Não, está enganada !Só se está a esquecer de um PEQUENO PORMENOR: é que a sua liberdade TERMINA onde começa a do animal... (o desgraçado do animal que lhe caia nas mãos tb não lho admitiria, nem de longe nem de perto, SE PUDESSE)
O cão é meu ! Eu tomo as decisões por ele. Decisões essas, que a meu ver, são beneficas para o animal. Quem escolhe a ração dele sou eu, quem escolhe como, quando e onde é que ele vai à rua sou eu, quem escolhe quando o cão. O cão, apenas tem que se submeter, nada mais !
(até tem piada, esse argumento das razões territoriais, para aqueles que afirmam que castrar o cão, nao altera em nada o comportamento)Só leu que a castração evita os comportamentos territoriais pq só esses lhe interessam, não é??
Pq não leu aquela parte que diz que evita ninhadas (dezenas, centenas, milhares de animais nas ruas ao frio, à fome e ao abandono) e previne doenças que se transmitem pela dentada e que se desenvolvem nos orgãos reprodutores????
Não, li o seu post todo, apenas nem me dei ao trabalho de responder à parte das doenças, porque já foi debatido aqui n vezes. Mas se tanto insiste, bora lá ....
Evita ninhadas ? Cada vez fico mais parva com este povo ... evita ninhadas, é verdade, mas vamos a ver uma coisa.
Não é suposto o dono ter o cão sobre controle ? Dentro da sua casa ? Se o cão está dentro de casa, sobre controle como pode existir perigo de ninhadas ?
Bom, agora se o dono é irresponsavel e não tem nenhum controle sobre o seu cão, aí, a historia é outra ...
A ver as coisas desses ponto, se cortarmos as patas ao cão, tambem, reduzimos imenso o risco de atropelamento, não é minha amiga ?
previne doenças que se transmitem pela dentada

Retire os olhos aos cães, assim evita as futuras cataratas. Retire as unhas, assim já nao encravam ...e que se desenvolvem nos orgãos reprodutores????
Já agora, rapem o bicho, sempre fica melhor de controlar as pulgas, e é claro, não deita pelo no sofá.
Mas que raio de mania, de quererem controlar tudo ... diga-me, o que é normal, natural e fisiologico para uma cadela, ter o cio de 6 em 6 meses ou ficar privada de um orgão totalmente natural?
Antes demais, se queremos preservar as raças (e isso já não diz respeito ao normal defensor dos bobitos, já que esse não percebe corno da historia das raças), a meu ver, há que preserva-las no seu estado original, tanto a nivel de caracter (funcionalidade) como morfologico. E quer queiramos, quer não, o corte das orelhas/cauda teve e para muitos ainda tem uma origem funcional.E quanto ao corte das orelhas, diga-me qual é a utilidade dele para um animal DOMÉSTICO, que vive entre 4 paredes e que só sai acompanhado e a trela para os passeios diários??? Sim, diga-me qual é a utilidade...
Quantos dogos argentinos ainda caçam ? Quantos dobermanns ainda guardam as casas ?
Para além do facto, de que certas raças com orelhas/caudas inteiras perdem toda a tipicidade (ver, pe, dobermann).
Barbaros ? Nop, não são barbaros. Ver os outros evoluir ? Quais outros ? Veja, a qualidade dos dobermanns dos nordicos pe, e diga-me dps qualquer coisa.Quanto a padrões... tb não concordo... os padrões quem os estipulou foi o Homem e se são bárbaros pq não alterá-los??? Ou vamos ficar a ver os outros evoluir e nós na cepa torta?!?!?!?!?...
Por mim, podem chamar o que quiserem, tanto me faz. Mas, seguindo esse raciocinio, a esterilização também é uma mutilação, certo ? Afinal, priva o cão de um certo orgão.E quanto ao significado de Mutilação , dêem as voltas que quiserem mas ele é só um :
Mutilação , s.f. Acto ou efeito de mutilar; corte.
Mutilar , v.tr. Cortar (uma parte qualquer do corpo)
Mutilado , adj. e s. m. Privado (por corte) de uma parte do corpo.
Ainda para mais, se tivermos em conta, que acaba alterando o caracter do cão ...
E repare, não tou cá a obrigar ninguem a cortar. Estou sim, a defender o direito à escolha - quem quer corta, quem não quer, não corta !