"Mutilação"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça jan 06, 2004 11:02 am

Só se está a esquecer de um PEQUENO PORMENOR: é que a sua liberdade TERMINA onde começa a do animal... (o desgraçado do animal que lhe caia nas mãos tb não lho admitiria, nem de longe nem de perto, SE PUDESSE)
Não, está enganada !

O cão é meu ! Eu tomo as decisões por ele. Decisões essas, que a meu ver, são beneficas para o animal. Quem escolhe a ração dele sou eu, quem escolhe como, quando e onde é que ele vai à rua sou eu, quem escolhe quando o cão. O cão, apenas tem que se submeter, nada mais !
Só leu que a castração evita os comportamentos territoriais pq só esses lhe interessam, não é??
Pq não leu aquela parte que diz que evita ninhadas (dezenas, centenas, milhares de animais nas ruas ao frio, à fome e ao abandono) e previne doenças que se transmitem pela dentada e que se desenvolvem nos orgãos reprodutores????
(até tem piada, esse argumento das razões territoriais, para aqueles que afirmam que castrar o cão, nao altera em nada o comportamento)

Não, li o seu post todo, apenas nem me dei ao trabalho de responder à parte das doenças, porque já foi debatido aqui n vezes. Mas se tanto insiste, bora lá ....
Evita ninhadas ? Cada vez fico mais parva com este povo ... evita ninhadas, é verdade, mas vamos a ver uma coisa.
Não é suposto o dono ter o cão sobre controle ? Dentro da sua casa ? Se o cão está dentro de casa, sobre controle como pode existir perigo de ninhadas ?
Bom, agora se o dono é irresponsavel e não tem nenhum controle sobre o seu cão, aí, a historia é outra ...
A ver as coisas desses ponto, se cortarmos as patas ao cão, tambem, reduzimos imenso o risco de atropelamento, não é minha amiga ?
previne doenças que se transmitem pela dentada

:o :o e carissima, que doenças são essas ?
e que se desenvolvem nos orgãos reprodutores????
Retire os olhos aos cães, assim evita as futuras cataratas. Retire as unhas, assim já nao encravam ...
Já agora, rapem o bicho, sempre fica melhor de controlar as pulgas, e é claro, não deita pelo no sofá.

Mas que raio de mania, de quererem controlar tudo ... diga-me, o que é normal, natural e fisiologico para uma cadela, ter o cio de 6 em 6 meses ou ficar privada de um orgão totalmente natural?
E quanto ao corte das orelhas, diga-me qual é a utilidade dele para um animal DOMÉSTICO, que vive entre 4 paredes e que só sai acompanhado e a trela para os passeios diários??? Sim, diga-me qual é a utilidade...
Antes demais, se queremos preservar as raças (e isso já não diz respeito ao normal defensor dos bobitos, já que esse não percebe corno da historia das raças), a meu ver, há que preserva-las no seu estado original, tanto a nivel de caracter (funcionalidade) como morfologico. E quer queiramos, quer não, o corte das orelhas/cauda teve e para muitos ainda tem uma origem funcional.
Quantos dogos argentinos ainda caçam ? Quantos dobermanns ainda guardam as casas ?

Para além do facto, de que certas raças com orelhas/caudas inteiras perdem toda a tipicidade (ver, pe, dobermann).
Quanto a padrões... tb não concordo... os padrões quem os estipulou foi o Homem e se são bárbaros pq não alterá-los??? Ou vamos ficar a ver os outros evoluir e nós na cepa torta?!?!?!?!?...
Barbaros ? Nop, não são barbaros. Ver os outros evoluir ? Quais outros ? Veja, a qualidade dos dobermanns dos nordicos pe, e diga-me dps qualquer coisa.
E quanto ao significado de Mutilação , dêem as voltas que quiserem mas ele é só um :
Mutilação , s.f. Acto ou efeito de mutilar; corte.
Mutilar , v.tr. Cortar (uma parte qualquer do corpo)
Mutilado , adj. e s. m. Privado (por corte) de uma parte do corpo.
Por mim, podem chamar o que quiserem, tanto me faz. Mas, seguindo esse raciocinio, a esterilização também é uma mutilação, certo ? Afinal, priva o cão de um certo orgão.
Ainda para mais, se tivermos em conta, que acaba alterando o caracter do cão ...

E repare, não tou cá a obrigar ninguem a cortar. Estou sim, a defender o direito à escolha - quem quer corta, quem não quer, não corta !
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

terça jan 06, 2004 11:55 am

CindelP Escreveu: Não, está enganada ! O cão é meu ! Eu tomo as decisões por ele.
Ninguém disse o contrário (infelizmente, o cão não fala)
CindelP Escreveu:(até tem piada, esse argumento das razões territoriais, para aqueles que afirmam que castrar o cão, nao altera em nada o comportamento)
Um comportamento territorial tb é fugir para ir procurar "companheira/o", sabia?
CindelP Escreveu: Não, li o seu post todo,
Pois, devia ter lido atentamente!! Sempre aprendia qualquer coisinha...
CindelP Escreveu: Evita ninhadas ?
Evita sim e felizmente que há já mta gente a pensar o contrário de si!! Quer que lhe faça uma descrição pormenorizada dos animais bébés que vejo semanalmente retirados da rua em mísero estado???...
CindelP Escreveu: Não é suposto o dono ter o cão sobre controle ? Dentro da sua casa ? Se o cão está dentro de casa, sobre controle como pode existir perigo de ninhadas ? Bom, agora se o dono é irresponsavel e não tem nenhum controle sobre o seu cão, aí, a historia é outra ...
Por mais cuidados que se tenham, acidentes acontecem, AOS MELHORES!! E dp de uma escapadinha lá fica um ninhada na rua sujeita a tudo...
CindelP Escreveu:carissima, que doenças são essas ?
No caso dos gatos por exemplo chama-se FIV e é um equivalente à Sida dos humanos... tá a ver como já aprendeu mais qualquer coisinha...
CindelP Escreveu: Retire os olhos aos cães, assim evita as futuras cataratas. Retire as unhas, assim já nao encravam ...
Já agora, rapem o bicho, sempre fica melhor de controlar as pulgas, e é claro, não deita pelo no sofá.
Esta é tão ridícula que nem merece comentário... já agora, pq não cortar a língua a certas pessoas para a impedir de dizer palermices...
CindelP Escreveu:diga-me, o que é normal, natural e fisiologico para uma cadela, ter o cio de 6 em 6 meses ou ficar privada de um orgão totalmente natural?
O que é natural mesmo é uma cadela ou uma gata parir desalmadamente até rebentar...
CindelP Escreveu:Antes demais, se queremos preservar as raças
Ora aqui uma coisa que eu acabei de aprender, o corte de orelhas e cauda é natural, isto é, já nasceu com o animal...
CindelP Escreveu: a esterilização também é uma mutilação, certo ? Afinal, priva o cão de um certo orgão
Mais uma vez se prova que não leu... ninguém disse o contrário... apenas se disse que não se pode enfiar tudo no mesmo saco...
nynf
Membro Veterano
Contacto:

terça jan 06, 2004 12:12 pm

Penso que o mais importante e relevante já foi dito. A minha posição em relação aos cortes de caudas ou de orelhas já é conhecida e concordo tanto com a visão do Paulo C como com a da Cindel.
Mas há que ter em atenção um facto...não misturem gatos com cães. São seres diferentes, com necessidades, instintos, caracteristicas diferentes.
Não se controla um gato. Mas um cão controla-se. É dificil manter gatos e gatas "inteiros", quer na rua como em casa. Eu que o diga que tenho 9 e todos eles estão castrados/esterilizados. Foi a minha opção - melhor para eles? Se lhes perguntar certamente que não pensam como eu. Mas eu sou a dona e decidi conscientemente que essa era a melhor opção para eles e para mim.
Porque é que não esterilizo a Shiva? porque não vejo qualquer necessidade ou utilidade em fazê-lo. Porque ela não foge de casa em busca de cão, porque a consigo controlar sem ter que recorrer á esterilização.
Uma coisa são cães errantes, outra são cães com donos conscientes.
Isto em relação ás esterilizações e castrações. Quanto aos cortes, se o estalão da raça assim o diz e se os cortes são efectuados com os cuidados necessários, não vejo qual o problema.
Muito sinceramente, a Shiva acertou o rabo (que veio mal amputado) há pouco tempo. Porque ela roia e fazia ferida, mas mesmo que não fosse esse o caso, ela ia acertar a cauda na mesma. Porque eu quiz, porque se estava mal amputado, mais valia ficar bem. Se ela sofreu? Não acredito. Eu assisti, eu acompanhei a recuperação. Não, não sofreu.
A liberdade de escolha - desde que consciente - é um direito nosso em relação aos nossos animais.

Não confundam as situações e os animais.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
noggy
Membro Veterano

terça jan 06, 2004 12:20 pm

PauloC Escreveu: Pantufitas, como tu andas sempre por aí a vadiar e a encher a casa de mau cheiro, estou a considerar esterelizar-te...o que pensas tu disto?
- MIAAAUU#%$"&@ FFFFSSSSSSSSS (*)
(*) Não traduzimos a resposta em virtude deste forum ser frequentado por crianças menores de idade.
Se calhar a D. Miquelina fez as perguntas erradas. E se lhe perguntasse antes assim:
- Ó Pantufas, tu sabes que quando te pisgas para a rua para além de uma enorme porrada de crias que deixas ao Deus dará, tb lutas que te fartas pelas gatas... sabes que através das dentadas que provêm dessas lutas podes contaminar (se já fores portador) ou ser contaminado com FIV que é o equivalente à Sida humana??? Se eu te castrar os teus instintos de luta terminarão e correrás mto menos riscos de adoecer já para não falar que não deixarás filhos teus espalhados por aí sem governo!!... Serás um gato feliz na mesma...
PauloC Escreveu: Mas quem é que quer evitar ninhadas afinal, somos nós ou os cães.
Somos nós pelo bem deles...
Posso fazer uma descrição das misérias que vejo recolhidas da rua semanalmente... Nenhum animal faria um filho que fosse se tivesse consciência das atrocidades a que seriam sujeitos na nossa sociedade...
PauloC Escreveu: Esterelizar evita doenças ]
Está provado que os cios contínuos provocam tumores nos ovários e no útero (a minha gata tinha um cio a cada 15 dias)
PauloC Escreveu:as variedades de raças que conhecemos.
Só há uma coisa que eu não entendo, essas raças de que falam quando NASCEM não trazem orelhas e cauda?? Para ter o animal em casa, para que cortá-las??
PauloC Escreveu: Que não se entenda com isto que eu sou contra a esterelização
Ainda bem...
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

terça jan 06, 2004 12:36 pm

CasadeAnaval Escreveu:
ciclone Escreveu:

Quanto à castração, já acho que é o mesmo que a fazer aos humanos, como acontece em certas tribos africanas que praticam a castração femenina.
A excisão do clítoris que causa a morte de n mulheres todos os anos e é usada como forma de repressão. Olha que PORRA de exemplo :o
E não é castração!!! Livra, tanta ignorância num tópico só!!!
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça jan 06, 2004 1:00 pm

noggy Escreveu: Se calhar a D. Miquelina fez as perguntas erradas. E se lhe perguntasse antes assim:
- Ó Pantufas, tu sabes que quando te pisgas para a rua para além de uma enorme porrada de crias que deixas ao Deus dará, tb lutas que te fartas pelas gatas... sabes que através das dentadas que provêm dessas lutas podes contaminar (se já fores portador) ou ser contaminado com FIV que é o equivalente à Sida humana??? Se eu te castrar os teus instintos de luta terminarão e correrás mto menos riscos de adoecer já para não falar que não deixarás filhos teus espalhados por aí sem governo!!... Serás um gato feliz na mesma...
Pois...já me esquecia o quanto os gatos são altruístas e compreensivos. A propósito....não são os gatos macho que quando conquistam um novo território a outro macho matam todas as criar para que as gatas entrem no cio rapidamente?

Bem...isto é conversa da treta, mas o que importa é que se perceba que a tal "liberdade", a vontade do animal ou o que o animal escolhe, não é 'respeitada' em nenhum dos casos ( castração ou corte de orelhas). Desde logo, o que eu queria mesmo mostrar é que se trata de um argumento completamente absurdo.
noggy Escreveu:
Posso fazer uma descrição das misérias que vejo recolhidas da rua semanalmente... Nenhum animal faria um filho que fosse se tivesse consciência das atrocidades a que seriam sujeitos na nossa sociedade...

Lá está você com o sindroma do rato Mickey!!! Mas os animais pensam lá nessas coisas!!! Isso são valores humanos!! O bem é nosso, porque são os nossos valores que estãoa ser afectados! O gato ou o cão estão-se pouco lixando para o futuro dos filhotes......eles nem sabem o que é futuro ou passado!!
Repito que acho bem a castraçao e a esterelização, só gostaria é que quem a faz admita de uma vez por todas que ela é feita por nós e por aquilo que NÒS achamos que é bom à luz dos NOSSOS valores!
noggy Escreveu:
Está provado que os cios contínuos provocam tumores nos ovários e no útero (a minha gata tinha um cio a cada 15 dias)
Bem...não leu o que eu escrevi? Se eu cortar um braço deixo de ter problemas de reumático com eles!! Da mesma forma que se retirarem os ovários e o utero a uma gata, é natural que ela deixe de ter doenças neles!
noggy Escreveu: Só há uma coisa que eu não entendo, essas raças de que falam quando NASCEM não trazem orelhas e cauda?? Para ter o animal em casa, para que cortá-las??
A minha resposta era apenas à afirmação da barbaridade em relação aos estalões!
Mas já agora aproveito para lhe dizer que, pelo menos por enquanto, não existem apenas cães de companhia. Felizmente ainda há cães que trabalham em diversas áreas. E com estes como é, são excepções e o argumento perde validade? Deixa de ser mutilação u passa a ser mais uma 'mutilação' justificável porque ÚTIL PARA NÓS!

Cumprimentos
Paulo C.
Última edição por PauloC em terça jan 06, 2004 2:59 pm, editado 1 vez no total.
Florinda
Membro Veterano

terça jan 06, 2004 1:20 pm

Vaso Escreveu: Pois eu continuo a gostar de ver algumas raças de orelha ou rabo cortado pois é esse o padrao da raça, isto desde que seja feito por pessoas especializadas para que o animal nao sofra muito , pois o sofrer axo que é inevitavel.

Agora isso das unhas (dedos) já sou totalmente de desacordo com isso.

Mas enfim não podemos ter todos a mesma opiniao, apesar de ser um ser vivo que esteja em jogo....Aproveito para dizer que qq intervenção cirurgica que vá desde cortar caudas , orelhas , dedos , castrar, furar pele ou carne para por adornos de metal ou de qq material ,... isso para mim é tudo mutilação, pois implica furar ou cortar a carne.
Pois é... parece que nos esquecemos demasiado de que é um ser vivo que está em jogo...

Acho que um doberman com orelhas inteiras fica esquisito... Mas não será porque sempre conheci a raça com orelhas cortadas? Obviamente que é uma questão de hábito, e não porque é o padrão da raça. Felizmente, já se começa a ver cães de raças normalmente "cortadas" com orelhas e caudas inteiras. No início, o corte de orelhas e de caudas até podia ter motivações práticas. Hoje em dia, salvo raríssimas excepções, ninguém me convence de que esses cortes não são feitos por motivações estéticas, o que é uma pena... além de ilegal...

Comparar castrações e esterilizações com corte de orelhas e de caudas é demasiado forçado. É mesmo uma tentativa de aliviarem o peso na consciência, como diz a noggy, porque, no fundo, devem saber que está errado "moldar" um animal ao sabor da vaidade do dono.
Não duvido que algumas pessoas esterilizem os animais por uma questão de comodismo. Mas, sinceramente, estas chocam-me muito menos do que as que não os castram por acharem que não devem mexer na masculinidade do animal (no caso dos machos), porque estas são as mesmas pessoas que acham que o gato precisa de ir às gatas... alturas em que se sujeita a apanhar/transmitir doenças como FIV e FELV, além de andar a contribuir para ninhadas de rua... que depois andam por aí a morrer à fome ou a ser descolados da estrada com uma pá...
No caso das pessoas que têm quintal, é fácil os gatos irem à rua. No caso de apartamentos, isso já é mais complicado, mas, por incrível que pareça, há quem os deixe ir às gatas. Uma colega minha, que mora num quinto andar, deixava o gato ir à rua porque precisava de ir "às gatas". "Deixava", porque o gato já não existe...

No meu caso, como moro num terceiro andar, os gatos não vão à rua. No entanto, castrei os gatos e esterilizei as gatas (bom, ainda não todos, mas está para breve). Se me preocupasse apenas as ninhadas indesejáveis, bastaria castrar os gatos, não é? Sei que muitas gatas com o cio fazem um berreiro danado, mas até nem é o caso das minhas. Por que as vou esterilizar então? Para evitar problemas de saúde futuros (quem falou em castrar animais por problemas de saúde presentes, agradecia que me desse um exemplo, por que não estou a ver...). Tenho um colega que tem gatas e é terminantemente contra a esterilização, porque acha que não tem o direito de interferir na natureza delas. Este mesmo colega já perdeu um gato que se esqueceu de comer durante uma semana inteira por andar atrás das gatas. Resultado: paredes do estômago coladas e morte (bom, esta foi a explicação do veterinário... profissional habilitado...). Indirectamente, esta morte podia ter sido evitada pela castração. Já perdeu duas gatas devido a tumores mamários, e uma das que tem actualmente surgiu-lhe agora um caroço numa mama... Este tipo de problemas não é tão raro como algumas pessoas parecem julgar. Será que se justifica fazer a esterilização como prevenção? Eu acho que sim. O cancro é uma doença da velhice. Se uma gata morrer atropelada aos cinco anos (como acontece a tantos gatos de rua, cuja esperança de vida é muito curta), nunca terá cancro nas mamas. Mas uma gata que vive em casa, num ambiente protegido, facilmente chega aos 10 anos, aos 15 ou até mais. Essas gatas correm um risco muito real de terem tumores mamários. Se podem ser evitados com a esterilização, por que não fazê-lo? Penso que todos concordarão que não se trata de comodismo nem de vaidade.

Fiquem bem

Florinda

P.S. - Refiro-me quase sempre a gatos (em termos de castração) porque é com eles que mais lido, mas o mesmo se aplica aos cães.
Florinda
Membro Veterano

terça jan 06, 2004 1:50 pm

CindelP Escreveu: Sinceramente, cada vez mete-me mais nojo ouvir pessoas a falar do que não percebem.
Corte de orelhas e de caudas em cães que nunca serão de trabalho... só pode ter motivações estéticas e serve basicamente para satisfazer a vaidade do dono. O que é que há para perceber? Não me parece que seja um assunto que requeira curso superior...
Não te canses a explicar os cortes específicos de cada raça e os motivos práticos por que eram feitos, tradicionalmente. Já toda a gente percebeu e não é isso que está em discussão.
CindelP Escreveu: Castrar evita comportamentos territoriais ? Ah pois evita, mas diga-me, qual é o mal desses comportamentos territoriais ?
O caracter do cão não é composto, em parte, pelo instinto territorial ?
Alguém queira fazer o favor de informar os meus gatos de que já estão castrados e de que, por esse mesmo motivo, devem parar com os comportamentos territoriais e ficar completamente amorfos. A gerência agradece.
CindelP Escreveu: Mas que porra, mania que querem manipular o cão, tirar-lhe todo o caracter e instinto. Será que ainda não perceberam, que assim deixam de ter um cão em casa, e passam a ter um controlo remoto ? Bom, às tantas, é o que esses totos querem ..
Ó Cindel, vê lá que, para mim, o corte de orelhas e de caudas é a manipulação levada ao extremo.
Isso de dizer que a castração lhes tira o carácter e o instinto é um perfeito disparate! NENHUM dos meus gatos castrados mudou de personalidade. Isso é um mito, muito do agrado dos "naturalistas"!
Quanto a controlo remoto... pensava que era desejável que um cão estivesse treinado e obedecesse às ordens do dono prontamente...
CindelP Escreveu: Paciencia, para estes defensores de animais, que não sabem corno do que falam, já não há !
Muito me espantas. Pensava que eras defensora dos animais...

CindelP Escreveu: Querem esterilizar, esterilizem. Querem castrar, castrem. Querer retirar as unhas para o cão nao correr o risco que as encravar, retirem. Agora, não admito, nem de perto nem de longe, que retirem o direito à liberdade de movimentos de uma pessoa. Isso nunca meus amigos ![/b]

Cindel, parece-me sinceramente que vives alheada da realidade. Vivemos numa sociedade com regras, e essas regras, inevitavelmente, tolhem-nos a liberdade de movimentos. Só assim é possível salvaguardar a liberdade dos demais. Infelizmente, ainda há pessoas que acham que isto é a República das Bananas e que podem fazer o que lhes der na veneta. Fico à espera (sentada... :? ) que estas pessoas "caiam na real".[/b]
nynf
Membro Veterano
Contacto:

terça jan 06, 2004 2:14 pm

Florinda Escreveu: P.S. - Refiro-me quase sempre a gatos (em termos de castração) porque é com eles que mais lido, mas o mesmo se aplica aos cães.
Florinda é exactamente isto que eu não concordo. Não é a mesma coisa. Cães e gatos são diferentes. As doenças são diferentes, os cios são diferentes, as formas de os controlar são diferentes - muito sinceramnete não percebo a mania que têm de comparar cães e gatos e pensarem que o que se aplica a uns tem forçosamente de se aplicar aos outros...
Para quem gosta de trabalhar os seus cães, o corte das orelhas e da cauda pode ser funcional sim, tal como já foi referido. Em relação aos cães de trabalho, até hoje ainda nada li que cientificamente refutasse a hipótese da castração/esterilização de um cão/cadela poder afectar o seu caracter e consequentemente afectar as suas capacidades de trabalho.
Por isso não arrisco. Para mim um cão não é só para companhia, é também para trabalho, para desporto, para competição (mesmo que essa seja essencialmente pelo prazer e gozo que dá, e não pela ansia de ganhar).
Não acham que é ridiculo preocuparem-se com os cortes feitos por indicação do estalão da raça e por donos conscenciosos, quando centenas de animais são abandonados todos os dias e maltratados?
Já assistiram ao corte da cauda ou das orelhas quando efectuados por profissionais qualificados e em excelentes condições? Sofrimento??? Qual sofrimento???? Deixem de humanizar os animais. Eles não "pensam" nem "recordam" como nós. Vocês sofrem a pensar nisso e pensam que é um sofrimento horrivel para o animal...e este nem o sente. A Shiva que o diga, que continua a adorar a Veterinária malvada que lhe cortou a cauda e lhe infligiu tal sofrimento inesquecivel...
Tenham dó :roll: Todos temos direito á nossa opinião, respeito que não gostem, mas respeitem também quem o faz conscenciosamente.

Voltamos de certa forma á velha historia de quem gosta mais dos animais?
Aquele que gosta tanto, tanto, tanto do animal que até o deixa dormir na cama, comer á mesa e petiscar as melhores guloseimas, repreende com um nánáná menino mau e já está...
Ou será aquele bruto que o cão não pode subir para o sofá (coitadinho), que o cão ou come áquela hora ou só volta a comer amanhã (cruz credo), e cujas repreensões (um puxão bem dado pela estranguladora, um achocalhar pelo cachaço, uma palmada bem acente, acompanhadas de um vigoroso NÃO!) trazem olhares reprovadores a quem passa (pobre animal)...

Muitos vão dizer que não tem nada a ver...mas acho que muitos percebem onde quero chegar ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Florinda
Membro Veterano

terça jan 06, 2004 2:19 pm

PauloC Escreveu:
Que não se entenda com isto que eu sou contra a esterelização, antes pelo contrário. Mas assumo que é feita para NOSSA conveniência e não na do animal. Nesta base parece-me que quem a pratica não tem qualquer moral ou legitimidade para criticar quem mande cortar a cauda ou as orelhas ao seu animal. Pessoalmente, não tenho qualquer problema em esterelizar ou castrar um animal meu, mas não faria o corte de orelhas ou cauda. No entanto, isto é a minha opção pessoal e eu respeito quem tenha outras.
Permite-me discordar ligeiramente: a esterilização é feita para nossa conveniência, mas também para conveniência dos animais.
Como disseste, e muito bem, o instinto do animal é reproduzir-se o máximo de vezes possível. Mas estamos a esquecer um pormenor...
Na Natureza, os animais têm cio e reproduzem-se uma vez por ano (alguns uma vez em cada dois anos...), na altura em que haverá alimento suficiente para alimentar a prole. Acontece que os cães e os gatos não são animais selvagens, logo, regem-se por "leis" diferentes. São animais domésticos e, como há alimento suficiente durante todo o ano, os cios são muito mais frequentes. Uma gata pode ter ninhadas de três em três meses, o que dá quatro ninhadas possíveis por ano. Achas que isso é conveniente para a gata? Claro que não, mas ela não sabe disso! Cada ninhada provoca um imenso desgaste físico. Ninhadas umas atrás das outras ainda pior! Mas a gata segue apenas o que a Natureza lhe manda: ter o número máximo de descendentes. É aí que nós devemos intervir. Temos esse direito? Acho que sim. Fomos nós que "criámos" o gato e o cão como animais domésticos, afastados dos mecanismos de controlo da Natureza. Como tal, compete-nos a nós fazer esse controlo. Para conveniência nossa e para conveniência dos próprios animais. Não percebo onde está a dúvida, sinceramente.

No que toca a evitar problemas de saúde futuros, isso de dizer que cortar um braço evita o reumático, no futuro, é muito verdade. Mas eu não nunca soube de ninguém que tenha morrido de reumático, ou sequer de unhas encravadas, por muito doloroso que seja. De pessoas que morreram com cancro da mama já toda a gente ouviu falar... É uma comparação forçada e absurda.

Fica bem

Florinda
Florinda
Membro Veterano

terça jan 06, 2004 2:31 pm

nynf Escreveu:
Florinda Escreveu: P.S. - Refiro-me quase sempre a gatos (em termos de castração) porque é com eles que mais lido, mas o mesmo se aplica aos cães.
Florinda é exactamente isto que eu não concordo. Não é a mesma coisa. Cães e gatos são diferentes. As doenças são diferentes, os cios são diferentes, as formas de os controlar são diferentes - muito sinceramnete não percebo a mania que têm de comparar cães e gatos e pensarem que o que se aplica a uns tem forçosamente de se aplicar aos outros...
Interpretas-me mal. ;)
Claro que cães e gatos são diferentes. Cães não têm FIV nem FELV. Gatos não são mutilados por questões estéticas.
Apenas quis dizer que eu dava sempre exemplo de gatos porque é com eles que mais lido. Parto do princípio, se calhar errado, de que toda a gente aqui sabe as diferenças entre cães e gatos e que saberão ver quando se aplica o mesmo ou não. Exemplo: ao que me conste, as cadelas não fazem um berreiro danado quando estão com o cio, né? ;)
Mas, tanto nos cães como nos gatos, a castração/esterilização evita a reprodução desenfreada, certo? Sim, eu sei que um bom dono tem sempre o seu animal sobre controlo. Mas até aos bons donos acontecem acidentes... Quantos cães que se assustaram com os foguetes no Ano Novo e fugiram estariam castrados? :?

Fiquem bem

Florinda
noggy
Membro Veterano

terça jan 06, 2004 2:56 pm

Florinda Escreveu:No que toca a evitar problemas de saúde futuros, isso de dizer que cortar um braço evita o reumático, no futuro, é muito verdade. Mas eu não nunca soube de ninguém que tenha morrido de reumático, ou sequer de unhas encravadas, por muito doloroso que seja. De pessoas que morreram com cancro da mama já toda a gente ouviu falar... É uma comparação forçada e absurda.
A boa solução é deixar que surja o cancro!!! Aliás, é mais barato eutanasiar do que esterilizar...
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça jan 06, 2004 3:17 pm

Comparar castrações e esterilizações com corte de orelhas e de caudas é demasiado forçado. É mesmo uma tentativa de aliviarem o peso na consciência, como diz a noggy..
Ora aí está um engano!! É que EU ACHO que a tentativa de aliviar o peso na consciência vem precisamente de quem defende a castração e repudia o corte de orelhas. Se virem bem, muitas das pessoas que fazem corte de orelhas admitem que o fazem por sua conveniência, quer seja por razões de utilidade prática para usarem os cães em determinada tarefa ou por razões meramente estéticas. Os opositores do corte que admitem a castração é que aparentemente tentam aliviar as suas consciências justificando a mutilação da castração ( segundo as suas suas definições de mutilação) com os beneficios para o animal e que o fazem pensando apenas em evitar doenças futuras!! Admitam que é por comodidade, ou pelo menos que TAMBÈM é por comodidade, bolas! (juntam o´'util' ao 'agradável'). Eu não estou a censurar a castração ou a esterelização, não gosto é de hipocrisia.

Ah...está-me a querer parecer que, a nivel legal, estão novamente a colocar no mesmo saco o corte de orelhas e a amputação da cauda. Notem que EM PORTUGAL O CORTE DE CAUDA NÃO É PROIBIDO. Ainda de referir que quem tem animais de orelhas cortadas não está também necessáriamente a infringir a Lei, porque o animal pode ter sido adquirido no estrangeiro, num país onde o corte seja permitido, já com as orelhas cortadas. Por isso vejam lá o que dizem ;)

Cumprimentos
Paulo C.
amg
Membro
Registado: segunda set 22, 2003 12:48 pm

terça jan 06, 2004 3:23 pm

noggy Escreveu: A boa solução é deixar que surja o cancro!!! Aliás, é mais barato eutanasiar do que esterilizar...
Pessoalmente ainda não decidi se vou ou não esterilizar a minha cadela. Sei que ela nunca terá ninhadas, por um lado porque não tenho condições e/ou conhecimentos para supervisionar tal tarefa e por outro porque infelizmente ela tem displasia da anca.
Mas se um dia optar por tal cirurgia será por minha conveniência, porque não terei sangue espalhado pelo chão da casa e nem terei que andar a passear uma cadela com n cães atrás.
Os restantes argumentos servem apenas para simplificar a opção moral que tal decisão acarreta.
Afinal quantas mulheres que não querem ter filhos optam por tal procedimento? O risco de cancros similares diminui radicalmente também neste caso.
São casos diferentes, claro. Diferentes porque sendo um animal a questão ética é bem menor. Muito dificilmente um ginecologista proporia tal solução a uma mulher saudável apenas com o argumento que lhe evitará doenças futuras.

Não sou contra quem opta por tal solução em animais, agora se fossem totalmente honestos quanto às razões que os levam a tal, talvez não criticassem de forma tão veemente quem opta por outro tipo de cirurgias em animais, como o corte de orelhas.

Ambos os procedimentos acarretam um período de dor e sofrimento para o animal. Porque é que se for por conveniência própria essa dor é aceitável e se for por questões funcionais (para trabalho) ou mesmo por razões estéticas já não o é?
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça jan 06, 2004 3:37 pm

amg Escreveu:
noggy Escreveu: A boa solução é deixar que surja o cancro!!! Aliás, é mais barato eutanasiar do que esterilizar...
Pessoalmente ainda não decidi se vou ou não esterilizar a minha cadela. Sei que ela nunca terá ninhadas, por um lado porque não tenho condições e/ou conhecimentos para supervisionar tal tarefa e por outro porque infelizmente ela tem displasia da anca.
Mas se um dia optar por tal cirurgia será por minha conveniência, porque não terei sangue espalhado pelo chão da casa e nem terei que andar a passear uma cadela com n cães atrás.
Os restantes argumentos servem apenas para simplificar a opção moral que tal decisão acarreta.
Afinal quantas mulheres que não querem ter filhos optam por tal procedimento? O risco de cancros similares diminui radicalmente também neste caso.
São casos diferentes, claro. Diferentes porque sendo um animal a questão ética é bem menor. Muito dificilmente um ginecologista proporia tal solução a uma mulher saudável apenas com o argumento que lhe evitará doenças futuras.

Não sou contra quem opta por tal solução em animais, agora se fossem totalmente honestos quanto às razões que os levam a tal, talvez não criticassem de forma tão veemente quem opta por outro tipo de cirurgias em animais, como o corte de orelhas.

Ambos os procedimentos acarretam um período de dor e sofrimento para o animal. Porque é que se for por conveniência própria essa dor é aceitável e se for por questões funcionais (para trabalho) ou mesmo por razões estéticas já não o é?
Ora bem ;)
Responder

Voltar para “Cães”