Não sei se me revolte ou deixe andar!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

terça jan 06, 2004 9:11 am

Caros foristas,
criei este tópico porque preciso da vossa opinião.
Tive durante a minha vida 3 gatos mas admito que a minha experiência não é muita e conto convosco para me tirar esta dúvida.
O que se passa é que desde que mudei de casa deparei-me com uns vizinhos que tinham um gato/a preso com uma corda a uma torneira nas traseiras da casa.
Nessa altura o/a gato/a estava com o cio e miava desenfreadamente o que me chamou a atenção, pelo que, sempre que ia regar a relva chamava pelo bichano/a. Entendi nessa altura que ele/a estava preso/a porque estava com o cio e podia fugir e aceitei bem a situação. Como todos os dias ia regar a relva e metia-me com o bichano os donos vedaram o muro por forma a eu não ver o gato/a.
Passou essa fase e passou bastante tempo sem eu ver ou ouvir o peludinho (siamês) e até me passou pela cabeça que por causa da minha atitude a dona teria se livrado dele e fiquei com a consciência pesada.
Qual não foi a minha alegria quando estes dias ao passear o meu canito avistei o gatosque, mas a alegria passou a tristeza quando o vi, novamente, preso a uma corda com um ar tão infeliz :( ...
O que pensam disto?

Agradeço desde já as respostas ;)

Um bom dia para todos!
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

terça jan 06, 2004 9:38 am

Eu estou parva com a história.
Gato amarrado com uma corda?
Desgraçado.Porque é que essa gente tem animais?
Não entendo!!!
Eu por vezes sou um bocadinho rebelde, mas porque é que não se corta a corda?..... Se calhar é má ideia, depois o que é que se fazia com o gatinho? Uma hipotese era ficar com ele, mas e depois os donos? e também não me parece que um gatinho fique bem na rua ao deus dará
Ou então fazer queixa à protectora
Sinceramente, é uma situação tão estranha e mesquinha que nem tenho palavras.
Mas que dá muita raiva , dá
carlapinheiro
Membro Veterano
Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am

terça jan 06, 2004 9:49 am

Olá angie_bcl,

Realmente está numa situação complicada e acredito que não se sinta bem ao assistir a essa cena, de braços cruzados.

Acho que já aqui foi debatido um caso idêntico... (por favor, se alguém se lembrar do nome do tópico, diga) :lol: :lol:

Não sei se conhece os seus vizinhos e se valeria a pena tentar falar com eles. Até se pode dar o caso de serem idosos, ou "ignorantes" o suficiente para não saber o que é uma castração... ;) ;)

Em última instância, transcrevo aqui o texto presente no verso do cartão de sócia da Associação Zoófila Portuguesa:

" Os Sócios solicitarão dos Agentes da Autoridade a sua intervenção para corrigir e punir os maus tratos praticados sobre animais, ao abrigo das disposições legais vigentes, Regulamento Geral de Saúde e Pecuária, Dec. de 7 de Fev. 1889, Dec. Leis 5650 e 16637, respectivamente de 10 de Maio, 12 de Junho de 1919 e 16 de Março de 1929. A denúncia deverá fazer-se a qualquer Agente da Autoridade (especialmente Polícia ou GNR), a quem compete levantar os respectivos autos de notíci e fazer a sua remessa ao poder judicial.

Procure informar-se, junto de uma das várias instituições de Defesa dos Direitos do Animal, mas não se esqueça que corre sempre o risco de os seus vizinhos se "vingarem" no animal...

Bolas, tanta crueldade, logo de manhã :cry: :cry:
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça jan 06, 2004 10:03 am

Olá

Estas situações revoltam-me imenso. Para que é que essa gente quer um gato??? Para ter preso?

Será que consegue conversar com os seus vizinhos? Eu tentava primeiro ter uma conversa com eles para tentar que a situação mudasse. Pode até ser que eles estejam dispostos a dar o gato.
Se assim não for acho que é de apresentar queixa, tentando sempre salvaguardar para que nada aconteça ao animal...

Beijokas
kathleen
angie_bcl
Membro Veterano

terça jan 06, 2004 10:08 am

Realmente é cruel!
Agradeço as vossas respostas e a vossa solidariedade com a minha revolta.
Realmente carlapinheiro, já me passou pela cabeça denunciar a situação à ADDA, mas não consegui enquadrar a situação em nenhuma norma enquanto violação dos direitos do animal a não ser atentar contra a liberdade intrínseca da natureza do animal que é por natureza um animal que não deve estar preso, contudo, enquanto estava com o cio "acho" que os donos podiam manter o animal preso :o
Em relação a falar com eles carlapinheiro, apesar de não serem idosos e não me parecerm "ignorantes" ao ponto de não saber o que é a castração, não sei se iriam ouvir a minha opinião até porque, como disse no primeiro post, a reacção deles ao facto de eu ter notado o peludo e ter "comunicado" com ele sempre que ia regar a relva foi vedar o muro :evil:
Brum, eu cheguei a pensar em ir pedir para ficar com o gatinho mas não sei se seriam sensiveis aos meus argumentos porque lá no fundo eles podem pensar que só estão a prender o bichano para o bem dele.
Qualquer dia vou-me encher de coragem e tomar uma atitude mas queria estar apoiada pela lei. Se encontrarem alguma norma que proiba o tratamento que o animal está a sofrer digam-me por favor.

Um bom dia para todos!
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

terça jan 06, 2004 10:13 am

Bom dia

Este historia faz-me lembrar uma situação identica que se passa na minha zona (Charneca da Caparica). Um fulano tem um gato tb Siamês acorrentado a uma casota de cão.
Já o "roubei" uma vez mas tive que o soltar na minha rua (onde varios gatos andam e vão comer lá a casa) pq depois de solto virou uma fera lá em casa . Qual não foi o meu espanto qdo dias mais tarde o vi novamente acorrentado à casota de cão.

Alguém sugere alguma solução?????

Grata pela atenção

Sandra Albuquerque
angie_bcl
Membro Veterano

terça jan 06, 2004 11:24 am

Olá Siioux!
Realmente existem pessoas "estupidas" por toda a parte!
Eu nunca pude fazer como o(a) Siioux :roll: "roubar" o bichano; porque o quintal é desnivelado e fica numa ribanceira pelo que agora (desde a vedação) só o consigo ver da rua de cima. E também não ponho de parte que o peludo se transforme em fera quando solto, mas dúvido porque naquela casa existe uma criança e suponho que tenha sido uma prenda para a menina.
Aguardo uma resposta para ambos!

Um bom dia para todos!
carlapinheiro
Membro Veterano
Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am

terça jan 06, 2004 11:34 am

Era esta a situação de que eu me lembrava. Foi colocada no fórum em Março do ano passado.
Espero que a ajude a decidir alguma coisa ;) ;)

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... highlight=
angie_bcl
Membro Veterano

terça jan 06, 2004 12:22 pm

Obrigado carlapinheiro!
Dei uma espreitadela ao tópico e custa-me acreditar que estas situações não sejam tão raras como pensei inicialmente.
Já enviei uma pm ao forista miadores para saber se conseguiu fazer alguma coisa pelo peludinho.
Os posts apontam as soluções que aqui também são referidos mas nenhuma dela é definitiva e determinante.
Continuo à espera de uma solução :cry:

Um bom dia para todos!
Bugita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 21, 2003 2:25 pm

quinta jan 08, 2004 2:38 pm

Olá angie_bcl,

Então como está a situação do gatinho dos seus vizinhos ?

Ah, já agora chegou a contactar com a Miadores por causa da situação dela? é que fiquei curiosa, também não consegui saber como acabou a história (se é que acabou)

Beijinhos, Sue
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quinta jan 08, 2004 3:24 pm

Olá a todos

A história que vou contar não se passou com um gato, mas sim com o cão dos meus vizinhos.

Eles eram chineses e nunca gostaram de animais e um dia ofereceram-lhes um cão cruzado de pastor alemão com chow-chow. O cão era muito bonito mas eles não gostavam de animais e para não fazerem a desfeita às pessoas que lhe tinham oferecido, resolveram ficar com ele.
Compraram uma casota e colocaram-na ao fundo do quintal junto ao muro que veda a casa. O cão todos os dias desde que para lá foi que estava preso com uma corrente ao chão, uns míseros 2 metros, se tanto e para não se chatearem com o cão, empurravam-no para dentro da casota, através de ameaças com paus e TAPAVAM A ENTRADA DE CASOTA COM TÁBUAS TODO O DIA ATÉ À NOITE, SEM COMER E SEM BEBER :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: .
Eu por duas vezes ainda fui, pela parte de fora da casa, com um pau e empurrava as tábuas que tapavam a casota para o chão e era vê-lo todo contente a correr pelo quintal sem parar.... mas quando chegavam os donos à noite e viam que ele tinha-se conseguido esgueirar, davam-lhe pauladas com uma vassoura até ele se enfiar na casota outra vez.... isto é muito triste e eu naquela altura não fiz nada, porque o meu pai não deixou. Dizia que nós nada tinhamos a ver com os outros e que não queria mau ambiente com os vizinhos. Isto já aconteceu à 10 anos atrás, porque se fosse hoje, ai ai, isto não tinha chegado onde chegou :x :x

Eles mudaram de casa e nunca mais soube nada deles, nem sei o que aconteceu ao cão. Só sei que quando se foram embora, deixaram a casota:roll: :roll:

Isto não tem nada a ver com gatos, mas o conteudo da história é basicamente o mesmo... há muita gente malvada pelo mundo fora :evil: :evil: :evil:
angie_bcl
Membro Veterano

quinta jan 08, 2004 3:48 pm

Olá a todos!

Bugita o gatinho está na mesma. Coitadito tenho tanta peninha dele mas ainda não me sinto capaz de ir chamar os meus vizinhos à razão porque ainda não consegui encontrar suporte na lei. Continuo a aguardar e a desesperar.
Entretanto contactei a forista Miadores mas ainda não tive resposta.

Tchinho realmente é como diz "ainda há gente muito malvada no mundo" :evil:
A história que conta é terrivel também, coitadinhos dos animais que não têm sorte e vão parar às mãos de pessoas como os nossos vizinhos.
:cry:

Acredito que só não fez nada porque não podia, realmente é frustante ver que o convivio social nos obriga a ter certos comportamentos educados com quem não tem educação nenhuma :x

Obrigado por existirem!

Um bom dia para todos!
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

quinta jan 08, 2004 4:19 pm

Eu sei que há uma lei relativa à longura da corrente. Existe um comprimento estabelecido por Lei. Pode-se tentar "pegar" por aí...
Sinceramente não sei em que Portaria ou DL, essa info. vem, mas ajuda em várias situações, podendo-se mesmo avançar para processo crime.

cpts
beta
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jan 08, 2004 5:35 pm

Um gato não é um cão. Para prender um gato de forma a que este não fuja na altura do cio não é necessário atar-lhe uma corda ao pescoço. Basta fechá-lo numa divisão da casa ou manter as janelas fechadas, ou esterilizar/castrar o animal.
Manter um gato preso pelo pescoço com uma corda é um atentado aos direitos dos animais e extremamente perigoso visto que o gato pode morrer asfixiado.
No seu lugar eu ia falar com eles. O meu Thoth, o primogénito, estava numa casa a ser maltratado e eu fui lá bater á porta e pedir para me darem o gato. E não eram meus vizinhos. A verdade é que me insultaram de tudo, mas quando voltei acompanhada de uma policia entregaram-me o gato sem pestagenar.
Se eles não se mostrarem compreensivos, vá á policia e faça uma queixa. Peça uma cópia e fale com a Liga. Se tiver hipóteses de tirar de lá o gato tire. É siames dá-se bem. Desculpem, mas quem trata assim um gato (ou qualquer animal) não merece o minimo de consideração.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
DoLL
Membro Veterano
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

quinta jan 08, 2004 5:45 pm

nem mais nynf :? quem trata assim um animal nao merece qualquer consideraçao.!
faça queixa,mas antes de lhes uma palavrinha senao quiserem ouvi la ou tirar de la o animal...fala queixa n pense 2vezes!
Responder

Voltar para “Gatos”