O que fazer??? Não sei mais como ajudar....

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta ago 18, 2011 2:30 pm

:D
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
cassia29
Membro Veterano
Registado: quarta jul 22, 2009 9:39 pm

quinta ago 18, 2011 8:04 pm

Olá a todos.

Ttrago boas e más noticias.
O Canito continua a recuperar bem, mas só amanhã saberei mais dele.
Contactamos uma vet a explicar os sintomas da SRD, e ela gentilmente nos deu indicações de medicamentação que deveriamos dar para aliviar a canita. Fomos comprar. Ontem tinhamos colocado pipetas de desparazitação nas duas. Ao fim da tarde quando fomos dar a medicamentação ela correu para nós, pediu-nos muitas festas e se estes dias estava apática, e de manha também, agora estava outra. Estava Ela. Comeu o franguinho e ainda pediu mais.
Agora as más noticias. A minha vizinha foi falar com o Dono, e se até aqui ele tinha concordado em tirar as cadelas, agora diz que não que quer ficar com elas e que vai cuidar delas. Prontificou-se a pagar os medicamentos e até nos disse que hoje deu-lhes desparasitação interna. Continua a dar-nos autorização a entrar lá sempre que quisermos e a estar com as cadelas, mas não a podemos tirar de lá. Vimos que ele hoje deitou água e ração.... E eu quando sai de manha, ele estava lá de volta delas e na hora de almoço também. Será que ele vai cumprir o que prometeu? A minha vizinha disse que se ele precisasse nós continuamos a ajudar com a ração, mas ele também tem que dar atenção às cadelinhas. Nós não vamos abandona~l-las e vamos continuara a ir lá todos os dias.
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

quinta ago 18, 2011 8:51 pm

Essas promessas normalmente duram pouco tempo, não tarda nada está-se a marimbar para os patudos novamente. Espero estar errado, mas essa gente não muda.
Mantenham-no debaixo de olho.
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
cassia29
Membro Veterano

quinta ago 18, 2011 9:00 pm

paulograve Escreveu:Essas promessas normalmente duram pouco tempo, não tarda nada está-se a marimbar para os patudos novamente. Espero estar errado, mas essa gente não muda.
Pois é... nós vamos continuar a ir lá todos os dias e a pressioná-lo a tomar conta delas. Vamos andar de olho nele.
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

quinta ago 18, 2011 9:59 pm

cassia29 Escreveu:
paulograve Escreveu:Essas promessas normalmente duram pouco tempo, não tarda nada está-se a marimbar para os patudos novamente. Espero estar errado, mas essa gente não muda.
Pois é... nós vamos continuar a ir lá todos os dias e a pressioná-lo a tomar conta delas. Vamos andar de olho nele.
Era isso mesmo que eu ía dizer. :cry: Não "abrandem" a vossa vigilância pois quase de certeza que irá ser sol de pouca duração. :cry: :cry:

Um fulano que sempre se marimbou para os animais ... agora de repente mudou? Não me convence. :cry:

Boa sorte para as meninas que infelizmente e pelo menos para já, vão ter de continuar naquele "antro". :cry:
cassia29
Membro Veterano

quinta ago 18, 2011 10:05 pm

Pois a nós também não convenceu...mesmo nada. por isso é que vamos continuar a ir lá. não me acredito mesmo nada que ele vá mudar. Pode ser que ele volte a mudar de ideias e dê uma oportunidade às cadelinhas...
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

quinta ago 18, 2011 10:26 pm

Cassia cuidado com as cadelinhas pois de repente entram em cio...e depois??? :cry:

deixem passar algum tempo sem descurar o assunto e deixo aqui a sugestão do que eu faria, sem dar nas vistas e sem ser pessoas conhecidas da zona 1 belo dia esses animais seriam retirados desde que entretanto conseguissem a ajuda que estão a ter para o caozinho havendo sitio para elas e assim essa parte terminava.

Se os animais teem crias essa alimaria decerto será capaz de as matar alem do sofrimento das mães; posso afirmar que sempre fui e quero continuar a ser honesta em tudo na vida mas...apenas 2 coisas eu serei capaz de "gamar" se não me derem...plantas e 1 animal em sofrimento...e cada um que pense o que bem lhe apetecer.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
cassia29
Membro Veterano

quinta ago 18, 2011 10:31 pm

CarlotaSMAR acredita queestamos fartas de pensar nisso? nem sabemos bem o que fazer.... sabendo ele agora que nós queriamos tirá-las de lá, se de 1 momento para o outro elas desaparecessem seria muito complicado para nós. ele viria logo atrás de nós... Só as vamos poder tirar com autorização, tal como fizemos com canito.... isto entristece-me muito, porque estava certa que elas iriam sair dali... :cry:
cassia29
Membro Veterano

quinta ago 18, 2011 10:39 pm

sarina Escreveu:Pois :(, e mesmo estas saindo quem garante que não arranje outros cães? É muito complicado. :(
Mesmo muito acredite.... Mas enquanto ele nos deixar lá ir...
cassia29
Membro Veterano

quinta ago 18, 2011 10:53 pm

Ele nunca vai ser um dono responsável, nunca mesmo. Estamos a pensar ver se existe anticoncepcional em comprimidos para cadelas, pois como existe para gatas deve haver para cadelas... tenho de verificar isso...
cassia29
Membro Veterano

sexta ago 19, 2011 3:50 pm

LuMaria Escreveu:Ninguém me pode tirar os cães do quintal a não ser uma ordem judicial.
Portanto, a questão mantém-se, se permitir e não continuar a dispersar o assunto.
Respondendo a esta questão de outra maneira deixo aqui este texto Verifiquem o sublinhado:
Salvo nos casos extremos em que haja uma justificada razão de legítima defesa (do indivíduo, de outra pessoa, de outro animal ou de bens), é sempre proibido cometer actos de violência contra animais de companhia, quer sejam animais pelos quais alguém seja responsável, quer sejam animais errantes. A violência contra animais é proibida e punível por lei, com coimas cujos valores podem variar entre os €500 e os €3740, podendo chegar até aos €44 890, se o autor dos actos for uma pessoa colectiva (uma empresa ou uma instituição). A negligência, nomeadamente a omissão de cuidados essenciais para a garantia do bem-estar dos animais no próprio alojamento (considerada como abandono nos termos do Art.º 6.º-A, do DL n.º 276/2001, de 17 de Outubro), é também proibida e punível neste quadro de sanções. A posse irresponsável de animais considerados potencialmente perigosos ou perigosos nos termos da lei (DL n.º 312/2003, de 17 de Dezembro), sobretudo quando apresenta claros riscos para a segurança pública, nomeadamente de pessoas e de outros animais, é proibida, assim como o treino destes animais para combates entre os mesmos e a própria organização e realização destes combates, sendo estes actos puníveis com coimas de valor compreendido entre os € 500 e os €3740, ou de até €44 890 Euros, se o acto for cometido por uma pessoa colectiva. Em qualquer caso e consoante a gravidade do ilícito contra-ordenacional, as autoridades podem decidir aplicar sanções acessórias várias, nomeadamente podendo declarar a perda dos animais a favor do estado com a consequente possibilidade de serem reclamados para adopção uma vez que sejam recolhidos aos canis/gatis municipais (é importante notar que, se não forem reclamados para adopção, os animais poderão ser mortos nestes canis/gatis, razão pela qual é sempre fundamental tentar encontrar boas soluções de adopção ou acolhimento permanente para garantir que os animais não serão, mais uma vez, vítimas, sendo mortos nos canis/gatis municipais).
cassia29
Membro Veterano

sexta ago 19, 2011 3:55 pm

Esta parte que esta no texto é também importante:

"Em qualquer caso e consoante a gravidade do ilícito contra-ordenacional, as autoridades podem decidir aplicar sanções acessórias várias, nomeadamente podendo declarar a perda dos animais a favor do estado com a consequente possibilidade de serem reclamados para adopção uma vez que sejam recolhidos aos canis/gatis municipais...."

Portanto compreende-se que ao não dar alimentação alimentação, ele não está a proporcionar os cuidados essenciais, é considerado abandono. E como tal, apesar da autorização dada pelo dono, não necessitariamos dela para nada, porque ao ser considerado abandono e apesar dos animais estarem na propriedade dele, o canil ao ir buscar o canito, este tornou-se "propriedade" do Estado, por negligência do dono.

A lei foi cumprida e apesar de "End of Story" quis esclarecer, visto terem-me enviado com muita gentileza este documento.
cassia29
Membro Veterano

sexta ago 19, 2011 3:59 pm

Trago boas noticias hoje, todas muito boas.
O canito está a recuperar muito bem, contactei novamente o canil hoje e o menino esta muito bem disposto e a comer muito bem. Vai tomar hoje antibiótico que é feito de 3 em 3 dias.
A SRD voltou a comer e muito! Está com um apetite voraz. Está bem disposta e brincalhona.
O filho do DONO, andava hoje a passear a Dálmata com uma trela extensivel.... nem sei o que pensar disto... será sol de pouca dura? Ou estará ele a planear mudá-las de sítio???

Obrigada a todos
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

sexta ago 19, 2011 4:11 pm

cassia29 Escreveu:Trago boas noticias hoje, todas muito boas.
O canito está a recuperar muito bem, contactei novamente o canil hoje e o menino esta muito bem disposto e a comer muito bem. Vai tomar hoje antibiótico que é feito de 3 em 3 dias.
A SRD voltou a comer e muito! Está com um apetite voraz. Está bem disposta e brincalhona.
O filho do DONO, andava hoje a passear a Dálmata com uma trela extensivel.... nem sei o que pensar disto... será sol de pouca dura? Ou estará ele a planear mudá-las de sítio???

Obrigada a todos
Percebo que seja dificil para si compreender, visto que presenciou e viveu toda a situação mas será assim tão descabido que o homem tenha aprendido ou apercebido do mal que estava a fazer?
Sinceramente li o tópico e pelos seus relatos não me parece que o homem seja maldoso para os animais mas sim um bruto ignorante que não os sabe (ou sabia) cuidar deles com dignidade… daí a inferir que é o diabo como o pintou acho que é demais mas consigo compreender a sua posição.

Na minha modesta opinião, que vale o que vale, acho que deve ficar atenta sim mas não é preciso ficar alarmada por esses episódios normais (passear, dar de comer, etc). Afinal somos todos humanos e todos erramos, o importante é aprendermos com os erros e quem sabe esse homem não aprendeu uma valente lição?

Enfim, não estou a dizer que mudou ou não mudou. Não sabemos e não podemos também prever o futuro. Mas eu acredito que haja muita boa gente que não sabe cuidar de animais por ignorância e não por maldade (não quer isto dizer que essas pessoas devam ter animais).

Por último quero congratulá-la pela sua dedicação a esses cães e pelo sucesso até agora. Espero que tudo continue a correr bem e que as pessoas responsáveis pelos restantes cães os tratem com dignidade.
cassia29
Membro Veterano

sexta ago 19, 2011 4:27 pm

Se verificar eu já o deixei de tratar por diabo, e agora por DONO. Sim continua a considerá-lo como tal, poque eu vivo naquela zona desde de Novembro e desde essa altura que sempre lá vi cães diferentes, que por lá ficavam pouco tempo. Soube que ele ou deixava os bichos morrerem à fome, ou então quando se cansava deles mandava-os abater, etc. Se isto é verdade ou não, não sei, só estou a dizer o que me contaram de pessoas que lá vivemhá mais tempo. A verdade é que eu presenciei a presença de animais diferentes.
Você acha mesmo que uma pessoa que passava todos os dias ao pé dos canitos, varias vezes ao dia, durante meses, e não reparasse que os bichos não tinham água nem comida, nem sequer tinha reparado que os animais estavam doentes muda de um dia para o outro??? Sinceramente não acredito. Pode ter sido um abre olhos, mas vai durar até quando? É muito dificil dar um voto de confiança a este homem depois das coisas que eu vi. Gostaria de o fazer, e talvez o faça se ele continuar com esta atitude, mas os que lá morreram, esses ninguem os defendeu. Quantas vezes as pessoas falaram com ele para tratar dos bichos ou então para os dar, e ele ignorou?? Mudou a atitude nele? Não. Então porque agora? Repare que não foi um nem dois que lá morreram. Houve um episodio em que um dos cães que lá esteve soltou-se para ir procurar comida e foi atropelado. Quando quiseram saber de quem era o cão ele teve a coragem de dizer que não era dele. Existe um vizinho que chama o vet para ir dar vacinaas aos cães dele e já lhe perguntou se não queria aproveitar e vacinar os dele também, e ele não quis. Este tipo de pessoa muda? Sincera espero bem que sim e que comece a tratar das cadelinhas. Se assim for, continuarei a vir aqui relatar as mudanças dele.
Obrigada pela sua participação e pelo seu interesse neste caso.
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”