Terrario para Iguana.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

spiga
Registado: terça ago 16, 2011 8:56 pm

terça ago 16, 2011 9:05 pm

Boa noite a todos.

Estou com algumas duvidas para a contrução do meu terrário e acredito que poderão me ajudar :).

Estou construindo um terrario para uma iguana verde. O terrario tem 2m (comprimento) x 0,60m x 0,60m.

Em um lado do tenho:

1 -> Sun glo Daylight - 50W
1 -> Sun glo Daylight - 15W
1-> Tapete termico 8W e algumas pedras decorativas.

No outro lado tenho:
1 -> Fonte de agua e algumas pedras decorativas.
1 -> Um aquecedor/ventilador (quero usar durante a noite).

Minha principal duvida: posso usar o aquecedor/ventilador como fonte de calor noturna?

Estou deixando de colocar algo importante?

Abraços e obrigado!
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

terça ago 16, 2011 9:16 pm

elas são arboriculas, logo deverias direcionar mais o terrario em altura que em comprimento, tipo 2m de altura, e 1,5m por 1,5m de largo e de fundo, isto no minimo...e estás a esqucer-te de uma lampada muito importante a que emite UVB, que as que tens só emitem calor e são boas hotspot durante o dia, o tapete de 8w não aquece nada para um espaço desses, não conheço o que chamas aquecedor ventilador, mas o ideal seria uma lampada de ceramica ligada a um termostato e a bombar dia e noite...as pedras decorativas, só vão dificultar a limpeza e se forem pequenas podem ser engolidas e pode matar o bixo, assim como qualquer substrato solto que lhe caiba na boca ;)
Pesquisa aqui pelo forum um pouco mais abaixo que exitem topicos sobre o assunto, ou no topico "dicas e conselhos uteis", que tem lá um topico a explicar tudo o que necessitas para manter em condições uma iguana e mais uns topicos sobre a importancia das lampadas UVB e, MBD causada pela falta delas ;)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça ago 16, 2011 9:31 pm

O Bondy disse tudo, eu reforço, terrário para iguana deve ter ALTURA...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Pedzilla
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 5:41 pm

quarta ago 17, 2011 12:01 am

60cm de altura é POUQUÍSSIMO!

Se queres um terrário que te dê, pelo menos até aos 3 anos de idade, 160*175*100 : C*A*P, no mínimo. Qualquer coisa abaixo disto poderá por em risco a saúde da Iguana. As Iguanas são bichos que precisam de muito espaço e que crescem bastante.

Esse tapete não faz falta absolutamente nenhuma. Mete uma lâmpada térmica de wattage razoavelmente elevada (100W~200W), se o terrário corresponder às medidas indicadas, e, se necessário, uma lâmpada baça, de branco frio, só para proporcionar aqueles graus a mais no basking spot.
A fonte também, apesar de dar o seu visual appeal, não é lá muito práctica. As iguanas recebem a maior parte da água dos alimentos, e o que precisarem a mais vem do bebedouro que lá há de estar. Coisas dessas só complicam a lavagem do terrário (que vai ser mais frequente do que o que estás à espera).

Não te esqueças de fazer umas plataformas mais altas, ou de incluir uns troncos. A radiação UVB só é receptível a, no máximo, 30cm de distância. A partir daí começa a dissipar-se.

No fundo é o que o Bondage disse, mais a parte dos troncos :p Não te esqueças de lhe dar uma boa dieta ;)
Qualquer coisa pergunta.
spiga

quarta ago 17, 2011 11:37 am

Bom dia pessoal! Obrigado pelas respostas :) !

Foi ótima a ideia de eu ter me cadastrado no forum. A tempos estou querendo uma iguana. Não consegui, entao ia ganhar uma pogona. Comecei a montar o terrario dela em um antigo aquario de agua doce, por isso as dimensões. Porém a alguns dias ganhei uma iguana. Ainda não fui buscar, quero primeiro terminar o terrário.

Mas a pessoa me disse que o aquario seria suficiente por enquanto :( .

Postei uma foto (a qualidade não esta muito boa). A areia da foto eu já retirei (era para a pogona/dragão barbudo).

Gostei da opião de todos... e gostaria que continuassem com as opniões. Acham que o aquario é muito pequeno?

http://www.otom.com.br/Fotos/

Abraços...
Rafael
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quarta ago 17, 2011 1:22 pm

Em relação à altura eu também acho ser bastante pouco. Elas gostam de ramos onde possam trepar, por isso, eu aconselho a alterar o terrário.
Boa sorte para a sua iguana.
spiga

quarta ago 17, 2011 4:44 pm

Pessoal. Li no forum e pesquisei mais na internet... Realmente o aquario é totalmente errado para ela.

Tirei ele do lugar e consigo ganhar um espaço maior. (esquema do terrario: http://www.otom.com.br/Fotos/Vista_frontal.jpg
http://www.otom.com.br/Fotos/IMG1.bmp )

Altura: 1,30 m
Comprimento 2,00 m
Largura: 0,50 m

A altura ainda não é suficiente, mas já melhorou e a largura acho que é pouco. O que acham?

Outra duvida: o que uso para colocar no chão?
Pedzilla
Membro

quinta ago 18, 2011 12:49 am

Continuo a achar que, em termos de altura e profundidade, o terrário está muito pequeno. O mínimo que aconselho são 170cm, para a altura, e 80cm de profundidade.

Quanto ao substrato, desde que não seja nada solto, por aí, qualquer coisa serve. Eu, pessoalmente, tenho 2 forras de relva sintética. Assim, quando um está todo cagado meto-o a lavar e tenho o outro para usar. Não é nada caro e adapta-se perfeitamente às necessidades do bicho. Já para não falar que dá muito melhor aspecto do que o jornal.
spiga

quinta ago 18, 2011 1:02 pm

Bom dia Pedro!!

Ontem procurei outro canto para o terrario e axei um espaço em casa com as seguntes dimensões:

Altura: 2,80 m.
Largura: 1,50 m.
Profundidade: 1,00 m.

O problema (não sei se seria um problema) é que é area externa. Tem uma parede lateral aberta. A ideia era fechar a frente e essa lateral com policarbonato.

http://www.otom.com.br/Fotos/PICT1655.JPG

O que acham?
Pedzilla
Membro

quinta ago 18, 2011 4:16 pm

Isso da área ser externa só tem uma implicação: os mecanismos de regulação de temperatura têm de ser mais precisos.
Como a área está exposta a temperaturas externas, nos dias de inverno o terrário tende a ficar mais frio, enquanto que nos dias de verão fica mais quente. É questão de ter um termostato dos bons, senão mesmo um reostato.

Creio que incluir o terrário nesse sítio será a melhor opção.
spiga

quinta ago 18, 2011 5:37 pm

Ok! Então já tenho um lugar :)!

Pedro, muito obrigado por suas respostas. Melhor escutar de quem realmente gosta e cuida de suas iguanas :)!

Só estou com um incoveniete no momento. Eu preciso buscar o filhote o mais rapido possivel :(. E a construção deste terrario na parte de fora da casa não será uma coisa rápida (acredito que levarei uns 40 - 50 dias).

Tenho madeira (MDF) para fazer um terrario pequeno com as seguintes dimensões:

Altura: 0,73 m
Largura: 0,47m
Profundidade: 0,50m

Uma lampada DAYLight Spot 50W - para aquecimento

Uma Lampada UVB 5.0

Um termomentro digital

Um tronco para ela trepar.

A filhotona esta com +- 6 meses de idade e 35 cm de comprimento. Você acha que poreria montar um terrario provisorio para ela, pequeno, como eu disse acima ou vou judiar muito do animal?

Estou louco para ter uma, mas não quero fazer de qualquer jeito e acabar maltratando ela ou mesmo deixando em condições que possa leva-la a morte!

Abraços,
Rafael
Pedzilla
Membro

quinta ago 18, 2011 8:00 pm

Apenas como sugestão, porque não contratar alguém para fazer esse trabalho? Contruir um terrário dessas dimensões num espaço como esse não levaria mais de 3 a 4 dias, e creio que €200~€300.

Quanto aos aparelhos de que dispõe, no momento, era óptimo adquirir pelo menos mais 1 termómetro, para registar as temperaturas na zona quente e fria do terrário, e um higrómetro, para a humidade. A humidade dentro do terrário deve de estar compreendida entre os 75% e os 85%.
spiga

terça ago 23, 2011 5:33 pm

Olá Pedro.

Já tenho uma pessoa para fazer o terrário. Ficaria para mim apenas a instalação dos equipamentos :). Gosto de fazer esse tipo de trabalho :). (Mania de engenheiro).

Pedro, a lampada UVB 10.0 é muito forte para as iguanas?

Sem chance, tive que improvisar um terrario pequeno em madeira esse fds. Busco a filhotona hoje, a pessoa não quer mais segurar ela lá :(.

Já estou acertando um "projetinho" do terrario final. Logo posto aqui o esquema. Gostaria da sua ajuda para a disposição das lampadas e aquecimento.

Abraços,
Rafael
Pedzilla
Membro

terça ago 23, 2011 6:04 pm

10.0 é para animais de ambientes desérticos. Para uma iguana teria de ser uma 5.0 :o

Quanto à disposição, mande-me umas fotos via mensagem privada e de que equipamentos dispõe. Arranjaremos qualquer coisa a partir daí ;)
spiga

terça ago 23, 2011 6:13 pm

Outra duvida.

O terrario pode ser construído todo em madeira (compensado) e colocar vidro apenas na parte da frente?

Pode ser utilizado MDF com face colorida (o MDF é uma madeira resinada)?

Caso não entendam alguma palavra ou termo avisem que eu posto fotos... as vezes há pequenas diferenças do portugues de portugal e o brasileiro :)!

Abraços,
Rafael
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”