cadelita com bastantes medos. :cry: Tem várias fobias entre as quais ir à rua com muito movimento tanto de carros como de pessoas.

Felizmente está bastante melhor mas o que eu fiz foi ir à rua com ela a horas "mais mortas" para ela estar mais calma. É preciso muita paciência e persistência e sobretudo nestas alturas falar sempre com uma voz calma. Hoje em dia, já raramente ladra a estranhos e noto que está muito mais à vontade. :wink:
vitorina
Membro Veterano
Registado: quarta abr 29, 2009 4:41 pm
Localização: duas cadelas Pura e Becas. Duas caturras o Zé e a Rosa

segunda ago 08, 2011 4:52 pm

Tenho uma cadela igual e já está comigo há 5 anos, primeiro não queria sair de casa tal era o pânico e tremia , depois ficou mais confiante e rosnava e ameaçava as pessoas que passavam por nós na rua, agora está muito melhor mas de vez em quando estamos a passear houve um barulho e só que ir para casa, e á noite se alguém vem a andar atrás de nós vai o tempo todp a olhar para trás a controlar e com medo :o Encontrei-a na rua em muito mau estado com um ano e ainda não esqueceu o sofrimento mas melhorou muito e é um doce com quem conhece :D
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

terça ago 09, 2011 2:36 pm

É muito interessante ler as outras experiências. A minha no primeiro dia tinha medo do vento, agora ao fim de 2 semanas já aceita o comboio a passar. Tem é ataques de pânico, e por vezes não encontro o motivo. Fico sem saber o que fazer. No pior dos casos levo-a debaixo do braço (é pesadota) até encontrar um sítio onde espero que acalme. Há de melhorar.
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

terça ago 09, 2011 2:39 pm

Lourenca Escreveu:É muito interessante ler as outras experiências. A minha no primeiro dia tinha medo do vento, agora ao fim de 2 semanas já aceita o comboio a passar. Tem é ataques de pânico, e por vezes não encontro o motivo. Fico sem saber o que fazer. No pior dos casos levo-a debaixo do braço (é pesadota) até encontrar um sítio onde espero que acalme. Há de melhorar.
Lourença a Maria ainda hoje em dia tem medo do vento. Se está um pouco mais de vento ela começa a olhar para cima, para o barulho que ele faz nas folhas das árvores e passa agachada. :cry: Mesmo assim está bem melhor pois antes, nem sequer passava. :wink:

Com o tempo e muita paciência, ela aos poucos irá perdendo os seus medos. :wink:
Responder

Voltar para “Cães”