Na minha modesta opinião, é angústia causada pela mudança de cheiro dos outros. Ele deve senti-la como um desequilíbrio no seu ambiente, que não sabe a que se deve nem como encarar. E no seu cérebro de cão tenta dominar os outros porque estão "diferentes". Ao não conseguir controlar a situação, fica angustiado e manifesta essa angústia urinando, ganindo, etc.xbigfoot Escreveu:Peço desculpa pela citação, mas aproveito este tópico para colocar uma questão.Acena Escreveu:Não é excitação, é dominância. O cão está simplesmente a dizer-lhe (e às crianças) que é ele que manda.
Quando adoptei dois dos meus cães, há uns 9-10 anos, disseram-me realmente que esse comportamento tinha a ver com dominância. Eles nunca, ou raramente tentaram isso comigo. Por vezes, embora não muitas, eu via-os ter esse comportamento com crianças.
Há 7 anos adoptei o meu terceiro cão, que é um pouco mais pequeno que os outros. Apesar de já ter 7, continua com alguns comportamentos de cachorro, o que penso ser normal, sendo ele o elo mais fraco da matilha.
Mas esse cão por vezes tem uma pancada e começa a tentar violar um dos outros! Eu já notei que a maior parte das vezes que isso acontece eu lhes dei banho ou eles molharam-se ao passear. A situação é mesmo chata, pois demora 3 ou 4 dias a passar, e o animalão chega a ganir de noite e a fazer umas mijas pela casa, que não me parecem ser de marcação de território.
Acham que esta situação é mesmo dominância? ou é aluadismo agudo?
Cão que se agarra às nossas pernas quando excitado
Moderador: mcerqueira
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

Lá estás tu com as teorias do treino de reforço positivoPauloC3 Escreveu: 3 - Dá-lhe um tabefe bem dado nas fuças quando ele começar a fazer isso . Aliás se tivesse feito isto logo na primeira vez, o mesmo na segunda, duvido que tivesse feito isto uma terceira vez.

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
De acordo. É como se ele tivesse de re-organizar a hierarquia da casa, aparentemente perdida...LuluB Escreveu:Na minha modesta opinião, é angústia causada pela mudança de cheiro dos outros. Ele deve senti-la como um desequilíbrio no seu ambiente, que não sabe a que se deve nem como encarar. E no seu cérebro de cão tenta dominar os outros porque estão "diferentes". Ao não conseguir controlar a situação, fica angustiado e manifesta essa angústia urinando, ganindo, etc.xbigfoot Escreveu:Peço desculpa pela citação, mas aproveito este tópico para colocar uma questão.Acena Escreveu:Não é excitação, é dominância. O cão está simplesmente a dizer-lhe (e às crianças) que é ele que manda.
Quando adoptei dois dos meus cães, há uns 9-10 anos, disseram-me realmente que esse comportamento tinha a ver com dominância. Eles nunca, ou raramente tentaram isso comigo. Por vezes, embora não muitas, eu via-os ter esse comportamento com crianças.
Há 7 anos adoptei o meu terceiro cão, que é um pouco mais pequeno que os outros. Apesar de já ter 7, continua com alguns comportamentos de cachorro, o que penso ser normal, sendo ele o elo mais fraco da matilha.
Mas esse cão por vezes tem uma pancada e começa a tentar violar um dos outros! Eu já notei que a maior parte das vezes que isso acontece eu lhes dei banho ou eles molharam-se ao passear. A situação é mesmo chata, pois demora 3 ou 4 dias a passar, e o animalão chega a ganir de noite e a fazer umas mijas pela casa, que não me parecem ser de marcação de território.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 22, 2011 11:46 am
Pá não conheces a anedota?Mahlemut Escreveu:Morri!PauloC3 Escreveu: 1 - Corta-lhe as unhas e aguenta;
.![]()
![]()
Dois cães encontram-se no Vet.
- Então pá porque é que estás aqui - pergunta um deles.
- Estou aqui para ser castrado, não resisto a tentar montar a minha dona de cada vez que a vejo agarro-me às pernas , aos braços a ela...não restisto. E tu?
- Eu estou aqui também por causa dessa mania.
- Ah...então também vais ser castrado.
- Naaaa! Estou aqui para cortar as unhas pá!
<p>Paulo C., a virar frangos na Arca desde os finais do século XX .</p>
-
- Membro
- Registado: segunda jul 18, 2011 12:49 pm
Obrigado pela resposta.LuluB Escreveu:Na minha modesta opinião, é angústia causada pela mudança de cheiro dos outros. Ele deve senti-la como um desequilíbrio no seu ambiente, que não sabe a que se deve nem como encarar. E no seu cérebro de cão tenta dominar os outros porque estão "diferentes". Ao não conseguir controlar a situação, fica angustiado e manifesta essa angústia urinando, ganindo, etc.xbigfoot Escreveu:Peço desculpa pela citação, mas aproveito este tópico para colocar uma questão.Acena Escreveu:Não é excitação, é dominância. O cão está simplesmente a dizer-lhe (e às crianças) que é ele que manda.
De facto, angústia é a palavra que melhor descreve a atitude dele! Nunca me tinha ocorrido que a mudança de cheiro dos outros fosse susceptível de uma mudança de comportamento tão radical!
Sempre pensei que a angústia se devia ao facto de não conseguir consumar o acto, pois os outros, maiores, não se compadecem com o sofrimento e fazem-lhe umas perseguições que só acabam debaixo da mesa da sala, onde só ele anda à vontade.

-
- Membro
- Registado: sexta out 01, 2010 10:34 am
Obviamente que eu o repreendo sempre que ele está a "montar a perna" e ele já percebe que é para parar, porque se afasta logo. Não chego à fase do "tabefe" porque também não é razão para tanto.
O problema é só quando ele faz isso quando nós (adultos) não estamos por perto. Os miudos brincam muito com ele e nem sempre ao pé de nós. Eu tento ensinar tanto o Kiko como os miudos que aquilo não se deve fazer (ou deixar fazer), mas não é facil para uma criança de 5 anos perceber isso (até porque ele acha piada ao facto do kiko se agarrar a ele como se estivesse a dançar)
.
O problema é só quando ele faz isso quando nós (adultos) não estamos por perto. Os miudos brincam muito com ele e nem sempre ao pé de nós. Eu tento ensinar tanto o Kiko como os miudos que aquilo não se deve fazer (ou deixar fazer), mas não é facil para uma criança de 5 anos perceber isso (até porque ele acha piada ao facto do kiko se agarrar a ele como se estivesse a dançar)

<p>Hugo</p>
É provável que esse cão tenha sofrido algum trauma que o tornou mais nervoso e sensível do que os outros. De qualquer das maneiras, essas tentativas de montar não vêm de nenhum impulso sexual, são manifestações de outros impulsos igualmente básicos, como tentar dominar e tornar-se o chefe, extravasar uma angústia (que os cães também sentem), tantar resolver uma situação que não compreende, etc.xbigfoot Escreveu:Obrigado pela resposta.LuluB Escreveu:Na minha modesta opinião, é angústia causada pela mudança de cheiro dos outros. Ele deve senti-la como um desequilíbrio no seu ambiente, que não sabe a que se deve nem como encarar. E no seu cérebro de cão tenta dominar os outros porque estão "diferentes". Ao não conseguir controlar a situação, fica angustiado e manifesta essa angústia urinando, ganindo, etc.xbigfoot Escreveu:Peço desculpa pela citação, mas aproveito este tópico para colocar uma questão.Acena Escreveu:Não é excitação, é dominância. O cão está simplesmente a dizer-lhe (e às crianças) que é ele que manda.
De facto, angústia é a palavra que melhor descreve a atitude dele! Nunca me tinha ocorrido que a mudança de cheiro dos outros fosse susceptível de uma mudança de comportamento tão radical!
Sempre pensei que a angústia se devia ao facto de não conseguir consumar o acto, pois os outros, maiores, não se compadecem com o sofrimento e fazem-lhe umas perseguições que só acabam debaixo da mesa da sala, onde só ele anda à vontade.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

-
- Membro
- Registado: segunda jul 18, 2011 12:49 pm
E reorganiza! O coitadinho leva sempre uns raspanetes dos donos e umas corridas dos maiores.TheOne Escreveu:
De acordo. É como se ele tivesse de re-organizar a hierarquia da casa, aparentemente perdida...
Ao fim de três dias, a hierarquia fica restabelecida, mas o pobre do Júnior continua sempre no fundo!

Obrigado pelas respostas. Estava longe de conseguir interpretar este comportamento!
O meu cão também tem esse comportamente, aliás sempre teve, desde o dia em que o fui buscar com 2 meses.
A treinadora diz que é "displacement behavior" ,porque quer brincar e não sabe o que fazer etc...
Eu para ser sincera penso que seja tentativas de dominância, mas a treinadora faz parte da corrente do reforço positivo e não acredita em tentativas de dominância,penso até que acha que isso nem existe nos cães em relação aos humanos.
Pela minha experiência pessoal com cães, que vale o que vale, o cão faz o que faz numa atitude de mostrar que ele é que manda "montando" tudo o que mexe, especialmente crianças e pessoas novas que venham cá a casa. Comigo não faz porque nunca deixei, usei a tática de levantar o joelho sempre que ele tentava fazê-lo, mas é um cão muito mas mesmo muito teimoso.
A treinadora diz que é "displacement behavior" ,porque quer brincar e não sabe o que fazer etc...
Eu para ser sincera penso que seja tentativas de dominância, mas a treinadora faz parte da corrente do reforço positivo e não acredita em tentativas de dominância,penso até que acha que isso nem existe nos cães em relação aos humanos.
Pela minha experiência pessoal com cães, que vale o que vale, o cão faz o que faz numa atitude de mostrar que ele é que manda "montando" tudo o que mexe, especialmente crianças e pessoas novas que venham cá a casa. Comigo não faz porque nunca deixei, usei a tática de levantar o joelho sempre que ele tentava fazê-lo, mas é um cão muito mas mesmo muito teimoso.
lili01ana Escreveu:O meu cão também tem esse comportamente, aliás sempre teve, desde o dia em que o fui buscar com 2 meses.

O que é claramente um mito urbano.lili01ana Escreveu:O meu cão também tem esse comportamente, aliás sempre teve, desde o dia em que o fui buscar com 2 meses.
Eu para ser sincera penso que seja tentativas de dominância, mas a treinadora faz parte da corrente do reforço positivo e não acredita em tentativas de dominância,penso até que acha que isso nem existe nos cães em relação aos humanos.Pela minha experiência pessoal com cães, que vale o que vale, o cão faz o que faz numa atitude de mostrar que ele é que manda "montando" tudo o que mexe, especialmente crianças e pessoas novas que venham cá a casa. Comigo não faz porque nunca deixei, usei a tática de levantar o joelho sempre que ele tentava fazê-lo, mas é um cão muito mas mesmo muito teimoso.

OláHug0g Escreveu:Olá a todos,
Gostava de conhecer algumas sugestões para evitar uma situação que por vezes acontece e que nos deixa um bocado constrangidos:
De vez em quando o nosso cão (que tem agora cerca de 18 meses) fica um bocado excitado quando está a brincar e tem a tendência de se "agarrar" à perna de quem está a brincar com ele. Isto acontece mais frequentemente com crianças, talvez por serem mais próximas do tamanho dele, o que pode tornar a situação um pouco mais embaraçante.
Pelo que tenho lido, e também segundo indicações do meu Vet, a castração é uma das formas de reduzir ou mesmo eliminar este comportamento, no entanto não estou muito convencido a fazer essa operação apenas por este motivo.
Gostava então de conhecer experiências/sugestões vossas de outras maneiras de eliminar este comportamento.
O meu faz isso de vez em quando. Uma cadela da minha vizinha faz o mesmo... A nós, dá-nos vontade re rir, achamos divertido... Nada que uma "chega para lá" não resolva. Não somos assim tão púdicos, por isso convivemos com naturalidade com o seu instinto.