Cio das éguas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
CatarinaR
Membro Veterano
Mensagens: 223
Registado: terça abr 12, 2011 2:52 pm

quarta ago 10, 2011 8:19 pm

TeresaMendes Escreveu:Agradeço de facto a ajuda sobre este tema.

A égua não é de competição, mas como quero passear com ela e frequentar feiras... Convém que ela não se torne agressiva com outros/as cavalos/éguas. Percebi agora que não se trata só de ela ser assim durante o cio, mas que ela é assim nos outros dias. Talvez tenha de a ajudar a relaxar mais, para que ela não crie conflitos sempre que está perto de outros/as cavalos/éguas.
E não é só na altura do cio. Daí ter respondido como respondi :wink:
"Não vivas numa cidade onde não relinchem cavalos nem os cães ladrem" - Provérbio Indiano

" De todos os animais que existem para recreação da humanidade, o cavalo é o único capaz de provocar tal paixão que será absolutamente indomável."
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

quarta ago 10, 2011 9:00 pm

Não me estava a referir a ti CatarinaR :wink:
Mas sim a isto:

"Se elas forem bem desbastadas e tratadas nao ficam agreçivas...
Nos por cá temos 12 cavalos e os machos sao todos inteiros e elas nunca foram agreçivas!! (nem tinham tempo)

A raça dos nossos e tudo puros sangues!!!"


e a isto:

"Os puros sangues de toureio sao cavalos que tem mais vida!!!
Pois tenhem tendemcia a ser mais bravos!!!"


E quais são os puro sangues de toureio, já agora?
Os PRE, os PSL, os PSA? :roll:
Os cavalos de toureio são "bravos"? :roll:

A égua tem sim um cruzamento de sangues que pode resultar em cavalos mais espirituosos, mas cada cavalo é único. Lá porque não é "puro sangue" é menos égua? :roll:
sara__sfmr
Membro Veterano
Mensagens: 1425
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

quarta ago 10, 2011 9:04 pm

CavaleiraVNF Escreveu:
CatarinaR Escreveu:
teixeira001 Escreveu:Os puros sangues de toureio sao cavalos que tem mais vida!!!
Pois tenhem tendemcia a ser mais bravos!!!
Tanto de toureio como de outras modalidades. Os puros sangues têm muito temperamento, daí não serem para qualquer cavaleiro :wink:
Mas o que têm a ver uma égua ser agressiva no cio com o facto de ser ou não puro sangue? :roll:
Lá porque é cruzada é menos fêmea?
E se eu disser que há PSL agressivas, mais até do que cruzadas? E que por acaso tiveram um bom desbaste?
Vocês é cada uma... :roll:
Os cavalos naturalmente mais quentes (não agressivos) são os árabes, ou anglo-árabes por exemplo.

Mas nada tem haver com os cios das éguas. Cada égua reage da forma que quiser. LOOOOL
Não digam disparates.
Já vi éguas árabes a serem umas santas e éguas lusitanas a serem umas....enfim... nem digo. (em cio)

Têm que se agarrar mais aos livrinhos....está visto.

Cumps,.
Eis a questão..
sara__sfmr
Membro Veterano
Mensagens: 1425
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

quarta ago 10, 2011 9:09 pm

CavaleiraVNF Escreveu:Não me estava a referir a ti CatarinaR :wink:
Mas sim a isto:

"Se elas forem bem desbastadas e tratadas nao ficam agreçivas...
Nos por cá temos 12 cavalos e os machos sao todos inteiros e elas nunca foram agreçivas!! (nem tinham tempo)

A raça dos nossos e tudo puros sangues!!!"


e a isto:

"Os puros sangues de toureio sao cavalos que tem mais vida!!!
Pois tenhem tendemcia a ser mais bravos!!!"


E quais são os puro sangues de toureio, já agora?
Os PRE, os PSL, os PSA? :roll:
Os cavalos de toureio são "bravos"? :roll:

A égua tem sim um cruzamento de sangues que pode resultar em cavalos mais espirituosos, mas cada cavalo é único. Lá porque não é "puro sangue" é menos égua? :roll:
É nestas alturas que o botão "Gosto" do face dava jeito!
A realidade é mesmo essa... os cavalos de toureio são tão cavalos como os outros. Lido com eles diariamente.
Têm outro temperamento, verdade. São quentes, mas nunca agressivos.
Agora pergunto, o que é que tem a ver o cio das éguas com os cavalos de toureio ? Essa é que não entendi.
Falam das éguas de toureio ?
Eis a questão..
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

quarta ago 10, 2011 9:13 pm

Os cavalos de sangue quente são fogosos, espirituosos e precisam de um cavaleiro experiente porque são muito mais sensíveis e inteligentes.

Fogosidade não deve implicar agressividade

:wink:
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

quarta ago 10, 2011 9:15 pm

sara__sfmr Escreveu:
CavaleiraVNF Escreveu:Não me estava a referir a ti CatarinaR :wink:
Mas sim a isto:

"Se elas forem bem desbastadas e tratadas nao ficam agreçivas...
Nos por cá temos 12 cavalos e os machos sao todos inteiros e elas nunca foram agreçivas!! (nem tinham tempo)

A raça dos nossos e tudo puros sangues!!!"


e a isto:

"Os puros sangues de toureio sao cavalos que tem mais vida!!!
Pois tenhem tendemcia a ser mais bravos!!!"


E quais são os puro sangues de toureio, já agora?
Os PRE, os PSL, os PSA? :roll:
Os cavalos de toureio são "bravos"? :roll:

A égua tem sim um cruzamento de sangues que pode resultar em cavalos mais espirituosos, mas cada cavalo é único. Lá porque não é "puro sangue" é menos égua? :roll:
É nestas alturas que o botão "Gosto" do face dava jeito!
A realidade é mesmo essa... os cavalos de toureio são tão cavalos como os outros. Lido com eles diariamente.
Têm outro temperamento, verdade. São quentes, mas nunca agressivos.
Agora pergunto, o que é que tem a ver o cio das éguas com os cavalos de toureio ? Essa é que não entendi.
Falam das éguas de toureio ?
Pois, também não percebi o que "o c* tem a ver com as calças" :roll:
CatarinaR
Membro Veterano
Mensagens: 223
Registado: terça abr 12, 2011 2:52 pm

quarta ago 10, 2011 9:17 pm

Off topic: é que eu nem mais uma palavra vou dizer :lol:
CavaleiraVNF e sara__sfmr vocês são tão .. cultas :o
Vou pegar mazé nos livrinhos 8)
PS: continuem neste debate, mais eu aprendo :lol: :lol:
"Não vivas numa cidade onde não relinchem cavalos nem os cães ladrem" - Provérbio Indiano

" De todos os animais que existem para recreação da humanidade, o cavalo é o único capaz de provocar tal paixão que será absolutamente indomável."
sara__sfmr
Membro Veterano
Mensagens: 1425
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

quarta ago 10, 2011 9:18 pm

Lá está... tiraste-me as palavras dos dedos CavaleiraVNF.
Mas vou ficar à espera, se o teixeira001 queria dizer as éguas de toureio...?
Eis a questão..
sara__sfmr
Membro Veterano
Mensagens: 1425
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

quarta ago 10, 2011 9:26 pm

CatarinaR Escreveu:Off topic: é que eu nem mais uma palavra vou dizer :lol:
CavaleiraVNF e sara__sfmr vocês são tão .. cultas :o
Vou pegar mazé nos livrinhos 8)
PS: continuem neste debate, mais eu aprendo :lol: :lol:
Nem é uma questão de sermos cultas.
É já ter algum tempo de equitação.
Já ter lidado com qualquer tipo de cavalo (falando na minha parte).
Muitas horas a ler e a ver (também se aprende).
E... realmente... alguma experiência que nos dá as bases de qualquer explicação que possamos dar.
Eis a questão..
CatarinaR
Membro Veterano
Mensagens: 223
Registado: terça abr 12, 2011 2:52 pm

quarta ago 10, 2011 9:31 pm

Eu não lido assim com tantos cavalos, mas posso dizer que já montei um ou outro mesmo mauzinho :twisted:
Eu só costumo ler coisas sobre cavalos aqui e pesquiso também na internet, nada mais.
"Não vivas numa cidade onde não relinchem cavalos nem os cães ladrem" - Provérbio Indiano

" De todos os animais que existem para recreação da humanidade, o cavalo é o único capaz de provocar tal paixão que será absolutamente indomável."
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

quarta ago 10, 2011 9:32 pm

Se somos cultas é porque fazemos por isso :wink:
Porque a arte equestre não é só montar. Prefiro estar a ver outros montarem e aprender com os erros e vitórias deles, prefiro estar a ler livros sobre raças, doenças, maneio, prefiro ir falar com criadores, etc :wink:
Infelizmente muitos pensam que é subir lá para cima e já está, mas atenção, os verdadeiros mestres leram centenas de livros e artigos para se tornarem no que são hoje :wink:
CatarinaR
Membro Veterano
Mensagens: 223
Registado: terça abr 12, 2011 2:52 pm

quarta ago 10, 2011 9:40 pm

CavaleiraVNF Escreveu:Se somos cultas é porque fazemos por isso :wink:
Porque a arte equestre não é só montar. Prefiro estar a ver outros montarem e aprender com os erros e vitórias deles, prefiro estar a ler livros sobre raças, doenças, maneio, prefiro ir falar com criadores, etc :wink:
Infelizmente muitos pensam que é subir lá para cima e já está, mas atenção, os verdadeiros mestres leram centenas de livros e artigos para se tornarem no que são hoje :wink:
Estou 100% de acordo contigo.
E é isso que faço, depois da minha aula vou ver a aula de outras pessoas, sejam elas quem foram, melhores ou piores que eu. Já aprendi bastante á conta disso!
"Não vivas numa cidade onde não relinchem cavalos nem os cães ladrem" - Provérbio Indiano

" De todos os animais que existem para recreação da humanidade, o cavalo é o único capaz de provocar tal paixão que será absolutamente indomável."
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

quarta ago 10, 2011 9:47 pm

CatarinaR Escreveu:
CavaleiraVNF Escreveu:Se somos cultas é porque fazemos por isso :wink:
Porque a arte equestre não é só montar. Prefiro estar a ver outros montarem e aprender com os erros e vitórias deles, prefiro estar a ler livros sobre raças, doenças, maneio, prefiro ir falar com criadores, etc :wink:
Infelizmente muitos pensam que é subir lá para cima e já está, mas atenção, os verdadeiros mestres leram centenas de livros e artigos para se tornarem no que são hoje :wink:
Estou 100% de acordo contigo.
E é isso que faço, depois da minha aula vou ver a aula de outras pessoas, sejam elas quem foram, melhores ou piores que eu. Já aprendi bastante á conta disso!
E é assim que deve ser :wink:
Muita pesquisa (em livros, na net), qualquer dúvida na aula perguntar logo ao monitor sem medos nem vergonhas :wink:
CatarinaR
Membro Veterano
Mensagens: 223
Registado: terça abr 12, 2011 2:52 pm

quarta ago 10, 2011 9:51 pm

qualquer dúvida na aula perguntar logo ao monitor sem medos nem vergonhas
Claro, na aula e fora dela :wink:
Dúvidas na minha cabeça é que não pode mesmo ficar.

Eu livros não tenho muitos, alias só tenho um :evil: :(
"Não vivas numa cidade onde não relinchem cavalos nem os cães ladrem" - Provérbio Indiano

" De todos os animais que existem para recreação da humanidade, o cavalo é o único capaz de provocar tal paixão que será absolutamente indomável."
teixeira001
Membro
Mensagens: 133
Registado: domingo set 05, 2010 9:49 pm

terça ago 16, 2011 4:36 pm

Boas..

As raças que temos sao PSL, E PSA(Andaluz)que adquirimos agora!!!
Tenho curço de maneio e desbaste , pratico equitação de trabalho e estou a trabalhar no toureio!!!

O que estava a dizer e pesso desculpa pelo mal entendido era de serem mais fogosas!!!

Custumo dizer que tem mais alma!!!1 :wink:

João Teixeira
Responder

Voltar para “Cavalos”