Cão que se agarra às nossas pernas quando excitado

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta ago 19, 2011 1:00 pm

xbigfoot Escreveu:
Acena Escreveu:Não é excitação, é dominância. O cão está simplesmente a dizer-lhe (e às crianças) que é ele que manda.
Peço desculpa pela citação, mas aproveito este tópico para colocar uma questão.

Quando adoptei dois dos meus cães, há uns 9-10 anos, disseram-me realmente que esse comportamento tinha a ver com dominância. Eles nunca, ou raramente tentaram isso comigo. Por vezes, embora não muitas, eu via-os ter esse comportamento com crianças.

Há 7 anos adoptei o meu terceiro cão, que é um pouco mais pequeno que os outros. Apesar de já ter 7, continua com alguns comportamentos de cachorro, o que penso ser normal, sendo ele o elo mais fraco da matilha.

Mas esse cão por vezes tem uma pancada e começa a tentar violar um dos outros! Eu já notei que a maior parte das vezes que isso acontece eu lhes dei banho ou eles molharam-se ao passear. A situação é mesmo chata, pois demora 3 ou 4 dias a passar, e o animalão chega a ganir de noite e a fazer umas mijas pela casa, que não me parecem ser de marcação de território.

Acham que esta situação é mesmo dominância? ou é aluadismo agudo?
Na minha modesta opinião, é angústia causada pela mudança de cheiro dos outros. Ele deve senti-la como um desequilíbrio no seu ambiente, que não sabe a que se deve nem como encarar. E no seu cérebro de cão tenta dominar os outros porque estão "diferentes". Ao não conseguir controlar a situação, fica angustiado e manifesta essa angústia urinando, ganindo, etc.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta ago 19, 2011 1:03 pm

PauloC3 Escreveu: 3 - Dá-lhe um tabefe bem dado nas fuças quando ele começar a fazer isso . Aliás se tivesse feito isto logo na primeira vez, o mesmo na segunda, duvido que tivesse feito isto uma terceira vez.
Lá estás tu com as teorias do treino de reforço positivo 8)
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
TheOne
Membro Veterano

sexta ago 19, 2011 1:04 pm

LuluB Escreveu:
xbigfoot Escreveu:
Acena Escreveu:Não é excitação, é dominância. O cão está simplesmente a dizer-lhe (e às crianças) que é ele que manda.

Quando adoptei dois dos meus cães, há uns 9-10 anos, disseram-me realmente que esse comportamento tinha a ver com dominância. Eles nunca, ou raramente tentaram isso comigo. Por vezes, embora não muitas, eu via-os ter esse comportamento com crianças.

Há 7 anos adoptei o meu terceiro cão, que é um pouco mais pequeno que os outros. Apesar de já ter 7, continua com alguns comportamentos de cachorro, o que penso ser normal, sendo ele o elo mais fraco da matilha.

Mas esse cão por vezes tem uma pancada e começa a tentar violar um dos outros! Eu já notei que a maior parte das vezes que isso acontece eu lhes dei banho ou eles molharam-se ao passear. A situação é mesmo chata, pois demora 3 ou 4 dias a passar, e o animalão chega a ganir de noite e a fazer umas mijas pela casa, que não me parecem ser de marcação de território.

Na minha modesta opinião, é angústia causada pela mudança de cheiro dos outros. Ele deve senti-la como um desequilíbrio no seu ambiente, que não sabe a que se deve nem como encarar. E no seu cérebro de cão tenta dominar os outros porque estão "diferentes". Ao não conseguir controlar a situação, fica angustiado e manifesta essa angústia urinando, ganindo, etc.
De acordo. É como se ele tivesse de re-organizar a hierarquia da casa, aparentemente perdida...
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Mahlemut
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 7:16 pm

sexta ago 19, 2011 1:04 pm

PauloC3 Escreveu: 1 - Corta-lhe as unhas e aguenta;
.
Morri! :lol: :lol: :lol:
PauloC3
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 11:46 am

sexta ago 19, 2011 1:11 pm

Mahlemut Escreveu:
PauloC3 Escreveu: 1 - Corta-lhe as unhas e aguenta;
.
Morri! :lol: :lol: :lol:
Pá não conheces a anedota?
Dois cães encontram-se no Vet.
- Então pá porque é que estás aqui - pergunta um deles.
- Estou aqui para ser castrado, não resisto a tentar montar a minha dona de cada vez que a vejo agarro-me às pernas , aos braços a ela...não restisto. E tu?
- Eu estou aqui também por causa dessa mania.
- Ah...então também vais ser castrado.
- Naaaa! Estou aqui para cortar as unhas pá!
<p>Paulo C., a virar frangos na Arca desde os finais do s&eacute;culo XX .</p>
xbigfoot
Membro
Registado: segunda jul 18, 2011 12:49 pm

sexta ago 19, 2011 1:14 pm

LuluB Escreveu:
xbigfoot Escreveu:

Obrigado pela resposta.

De facto, angústia é a palavra que melhor descreve a atitude dele! Nunca me tinha ocorrido que a mudança de cheiro dos outros fosse susceptível de uma mudança de comportamento tão radical!
Sempre pensei que a angústia se devia ao facto de não conseguir consumar o acto, pois os outros, maiores, não se compadecem com o sofrimento e fazem-lhe umas perseguições que só acabam debaixo da mesa da sala, onde só ele anda à vontade. :D
Hug0g
Membro
Registado: sexta out 01, 2010 10:34 am

sexta ago 19, 2011 1:20 pm

Obviamente que eu o repreendo sempre que ele está a "montar a perna" e ele já percebe que é para parar, porque se afasta logo. Não chego à fase do "tabefe" porque também não é razão para tanto.

O problema é só quando ele faz isso quando nós (adultos) não estamos por perto. Os miudos brincam muito com ele e nem sempre ao pé de nós. Eu tento ensinar tanto o Kiko como os miudos que aquilo não se deve fazer (ou deixar fazer), mas não é facil para uma criança de 5 anos perceber isso (até porque ele acha piada ao facto do kiko se agarrar a ele como se estivesse a dançar) :).
<p>Hugo</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta ago 19, 2011 1:21 pm

xbigfoot Escreveu:
LuluB Escreveu:
xbigfoot Escreveu:

Obrigado pela resposta.

De facto, angústia é a palavra que melhor descreve a atitude dele! Nunca me tinha ocorrido que a mudança de cheiro dos outros fosse susceptível de uma mudança de comportamento tão radical!
Sempre pensei que a angústia se devia ao facto de não conseguir consumar o acto, pois os outros, maiores, não se compadecem com o sofrimento e fazem-lhe umas perseguições que só acabam debaixo da mesa da sala, onde só ele anda à vontade. :D
É provável que esse cão tenha sofrido algum trauma que o tornou mais nervoso e sensível do que os outros. De qualquer das maneiras, essas tentativas de montar não vêm de nenhum impulso sexual, são manifestações de outros impulsos igualmente básicos, como tentar dominar e tornar-se o chefe, extravasar uma angústia (que os cães também sentem), tantar resolver uma situação que não compreende, etc.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
xbigfoot
Membro
Registado: segunda jul 18, 2011 12:49 pm

sexta ago 19, 2011 1:23 pm

TheOne Escreveu:
De acordo. É como se ele tivesse de re-organizar a hierarquia da casa, aparentemente perdida...
E reorganiza! O coitadinho leva sempre uns raspanetes dos donos e umas corridas dos maiores.

Ao fim de três dias, a hierarquia fica restabelecida, mas o pobre do Júnior continua sempre no fundo! :D

Obrigado pelas respostas. Estava longe de conseguir interpretar este comportamento!
lili01ana
Membro
Registado: sábado mai 28, 2011 2:11 pm

sexta ago 19, 2011 1:27 pm

O meu cão também tem esse comportamente, aliás sempre teve, desde o dia em que o fui buscar com 2 meses.
A treinadora diz que é "displacement behavior" ,porque quer brincar e não sabe o que fazer etc...
Eu para ser sincera penso que seja tentativas de dominância, mas a treinadora faz parte da corrente do reforço positivo e não acredita em tentativas de dominância,penso até que acha que isso nem existe nos cães em relação aos humanos.
Pela minha experiência pessoal com cães, que vale o que vale, o cão faz o que faz numa atitude de mostrar que ele é que manda "montando" tudo o que mexe, especialmente crianças e pessoas novas que venham cá a casa. Comigo não faz porque nunca deixei, usei a tática de levantar o joelho sempre que ele tentava fazê-lo, mas é um cão muito mas mesmo muito teimoso.
TheOne
Membro Veterano

sexta ago 19, 2011 1:42 pm

lili01ana Escreveu:O meu cão também tem esse comportamente, aliás sempre teve, desde o dia em que o fui buscar com 2 meses.
A treinadora diz que é "displacement behavior" ,porque quer brincar e não sabe o que fazer etc...
Eu para ser sincera penso que seja tentativas de dominância, mas a treinadora faz parte da corrente do reforço positivo e não acredita em tentativas de dominância,penso até que acha que isso nem existe nos cães em relação aos humanos.
Pela minha experiência pessoal com cães, que vale o que vale, o cão faz o que faz numa atitude de mostrar que ele é que manda "montando" tudo o que mexe, especialmente crianças e pessoas novas que venham cá a casa. Comigo não faz porque nunca deixei, usei a tática de levantar o joelho sempre que ele tentava fazê-lo, mas é um cão muito mas mesmo muito teimoso.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sexta ago 19, 2011 1:44 pm

Imagem
Mahlemut
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 7:16 pm

sexta ago 19, 2011 1:47 pm

lili01ana Escreveu:O meu cão também tem esse comportamente, aliás sempre teve, desde o dia em que o fui buscar com 2 meses.
Eu para ser sincera penso que seja tentativas de dominância, mas a treinadora faz parte da corrente do reforço positivo e não acredita em tentativas de dominância,penso até que acha que isso nem existe nos cães em relação aos humanos.Pela minha experiência pessoal com cães, que vale o que vale, o cão faz o que faz numa atitude de mostrar que ele é que manda "montando" tudo o que mexe, especialmente crianças e pessoas novas que venham cá a casa. Comigo não faz porque nunca deixei, usei a tática de levantar o joelho sempre que ele tentava fazê-lo, mas é um cão muito mas mesmo muito teimoso.
O que é claramente um mito urbano. :lol:
FawnAngel
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2011 2:54 pm

sexta ago 19, 2011 2:10 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Susana Lapa
AkaOscar
Membro Júnior
Registado: sábado jul 23, 2011 11:36 am

sexta ago 19, 2011 3:52 pm

Hug0g Escreveu:Olá a todos,

Gostava de conhecer algumas sugestões para evitar uma situação que por vezes acontece e que nos deixa um bocado constrangidos:

De vez em quando o nosso cão (que tem agora cerca de 18 meses) fica um bocado excitado quando está a brincar e tem a tendência de se "agarrar" à perna de quem está a brincar com ele. Isto acontece mais frequentemente com crianças, talvez por serem mais próximas do tamanho dele, o que pode tornar a situação um pouco mais embaraçante.

Pelo que tenho lido, e também segundo indicações do meu Vet, a castração é uma das formas de reduzir ou mesmo eliminar este comportamento, no entanto não estou muito convencido a fazer essa operação apenas por este motivo.

Gostava então de conhecer experiências/sugestões vossas de outras maneiras de eliminar este comportamento.
Olá

O meu faz isso de vez em quando. Uma cadela da minha vizinha faz o mesmo... A nós, dá-nos vontade re rir, achamos divertido... Nada que uma "chega para lá" não resolva. Não somos assim tão púdicos, por isso convivemos com naturalidade com o seu instinto.
Responder

Voltar para “Cães”