Exposições Caninas do Estoril

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta ago 18, 2011 2:21 pm

Tassebem Escreveu:
Tumbleweed Escreveu:Em Lisboa, no sábado, um desses cãezinhos "bem comportados" ia ficando com uma cadela minha pendurada do focinho, porque deu um puxão na trela e lhe foi enfiar o nariz no rabo quando ela estava à espera de entrar no ringue.
E pergunto, Tumbleweed: a sua cadela não devia estar preparada para não reagir mal a isso, num sítio onde estão centenas de cães e a probabilidade de isso acontecer é elevada?
Parece que o coscuvilheiro era um cão "passeunte", Tassebem. :twisted: Um híbrido entre "passeante" e "transeunte", quiçá uma nova raça em surgimento.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

quinta ago 18, 2011 2:25 pm

Tassebem Escreveu: E pergunto, Tumbleweed: a sua cadela não devia estar preparada para não reagir mal a isso, num sítio onde estão centenas de cães e a probabilidade de isso acontecer é elevada?
Não, tanto mais que a "probabilidade de isso acontecer" é baixa se as centenas de cães presentes forem de outros expositores :roll:
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta ago 18, 2011 2:25 pm

LuluB Escreveu:
Tassebem Escreveu:
Tumbleweed Escreveu:Em Lisboa, no sábado, um desses cãezinhos "bem comportados" ia ficando com uma cadela minha pendurada do focinho, porque deu um puxão na trela e lhe foi enfiar o nariz no rabo quando ela estava à espera de entrar no ringue.
E pergunto, Tumbleweed: a sua cadela não devia estar preparada para não reagir mal a isso, num sítio onde estão centenas de cães e a probabilidade de isso acontecer é elevada?
Parece que o coscuvilheiro era um cão "passeunte", Tassebem. :twisted: Um híbrido entre "passeante" e "transeunte", quiçá uma nova raça em surgimento.
Isso eu percebi, embora não esteja claro quem é que ia ficando com quem pendurado do focinho (mas suspeito). :lol:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
DomSOne
Membro
Registado: terça ago 24, 2010 10:30 am

quinta ago 18, 2011 2:32 pm

:|
Última edição por DomSOne em quinta dez 01, 2011 5:07 pm, editado 1 vez no total.
Hug0g
Membro
Registado: sexta out 01, 2010 10:34 am

quinta ago 18, 2011 2:38 pm

Tudo o que disseram aqui está tudo certo, mas a partir do momento em que o patrocinador do evento faz concursos para os visitantes, em que estes podem tirar fotografias com os seus cães e até ganhar prémios, é óbvio que as pessoas têm vontade de os levar.

Devia ser a organização a regular a entrada desses nossos amigos de 4 patas (por exemplo, serem permitidos apenas numa determinada zona do evento), uma vez que é certo que se um cão não está habituado a um ambiente deste género pode desestabilizar os cães que estão em concurso.

Eu contra mim falo, pois sei que o meu cão (se o levasse) ia passar o tempo todo a querer ir ter com os outros cães para os cheirar e começaria a ladrar se eu não o deixasse :)
<p>Hugo</p>
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

quinta ago 18, 2011 2:40 pm

Preparada para não se assustar com um cão com três vezes o tamanho dela que lhe enfia o focinho no rabo, estando ela distraída? Se calhar devia, mas duvido que alguma vez esteja. Eu estava na entrada do ringue, à espera, com os outros expositores. A minha cadela estava ao meu lado, com a trela curta, porque não os deixamos chegar perto uns dos outros, mesmo apesar de alguns serem cães que já estiveram juntos noutras situações e se dão bem. Mas eu não tenho olhos nas costas, e a minha cadela, felizmente, também não (apesar de que seria apenas uma falta, já que olhos nas costas não estão previstos como desqualificativos no estalão).
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

quinta ago 18, 2011 2:43 pm

Os cães não vão em transportadoras até aos ringues :roll: De resto, quando eu vou ver - e o que me interessa é ver os cães em ringue - ponho-me juntinho ao gradeamento, de modo a ficar na direcção da mesa do juiz - ou seja, bem longe da entrada, logo não incomodo quem está para entrar. E como efectivamente vou ter que me pôr ao sol a queimar neurónios porque não há sombras junto aos ringues não quero fazer o mesmo ao meu cão - logo fica sossegadinho ao fresco em casa. Para me deslocar dum lado para o outro não uso a zona dos expositores nem me vou pôr de basbaque a ver os cães a serem preparados, tipo visita ao Jardim Zoológico - portanto, como vê, não há incómodo nem para os donos nem para os cães em nenhuma altura. É que há uma diferença muito grande entre visitantes e passeuntes - mas isso parece ser demais para a vossa compreensão ...
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta ago 18, 2011 3:23 pm

Tumbleweed Escreveu:Preparada para não se assustar com um cão com três vezes o tamanho dela que lhe enfia o focinho no rabo, estando ela distraída? Se calhar devia, mas duvido que alguma vez esteja. Eu estava na entrada do ringue, à espera, com os outros expositores. A minha cadela estava ao meu lado, com a trela curta, porque não os deixamos chegar perto uns dos outros, mesmo apesar de alguns serem cães que já estiveram juntos noutras situações e se dão bem. Mas eu não tenho olhos nas costas, e a minha cadela, felizmente, também não (apesar de que seria apenas uma falta, já que olhos nas costas não estão previstos como desqualificativos no estalão).
Tumbleweed, eu, em situações semelhantes, até faço por ter visão de 360 graus. E não é nenhuma qualidade extraordinária: basta rodar o pescoço para a direita e para a esquerda, alternadamente.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tumbleweed
Membro Veterano

quinta ago 18, 2011 3:23 pm

Use os argumentos que quiser, desmistificar, a cadela porta-se bem, não a quer deixar em casa nos 3 dias, mas a verdade é que vai com a cadela porque quer e porque pode, e o resto não lhe interessa.

Eu não vou. Não é por não querer, nem por não poder. Um dos meus cães apanhou tosse do canil há umas semanas, e apesar de estar vacinado e só ter tido sintomas ligeiros, suspeito que tenha sido Bordatella, e mesmo estando curado, ainda pode contagiar outros cães. Vão estar muitos cães na exposição que estão em contacto com cadelas gestantes e cachorros, e assim sendo, eu não vou. Não porque não posso, nem porque não quero, mas porque acho que não devo.
Tassebem
Membro Veterano

quinta ago 18, 2011 3:31 pm

Hug0g Escreveu:Tudo o que disseram aqui está tudo certo, mas a partir do momento em que o patrocinador do evento faz concursos para os visitantes, em que estes podem tirar fotografias com os seus cães e até ganhar prémios, é óbvio que as pessoas têm vontade de os levar.

Devia ser a organização a regular a entrada desses nossos amigos de 4 patas (por exemplo, serem permitidos apenas numa determinada zona do evento), uma vez que é certo que se um cão não está habituado a um ambiente deste género pode desestabilizar os cães que estão em concurso.

Eu contra mim falo, pois sei que o meu cão (se o levasse) ia passar o tempo todo a querer ir ter com os outros cães para os cheirar e começaria a ladrar se eu não o deixasse :)
Pegando na intervenção do HugOg, parece-me que a solução passa por aí, por exemplo.

Corrijam-me onde eu estiver enganada, mas o que eu penso é o seguinte: o CPC precisa do patrocinador e das câmaras para realizar as exposições, ou a maior parte delas. Aos criadores e expositores, interessa expor. Daí que interesse a todos que haja visitantes. E daí que eu não perceba que alguns se refiram ao público, de forma depreciativa, arrogante e sobranceira, como «passeuntes», porque são eles a razão primeira e última de se realizarem exposições (caso contrário, realizar-se-iam concursos à porta fechada). Também não concordo que se tente dissuadir os visitantes de levarem os seus cães, uma vez que o CPC e o patrocinador o permitem, e se passe para estes o ónus de eventuais problemas.

Portanto, para além da sugestão deixada pelo HugOg, eu deixo outra, que é a de os membros do CPC, se assim o entenderem, falarem com a direcção para se colocar à entrada cartazes e/ou distribuírem folhetos onde se aconselhe aos visitantes a forma de se comportarem no recinto da exposição e imediações.
Última edição por Tassebem em quinta ago 18, 2011 3:32 pm, editado 1 vez no total.
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

quinta ago 18, 2011 3:32 pm

Babaorum Escreveu:
omegaa Escreveu: curiosamente, a unica situação mais grave a que assisti foi mesmo graças a um criador e aos seus teckels do demónio, que andavam todos soltos e provocaram a fuga de outro cão.
Curiosamente, se o cão não estivesse lá não tinha fugido - La Palisse dixit.
Babaorum, se o cão fosse um São Bernardo eu ainda concordava consigo! mas... era um galgo italiano, e estava ao colo! se o criador e dono dos teckels do demónio tivesse a responsabilidade e o bom senso em dia não deixava andar á solta, perto de ringues de exposição, um bando de teckels. todos nós sabemos o bom feitio inerente a esta raça :twisted:

se os cães estivessem atrelado como deviam, o galgo italiano não tinha saltado do colo e não tinha havido aquela confusão toda!
<p>"N&atilde;o adopte, compre!"</p>

<p>"n&atilde;o pedinche na net, trabalhe" by Math Hopkins</p>

<p>"tens uma courgette azeda e seca no lugar do cora&ccedil;&atilde;o" by Zefe </p>
Tumbleweed
Membro Veterano

quinta ago 18, 2011 3:33 pm

Tassebem Escreveu:
Tumbleweed, eu, em situações semelhantes, até faço por ter visão de 360 graus. E não é nenhuma qualidade extraordinária: basta rodar o pescoço para a direita e para a esquerda, alternadamente.
Eu tenho de estar atenta à minha cadela e aos outros cães que vão entrar conosco, ao ringue e ao comissário. Assumo que os cães que me estão a passar por trás vão presos pela trela e que os donos têm o bom senso de não os deixar aproximar de outros cães, senão não fazia mais nada, e perdia o meu julgamento de costas para o ringue a olhar para os cães que passam.
Tassebem
Membro Veterano

quinta ago 18, 2011 3:37 pm

Tumbleweed Escreveu:
Tassebem Escreveu:
Eu tenho de estar atenta à minha cadela e aos outros cães que vão entrar conosco, ao ringue e ao comissário. Assumo que os cães que me estão a passar por trás vão presos pela trela e que os donos têm o bom senso de não os deixar aproximar de outros cães, senão não fazia mais nada, e perdia o meu julgamento de costas para o ringue a olhar para os cães que passam.
Pois, mas, pelos vistos, assume mal. São espaços limitados, é muito difícil evitar em absoluto o contacto, mesmo que os cães vão a trela curta. Daí que eu volte a recomendar o método de rodar o pescoço; assim, não precisa de estar de costas para o ringue e não é apanhada desprevenida (ou a sua cadela).
DomSOne
Membro
Registado: terça ago 24, 2010 10:30 am

quinta ago 18, 2011 3:43 pm

:|
Última edição por DomSOne em quinta dez 01, 2011 5:09 pm, editado 1 vez no total.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quinta ago 18, 2011 4:46 pm

não vou sequer dar a minha opinião até porque já a dei num outro tópico semelhante a este mas mais antigo, mas: não são os patrocinadores e cpc que permitem os cães dos visitantes.

ARTIGO 106.º
No recinto do Evento não poderão entrar, sob pretexto algum, cães que não tenham sido
inscritos e admitidos.
1) Exceptuam-se os exemplares que participem em qualquer actividade integrada no
programa do Evento, desde que satisfaçam as condições expressas no artigo 30.º,
assim como os canídeos que se apresentem a exame para admissão no Livro do
Registo Inicial.
2) Não é permitida na área dos eventos de morfologia canina o acto de venda de exemplares.
in
http://www.cpc.pt/cpc/regulamentos/exposicoes.pdf
Responder

Voltar para “Cães”