Socorro!! Labrador com 5 anos extremamente activa!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

son1a
Membro Veterano
Registado: quinta abr 22, 2010 7:37 pm

quinta ago 18, 2011 2:26 am

rotty Escreveu:Justamente eu venho tentando lhe ensinar o NAO desde que ela chegou aqui a casa, quando tinha 1 mês! Ela tem 5 anos!

E da minha experiência treinando rottweiler eu lhe dizia não e ele entendia o não, devido ao tom de voz incutido etc, e com esta cadela eu lhe berro não e ela salta e brinca como se fosse um grande elogio! E isso arransa com toda a educação, entende?

Se ela não respeita as minhas repreensões como faço para a educar?

Ela sabe o senta. E o espera ela sabe também mas só faz quando é para comer.

Eu acho que nenhum cão é burro, alguns são mais teimosos que outros, mas burros acho que não. :roll:
Já procurou ajuda de profissionais?

<p>&nbsp;</p>
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quinta ago 18, 2011 9:00 am

rotty Escreveu:...quando tinha 1 mês! Ela tem 5 anos!
Este foi o seu primeiro erro, um cão nunca deve sair de junto da progenitora antes dos 2 meses (8 semanas). O segundo erro provavelmente foi não ter insistido no treino o suficiente enquanto ela era cachorra. E o terceiro foi isolar o cão...mas acontece muito, as pessoas compram labradores a pensar que eles já vêm educados e depois quando vêm que são cães com elevado nivel de actividade e que têm tendencia para a destruição quando esquecidos no jardim, são trancados, alguns em celas de 2x2 e ali ficam toda a vida a ganir e a uivar...

Procure um treinador que o aconselhará e ajudará a treinar o cão.
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

quinta ago 18, 2011 9:16 am

concordo com c_saraiva.
agora ou procura um treinador, ou enche-se de paciencia e treina-o voce mesma.
Um cachorro a medita que vai exprimentando coisas o dono vai estabelecendo limites logo no inicio. mas o seu pensa que pode fazer tudo e voce pelos vistos deixou que ele fizesse isso durante uns bons anos. Vai ter de mudar isso, lembre-se que a mudança é gradual, e que se um cachorro faz estragos um cao adulto faz ainda mais, nao desista, porque todos aprendem e o seu não é excepçao. O canil não é solução para o seu problema, apenas pode atenuar os estragos...
Boa sorte.
rotty
Membro Júnior
Registado: domingo abr 14, 2002 5:47 pm

quinta ago 18, 2011 12:14 pm

rotty
Membro Júnior

quinta ago 18, 2011 3:13 pm

A culpa do comportamento dela é possivelmente toda minha! Porque não lhe consigo impor limites. Mas também não se pode dizer que eu sou completamente incompetente, desleixada, ou ignorante nesta matéria. Pois o meu cão anterior a ela foi um rottweiller, que até tem a fama de ser uma raça perigosa, e mt mais complicada do q os labradores. No entanto, fartei-me de ler sobre treino canino nessa altura, e treinei-o razoavelmente, tornou-se num cão obediente e meigo. Pensei que uma labrador iria ser mais fácil de treinar do que o meu antigo cão (que faleceu após um passeio pelo campo, em que supostamente deve ter cheirado ou comido qq coisa envenanada).

O meu problema com esta cadela é que eu repreendo-a e ela não me liga nenhuma! Dizer-lhe não ou elogiá-la para ela é igual. Enquanto outro cão se recente com uma repreensão às vezes até amuam e depois nós vamos lá fazer as pazes etc..., com esta cadela para tudo é uma alegria! E se quer fazer uma coisa tanto lhe dá que eu diga que sim, como lhe berre um valente nãoooo! Porque faz à mesma! Isso é que não entendo, porque ela não se recente com as repreensões.

Não digo que seja burra, e que não entenda q está a ser repreendida, o que digo é que é tão alegre e teimosa que faz e faz mesmo.

Em casa, quer só estar em cima de qq pessoa que esteja sentada, e n pode estar deitada ao lado, tem de estar em cima da pessoa!! E por mais q nós a afastemos ela vai lá de novo, e volta a ir e é de uma insistência que não há quem aguente.

Se eu estou no escritório, até poderia lá estar deitada num tapete a fazer-me companhia, etc. Mas não! Não, porque ela não se limita a estar no tapete, ou numa almofada! Ela tem de estar em cima de mim! Patas em cima do teclado do pc, e por mais que lhe berre que assim não pode ser... lá vão as patas outra vez para o teclado e não aguento e tenho de a pôr no quintal!

Se anda pela casa, rói-me os fios, já uma vez fiquei sem telefone e sem net porque traço o fio do telefone, etc... Róí os móveis. Por exemplo, com o rottweiller bastava pôr vinagre, num móvel que ele estivesse a roer, q ela deixava de roer. E acabei-lhe assim com o vicio de roer onde não devia. Com esta labrador, se tento a estratégia do vinagre ela ainda morde com mais ânimo, pois adora o vinagre! Aliás até detergentes ela já atacou p se deliciar, tem de ficar tudo fora do alcance dela...
Vaaanesssa
Membro Veterano
Registado: terça jun 28, 2011 9:51 am

quinta ago 18, 2011 4:02 pm

tá bem está!! :o se tivesse levado logo de início uma boa palmada no rabiosque que lhe doesse com um não firme ela aprendia!!!
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

quinta ago 18, 2011 5:16 pm

Até parece um filme de terror. E já agora não deve compara o seu rott com o labrador, porque os dois são caes, e cada cao tem a sua personalidade. Os rotts nao são caes perigosos, qualquer cão o pode ser, o seu primeiro cão era mais facil de treinar, ok. Mas este cão não é, e tem de fazer alguma coisa, para melhorar a sua vida e a dele. De certeza que o cão prefere estar com a familia, em vez do canil. Primeiro: quando ele era cachorro voces pegavam nele muitas vezes ao colo? se ele esta sempre a subir para cima de voces, mesmo depois de ser expulso, é porque voce não é suficientemente convincente, não esta a ser autoritaria. Reveja a sua atitude. Eu tenho um comando para a minha cadela desocupar um lugar que eu quero, digo "saí" e ela sai. quer seja o tapete, uma divisão, o meu colo ou outra coisa qualquer. Para ensinar só tem de dizer o comando no momento em que dá o toque para o cao sair. E se ele voltar a faze-lo, contrarie o comportamento, vai demorar, mas eles percebem. Não pode é fazer excepçoes. O cão nao pode ir para o seu colo quando quiser, so se voce o chamar primeiro. Enfim, se tem muita dificuldades é melhor contactar um profissional. :wink:
rotty
Membro Júnior

quinta ago 18, 2011 5:19 pm

ok... obrigada pela dica...
Bugoide
Membro Veterano
Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am

sexta ago 19, 2011 8:31 pm

Vou dar o meu exemplo.

Tenho uma Labradora de 3 anos comigo à cerca de 5meses, mas ela sempre foi da família, da minha irmã mais propriamente que infelizmente deixava-a aqui muitas vezes por falta de tempo.

Ela queixava-se exactamente do mesmo. Destruição, hiperactividade, desobediência, que saltava para tudo e que não a podia pôr dentro de casa, que devorava tudo que apanhava sem autorização, etc etc. A cadela vivia grande parte do tempo fechada pelas asneiras que aprontava.

Pois eu, que à tão pouco tempo a tenho como minha, a cadela não salta para mim, não come sem eu mandar, não faz qualquer asneira, está em casa completamente tranquila, etc.
Receita? 5x à rua por dia ou mais, 2 dos passeios demoro pelo menos 25 a 30min.
Sempre que posso, levo-a comigo a passear a parques etc.

Nunca a deixo 24horas lá fora, até porque ela dorme dentro de casa, mas mesmo durante o dia quando posso mantenho-a ao pé de mim durante um tempo, ela adora companhia! Se sentir a nossa presença, dorme tranquila ou simplesmente fica a observar-nos.

Eu quando vou a qualquer lado aqui na zona que me permita levá-la, ela vai comigo. Até para o café, fica deitadinha ao pé de mim na esplanada.

Resumindo: mais presença, mais atenção, mais passeios e que não sejam demasiado curtos, e acima de tudo, mais persistência e paciência com ela.

Boa sorte.
There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

sexta ago 19, 2011 9:24 pm

Olá!

A minha Kyara tem 3 anos e tb é mto activa. Mas obedece, por vezes, só obedece à terceira, porque se faz de teimosa, faz que não ouve, quer fazer o que lhe apetece. Aí, eu digo em tom autoritário (sim já a ficar meia vermelha): Kyara, JÁ ME TOU A PASSAR. E depois dou-lhe a ordem, seja ela qual for, ela faz logo...ai não, vê a dona fula, pensa é melhor eu fazer ou então ela vai ficar zangada e depois posso nao ter festas, ou sei lá o k pensa ao certo, mas faz.
No entanto, tem alturas em que se cansa com 30 min. de brincadeira com a bola, como depois se deita e passados 5 min.,tá pronta pa outra. Tem energia para gastar e é preciso gastá-la. Com ela, nem sempre, porque ela não estraga nada e obedece. E noto que está a acalmar sim porque já não salta para as visitas quando chegam.
O labrador é um cão inteligente e aprende rápido, isso bem direccionado, mas tb pode ser teimoso como qquer outro cão, daí ela deve ter entendido o seu ponto fraco e aproveita-se.
Se já tentou todas as técnicas, dicas, conselhos, tácticas, etc., citadas pelos foristas, o melhor será de facto procurar a ajuda dum profissional, dum treinador.

Jocas caninas
Mahlemut
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 7:16 pm

sexta ago 19, 2011 9:40 pm

rotty Escreveu:Boas!

Tenho uma cadela labrador com 5 anos que sempre foi muito activa. Aquela história de ahh ainda é novinha...depois acalma...não tem sido assim.

Como destruía todo o quintal, fazendo buracos, fazendo xixi em todo lado, etc. Tive de fazer um canil, com vários metros quadrados, suficiente para ela jogar à bola etc.

Passeio com ela sempre que posso, mas como trabalho não posso passeá-la todos os dias. No entanto, por vezes, também brinco com ela etc.

Agora começou a rebentar com a vedação do canil e todos os dias faz patifarias! Como faço para a acalmar? Já tentei 2 passeios diários.

Durante os passeios fica muito cansada, quer voltar para casa, mas passadas umas horas, já está fresca e pronta para outros passeios! Durante a noite aproveita e rebenta com a vedação, fere-se nisso, mas insiste! Agora arranjou maneira de através de um terraço aceder ao telhado! Já estou a desesperar!! O que fazer neste caso?
Não fica nada. Quando começa a ficar cansada está o passeio no inicio.Quando o dono já não pode com uma gata pelo rabo está o cão a entrar no ritmo do passeio.

Um labrador é uma raça de trabalho e ao contrário do que parece não é um cão molengão, é um atleta, ainda há pouco tempo se falava aqui mesmo na Arca que está instituido(até por alguns vets) que o Lab é um cão naturalmente gordo. Argumento que não tem a mais pequena lógica na minha opinião.

O que provavelmente falta ao seu cão é estimulo. Mental e fisico. A contemplação do dono não conta como exercicio ou estimulo. O que mais se vê são donos a olhar embevecidos para o Lab como se fosse um Scottex gigante. Ponha o cão a andar, correr, nadar, ensine-lhe coisas, brinque com ele, os Labs naturalmente adoram ir buscar bolas, paus, brinquedos, discos...

E como nada disto vai acontecer pelas mais variadas razões, contrate um profissional de treino canino para que demonstrar isto ao vivo.

Apenas acrescento que, na minha opinião não deve estabelecer comparações entre os cães que teve e o que tem no que diz respeito à perspicácia na aprendizagem, mesmo dentro da própria raça há cães mais fáceis e mais dificeis, para além de a popularidade não representar essa facilidade.
Pessoalmente até acho que se um dono for experiente, um Rott equilibrado é muito mais fácil de educar do que um Labrador nas mesmas condições.
rotty
Membro Júnior

sexta ago 19, 2011 11:05 pm

Mahlemut Escreveu:
rotty Escreveu: O que provavelmente falta ao seu cão é estimulo. Mental e fisico. A contemplação do dono não conta como exercicio ou estimulo. O que mais se vê são donos a olhar embevecidos para o Lab como se fosse um Scottex gigante. Ponha o cão a andar, correr, nadar, ensine-lhe coisas, brinque com ele, os Labs naturalmente adoram ir buscar bolas, paus, brinquedos, discos...

E como nada disto vai acontecer pelas mais variadas razões, contrate um profissional de treino canino para que demonstrar isto ao vivo.
Estou a passeá-la 2 vezes por dia durante meia hora. Os passeios incluem para além da caminhada em si, jogos de bola e natação num lago, a parte da natação inclui atirar-lhe um pau para a água para ela ir buscar e me entregar.

Além dos 2 passeios que referi e que têm duração de 45 minutos, ou quando tenho menos tempo 30 minutos, sai à rua comigo quando vou despejar o lixo e também sai à rua se vejo que quer fazer xixi.

Durante o dia e visto ser verão tenho passado grande parte do dia no quintal e por isso convive também comigo nesse espaço. Não chega? Tem falta de passeios e de estímulos? Quando vou de fim-de-semana a algum lado levo-a e também quando vou à praia a levo, pois procuro locais que permitam levá-la. O que quer mais? Tomara muitos cães terem a vida dela!
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

sexta ago 19, 2011 11:11 pm

eu nao quero chatear ninguem e vou ser muito honesta, eu acho que voce esta farto/cansado da cadela, pela maneira como fala dela. é so a minha opiniao.
rotty
Membro Júnior

sexta ago 19, 2011 11:23 pm

Não, não estou e a prova disso é que não há muito meses passei tempos e tempos a tratá-la, pois esteve muito doente, visto que apanhou uma infecção no útero e teve de ser operada. Passei noites sem dormir a controlar a febre, a dar-lhe a medicação a tempo e horas.

Simplesmente estou magoada porque a trato super bem e ela farta-se de fazer asneiras. Além disso tenho mais vida para além de ser a vida de dona de uma labrador, e tenho dito muitíssimo trabalho, e precisamente nesta fase ela faz asneiras... Enfim, esqueçam! Já vi que há aqui muitos conhecedores, do cão de cada um.
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

sexta ago 19, 2011 11:28 pm

nao era para se chatear, mas sim esta, precisamente pk fala com magoa.. os caes sao todos diferentes.. esse ai é estilo hiper-activo.
eu sou dona a tempo inteiro, tb tenho vida.. e tenho 2 caezinhos. mas repare que nao estou a criticar.
Responder

Voltar para “Cães”