
Fotografar melhor
Moderador: mcerqueira
Eu aprendi muitas coisas quando li este tópico pela primeira vez, em 2006 salvo erro, mas continuo a não dominar N técnicas, ainda por cima tenho uma máquina muito razoável....


"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
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Bugoide
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A minha máquina de razoável tem muito pouco, espero que os canitos ajudem à qualidade das fotos
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Safa-se com o que há
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Safa-se com o que há
There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
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nel
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Já li os dois tópicos e este mais recente é o mais apropriado para ser desenvolvido, se assim o entenderem.
Em ambos, tentei enunciar princípios básicos de como fotografar os nossos cães, havendo, por isso, uma certa repetição. Por outro lado, o mais antigo quase não tem ilustrações, tanto minhas como as fotos das pessoas que lá participaram, o que torna um pouco mais difícil a compreensão dos textos. De qualquer modo, como esse tópico é pouco extenso, só com duas páginas, talvez valha a pena fazer uma leitura em diagonal.
Em termos teóricos, julgo que pouco mais há a dizer neste. A virtude do outro tópico era o de se ter criado uma certa interacção, onde, por ex., se comentavam fotos colocadas pelas pessoas e se tentava tirar dúvidas sobre os mecanismos das máquinas, etc. Creio que a intenção de “desenterrar” este tópico foi um pouco isso.
Tudo dependendo do grau de desenvolvimento desses conceitos teóricos, haveria muito mais a dizer, mas julgo que isso seria fastidioso. Aliás, esses conceitos básicos encontram-se em qualquer manual de fotografia. Por isso, a forma porventura mais interessante de tratar este assunto será criar essa interacção, seja comentando fotos ou colocando dúvidas, sem que com isto se pretenda criar aqui um “consultório”.
Se assim o entenderem, coloquem as dúvidas. Alguém tentará responder e eu também estarei disposto a isso com o maior prazer e dentro das minhas possibilidades.
Para começar, no que respeita às máquinas ilustradas pelas fotos atrás (Canon e Samsung), vale a pena fazer algumas considerações em termos genéricos, mas vou deixar isso para a minha próxima intervenção.
Em ambos, tentei enunciar princípios básicos de como fotografar os nossos cães, havendo, por isso, uma certa repetição. Por outro lado, o mais antigo quase não tem ilustrações, tanto minhas como as fotos das pessoas que lá participaram, o que torna um pouco mais difícil a compreensão dos textos. De qualquer modo, como esse tópico é pouco extenso, só com duas páginas, talvez valha a pena fazer uma leitura em diagonal.
Em termos teóricos, julgo que pouco mais há a dizer neste. A virtude do outro tópico era o de se ter criado uma certa interacção, onde, por ex., se comentavam fotos colocadas pelas pessoas e se tentava tirar dúvidas sobre os mecanismos das máquinas, etc. Creio que a intenção de “desenterrar” este tópico foi um pouco isso.
Tudo dependendo do grau de desenvolvimento desses conceitos teóricos, haveria muito mais a dizer, mas julgo que isso seria fastidioso. Aliás, esses conceitos básicos encontram-se em qualquer manual de fotografia. Por isso, a forma porventura mais interessante de tratar este assunto será criar essa interacção, seja comentando fotos ou colocando dúvidas, sem que com isto se pretenda criar aqui um “consultório”.
Se assim o entenderem, coloquem as dúvidas. Alguém tentará responder e eu também estarei disposto a isso com o maior prazer e dentro das minhas possibilidades.
Para começar, no que respeita às máquinas ilustradas pelas fotos atrás (Canon e Samsung), vale a pena fazer algumas considerações em termos genéricos, mas vou deixar isso para a minha próxima intervenção.
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AlexandreMqs
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Acho que é uma ideia interessante.nel Escreveu:Em termos teóricos, julgo que pouco mais há a dizer neste. A virtude do outro tópico era o de se ter criado uma certa interacção, onde, por ex., se comentavam fotos colocadas pelas pessoas e se tentava tirar dúvidas sobre os mecanismos das máquinas, etc. Creio que a intenção de “desenterrar” este tópico foi um pouco isso.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography
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nel
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Muitas pessoas julgam que usando uma máquina profissional ou com características profissionais conseguem obter fotografias melhores do que com uma máquina simples e barata. Na maioria dos casos acontece exactamente o contrário.
Para se tirar partido de uma máquina reflex (por ex. a Canon ilustrada na foto), não é suficiente usá-la, é absolutamente necessário dominar princípios básicos de fotografia e também dominar as funcionalidades da máquina.
Uma máquina compacta (por ex. a Samsung ilustrada na foto) é concebida para amadores sem qualquer preparação teórica porque os dispositivos automáticos com que está equipada fazem aquilo que o utilizador não sabe fazer e, na prática, basta carregar no botão e a fotografia lá se tira mais ou menos bem. Não sei se é o caso do modelo Samsung apresentado (não o conheço), mas na maioria das máquinas compactas também é possível regular manualmente a abertura e a velocidade.
É certo que todas as máquinas reflex também possuem os dispositivos automáticos de abertura e de velocidade de obturação, e podem ser usadas em regime totalmente automático, tal como se de uma máquina compacta se tratasse. E muitos utilizadores, usando-a exclusivamente em regime totalmente automático, julgando que as fotografias ficam melhor por serem feitas com um modelo mais PRO, acabam por não tirar partido das funcionalidades da máquina, produzindo fotografias em nada superiores em qualidade às obtidas por uma compacta.
Confuso, isto?
Vou tentar explicar um pouco mais detalhadamente, correndo o risco de o texto se tornar chato e comprido...
Uma das (grandes) vantagens de uma máquina reflex é a possibilidade que oferece de se poderem usar várias objectivas conforme as necessidades. Isto é, nas reflex a objectiva é amovível. É certo que usando uma objectiva zoom, por ex. 28-80 ou ainda melhor, 28-200 (valores antigos), se obtém com uma única objectiva a grande angular e a teleobjectiva, com todos os valores intermédios.
Outra grande vantagem é vermos através do visor exactamente o que vamos fotografar. Isto é importante em fotografias onde se pretende um enquadramento absolutamente rigoroso.
Nas máquinas compactas, embora muitas já possuam zoom, a amplitude deste é sempre muito mais limitado do que a das reflex. Por outro lado, o visor é independente da objectiva. Vemos por uma janelinha cujo enquadramento não é exactamente o enquadramento fotografado. É o tal erro de paralax.
Numa utilização comum (isto é muito vago, mas enfim...) a máquina compacta satisfaz perfeitamente. A qualidade fotográfica em termos de nitidez até poderá ser superior (e esta?) porque o percurso da luz para atingir o sensor é muito mais linear.
90% das fotografias que faço aos meus lingrinhas para os “bonecos” das curiosidades é feita com uma compacta digital já com alguns anos. É mais prática pela leveza, considerando que as fotos são feitas durante o passeio matinal de 3 a 4 km. E obtenho quase o mesmo resultado do que levando a reflex, mesmo munida da zoom 28-200. É certo que a minha preocupação não tem muito a ver com aspectos estéticos, mas sim em conseguir “caçar” as situações em que os dois estão juntos.
Haveria muito mais a dizer sobre as máquinas, mas receio, muito sinceramente, ser maçador.
Quando, episodicamente, dei formação a professores nesta área, eu tinha as pessoas à frente e podia sentir o tédio, a atenção, o interesse e gerir melhor os tempos e o desenvolvimento dos temas. Aqui é difícil...
Colaborem criticando, que eu agradeço. Coloquem dúvidas.
Para se tirar partido de uma máquina reflex (por ex. a Canon ilustrada na foto), não é suficiente usá-la, é absolutamente necessário dominar princípios básicos de fotografia e também dominar as funcionalidades da máquina.
Uma máquina compacta (por ex. a Samsung ilustrada na foto) é concebida para amadores sem qualquer preparação teórica porque os dispositivos automáticos com que está equipada fazem aquilo que o utilizador não sabe fazer e, na prática, basta carregar no botão e a fotografia lá se tira mais ou menos bem. Não sei se é o caso do modelo Samsung apresentado (não o conheço), mas na maioria das máquinas compactas também é possível regular manualmente a abertura e a velocidade.
É certo que todas as máquinas reflex também possuem os dispositivos automáticos de abertura e de velocidade de obturação, e podem ser usadas em regime totalmente automático, tal como se de uma máquina compacta se tratasse. E muitos utilizadores, usando-a exclusivamente em regime totalmente automático, julgando que as fotografias ficam melhor por serem feitas com um modelo mais PRO, acabam por não tirar partido das funcionalidades da máquina, produzindo fotografias em nada superiores em qualidade às obtidas por uma compacta.
Confuso, isto?
Vou tentar explicar um pouco mais detalhadamente, correndo o risco de o texto se tornar chato e comprido...
Uma das (grandes) vantagens de uma máquina reflex é a possibilidade que oferece de se poderem usar várias objectivas conforme as necessidades. Isto é, nas reflex a objectiva é amovível. É certo que usando uma objectiva zoom, por ex. 28-80 ou ainda melhor, 28-200 (valores antigos), se obtém com uma única objectiva a grande angular e a teleobjectiva, com todos os valores intermédios.
Outra grande vantagem é vermos através do visor exactamente o que vamos fotografar. Isto é importante em fotografias onde se pretende um enquadramento absolutamente rigoroso.
Nas máquinas compactas, embora muitas já possuam zoom, a amplitude deste é sempre muito mais limitado do que a das reflex. Por outro lado, o visor é independente da objectiva. Vemos por uma janelinha cujo enquadramento não é exactamente o enquadramento fotografado. É o tal erro de paralax.
Numa utilização comum (isto é muito vago, mas enfim...) a máquina compacta satisfaz perfeitamente. A qualidade fotográfica em termos de nitidez até poderá ser superior (e esta?) porque o percurso da luz para atingir o sensor é muito mais linear.
90% das fotografias que faço aos meus lingrinhas para os “bonecos” das curiosidades é feita com uma compacta digital já com alguns anos. É mais prática pela leveza, considerando que as fotos são feitas durante o passeio matinal de 3 a 4 km. E obtenho quase o mesmo resultado do que levando a reflex, mesmo munida da zoom 28-200. É certo que a minha preocupação não tem muito a ver com aspectos estéticos, mas sim em conseguir “caçar” as situações em que os dois estão juntos.
Haveria muito mais a dizer sobre as máquinas, mas receio, muito sinceramente, ser maçador.
Quando, episodicamente, dei formação a professores nesta área, eu tinha as pessoas à frente e podia sentir o tédio, a atenção, o interesse e gerir melhor os tempos e o desenvolvimento dos temas. Aqui é difícil...
Colaborem criticando, que eu agradeço. Coloquem dúvidas.
Obrigado nel pela ajuda.
A minha não é reflex, a objectiva não sai do sítio
. O que é pena, porque nas antigas máquinas de rolo, os meus pais tiveram uma Nikon toda xpto, e acho muito mais fácil por exemplo, fazer a focagem à mão, a rodar a objectiva à mão, do que nas digitais, de focagem a premir o botão a "meio gás"...
Então cá vai a minha dúvida...
Eu tenho feito várias experiências com a minha máquina, quer experimentando fotografar dando prioridade ao tempo como dando prioridade à abertura, mas não consigo ver bem o resultado porque normalmente é ao ar livre e no lcd da máquina não se consegue avaliar bem a qualidade da foto.
Por exemplo, esta foto:

Gosto do enquadramento, mas preferia que o fundo estivesse desfocado, que creio ser impossível dada a distância que eu tinha da cadela. A cor também não me agrada, acho que está muito "branca", não sobressai o brilho do pêlo da cadela, acho que o preto ficou muito branco... se é que me faço entender!
Depois acontece-me tirar N fotos, sai uma ou 2 bem, e já não sei como a tirei e que configurações usei
.
Pronto, agora a outra dúvida que coloquei no outro tópico:
A minha não é reflex, a objectiva não sai do sítio
Então cá vai a minha dúvida...
Eu tenho feito várias experiências com a minha máquina, quer experimentando fotografar dando prioridade ao tempo como dando prioridade à abertura, mas não consigo ver bem o resultado porque normalmente é ao ar livre e no lcd da máquina não se consegue avaliar bem a qualidade da foto.
Por exemplo, esta foto:

Gosto do enquadramento, mas preferia que o fundo estivesse desfocado, que creio ser impossível dada a distância que eu tinha da cadela. A cor também não me agrada, acho que está muito "branca", não sobressai o brilho do pêlo da cadela, acho que o preto ficou muito branco... se é que me faço entender!
Depois acontece-me tirar N fotos, sai uma ou 2 bem, e já não sei como a tirei e que configurações usei
Pronto, agora a outra dúvida que coloquei no outro tópico:
Obrigado desde já!TheOne Escreveu: Estive a recolher umas dicas sobre fotografia, porque tenho visto fotos lindas de expos, tal como a foto do Czar que se falou na página anterior, cujo cão é o tema principal e o fundo está desfocado, e eu não consigo obter esses resultados, por uma razão muito simples: se dou prioridade à abertura e escolho uma abertura "pequena" (sorry, não conheço os termos correctos), logo o tempo de exposição será mais longo, e se por um lado é esse o modo de ter uma área de focagem mais pequena, a do cão, por outro o tempo de exposição demasiadamente longo vai desfocar o objecto, porque os cães não estão quietos muito tempo.... Qual é o truque mesmo???
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
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A foto está muito bonita!TheOne Escreveu:Obrigado nel pela ajuda.
A minha não é reflex, a objectiva não sai do sítio. O que é pena, porque nas antigas máquinas de rolo, os meus pais tiveram uma Nikon toda xpto, e acho muito mais fácil por exemplo, fazer a focagem à mão, a rodar a objectiva à mão, do que nas digitais, de focagem a premir o botão a "meio gás"...
Então cá vai a minha dúvida...
Eu tenho feito várias experiências com a minha máquina, quer experimentando fotografar dando prioridade ao tempo como dando prioridade à abertura, mas não consigo ver bem o resultado porque normalmente é ao ar livre e no lcd da máquina não se consegue avaliar bem a qualidade da foto.
Por exemplo, esta foto:
Gosto do enquadramento, mas preferia que o fundo estivesse desfocado, que creio ser impossível dada a distância que eu tinha da cadela. A cor também não me agrada, acho que está muito "branca", não sobressai o brilho do pêlo da cadela, acho que o preto ficou muito branco... se é que me faço entender!
Depois acontece-me tirar N fotos, sai uma ou 2 bem, e já não sei como a tirei e que configurações usei.
Pronto, agora a outra dúvida que coloquei no outro tópico:
Obrigado desde já!TheOne Escreveu: Estive a recolher umas dicas sobre fotografia, porque tenho visto fotos lindas de expos, tal como a foto do Czar que se falou na página anterior, cujo cão é o tema principal e o fundo está desfocado, e eu não consigo obter esses resultados, por uma razão muito simples: se dou prioridade à abertura e escolho uma abertura "pequena" (sorry, não conheço os termos correctos), logo o tempo de exposição será mais longo, e se por um lado é esse o modo de ter uma área de focagem mais pequena, a do cão, por outro o tempo de exposição demasiadamente longo vai desfocar o objecto, porque os cães não estão quietos muito tempo.... Qual é o truque mesmo???
E relaçao ás cores acho que podes trabalhar num programa de edição...
Tb gosto de fotos com o fundo desfocado.
<p> </p>
Obrigado Soniason1a Escreveu: A foto está muito bonita!
E relaçao ás cores acho que podes trabalhar num programa de edição...![]()
Tb gosto de fotos com o fundo desfocado.
Eu posso trabalhar a foto, mas gostava de saber tirar fotos sem que necessitem de retoque, e aproveitar as valências da máquina
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Estas trelas, além de extremamente resistentes, têm 3 posições para 3 comprimentos, sendo o máximo de 2 metrosmfpuscas Escreveu: TheOne já agora não me poderia explicar para que servem as trelas como essa na foto?
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AlexandreMqs
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- Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm
Como a maquina que tem o desfoque a nivel profissional/amador será quase impossível de ser realizado, só se o fundo tiver muito longe do objecto principal.TheOne Escreveu:Eu posso trabalhar a foto, mas gostava de saber tirar fotos sem que necessitem de retoque, e aproveitar as valências da máquina
Quanto aos retoques, isso é mesmo impossível. Isto porque tem sabe editar, sabe as mais valias de uma foto bem editada.
No entanto, existem fotógrafos que não editam, no entanto, a maquina é expto, mais as lentes, filtros, flash, luzes, etc...este material todo ajuda que que não haja edição ou que edição seja muito pequena.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
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AlexandreMqs
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- Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm
Isso depende da quantia que quer gastar.mfpuscas Escreveu:eu precisava era de uma ajudinha a escolher uma máquina
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É assim eu querer gastar queria "pouco" por isso pensei em comprar uma estilo bridge para me iniciar nas andanças da fotografia, mas depois quando começasse a perceber do assunto proavelmente iria sentir-me um pouco limitado, por isso não sei se compro uma bridge para começo ou se junto mais dinheiro e compro logo uma mais avançada.AlexandreMqs Escreveu:Isso depende da quantia que quer gastar.mfpuscas Escreveu:eu precisava era de uma ajudinha a escolher uma máquina











