Para quem quer fazer cruzas caseiras...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo ago 21, 2011 11:28 pm

Mas foram e vieram no mesmo dia? :o Não admira que o cão tivesse tido um ataque cardíaco...
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
FawnAngel
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2011 2:54 pm

domingo ago 21, 2011 11:32 pm

LuluB Escreveu:Mas foram e vieram no mesmo dia? :o Não admira que o cão tivesse tido um ataque cardíaco...
Começou...

Qual é o problema de ir e vir no mesmo dia, de Lisboa a Leiria? o cão concerteza que não foi a pé.... :?
Susana Lapa
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

domingo ago 21, 2011 11:35 pm

LuluB Escreveu:Mas foram e vieram no mesmo dia? :o Não admira que o cão tivesse tido um ataque cardíaco...
Honestamente não vejo onde está o problema... Lisboa Leiria são 130km+-, não é nada de extravagante... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

domingo ago 21, 2011 11:40 pm

LuluB Escreveu:Sempre ouvi dizer que a cadela é que deve ser levada ao cão, mas não sei a razão disso. Alguém me explica?
LuluB desculpe meter-me no seu assunto, mas gostaria de lhe responder.

Quando comecei a fazer criação de dalmatas já lá vão uns bons anos, antes aconselhei-me com o vet, para esclarecimento no antes e pós partos e de tudo o que pudesse advir do acasalamento.

Uma das coisas que ele me explicou é que deveria levar a/s cadela/as ao macho, por uma questão de território e dominação do macho!

Ou seja, muitas cadelas apesar de estarem no auge do período fértil, fazem-se difíceis para acasalar e muitas vezes nem se consegue (sobretudo a 1ª vez), estado em território do macho a cadela sente-se dominada por este e por receios de se encontrar em local estranho, acaba por ficar submissa.

Não sei se me expliquei bem, espero que sim!
Foi isto mais ou menos que me foi transmitido pelo vet, na altura. Se está correcto ou incorrecto, não o sei, mas sei que resultou!
LuluB
Membro Veterano

domingo ago 21, 2011 11:43 pm

Pronto, está bem, já não comento mais. :? Mas parece-me pressa a mais, e o facto de não lhe terem dado mais tempo para fazer e repetir o que tinha a fazer, metendo-o depois num carro para uma viagem de meia hora, ou mais, sem lhe darem tempo a acalmar, terá tido a sua quota-parte de responsabilidade no sucedido.

Como já disse, não percebo nada de cruzas, mas algo me diz que não lidaram com a ansiedade desse cão como deviam. É só.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuluB
Membro Veterano

domingo ago 21, 2011 11:46 pm

AnaNuno Escreveu:
LuluB Escreveu:Sempre ouvi dizer que a cadela é que deve ser levada ao cão, mas não sei a razão disso. Alguém me explica?
LuluB desculpe meter-me no seu assunto, mas gostaria de lhe responder.

Quando comecei a fazer criação de dalmatas já lá vão uns bons anos, antes aconselhei-me com o vet, para esclarecimento no antes e pós partos e de tudo o que pudesse advir do acasalamento.

Uma das coisas que ele me explicou é que deveria levar a/s cadela/as ao macho, por uma questão de território e dominação do macho!

Ou seja, muitas cadelas apesar de estarem no auge do período fértil, fazem-se difíceis para acasalar e muitas vezes nem se consegue (sobretudo a 1ª vez), estado em território do macho a cadela sente-se dominada por este e por receios de se encontrar em local estranho, acaba por ficar submissa.

Não sei se me expliquei bem, espero que sim!
Foi isto mais ou menos que me foi transmitido pelo vet, na altura. Se está correcto ou incorrecto, não o sei, mas sei que resultou!
Obrigada, AnaNuno, explicou-se muito bem. :) Era a noção que eu tinha, também. Mas como nunca fiz criação, nem, portanto, planeei cruzas, não sabia ao certo a razão disso.
<p>&nbsp;</p>
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

domingo ago 21, 2011 11:53 pm

LuluB Escreveu:Pronto, está bem, já não comento mais. :? Mas parece-me pressa a mais, e o facto de não lhe terem dado mais tempo para fazer e repetir o que tinha a fazer, metendo-o depois num carro para uma viagem de meia hora, ou mais, sem lhe darem tempo a acalmar, terá tido a sua quota-parte de responsabilidade no sucedido.

Como já disse, não percebo nada de cruzas, mas algo me diz que não lidaram com a ansiedade desse cão como deviam. É só.
eles foram depois do almoco, uma hora de caminho, tiveram la na conversa e tentativas umas horas, chegaram a sintra por volta das 20h... nao foi assim nada apressado, e nao descarto a viagem como outro factor a juntar... creio que foi um pouco de tudo talvez... como se diz, mal fica é quem ca fica!
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
LuluB
Membro Veterano

segunda ago 22, 2011 12:01 am

Debora20 Escreveu:
LuluB Escreveu:Pronto, está bem, já não comento mais. :? Mas parece-me pressa a mais, e o facto de não lhe terem dado mais tempo para fazer e repetir o que tinha a fazer, metendo-o depois num carro para uma viagem de meia hora, ou mais, sem lhe darem tempo a acalmar, terá tido a sua quota-parte de responsabilidade no sucedido.

eles foram depois do almoco, uma hora de caminho, tiveram la na conversa e tentativas umas horas, chegaram a sintra por volta das 20h... nao foi assim nada apressado, e nao descarto a viagem como outro factor a juntar... creio que foi um pouco de tudo talvez... como se diz, mal fica é quem ca fica!
Como já prometi, não vou comentar mais, mas acho que seria útil explorar mais este assunto, até para esclarecimento de criadores de primeira viagem.

Porque cada cão (e cadela, claro está) tem a sua personalidade e maneira de reagir, porque há contactos que não se resolvem bem em poucas horas, e, finalmente, porque sei de muitos criadores que não limitam as cerimónias das cruzas a umas horitas de uma tarde.

E fico-me por aqui.
<p>&nbsp;</p>
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

segunda ago 22, 2011 12:01 am

FawnAngel Escreveu:
Começou...

Qual é o problema de ir e vir no mesmo dia, de Lisboa a Leiria? o cão concerteza que não foi a pé.... :?

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

segunda ago 22, 2011 12:16 am

LuluB Escreveu: eles foram depois do almoco, uma hora de caminho, tiveram la na conversa e tentativas umas horas, chegaram a sintra por volta das 20h... nao foi assim nada apressado, e nao descarto a viagem como outro factor a juntar... creio que foi um pouco de tudo talvez... como se diz, mal fica é quem ca fica!
Como já prometi, não vou comentar mais, mas acho que seria útil explorar mais este assunto, até para esclarecimento de criadores de primeira viagem.

Porque cada cão (e cadela, claro está) tem a sua personalidade e maneira de reagir, porque há contactos que não se resolvem bem em poucas horas, e, finalmente, porque sei de muitos criadores que não limitam as cerimónias das cruzas a umas horitas de uma tarde.

E fico-me por aqui.

O estranho aqui é mesmo terem deixado o cão umas horas a tentar... Eu faço testes de progesterona antes de levar as minhas cadelas , sei que elas estão receptivas, e ao fim de uma hora conto já estar a beber um café e a preencher os papéis. Se não funcionar por qualquer motivo, separam-se os cães e no dia seguinte tento outra vez. Não vou deixar um cão umas horas a tentar montar a cadela. Se precisa de ajuda por qualquer motivo, ajuda-se o cão. Se a cadela não deixa, separam-se e no dia seguinte logo se volta a tentar.
Debora20
Membro Veterano

segunda ago 22, 2011 2:57 am

Tumbleweed Escreveu:
LuluB Escreveu: eles foram depois do almoco, uma hora de caminho, tiveram la na conversa e tentativas umas horas, chegaram a sintra por volta das 20h... nao foi assim nada apressado, e nao descarto a viagem como outro factor a juntar... creio que foi um pouco de tudo talvez... como se diz, mal fica é quem ca fica!

E fico-me por aqui.
E é precisamente sobre isso que fala este topico, sobre saber o que fazer antes de juntar dois caes para cruzar... e basicamente os caes tiveram uma tarde de ramboia, onde em vez de coiso e tal andaram na brincadeira apesar de ela estar receptiva... amanha ja se sabe o resultado da autopsia, e tenho tndo o gosto em partilhar para quem sabe talvez num futuro proximo nao aconteca com algum animal nosso!

O estranho aqui é mesmo terem deixado o cão umas horas a tentar... Eu faço testes de progesterona antes de levar as minhas cadelas , sei que elas estão receptivas, e ao fim de uma hora conto já estar a beber um café e a preencher os papéis. Se não funcionar por qualquer motivo, separam-se os cães e no dia seguinte tento outra vez. Não vou deixar um cão umas horas a tentar montar a cadela. Se precisa de ajuda por qualquer motivo, ajuda-se o cão. Se a cadela não deixa, separam-se e no dia seguinte logo se volta a tentar.
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
Debora20
Membro Veterano

segunda ago 22, 2011 3:01 am

Na resposta anterior, respondi atraves do tlm e... nao sei como meti a mh resposta no meio da citacao...
É o penultimo paragrafo da citacao.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

segunda ago 22, 2011 8:29 am

TCBB Escreveu:
TheOne Escreveu:
FawnAngel Escreveu:
dinodane Escreveu:Eu acho que é uma questão de conveniência, sempre é o dono da cadela que escolhe o macho e paga a monta...
O que acontece é que a cadela se estiver no território do macho, há muito mais probabilidades de o aceitar sem problemas. Já se estiver no seu território, principalmente se for uma cadela dominante, a coisa pode-se complicar...

O ideal é a cadela ir ao macho ou território neutro.
Faz todo o sentido, por isso é que eu digo que a criação não é para todos...

:) Claro que não. É só para pessoas como você. E se puder ficar com a exclusividade tanto melhor. É assim tão bom o negócio?
Oh se é, o sr the one farta-se de ganhar dinheiro à conta da criação ... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Olrik
Membro
Registado: sábado ago 20, 2011 9:59 pm

segunda ago 22, 2011 8:42 am

LuluB Escreveu:

Como já disse, não percebo nada de cruzas, .
Está tudo dito. :arrow:
Mahlemut
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 7:16 pm

segunda ago 22, 2011 9:35 am

kittten Escreveu:
TCBB Escreveu:
TheOne Escreveu:
FawnAngel Escreveu:
dinodane Escreveu:Eu acho que é uma questão de conveniência, sempre é o dono da cadela que escolhe o macho e paga a monta...
O que acontece é que a cadela se estiver no território do macho, há muito mais probabilidades de o aceitar sem problemas. Já se estiver no seu território, principalmente se for uma cadela dominante, a coisa pode-se complicar...

O ideal é a cadela ir ao macho ou território neutro.
Faz todo o sentido, por isso é que eu digo que a criação não é para todos...

:) Claro que não. É só para pessoas como você. E se puder ficar com a exclusividade tanto melhor. É assim tão bom o negócio?
Oh se é, o sr the one farta-se de ganhar dinheiro à conta da criação ... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
:lol: Optimo. A mais recente importação do Sr. The One é única em Portugal, é semi-tripé, uma novidade na criação de Pinscher gigantes... A última sessão de autografos da semi-tripé deu para o último Aston Martin e ainda sobrou para a Goldwing. :lol:
Responder

Voltar para “Cães”