Vamos fotografar os nossos cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

terça nov 05, 2002 12:27 pm

Veja so estes modelos felinos lindos da Forense Elsa Pereira, devo dizer que não me canso de ver estas 2 fotos

Imagem

Imagem
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça nov 05, 2002 1:35 pm

Olá

Estas duas fotos estão muito boas, de facto. É certo que os gatos, tal como os cães, são muito fotogénicos. Os gatos são mais calmos e a sua postura facilita a tarefa do fotógrafo. Mas isso não basta, pois há regras básicas que devem ser tomadas em consideração.
Posso indicar aqui algumas. Fotografias feitas ao nível da cabeça do animal. Fundo neutro que não distrai e dá realce aos gatinhos. Exploração da posição dos gatos numa delas e da posição da cabeça na outra. Iluminação correcta (nalgumas fotografias do álbum e dos avatares a iluminação não é a mais correcta, o que dificulta a sua leitura).
Normalmente dou como receita o uso do flash combinado com a luz natural, apenas para dar um certo brilho, eliminar sombras indesejáveis e realçar certos pormenores.

Como não sei se este tópico se vai manter, vou referir dois aspectos que considero importantes no acto de fotografar os nossos amigos.
Um deles tem a ver com a utilização do zoom das máquinas.
Não é conveniente fotografá-los a uma curta distância com o zoom regulado para grande angular, porque isso provoca deformações. O efeito resultante é ficarem com a cabeça muito grande em relação ao corpo. Será preferível usar-se a teleobjectiva e fotografar a uma distância de cerca de três metros. Mas não esquecer: o flash da maior parte das máquinas só tem efeito até cerca de 5 metros.
Como devem calcular, estas considerações são vagas e falíveis, porque existe uma enorme variedade de máquinas fotográficas.

Terei todo o prazer de dar mais algumas dicas se assim o entenderem.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

domingo ago 21, 2011 3:20 am

Ora fazendo aqui o DESENTERRANÇO DO ANO.... 8) ... surgiu-me uma dúvida, aliás, várias, porque eu tenho uma boa máquina, digital, mas nas traseiras da máquina está uma nódoa que não faz jus à dita... :twisted: .

Estive a recolher umas dicas sobre fotografia, porque tenho visto fotos lindas de expos, tal como a foto do Czar que se falou na página anterior, cujo cão é o tema principal e o fundo está desfocado, e eu não consigo obter esses resultados, por uma razão muito simples: se dou prioridade à abertura e escolho uma abertura "pequena" (sorry, não conheço os termos correctos), logo o tempo de exposição será mais longo, e se por um lado é esse o modo de ter uma área de focagem mais pequena, a do cão, por outro o tempo de exposição demasiadamente longo vai desfocar o objecto, porque os cães não estão quietos muito tempo.... Qual é o truque mesmo???
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
TheOne
Membro Veterano

domingo ago 21, 2011 3:21 am

De mim para mim :lol:

Imagem
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

domingo ago 21, 2011 6:44 am

Ai que raiva! :evil:, já não posso com o meo fibra que me aparece constantemente (eu sei, off topic).

O Nel abriu outro tópico sobre fotografia, mais recente :wink: , e com ilustrações (dos lingrinhas, pois claro!). Enquanto ele não vem aqui responder à questão específica, deixo aqui o link:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ight=flash

Não era mal pensado colocar este tópico naquele dos links uteis dos inamovíveis (será que já lá está :? ?)
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo ago 21, 2011 9:43 am

cockinhas Escreveu:(...)O Nel abriu outro tópico sobre fotografia, mais recente :wink: , e com ilustrações (dos lingrinhas, pois claro!). Enquanto ele não vem aqui responder à questão específica, deixo aqui o link:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ight=flash(...)
Já não me lembrava que tinha criado dois tópicos sobre fotografia. Este, que é de 2002, deve estar desactualizado... ainda não o li.
O que a Cockinhas indica no link acima é o mais recente e, por isso, mais actualizado.
Há princípios básicos de fotografia que se mantêm. A desactualização a que me refiro tem mais a ver com os aspectos técnicos, que sofreu nos últimos anos um grande desenvolvimento com a tecnologia digital
De qualquer modo, eu vou ler mais atentamente os dois e depois voltamos aqui.
TheOne
Membro Veterano

domingo ago 21, 2011 11:19 am

Eu sabia que havia outro, mas não o tinha encontrado... :wink:

Responder

Voltar para “Cães”