Ola bom dia ,
preciso da vossa ajuda p.f.
tenho tres gatos um casal de persas e e mais uma femea ,a gata persa teve bêbes ontem pela 1ª vez , de imediato coloquei a gata na caixa para ter os gatinhos e separei dos outros dois para estar a vontade com os seus filhotes , mas por estar afastada dos outos gatos ela mia muito , mal eu deixo a porta aberta a outra gata que cresceram juntas enfia-se dentro da caixa com os bebes e com a mama e ajuda a a tomar conta dos gatinhos ,por vezes a mae vai comer ou ao wc e tia não sai juntos dos bebes ,o meu receio é que a mãe rejeite os gatinhos ,pois a tia parece mais peocupada do que a propria mae ,
esta situção é normal entre os gatos??? ou devo separa-las ???
ajudem -me p.f
ajuda urgente !!mae e tia tomam conta dos bebes
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jul 06, 2008 10:55 pm
Desculpe a pergunta: a gata persa engravidou propositadamente?
a outra gatinha q agora quer ser mãmã tb é persa?
se calhar já teve filhotes e agora "adopta" todos os outros bebes q apareçam.
a outra gatinha q agora quer ser mãmã tb é persa?
se calhar já teve filhotes e agora "adopta" todos os outros bebes q apareçam.
<p><strong>Adopte um animal do canil, terá um amigo para toda a vida.</strong></p>
<p>Antes de adoptar pondere se tem condições para o fazer.</p>
<p><a href="http://www.espacito4patas.com">www.espacito4patas.com</a></p>
<p><a href="http://espacito4patas.com/forum/index.p ... d"></a></p>
<p>Antes de adoptar pondere se tem condições para o fazer.</p>
<p><a href="http://www.espacito4patas.com">www.espacito4patas.com</a></p>
<p><a href="http://espacito4patas.com/forum/index.p ... d"></a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Mesmo que quisesse ajudar não poderia porque nunca fiz criação de felinos. E, se o fizesse, tentaria obter todas as informações necessárias ANTES DO PARTO! Fazer criação RESPONSÁVEL não é só chegar a gata ao gato!gabi34 Escreveu:Ola bom dia ,
preciso da vossa ajuda p.f.
tenho tres gatos um casal de persas e e mais uma femea ,a gata persa teve bêbes ontem pela 1ª vez , de imediato coloquei a gata na caixa para ter os gatinhos e separei dos outros dois para estar a vontade com os seus filhotes , mas por estar afastada dos outos gatos ela mia muito , mal eu deixo a porta aberta a outra gata que cresceram juntas enfia-se dentro da caixa com os bebes e com a mama e ajuda a a tomar conta dos gatinhos ,por vezes a mae vai comer ou ao wc e tia não sai juntos dos bebes ,o meu receio é que a mãe rejeite os gatinhos ,pois a tia parece mais peocupada do que a propria mae ,
esta situção é normal entre os gatos??? ou devo separa-las ???
ajudem -me p.f
Tente informar-se junto de criadores da raça.
Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm
Olá Gabi,
É bastante normal as gatas tomarem conta das crias uns dos outros.
Resgatei duas gatas de rua e os respectivos bebés. Tomavam conta dos bebés uma da outra, como se fossem dela. Algum que saísse do ninho ou que miasse mais, lá vinham as duas pegar no pequenote!
Inclusive os pequenotes chegavam a trocar de mãe, talvez porque uma delas já estivesse a ficar sem leite... Nunca nenhuma delas fez mal a qualquer gatinho, antes pelo contrário.
Acho que em relação a isso, não tem que se preocupar, pode juntar as duas fêmeas.
Em relação ao macho adulto, teria cuidado. Não sou expert no assunto, nunca tive nenhum gato macho por perto das "mamâs" gatinhas. Mas na altura tive a mesma dúvida que a senhora (em relação às duas fêmeas), andei a pesquisar e há muita gente a dizer que é frequente os machos matarem as crias para que a gata volte ao cio.
No entanto acho melhor ligar ao veterinário a confirmar estas informações e pedir conselho.
Já encontrei muita informação ùtil na internet que sei que é fidedigna porque confirmei isso nos meus gatos. Mas como se sabe, há sempre informação contraditória e menos clara que cada um pôe aquilo que lhe apetece. Há coisas que o melhor é não saber pela própria experiência :/ Uma chamada para o veterinário é rápido e sempre é mais certo.
Edit: ou peça informações a criadores de gatos, como referiu a Leo.
É bastante normal as gatas tomarem conta das crias uns dos outros.
Resgatei duas gatas de rua e os respectivos bebés. Tomavam conta dos bebés uma da outra, como se fossem dela. Algum que saísse do ninho ou que miasse mais, lá vinham as duas pegar no pequenote!
Inclusive os pequenotes chegavam a trocar de mãe, talvez porque uma delas já estivesse a ficar sem leite... Nunca nenhuma delas fez mal a qualquer gatinho, antes pelo contrário.
Acho que em relação a isso, não tem que se preocupar, pode juntar as duas fêmeas.
Em relação ao macho adulto, teria cuidado. Não sou expert no assunto, nunca tive nenhum gato macho por perto das "mamâs" gatinhas. Mas na altura tive a mesma dúvida que a senhora (em relação às duas fêmeas), andei a pesquisar e há muita gente a dizer que é frequente os machos matarem as crias para que a gata volte ao cio.
No entanto acho melhor ligar ao veterinário a confirmar estas informações e pedir conselho.
Já encontrei muita informação ùtil na internet que sei que é fidedigna porque confirmei isso nos meus gatos. Mas como se sabe, há sempre informação contraditória e menos clara que cada um pôe aquilo que lhe apetece. Há coisas que o melhor é não saber pela própria experiência :/ Uma chamada para o veterinário é rápido e sempre é mais certo.
Edit: ou peça informações a criadores de gatos, como referiu a Leo.