Termostato ou Reostato?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Pedzilla
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 5:41 pm

segunda ago 22, 2011 1:16 pm

Em termos de poupança de energia, qual é a hipótese mais economizadora?

Termostato: Liga quando a temperatura está abaixo do valor pretendido e desliga quando atinge esse valor.

Reostato: Controla a potência que transmite ao circuito, permitindo uma temperatura constante (ex: com uma lâmpada cerâmica de 200W, podia transmitir só 171W, fazendo com que o calor emitido seja menor).
Última edição por Pedzilla em segunda ago 22, 2011 9:24 pm, editado 2 vezes no total.
BlueDrink
Membro
Registado: sábado mai 28, 2011 6:26 pm
Localização: (X)-(£)-(x)-(£)-(x) -(£)-(x)-(£)-(x)-(£)-(x) -(£)-(x)-(£)-(x)-(£)-(x) -(£)-(x)-(£)-(x)-(£)-(x)

segunda ago 22, 2011 1:18 pm

A meu ver acho que termostato e mais economico.
By: BlueDrink
Niblit
Membro
Registado: domingo mar 14, 2010 4:17 pm

segunda ago 22, 2011 1:53 pm

Mas depois o bicho pode ficar um bocado confuso com as mudanças de luz repentinas. A minha dragoa quando tinha o termostado quando a luz desligava pensava que altura para ir dormir e lá ia ela para o sitio habitual da soneca.
Pedzilla
Membro

segunda ago 22, 2011 2:05 pm

Niblit Escreveu:Mas depois o bicho pode ficar um bocado confuso com as mudanças de luz repentinas. A minha dragoa quando tinha o termostado quando a luz desligava pensava que altura para ir dormir e lá ia ela para o sitio habitual da soneca.
A lâmpada cerâmica só produz calor, nada de luz. Não há cá nada de luzes intermitentes ;p
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda ago 22, 2011 10:43 pm

Niblit Escreveu:Mas depois o bicho pode ficar um bocado confuso com as mudanças de luz repentinas. A minha dragoa quando tinha o termostado quando a luz desligava pensava que altura para ir dormir e lá ia ela para o sitio habitual da soneca.
O termostato deve ligado a fontes de aquecimento como o cabo, tapete ou lampada de ceramica, não a lampadas que emitam luz ;)
Lampadas que emitam luz devem ser ligadas a temporizador para fazer o ciclo dia/noite e poder ser um complemento de calor como basking spot(de dia)
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

segunda ago 22, 2011 11:38 pm

as lampadas de luz podem e devem tar ligadas a reostato, agora aquecimentos sem luz é melhor termostato.
no entanto o que eu faço é nos cabos que dao para 10 ou mais terrarios tenho reostato, e nos terrario que tem aquecimento individualizado tenho um termostato em cada.
espero ter ajudado
cmps
Pedzilla
Membro

terça ago 23, 2011 12:50 am

Ok, ok. Acho que vou com um termostato, nesse caso. Perguntei porque tenho a minha lâmpada cerâmica de 150W ligada a um reostato, mas a conta da electricidade este mês foi exorbitante. Tendo sido o primeiro mês em que usei o reostato ligado à lâmpada cerâmica, fiquei com a dúvida. Assim vou continuar com o meu termostato. Tenho usado um da Microclimates.
É tudo a mesma coisa, em termos de regulação, não?
Niblit
Membro
Registado: domingo mar 14, 2010 4:17 pm

terça ago 23, 2011 10:11 am

Pedzilla Escreveu:Ok, ok. Acho que vou com um termostato, nesse caso. Perguntei porque tenho a minha lâmpada cerâmica de 150W ligada a um reostato, mas a conta da electricidade este mês foi exorbitante. Tendo sido o primeiro mês em que usei o reostato ligado à lâmpada cerâmica, fiquei com a dúvida. Assim vou continuar com o meu termostato. Tenho usado um da Microclimates.
É tudo a mesma coisa, em termos de regulação, não?

Vê se não fizeram a conta da luz por ajustes. Vê quanto é que eles cobraram e quanto é que tu efectivamente gastaste. Digo isto porque no segundo mês em que tive a minha dragoa a EDP fez uma "estimativa" de valores que eu só atingi 3 meses depois! depois fizeram ajustes na factura. Caso notes irregularidades liga para lá e pede uma leitura do contador
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

terça ago 23, 2011 10:32 am

Também não é com 150w que a conta muda drasticamente.
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
Pedzilla
Membro

terça ago 23, 2011 12:30 pm

É o que vou fazer, então, Niblit ;)

Vitor, não era a questão de serem 150W, mas antes a de ter a lâmpada sempre ligada. Quis fazer um "try-out" com reostato em vez de termostato e a minha conta da luz passou de €120 e poucos para €214 ._. Sei que não deve de ter sido tudo por causa da lâmpada, mas não duvido que grande parte deste aumento tenha sido devido à sua constante utilização. 24/7 durante um mês inteiro ainda é um bocadinho.
burn3r
Membro
Registado: domingo out 31, 2010 3:11 pm

sexta out 28, 2011 5:08 pm

LOOOL
Bastante esperta. se ficasse de noite a meio do dia fazia o mesmo
burn3r
Membro
Registado: domingo out 31, 2010 3:11 pm

sexta out 28, 2011 5:11 pm

isso deve de ter sido outra coisa.. eu nao notei grande diferença
VeraG
Membro Veterano
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm

sexta out 28, 2011 5:39 pm

Agora com as temperaturas a baixar, estou a ficar preocupada com a temperatura do terrario. Durante o dia, pra n ultrapassar os 40º coloquei o temporizador intervalado para a lampada de calor e está a funcionar optimamente. Penso fazer o mesmo pela noite, mas o estudo de temperatura vai ser mais dificil.

Caso eu opte por um termostato, onde encontro a um preço acessivel? Apenas encontrei, até agora, um enorme que custava uns 300eur.. e n era de todo adequado, pois era para medir temperatura ambiente de uma casa..lol

O que usam "Vocêzes"?
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta out 28, 2011 5:58 pm

O termostato é sempre melhor que o reostato, porque a idéia é ter controlo da temperatura...
Vera, com uns 30€ compras um termostato.
VeraG
Membro Veterano
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm

sexta out 28, 2011 6:01 pm

element Escreveu:O termostato é sempre melhor que o reostato, porque a idéia é ter controlo da temperatura...
Vera, com uns 30€ compras um termostato.
Onde? :oops:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”