Olá a todos,
Faz hoje exactamente um mês, que encontrei, aqui à porta do meu trabalho, um cão com um ar muito triste, a dormir numa paragem de autocarro. Segundo informações que colhi das lojas e outros estabelecimentos perto, o cão já andava por aqui há cerca de uma semana, com poiso na dita paragem de autocarro. Foi uma colega minha que me alertou para a situação, e eu, que nunca saio daqui nem para almoçar, levantei-me logo e fui ver do cão. Assim que o abordei deitou-se logo a pedir festinhas, estava sujo , com sede e fome, e como não sabia andar na rua(ia sendo atropelado à minha frente) eu trouxe-o para o meu local de trabalho. Durante dois dias viveu aqui comigo, e dormiu cá sorrateiramente, até eu lhe arranjar dono. A minha casa é muito pequenina, daí que eu tenha achado melhor na altura não ficar com o cão, se bem que vou mudar de casa brevemente (sei lá quando!).
Ainda pus vários anuncios, na net e em jornais, para o caso de ele andar perdido e não abandonado, mas já se sabe a resposta: ninguem respondeu. A dona que arranjei, uma amiga minha,que seria só para Setembro, tb está de mudanças de casa e por isso não o queria já. Até lá o cão ficou provisoriamente em casa da minha mãe e aos fins de semana comigo no meu reduzido espaço, mas quero aproveitar para dizer que bastou ele estar um fim de semana comigo para eu decidir que já não o queria dar, e que, fazendo um esforço (falo pelo cão) ele lá se aguentaria até ir para uma casinha nova e grande com uma boa varanda. Ele estava-se a afeiçoar a mim e eu a ele, e não era justo manda-lo passados dois ou tres meses para um novo dono ( para mim seria triste, mas era melhor para ele ter espaço e desde que ele fosse bem.... / para ele poderia ser outro "abandono"... e isso foi o que mais me custaria fazer ao cão.)
Resultado, estou bastante feliz com o Lost&Found, é o novo miminho lá da minha casa, tenho o Garfield um pouco ciumento, mas com o tempo vai lá. Já o vacinei, desparasitei, e coloquei chip, agora é definitivamente o meu Lost. Porta-se lindamente, não faz nada em casa, é doce e meiguinho. É um rafeiro de tres anos, preto de pelo comprido, e ar simpatico, agora, sempre de rabinho a dar a dar.
Mas o Lost tem uma particularidade interessante, e é isso que me faz vir pedir opiniões aqui ao forum, caso tenham cães com comportamento semelhante.
O Lost tem a mania de se por a andar à roda, faz isso no hall de entrada e na sala. Ainda pensei que fosse para ir a rua, mas não, ele faz isso mesmo depois de vir da rua. Parece os cavalinhos no circo, umas vezes anda devagar outras vezes a galopar, mas sempre de rabinho a dar a dar.
E eu pergunto: (na brincadeira) será que este cão veio dum circo?
Agora a sério: a que poderá ser derivado este comportamento? já pensei que se calhar no passado esteve preso num espaço muito reduzido e era a maneira que tinha de andar. já pensei que possa ser de felicidade, pois se lhe digo que vai à rua, entao ai é que ele não pára de rodar. já pensei tantas coisas.... até já lhe perguntei, mas ele recusa-se a dizer-me :)
Bem eu fico aqui a espera de opiniões.
Cumprimentos
Lycia
Comportamento do Lost
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: domingo jul 07, 2002 12:09 pm
- Localização: Um gato comum europeu amarelo (Garfield), um cão rafeiro encontrado abandonado (Lost&Found)
Tomás
entao o Tomás também tem um "cavalinho" ehehe.
ainda bem que me diz isso.
eu estava com receio que fosse de algum trauma de infancia do cão, de ele estar fechado num sitio qualquer a tempo inteiro.
ainda por cima, este cão deve ter "apanhado" bastante pois de vez em quando para se afirmar mostra a dentuça (nunca mordeu), e sempre que ele faz isso eu falo suavemente com ele até ele perceber que em minha casa nunca ninguem lhe fará mal.
Cumprimentos
Lycia
entao o Tomás também tem um "cavalinho" ehehe.
ainda bem que me diz isso.
eu estava com receio que fosse de algum trauma de infancia do cão, de ele estar fechado num sitio qualquer a tempo inteiro.
ainda por cima, este cão deve ter "apanhado" bastante pois de vez em quando para se afirmar mostra a dentuça (nunca mordeu), e sempre que ele faz isso eu falo suavemente com ele até ele perceber que em minha casa nunca ninguem lhe fará mal.
Cumprimentos
Lycia
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
- Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra
Sempre ouvi dizer que ( e corrijam-me me estou errada ), quando um cão faz algo errado, se deve falar de um modo « forte », seguro e firme. Pois ele identifica o tom de voz e não as palavras. Logo se ele rosna a alguem e eu galo num tom suave, ele vai identificar isso como « algo que esta a fazer bem » certo???
-
- Membro
- Localização: Um gato comum europeu amarelo (Garfield), um cão rafeiro encontrado abandonado (Lost&Found)
Rosinha, se me permite, neste caso particular vou ter de discordar consigo.
Eu sempre tive cães desde pequenina, ainda em casa da minha mãe, e como eles eram todos pequeninos quando foram trazidos da rua, nesse caso, tinha de ensiná-los, utilizando palavras fortes para que eles as retessem. Se um cão faz xixi fora do penico, é logico que eu n lhe dou festinhas, tenho de ensina-lo. Isto é um exemplo.
Agora no caso do meu Lost, ele já tem cerca de 3 anos segundo a veterinaria, e eu não sei qual foi a vida deste cão anteriormente.
Penso que lhe devem ter batido, devido a reações instantaneas de defesa e medo, por exemplo, se lhe dou um grito um bocadinho mais forte, ele imediatamente se deita em posição de medo. Experimentei isto ontem, a porta de casa estava aberta, ele ia a sair, e eu gritei Lost, ele imediatamente parou e deitou-se no chão. Tenho passado muito tempo a ver os comportamentos dele, até porque quero vir a conhece-lo melhor.
O caso da rosnadela inofensiva pode ser uma maneira de reagir também por medo e é exactamente por isso que eu não lhe grito mas falo com ele até ele fechar os dentinhos e depois da-me sempre uma lambidela na mão. E essa situação só acontece por exemplo se o puxo pela coleira devarinho para ele ir para determinado sitio, ele faz fincapé e é nessa altura que mostra a dentola. E acredita , tem dado resultado, ele desde que tem estado em minha casa, tem reduzido muito as vezes que faz isso.
Acredito que assim que sentir total confiança e perceber que veio parar à porta certa, (acho que já percebeu...) ele vai deixar de fazer isso.
Lycia
Eu sempre tive cães desde pequenina, ainda em casa da minha mãe, e como eles eram todos pequeninos quando foram trazidos da rua, nesse caso, tinha de ensiná-los, utilizando palavras fortes para que eles as retessem. Se um cão faz xixi fora do penico, é logico que eu n lhe dou festinhas, tenho de ensina-lo. Isto é um exemplo.
Agora no caso do meu Lost, ele já tem cerca de 3 anos segundo a veterinaria, e eu não sei qual foi a vida deste cão anteriormente.
Penso que lhe devem ter batido, devido a reações instantaneas de defesa e medo, por exemplo, se lhe dou um grito um bocadinho mais forte, ele imediatamente se deita em posição de medo. Experimentei isto ontem, a porta de casa estava aberta, ele ia a sair, e eu gritei Lost, ele imediatamente parou e deitou-se no chão. Tenho passado muito tempo a ver os comportamentos dele, até porque quero vir a conhece-lo melhor.
O caso da rosnadela inofensiva pode ser uma maneira de reagir também por medo e é exactamente por isso que eu não lhe grito mas falo com ele até ele fechar os dentinhos e depois da-me sempre uma lambidela na mão. E essa situação só acontece por exemplo se o puxo pela coleira devarinho para ele ir para determinado sitio, ele faz fincapé e é nessa altura que mostra a dentola. E acredita , tem dado resultado, ele desde que tem estado em minha casa, tem reduzido muito as vezes que faz isso.
Acredito que assim que sentir total confiança e perceber que veio parar à porta certa, (acho que já percebeu...) ele vai deixar de fazer isso.
Lycia
-
- Membro
- Registado: quinta abr 11, 2002 11:01 am
- Localização: Duas cadelas: Pastora Alemã e Presa Canário e um casal de Piriquitos
Olá Lycia, em casa tb tenho uma cadela que gosta de correr atrás dela mesma...ou seja corre atrás do rabo por isso é que dá tantas piruetas e tantas rodas até se cansar...deve pensar que está a correr atrás de algo que não lhe pertence, ou então que algo está a correr atrás dela... qdo apanha o rabo (é Pastora Alemã) mordisca-o e larga-o e depois volta a correria...não sei como é que não fica tonta...
boa sorte com o novo amigo
Carla
boa sorte com o novo amigo
Carla
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm
Olá Lycia
Ainda existem pessoas que tentam sempre salvar + 1. Eu (conheço-me bem) já não largava mais o cão, apesar da minha casa ser pequena, aguentava + 1 bocadinho, e p/o compensar dava-lhe muito amor e carinho.
Quanto ao comportamento, julgo que seja normal, a Yara tb quando chega a casa começa a andar c/o focinho de lado no chão e rosna e ladra como se estivesse a bincar sózinha, depois atira-se p/o chão como que estivesse na praia toda "escarrapachada" e olha p/nós como quem diz: "Olha eu a fazer gracinhas"...
Ainda existem pessoas que tentam sempre salvar + 1. Eu (conheço-me bem) já não largava mais o cão, apesar da minha casa ser pequena, aguentava + 1 bocadinho, e p/o compensar dava-lhe muito amor e carinho.
Quanto ao comportamento, julgo que seja normal, a Yara tb quando chega a casa começa a andar c/o focinho de lado no chão e rosna e ladra como se estivesse a bincar sózinha, depois atira-se p/o chão como que estivesse na praia toda "escarrapachada" e olha p/nós como quem diz: "Olha eu a fazer gracinhas"...
<strong>Os meus cães são o centro do meu mundo. 
Carla</strong>

Carla</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Só posso falar do que eu e um vizinho observámos no cão (podengo de pelo curto - parece puro) de outro vizinho.
O bicho anda sempre a correr num circulo apertado, mas não é atrás da cauda.
É sempre que vê alguém ou algum cão a passar na rua.
Enquanto faz isto ladra desalmadamente.
Está num quintal e a parte que se vê é a zona da saída da garagem que está muito suja com os dejectos do animal.
Nunca se vê ninguém, nem nunca se viu o cão cá fora a passear.
O meu vizinho diz que ele faz isto por estar sempre fechado, ser jovem e não ter companhia.
Será ?
O bicho anda sempre a correr num circulo apertado, mas não é atrás da cauda.
É sempre que vê alguém ou algum cão a passar na rua.
Enquanto faz isto ladra desalmadamente.
Está num quintal e a parte que se vê é a zona da saída da garagem que está muito suja com os dejectos do animal.
Nunca se vê ninguém, nem nunca se viu o cão cá fora a passear.
O meu vizinho diz que ele faz isto por estar sempre fechado, ser jovem e não ter companhia.
Será ?
-
- Membro
- Registado: quarta mai 22, 2002 7:59 am
Penso que comportamentos do tipo correr atrás do rabo para o morder (rodopiar sobre si), roer algo que não deve, são comportamentos de um cão stressado a necessitar de exercicio, companhia, etc e é ao mesmo tempo uma forma de chamar à atenção do dono.
Penso que não significa que é um cão infeliz, mas sim entediado a necessitar de algumas mudanças. Quando me refiro a mudanças, quero dizer, + exercicio + companhia + algumas coisas.
Isto é apenas a minha opinião, poderam surgir algumas mais válidas e até que digam que eu estou errado, mas...
Um abraço,
Sumy
Penso que não significa que é um cão infeliz, mas sim entediado a necessitar de algumas mudanças. Quando me refiro a mudanças, quero dizer, + exercicio + companhia + algumas coisas.
Isto é apenas a minha opinião, poderam surgir algumas mais válidas e até que digam que eu estou errado, mas...
Um abraço,
Sumy
-
- Membro
Estive a ler as respostas ao meu post, e estou de acordo com o que foi dito.
Cada vez mais penso que este cão deve ter passado das boas antes de ser acolhido por mim.
Possivelmente era mesmo limitado a viver num espaço pequeno, como o cão que o aisd referenciou. Se calhar andava à roda como forma de pedir atenções, ou que o fossem passear. E o summy disse que deve precisar de exercitar-se, e eu noto que precisa. Noto que este cão gosta de passeios (qual não gosta?) e de correr .
Quanto a mim vou dar-lhe o máximo que puder, de miminhos, de passeios, de bem estar fisico e emocional, para que ele a partir de agora tenha uma vida agradável e esqueça de quem um dia lhe fez mal e o abandonou à sua riste sorte. Outro dia levei-o à praia, nunca devia lá ter ido, pois o contentamento e alegria dele... só mesmo vendo.
Ups.... lá está ele a andar à roda.... espera lá rodinhas que já te vou passear, deixa-me só acabar de escrever este post...
Lá vou eu. Ser passeada pelo meu Lost.
Lycia
Cada vez mais penso que este cão deve ter passado das boas antes de ser acolhido por mim.
Possivelmente era mesmo limitado a viver num espaço pequeno, como o cão que o aisd referenciou. Se calhar andava à roda como forma de pedir atenções, ou que o fossem passear. E o summy disse que deve precisar de exercitar-se, e eu noto que precisa. Noto que este cão gosta de passeios (qual não gosta?) e de correr .
Quanto a mim vou dar-lhe o máximo que puder, de miminhos, de passeios, de bem estar fisico e emocional, para que ele a partir de agora tenha uma vida agradável e esqueça de quem um dia lhe fez mal e o abandonou à sua riste sorte. Outro dia levei-o à praia, nunca devia lá ter ido, pois o contentamento e alegria dele... só mesmo vendo.
Ups.... lá está ele a andar à roda.... espera lá rodinhas que já te vou passear, deixa-me só acabar de escrever este post...
Lá vou eu. Ser passeada pelo meu Lost.
Lycia