Dúvidas na Alimentação de Hamster Siberiano

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado ago 06, 2011 9:01 am

Olá a todos!
Eu tenho uma dúvida em relação à alimentação da minha hamster siberiana. Eu dou-lhe como alimentação base aquela mistura para hamster siberiano ( aveia, sementes de girassol, alcachofra, sticks, etc. ) e como suplemento dou-lhe de vez em quando sticks para hamsters daqueles que se prendem nas grades da gaiola.
Agora a dúvida:
Eu posso dar-lhe tenébrios ? É que eu faço criação e dou-os às minhas tartarugas, às minhas aves e aos meus peixes, então pensei se podia também dar-lhos a ela.
Se sim, dou-lhos vivos ?

Obrigado desde já.
maryn
Membro Júnior
Registado: quinta ago 04, 2011 5:55 pm

segunda ago 08, 2011 1:49 pm

Do pouco que conheço de hamsters (tenho à menos de uma semana) e do que li, eles gostam de comida à base de sementes, fruta. Ou seja tudo o que a ração para hamsters tem. Não dê bichos para ele
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

segunda ago 08, 2011 2:31 pm

O Hamster pode comer tenébrios. De-lhe também fruta e alguns vegetais.
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

quarta ago 10, 2011 10:23 pm

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=73197

Quanto aos tenébrios, já existem rações que trazem mas secos.
Espero que o link ajude.*
ShiroeAmigos
Membro Veterano
Registado: domingo fev 12, 2012 8:25 pm

quarta fev 22, 2012 1:04 pm

Bem, sei que este tópico já é antigo, mas como a minha dúvida é sobre alimentação dos hams, aqui vai as minhas perguntinhas:

1º- Posso dar flocos de aveia e flocos de milho aos meus hamsters (como guloseima)?

2º- Se sim, alguém de sabe indicar uma loja (tipo PD, Conti, Model, etc..)?

3º- E leite em pó, pode-se dar? Sei que em relação ao leite há muita controvérsia, mas existem à venda suspiros de iogurte para hamsters (cujo ingrediente principal é leite em pó), e eu gostava de saber se se pode usar leite em pó.

Faço estas perguntas porque vi muitas receitas pelo youtube e blogs e quero ver se são seguras para os meus hams :)
Visitem o nosso blog, uma visão diferente sobre os hamsters: <a href="shiroeamigos.blogspot.com">Shiro e Amigos</a>
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quinta fev 23, 2012 10:00 am

O hamster é omnívoro, por isso a sua dieta deve conter todo o tipo de alimentos, desde sementes, cereais, vegetais, leite, e carne, cada um com uma percentagem de acordo com as necessidades desta espécie.

Sementes: a base alimentar do hamster. Cada tipo de semente tem propriedades diferentes, e portanto uns devem ser administrados em maior percentagem, e outros em menor percentagem, de acordo com as necessidades dos hamsters.

Cereais: Além de estarem presentes na maioria das rações (pelo menos deveria), também se pode dar arroz cozido, massa cozida, tostas...

Legumes, frutas ou ervas: são importantes, mas não em demasia! Administração dia-sim/dia-não destes componentes é o suficiente. É de anotar, que as quantidades a dar têm de ser reduzidas, dado o tamanho do hamster. Se forem grandes bocados, é possível que ele deixe restos, que acabarão por azedar, tornando-se prejudiciais. Deve-se servir apenas alimentos frescos e bem lavados.

Não se deve dar: citrinos (ex. laranja, limão); alface; ácidos (ex. ananás); cebola; batata crua; ruibarbo cru; feijão vermelho crú; folhas de batateira; folhas de rui barbo; folhas de tomateiro.

(Deve haver algures aqui no forum uma tabela dos alimentos que se podem dar, que coloquei a uns tempos)

Carne: é necessária como fonte de proteína e gordura, embora não tão importante como os itens anteriores.
Pode-se fornecer a carne através de insectos (grilos; gafanhotos, larvas de tenébrio, baratas…) papa de ovo ou insectívora ,ou mesmo carne cozida ( ex. frango/peru).
Outra opção é o peixe. Pescada, salmão, atum! São boas opções para garantir uma pele hidratada, e um pêlo bonito, brilhante e saudável! Pode, alternadamente, substituir a carne por ovo.

Rações humidas ou secas para gatos e cães também são uma boa solução e eles adoram, mas deve ser dado gradualmente aos hamsters que não estão habiuados. Eu dou principalmente às crias e às mães, todas as semanas, encho o comedouro e marcha tudo num instante :lol:
Não é necessário dar este tipo de alimentos mais do que uma vez por semana.

Leite: tem cálcio, que é importante para o desenvolvimento de uns dentes e ossos fortes! Eu prefiro dar derivados como iogurte natural (rico em próbioticos) ou queijo fresco (não requeijão, que é demasiado gorduroso), ao leite - os snacks próprios também se podem dar. O método de dosagem que utilizo, é o mesmo que o da carne, ou seja, no máximo 1 vez por semana.
Mais uma vez realço o facto de que este tipo de alimentos deve ser ministrado em quantidades muito reduzidas. Alem disso ter o cuidado de remover os alimentos se o hamster não mostrar interesse, ou se simplesmente não lhe apetecer mais, pois há o risco de azedar.
Não se podem comparar os snacks confecionados para hamsters ao nosso leite, porque o nível de lactose deve ser bastante inferior, já a pensar no hamster.

Isto é a conclusão que cheguei até hoje, dado as minhas pesquisas e a minha experiência. Acrescento ainda que a veterinária dos meus hamsters está a par da sua alimentação e concorda com ela em todos os aspectos.
Espero que ajude :)
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quinta fev 23, 2012 10:17 am

Cá está ela:
Imagem

Nitara eu sei que a pergunta não era sobre vegetais, mas como se começou a falar em todo o tipo de alimentação, aproveito para complementar tudo no mesmo.. Espero que não te importes. :|
ShiroeAmigos
Membro Veterano
Registado: domingo fev 12, 2012 8:25 pm

quinta fev 23, 2012 5:21 pm

Eih, muito obrigada pela resposta :D
Visitem o nosso blog, uma visão diferente sobre os hamsters: <a href="shiroeamigos.blogspot.com">Shiro e Amigos</a>
Responder

Voltar para “Exóticos”