Ainda o Alpha Dog

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça ago 09, 2011 6:52 am

Um livro da autoria de John Bradshaw, biologista fundador do departamento de antrozoologia da univerdidade de Bristol, vem adicionar mais debate ao tema das relações entre cão e pessoa.

Este livro põe em causa os métodos de treino tipo alfa dog.
Wolf packs are supposedly despotic hierarchies dominated by alpha wolves. Dogs are believed to behave in the same way in their dealings with humans. Thus training a dog effectively becomes a contest for dominance in which there can be only one winner. To achieve this the trainer must use a variety of punishment techniques to gain the dog’s submission to his mastery...Mr Bradshaw argues that the theory behind this approach is based on bad and outdated science.
O livro - que se baseia em investigações científicas,por vezes aborrecidas - procura desenvolver o tema da especificidade da relação humanos/cães.
De certa forma, confirma aquilo que, intuitivamente, já sabíamos
Domestication has been a long and complex process,” Mr Bradshaw writes. “Every dog alive today is a product of this transition. What was once another one of the wild social canids, the grey wolf, has been altered radically, to the point that it has become its own unique animal.
Quem estiver interessado,consulte este artigo

http://www.economist.com/node/21525353
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
GallaeciaB
Membro
Registado: segunda jul 11, 2011 12:07 pm

quarta ago 10, 2011 12:20 am

obrigada pela partilha aisd. :)

a manipulação do discurso é uma arte maravilhosa ( pequeno aparte )

Enquanto que a primeira citação nos remete para um cenário de hierarquia despótica, cruel... um jogo de domínio alcançado somente pela força.
Ressalvando logo em seguida, que esta forma de exercer liderança é arcaica. Passando também subliminarmente a ideia de: arcaica AKA ineficaz....

A segunda citação por seu turno, revela-nos o cão como algo totalmente novo, dispar e destacado dos seus ancestrais.
Como tal, também subliminarmente... sem necessidade de hierarquia ou liderança quiçá.
Algo/alguém a ser tratado de igual para igual... alguem a ser conquistado ao invés de dobrado.

É só um Lámiré (porque ainda vou aprofundar mais sobre o autor), mas parecem-me puros extremismos estéreis. Como todos os extremismos são!

Discordo veementemente do uso exclusivo da força para liderar, mas não nego o uso e utilidade da mesma ( moderamente claro está) em situações estratégicas e momentos vitais do treino... e até da convivência diária.
A palmada certa no momento correcto, evita muitos dissabores no futuro.
O carinho justo no momento exacto, constroí um animal equilibrado.

O tema não prima pela originalidade mas é sempre interessante, se o debate for partilha e não imposição de metodologias.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta ago 10, 2011 8:47 pm

Não me parece que este autor esteja de nenhum lado.
É contra o considerar os cães como lobos domesticados, mas penso que, hoje em dia, ninguém é desta opinião...enfim, acho eu.

Nem estou de acordo com tudo o que ele diz.
Quando afirma que o cão não é capaz de sentir ciúmes, pex., não concordo.

Se sou alguma coisa, sou partidária do método holístico que parte do pressuposto que o cão é um ser que sente física e emocionalmente, tal como nós.
Que cada cão é um ser único e complexo, que deve ser tratado como tal, tendo em atenção a sua especificidade.

A nossa relação com o cão é, a meu ver, uma relação de amor.
Sendo uma relação de amor, interessa-me que o meu cão seja feliz.

A minha cadela, pex, gosta de ser independente.
É, pois, teimosa.
É reservada, anda cá por casa mas nem se dá por ela.
Festas com conta e medida.
Gosta de exercício, mas eu não...

Mas vejo-a como um ser completo, com boas e más coisas.
Não como um objecto a treinar, a exibir, a mostrar.

O meu único interesse neste fórum e nestas discussões é melhorar o meu conhecimento dela, das suas necessidades e caracteristícas.

Este autor ajuda, com uma visão própria da origem e evolução canina, suportada em investigação e análise científica e não em empirismos.

Mas toda a informação deve ser lida com algum espiríto critico.
Para quem se interesse em saber mais e em ler outros pontos de vista.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
laracunha
Membro
Registado: segunda nov 22, 2010 6:54 pm

quarta ago 10, 2011 9:24 pm

Na Cães e Companhia deste mês saiu um artigo sobre o conceito da dominância. É uma tradução de 1 artigo do David Ryan.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta ago 10, 2011 10:14 pm

laracunha Escreveu:Na Cães e Companhia deste mês saiu um artigo sobre o conceito da dominância. É uma tradução de 1 artigo do David Ryan.
Belo exemplo.... vejamos:
If a dog shows signs of aggression towards me, what should I do?

Firstly, discontinue whatever it is you are doing. Aggression is the dog’s way of warning you to stop.

Secondly stand still. Movement towards an aggressive dog may be interpreted as a threat, and movement away may make the dog bold enough to bite. Stand still and take stock of what is happening. If the aggression stops, think about what caused it and avoid doing the same thing again. If it is your own dog and you are stuck in the situation, try to distract them with something positive, such as picking up their lead, or asking them to sit for a treat. If it continues, or if it is a strange dog, see FAQ What should I do if a dog attacks me?

If this is your dog, you probably need professional help because you have not been able to prevent this happening, so you are unlikely to be able to improve it. You may well be too close to the problem to take a detached view. (See FAQ Where to go for help)

http://www.dog-secrets.co.uk/canine-agg ... questions/
Tradução livre para quem tiver mais dificuldade no Inglês, ou para quem ficar tão estupefacto como eu ao ler estes conselhos que necessite de uma tradução 8) :
Se o cão demonstrar agressividade para comigo o que é que deverei fazer?

Primeiro páre o que quer que seja que está a fazer. A agressão é o modo que o cão tem para o pandar parar.
Depois mantenha-se quieto. O movimento em direcção a um cão agressivo pode ser interpretado como uma ameaça, e o movimento de afastamento pode incentivar o cão para morder. Fique parado e faça um balanço do que está acontecendo. Se a agressão parar, pense sobre o que a causou e evite fazer a mesma coisa de novo. Se é o seu próprio cão e você está “preso” na situação, tentam distraí-lo com algo positivo, como pegar a sua trela, ou pedindo-lhe para se sentar para merecer um biscoito. Se continuar,ou se é um cão estranho, ver FAQ O que devo fazer se um cão me atacar?
Estas m**** destas teorias são como as teorias das criancinhas traumatizadas :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
GallaeciaB
Membro

quarta ago 10, 2011 10:39 pm

e estas coisas são publicadas em revistas que o zé povinho* adora ler... e depois é a receita para o desastre 8)
porque se esta escrito é verdade! se dá na tv é verdade! as pessoas levam ao pé da letra!

p.s: * sem sentido pejorativo... mera força de expressão.
GallaeciaB
Membro

quarta ago 10, 2011 10:42 pm

aisd Escreveu:Não me parece que este autor esteja de nenhum lado.
É contra o considerar os cães como lobos domesticados, mas penso que, hoje em dia, ninguém é desta opinião...enfim, acho eu.

Se sou alguma coisa, sou partidária do método holístico que parte do pressuposto que o cão é um ser que sente física e emocionalmente, tal como nós.
Que cada cão é um ser único e complexo, que deve ser tratado como tal, tendo em atenção a sua especificidade.

É, pois, teimosa.

Mas vejo-a como um ser completo, com boas e más coisas.Não como um objecto a treinar, a exibir, a mostrar.

O meu único interesse neste fórum e nestas discussões é melhorar o meu conhecimento dela, das suas necessidades e caracteristícas.

Este autor ajuda, com uma visão própria da origem e evolução canina, suportada em investigação e análise científica e não em empirismos.

:)
MarkTwain
Membro
Registado: terça jul 12, 2011 9:04 pm

quarta ago 10, 2011 11:46 pm

Cursos por correspondência..bahhh 8)
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

quarta ago 10, 2011 11:57 pm

aisd Escreveu:Não me parece que este autor esteja de nenhum lado.

É, pois, teimosa.

Mas vejo-a como um ser completo, com boas e más coisas.
Não como um objecto a treinar, a exibir, a mostrar.

concordo
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta ago 10, 2011 11:58 pm

MarkTwain Escreveu:Cursos por correspondência..bahhh 8)
Double BAHH :lol:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Responder

Voltar para “Cães”