Comportamento canino... Socorro!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
delazzarigomes
Registado: segunda jan 05, 2004 4:11 am

segunda jan 05, 2004 4:29 am

:( Amigos,
não sei se poderão me ajudar. Gostaria de obter esclarecimento sobre o comportamento de meu cachorro. Sou "marinheira de primeira viagem"em matéria de criação de cães. Há quase dois anos, depois da perda de um irmão (doente mental, mas mto querido por mim e por toda a família), ganhei de uma prima um cocker spaniel inglês, filhotinho, de apenas 40 dias. Ele fará dois anos no próximo dia 18. Foi o meu remédio para depressão. O melhor presente que já ganhei em toda a minha vida. É um doce! Amável, companheiro, brincalhão e lindo! É dourado e chama-se Nicolau. No último final de semana, ele me fez passar por um constrangimento tão grande, que cheguei a me sentir mal fisicamente. Minha irmã mais nova tem um namorado carioca. Somos mineiras. Ele
veio passar o Ano Novo em nossa casa e a irmã dele chegou no dia 2/1/03, para passar uns dias de férias. Ela conhecia Nicolau por fotos e estava apaixonada por ele. Trouxe presente (bolinha, ossinho...) e ficou mto ansiosa para fazer amizade com ele. No dia em que ela chegou, na sexta-feira, ele ficou um pouco arredio, mas adorou os presentes. No sábado depois do almoço, estávamos todos na sala de televisão, quando ela foi tentar passar a mão em sua cabeça. Ele rosnou e arranhou a mão dela. Não sei se foi com a unha ou com os dentes. Na hora, ficamos todos mto nervosos e acabei dando dois tapas em seu focinho e dizendo que ele não podia fazer aquilo. E o coloquei de castigo por umas duas
horas. Ele obedece. Já sabe o lugar de ficar de castigo. Só que a moça ficou mto nervosa e retornou ao RJ ontem, domingo, pela manhã. Ou seja, ela ia ficar dez dias e ficou dois. Estou numa situação mto complicada com minha irmã, que teima em dizer que não o educo direito. Como educá-lo para estas situações? Ou o comportamento dele foi normal. Por favor, se possível, me respondam ou me indiquem alguma leitura para que eu possa lidar melhor com ele e com minha família. Sou tão apaixonada por ele, que sou capaz de ir morar sozinha com ele
em outro lugar. Mas estou preocupada com seu comportamento. Ele nunca fez isto. Obrigada. Serei uma má criadora?
Janice Maria De-Lazzari Gomes/Ponte Nova - MG :oops:
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jan 05, 2004 9:10 am

Olá,
As circunstâncias de sua historia dizem muito pouco. O que estava o cachorro a fazer quando a moça lhe passou a mão? Como ela passou a mão? Se não é habitual ele fazer isso a ninguém, à priori, não me parece que seja um problema comportamental do animal. Talvez fossem as circunstãncias que o fizeram reagir assim. Um susto, defender um objecto ou mesmo uma má disposição ( os cães são como nós no aspecto de nem sempre estarem com disposição para brincadeiras ou festas!)...tudo pode ter sido causa do que me parece ter sido uma reacção meramente casuística e circunstancial ( uma vez que diz que ele não costuma fazer isto).

Abraços
Paulo C.
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

segunda jan 05, 2004 12:21 pm

Ola Janice,

Eu tambem tenho um cocker dourado.
Sao caes amorosos, mas que tem de aprender o seu lugar na matilha. De cada vez que ha uma alteracao na matilha (por exemplo voce recebe visitas), o cao vai reagir e vai tentar demostrar aos "intrusos" qual e o lugar deles na matilha e do proprio cao.

Para nos, humanos, e muito dificil ver o que o cao esta a fazer porque a nossa tentacao e "humanizar" o cao. Assim, quando um cao salta para cima das visitas esta a demonstrar dominancia sobre as visitas. Tambem um cao que traz a sua comida para comer em frente das visitas esta a demonstrar dominancia, dado que o lider de matilha e sempre o primeiro a tomar alimento ;). E ha tantos mais "sinais" assim, que sao mal interpretados por nos, que pensamos que o cao esta a brincar... :lol:

Repare que ao colocar a mao sobre a cabeca de um cao, esta a tomar uma atitude que para o cao demostra muita dominancia. E sempre melhor mostrar primeiro a mao ao cao e depois afaga-lo levemente na zona do peito. Quando fazemos isso devemos olhar para o cao com atencao (mas nunca olhos nos olhos, porque pode ser sentido como ameaca). Se o cao esta esta descontraido e tem o "olho comprido", pode afagar-lhe a cabeca, o lombo e talvez mesmo a barriga. Se se mostra nervoso e vira as costas e melhor cortar o contacto visual.

Eu no seu lugar tentaria aprender mais sobre o comportamento canino e sobre a "linguagem" dos caes. Aprenda a conhecer o seu cao como membro da raca canina ;). Quando o "conhecer" melhor podera ensina-lo com mais firmeza a nao reagir a estranhos, sem que o cao se torne desconfiado ou violento. Pela sua historia, o que eu acho aconteceu foi que a visita o tera agarrado ou inconscientemente tratado de forma muito dominante de tal forma que o cao sentiu necessidade de corrigir.
delazzarigomes
Registado: segunda jan 05, 2004 4:11 am

terça jan 06, 2004 2:45 am

Oi, gente!
Obrigada pelos esclarecimentos que me deram. :D Clarearam um pouco minhas dúvidas. Queria dizer que o fato ocorrido é um pouco confuso para mim, porque, na hora que aconteceu, eu estava em frente ao micro e falando ao telefone com uma amiga, ensinando-a a executar uma tarefa na internet, minha irmã e o namorado estavam deitados num colchão no chão e a cunhada dela deitada no sofá, pertinho dos dois. Vi que Nicolau pulou na barriga do Artur (os dois se adoram!) e depois só vi a moça se levantando com cara de choro e a mão estendida (já arranhada). Minha irmã disse que foi tudo mto rápido, que a cunhada foi afagar a cabeça do Nic e ele reagiu rosnando. Ninguém sabe se arranhou com o dente ou com a unha. Mas, de qualquer forma, acho que ele não estava mesmo agradando da presença dela. Foi a primeira vez que veio aqui em casa. Ele ainda não estava familiarizado com ela. Acredito ainda que ele se sentiu ameaçado, invadido, com a atitude dela ao tentar afagá-lo. Ele queria brincar com Artur e não com ela. Só que ela não pensou nisto tbém, acredito. De qualquer forma, já aconteceu e não se tem como voltar atrás. Ela tomou medo do Nicolau e se trancou no quarto até o outro dia, qdo foi embora. Acho que exagerou tbém. Foi mal-educada, pois sabia que aqui em casa temos cão. Me senti uma péssima anfitriã, confesso. Mas, fazer o quê?
De qualquer forma, foram ótimas as contribuições de todos.
Vi a foto do Oscar (ou Nanico). Ele é parecidíssimo com Nicolau. Lindo, lindo, lindo!... Quem não se apaixona por um bichinho fofo destes, não? Brevemente estarei colocando fotos do Nic no álbum e todos verão se não tenho razão quando falo que é o melhor presente que já ganhei em toda a minha vida. Um grande abraço a todos. Espero continuar nos contactando para trocarmos experiências caninas. Um feliz 2004 a todos! Janice - MG - Brasil
salsichada
Membro
Registado: sábado mai 10, 2003 5:27 pm

terça jan 06, 2004 10:11 am

loxgfg
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

terça jan 06, 2004 10:21 am

O meu cão anterior era um cocker e tambem não gostava muito de visitas nem aturava festinhas de pessoas que não conhecia bem, embora nunca mordiu ninguem, mas não se deixava tocar.
Tambem acho que a cunhada da sua irmã é um bocadinho malcriada 8)

Alicia
salsichada
Membro

terça jan 06, 2004 10:25 am

loxgfg
salsichada
Membro

terça jan 06, 2004 10:26 am

loxgfg
Responder