sexta jun 03, 2011 5:12 pm
Olá.
Convém dizer primeiro que não sou particularmente entendida nesta raça... no entanto, vou-lhe dar a minha opinião e começo por dois exemplos: os dogues alemães merles e os boxers brancos.
Ambas são colorações fora do estalão que até bem há pouco tempo nem direito a pedigree tinham (agora já podem ter, é um registo condicionado que os veda tanto de participar em expo como de terem descendência registada no livro de origens).
Ambas as colorações ocorrem naturalmente em cruzas correctas, portanto, são puros? Absolutamente. São "raros" e devem ser vendidos a preço mais caro? Não, antes pelo contrário. Devem ser usados na reprodução? Nunca, porque os genes que lhes conferem essa cor de pelagem também estão associados a problemas de saúde tal como a surdez e também porque o objectivo da canicultura é produzir exemplares o mais próximo possível do estalão. Portanto, tal como um DA merle ou um boxer totalmente branco, um boule preto não deve ser usado para reprodução e um criador ético não o fará.
Na minha opinião, se vai comprar um animal de raça compre um animal com registo no Livro de Origens Português e, aviso importante nesta raça, compre-o directamente a UM CRIADOR. Virtualmente todos os boules que se encontram nas lojas e sites de intermediários vêm de puppy-mills ucranianas e de outros países do Leste Europeu... se não está familiarizado com o termo, pesquise, e verá que está a comprar um cão de proveniência duvidosa, criado sem qualquer tipo de selecção, despiste de doenças genéticas e até escrúpulos, pois os progenitores vivem as suas curtas vidas encerrados em gaiolas. Um cachorro destes sai da fábrica a 50 euros, quando chega ao "consumidor" já custa 800, são muitos intermediários a ganhar com o negócio. Em 10 cachorros exportados para pt, 6 morrem pelo caminho, 2 desenvolvem parvovirose em casa dos novos donos.
Um cão de qualidade para expo é muito mais do que apenas com exemplar com LOP. O registo no LOP é o mínimo que deve exigir na compra de um cão de raça.
Cumprimentos.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo