Caça ao Melro - Estou chocado
Moderador: mcerqueira
alvespaula Escreveu:Público Online:
Governo retira melro da lista de espécies cinegéticas
10.08.2011
Lusa, Helena Geraldes
O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, anunciou que retirou o melro da lista de espécies cinegéticas, revogando a portaria que permitia caçar esta ave.
De acordo com a Portaria n.º 147/2011, publicada em Abril em Diário da República, o melro poderia ser legalmente abatido durante as próximas três épocas de caça, por perÃodos marcados no calendário venatório entre 1 de Novembro e 20 de Fevereiro.
Uma decisão com a qual Daniel Campelo, novo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, não concordou, pelo que mandou proferir um despacho que retira o melro da lista de espécies cinegéticas. “O melro nem sequer é uma questão para os caçadores que não fazem questão de o caçar. Acho que não fazia sentido manter esta ave na lista de espécies a caçar�, salientou ontem Daniel Campelo aos jornalistas, à margem de uma visita ao Parque Natural do Douro Internacional e citado pela agência Lusa. O governante acrescentou que quem fez a proposta pensou apenas “num lado do problema�.
A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (Spea) contestou a possibilidade de caça ao melro e no inÃcio de Julho reuniu as suas razões numa carta que enviou à ministra com a pasta do Ambiente, Assunção Cristas.
A Federação Portuguesa da Caça (Fencaça) considerou que a permissão de caça a esta ave interessava mais aos agricultores do que aos caçadores, já que o aumento da população de melros em Portugal estará a causar estragos sobretudo ao nÃvel de culturas como morangos, cerejas ou uvas. Jacinto Amaro, presidente da federação – que representa cem mil caçadores - disse recentemente ao PÚBLICO que “os caçadores não pediram a caça ao melro, é uma espécie que não tem aptidão nenhuma para nós. Não nos faz diferençaâ€�.
A Spea considera mesmo que o melro (Turdus merula) poderia ser considerado a Ave Nacional que Portugal ainda não tem – por causa da sua presença em todo o território e proximidade à s pessoas – é “uma das espécies de aves mais enraizadas na cultura popular e afectiva dos portugueses, à semelhança da cegonha, do cuco ou das andorinhasâ€�. Além disso, “não existem quaisquer estudos que mostrem que o melro causa dano em culturas agrÃcolas e que esses danos resultam em prejuÃzos para os agricultoresâ€�. Esta é uma espécie com populações estáveis ou com um aumento moderado e não é uma praga agrÃcola, salienta.
Errare humanum est.
Corrigiram? Óptimo!
Aleluia alguém corrigiu mais uma bestialidade do antigo Governo 

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
						"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Mesmo que n corrigissem nenhum caçador ia gastar chumbo com melros para alem de tal crueldade para eles era gastar para nd pq n iam comer  

O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
						- 
				Chamarrita
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Um caçador a sério não, mas todos os outros que se armam de boina da tropa e espingarda e atiram em tudo o que mexe eram capazes de achar graça.

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
						Esses e os putos de fisga na maoChamarrita Escreveu:Um caçador a sério não, mas todos os outros que se armam de boina da tropa e espingarda e atiram em tudo o que mexe eram capazes de achar graça.

O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
						- 
				Praziquantel
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm
Esses matam sem se peocupar com a lei... o que preocupava era os caçadores..melhor dizendo, os caçarretas.Rikass Escreveu:Esses e os putos de fisga na maoChamarrita Escreveu:Um caçador a sério não, mas todos os outros que se armam de boina da tropa e espingarda e atiram em tudo o que mexe eram capazes de achar graça.
eu ja fui puto de fisga e? e agora mesmo com pressão de ar, nao atiro a tudo que mexa, alias so atiro ao que como e normalmente são só aos pombos que são os unicos que nao consigo apanhar lá em casaRikass Escreveu:Esses e os putos de fisga na maoChamarrita Escreveu:Um caçador a sério não, mas todos os outros que se armam de boina da tropa e espingarda e atiram em tudo o que mexe eram capazes de achar graça.
<a href="http://www.exoticos.org/forum/">http:// ... nbsp;  forum de artropodes
						Os meus parabéns. É mesmo motivo de orgulho andar de fisga e chumbinhos a matar pombos e outros acepipes para o jantar. Um verdadeiro heroi. Um Hércules. Não sabe escrever, mas uma fisga não se faz de palavras e um destemido caçador de pombos também não.

<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
						<p> </p>
<p> </p>
ás 11 no farol

<a href="http://www.exoticos.org/forum/">http:// ... nbsp;  forum de artropodes
						Aqui ninguem esta a referir que é um motivo de orgulho.Clouseau Escreveu:Os meus parabéns. É mesmo motivo de orgulho andar de fisga e chumbinhos a matar pombos e outros acepipes para o jantar. Um verdadeiro heroi. Um Hércules. Não sabe escrever, mas uma fisga não se faz de palavras e um destemido caçador de pombos também não.
Mas já agora...você não come? Ou faz parte daquele grupo que odeia a matança de animais para prazer humano mas depois vai ao talho buscar um belo bifinho?!
Deaadman Escreveu:eu ja fui puto de fisga e? e agora mesmo com pressão de ar, nao atiro a tudo que mexa, alias so atiro ao que como e normalmente são só aos pombos que são os unicos que nao consigo apanhar lá em casaRikass Escreveu:Esses e os putos de fisga na maoChamarrita Escreveu:Um caçador a sério não, mas todos os outros que se armam de boina da tropa e espingarda e atiram em tudo o que mexe eram capazes de achar graça.
 dead vais dizer isso num topico de direiros dos animais
 dead vais dizer isso num topico de direiros dos animais   Mas pronto eu tambm ja fui puto e n andava de fisga na mao pq sempre adorei animais eu nem uma formiga matava so para teres a noção do quao maluquinho eu era e sou
 Mas pronto eu tambm ja fui puto e n andava de fisga na mao pq sempre adorei animais eu nem uma formiga matava so para teres a noção do quao maluquinho eu era e sou   Mas pronto tu ainda matas pombo para comer mas estamos a falar de matar por prazer
 Mas pronto tu ainda matas pombo para comer mas estamos a falar de matar por prazerO que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...