Termostato ou Reostato?
Moderador: mcerqueira
Em termos de poupança de energia, qual é a hipótese mais economizadora?
Termostato: Liga quando a temperatura está abaixo do valor pretendido e desliga quando atinge esse valor.
Reostato: Controla a potência que transmite ao circuito, permitindo uma temperatura constante (ex: com uma lâmpada cerâmica de 200W, podia transmitir só 171W, fazendo com que o calor emitido seja menor).
Termostato: Liga quando a temperatura está abaixo do valor pretendido e desliga quando atinge esse valor.
Reostato: Controla a potência que transmite ao circuito, permitindo uma temperatura constante (ex: com uma lâmpada cerâmica de 200W, podia transmitir só 171W, fazendo com que o calor emitido seja menor).
Última edição por Pedzilla em segunda ago 22, 2011 9:24 pm, editado 2 vezes no total.
A lâmpada cerâmica só produz calor, nada de luz. Não há cá nada de luzes intermitentes ;pNiblit Escreveu:Mas depois o bicho pode ficar um bocado confuso com as mudanças de luz repentinas. A minha dragoa quando tinha o termostado quando a luz desligava pensava que altura para ir dormir e lá ia ela para o sitio habitual da soneca.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
O termostato deve ligado a fontes de aquecimento como o cabo, tapete ou lampada de ceramica, não a lampadas que emitam luzNiblit Escreveu:Mas depois o bicho pode ficar um bocado confuso com as mudanças de luz repentinas. A minha dragoa quando tinha o termostado quando a luz desligava pensava que altura para ir dormir e lá ia ela para o sitio habitual da soneca.

Lampadas que emitam luz devem ser ligadas a temporizador para fazer o ciclo dia/noite e poder ser um complemento de calor como basking spot(de dia)
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
as lampadas de luz podem e devem tar ligadas a reostato, agora aquecimentos sem luz é melhor termostato.
no entanto o que eu faço é nos cabos que dao para 10 ou mais terrarios tenho reostato, e nos terrario que tem aquecimento individualizado tenho um termostato em cada.
espero ter ajudado
cmps
no entanto o que eu faço é nos cabos que dao para 10 ou mais terrarios tenho reostato, e nos terrario que tem aquecimento individualizado tenho um termostato em cada.
espero ter ajudado
cmps
Ok, ok. Acho que vou com um termostato, nesse caso. Perguntei porque tenho a minha lâmpada cerâmica de 150W ligada a um reostato, mas a conta da electricidade este mês foi exorbitante. Tendo sido o primeiro mês em que usei o reostato ligado à lâmpada cerâmica, fiquei com a dúvida. Assim vou continuar com o meu termostato. Tenho usado um da Microclimates.
É tudo a mesma coisa, em termos de regulação, não?
Pedzilla Escreveu:Ok, ok. Acho que vou com um termostato, nesse caso. Perguntei porque tenho a minha lâmpada cerâmica de 150W ligada a um reostato, mas a conta da electricidade este mês foi exorbitante. Tendo sido o primeiro mês em que usei o reostato ligado à lâmpada cerâmica, fiquei com a dúvida. Assim vou continuar com o meu termostato. Tenho usado um da Microclimates.
Vê se não fizeram a conta da luz por ajustes. Vê quanto é que eles cobraram e quanto é que tu efectivamente gastaste. Digo isto porque no segundo mês em que tive a minha dragoa a EDP fez uma "estimativa" de valores que eu só atingi 3 meses depois! depois fizeram ajustes na factura. Caso notes irregularidades liga para lá e pede uma leitura do contador
É o que vou fazer, então, Niblit 
Vitor, não era a questão de serem 150W, mas antes a de ter a lâmpada sempre ligada. Quis fazer um "try-out" com reostato em vez de termostato e a minha conta da luz passou de €120 e poucos para €214 ._. Sei que não deve de ter sido tudo por causa da lâmpada, mas não duvido que grande parte deste aumento tenha sido devido à sua constante utilização. 24/7 durante um mês inteiro ainda é um bocadinho.

Vitor, não era a questão de serem 150W, mas antes a de ter a lâmpada sempre ligada. Quis fazer um "try-out" com reostato em vez de termostato e a minha conta da luz passou de €120 e poucos para €214 ._. Sei que não deve de ter sido tudo por causa da lâmpada, mas não duvido que grande parte deste aumento tenha sido devido à sua constante utilização. 24/7 durante um mês inteiro ainda é um bocadinho.
LOOOLNiblit Escreveu:Mas depois o bicho pode ficar um bocado confuso com as mudanças de luz repentinas. A minha dragoa quando tinha o termostado quando a luz desligava pensava que altura para ir dormir e lá ia ela para o sitio habitual da soneca.
Bastante esperta. se ficasse de noite a meio do dia fazia o mesmo
Agora com as temperaturas a baixar, estou a ficar preocupada com a temperatura do terrario. Durante o dia, pra n ultrapassar os 40º coloquei o temporizador intervalado para a lampada de calor e está a funcionar optimamente. Penso fazer o mesmo pela noite, mas o estudo de temperatura vai ser mais dificil.
Caso eu opte por um termostato, onde encontro a um preço acessivel? Apenas encontrei, até agora, um enorme que custava uns 300eur.. e n era de todo adequado, pois era para medir temperatura ambiente de uma casa..lol
O que usam "Vocêzes"?
Caso eu opte por um termostato, onde encontro a um preço acessivel? Apenas encontrei, até agora, um enorme que custava uns 300eur.. e n era de todo adequado, pois era para medir temperatura ambiente de uma casa..lol
O que usam "Vocêzes"?