Tartaruga com pneumonia

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
MissMilu
Membro
Registado: segunda jan 04, 2010 2:16 pm

quarta ago 24, 2011 8:39 am

Tartaruga com pneumonia
Olá a todos, Estou com problema com a minha Milu (Graptemys kohni com 2 anos cresceu muito até demais pesa 1kilo e 200gr. e mede 20cm) em Maio ela começou a alterar o seu comportamento em termos de alimentação deixou de querer comer o granulado e não queria comer tanto como era habitual, levei-a ao Hospital Veterinário do Porto para a médica dos exóticos a ver, disse-me que ela não parecia estar doente e para lhe alterar a alimentação, deixar-lha andar mais à vontade fora do aquário porque dado o tamanho poderei estar a entrar no processo de reprodução de ovos (mesmo sem macho)
Fiz o que ela me disse coloquei areão deixava o animal andar a passear pela varanda e entre dias melhores e outros piores chegou agora a Agosto sem vontade nenhuma de comer, eu insistia com peixinhos, com fruta, com carne e ela só petiscava, ligava a médica lá vinha ela outra vez com a história dos ovos.
Chateada já com tudo, marquei novamente consulta ontem e foi feito um RX é a tartaruga esta com uma pneumonia, começou com o antibiótico injectável e hoje aguardo o resultado dos restantes exames ao sangue.
Fiquei realmente muito triste com a falta de profissionalismo em Maio das médicas que por acaso falam mil maravilhas dela, só que comigo não resultou na mesma.
O único sintoma que o animal tinha era falta de apetite não tinha expetoração, olhos inchados, não nadava de lado, dormia debaixo da água, enfim….
Só espero que ela fique bem e que a médica saiba o que esta a fazer.
Gostaria de saber se alguém já teve tartarugas com pneumonia e se correu bem o tratamento, ontem foi o primeiro dia de tratamento e reparei que esta um pouco apática até foi alimentada de sonda algo extremamente desagradável.
Pessoal do Porto, qual é o médico que me aconselham (para caso esta continuar a meter água) …
Obrigada.
Manik
Membro
Registado: domingo nov 14, 2010 6:53 am

sexta ago 26, 2011 3:32 pm

Ola Sónia,
é muito dificil detectar assim uma pneumonia, sem mucosas nem formas estranhas do animal nadar, sem manchas no plastron... A falta de apetite é um sintoma de muitas coisas, e na maioria das vezes de coisa nenhuma, a veterinária sem bola de cristal não podia saber, a ideia de ela ter pneumonina também estava longe da minha ideia, porque não tinha mais qualquer tipo de sintoma.
Já li em varios atigos científicos que elas podem viver a vida inteira com pneumonia sem terem qualquer tipo de problema, desde que a doença não avance. Há pessoas que dizem que tem cura, outras dizem que não, eu nunca ouvi falar de uma tartaruga com pneumonia que se curasse, o que vejo são tartarugas que melhoram e vivem em situações controladas para não terem nenhuma recaída. Tenho uma tartaruga no laboratório com 12 anos de idade que lhe foi detectada uma pneumonia quando ela tinha 4 anos. Ela não sai do aquário por causa das diferenças de temperatura e tem um aquário fechado para evitar grandes diferenças de temperatura na parte seca. Segundo sei, ela pode morrer de velhice desde que a pneumonia não avance, mas qualquer coisa que possa vir a acontecer, por muito pequeno que seja vai ter um impacto grande na pequena milu. Um pouco parecido com a sida, não te mata directamente mas ajuda outra coisa qualquer simples a fazê-lo.
Que medicação é que ela está a tomar?
Pede é tua vet para lhe dar injeções de multivitamínicos, pode ajudar a melhorar o mau estar da milu e ajuda-la a começar a comer outra vez.

:( boa sorte com a milu.
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

sexta ago 26, 2011 3:51 pm

eu nem li o topico todo so parei na parte de ter dois anos e pesar 1 kilo e tal, ou é uma tartaruga aligator e mesmo assim nem sei ou entao a balalança la de casa ta muito avariada

ou entao o problema é mesmo esse excesso maximo de peso

ja tive uma com um pricipio de pneumnonia, mas foi so aumentar a temperatura e voilá,

pneumonia nota se elas a tentarem respirar com a boca bem aberta, e a nadarem de lado bem como a nao conseguirem ir ao fundo
Eu nem gosto de cobras, pá!
MissMilu
Membro

sexta ago 26, 2011 4:42 pm

obrigada aos dois, mas realmente ando um pouco desanimada com esta situação hoje vai tomar a 4.ª injecção de alsir, é um antibiotico, tenho ido ao hostital todos os dias porque não as quero administrar em casa, a médica diz que não se sabe quais foram as causas... também tive ontem o resultado das analises ao sangue, figado e essas coisas e a médica diz que esta tudo bem tirando esta infecção maluca.
Os bichos tambem reagem muito mal as injecções e essas coisas, a médica disse-me para ter paciência e continuar com o tratamento que havia probabilidades de ela recuperar.
Nos primeiros 2 dias do tratamento comeu, ontem não comeu e hoje parece que também não vai comer....
Para já são 10 injecções vou dando noticias mas custa-me muito ver o bicho a passar por isto.
Vamos ver, vou dando novidades.
Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

sexta ago 26, 2011 4:57 pm

Não podes desanimar.

Ela já está a ser tratada e não te preocupes com o facto dela não comer. Até lhe faz bem deixar de comer um bocado. Com esse peso todo não lhe faltam reservas. Evita manuseá-la em demasia, só quando for estritamente necessário, para stressá-la o menos possível.
São animais resistentes, vais ver que vai recuperar. Só não recuperam quando os donos se estão a marimbar e mesmo assim conseguem muitas vezes ultrapassar as enfermidades.

Tens ideia de como terá apanhado a pneumonia? Costumas andar com ela de um lado para o outro para apanhar sol, por exemplo? As mudanças de bruscas de temperatura e as correntes de ar não lhe fazem nada bem, além que esse peso todo (obesidade?) tb não contribui muito para fortalecer o sistema imunitário.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta ago 26, 2011 5:51 pm

Olá MissMilu.
Força. Não fique desanimada.
Estes répteis são muito fortes e dificilmente não se curam ou morrem de doença. Tal como Daddycool disse, apenas as pobres tartarugas de donos irresponsáveis tendem a morrer devido a doenças. Não têm as mínimas condições para os ter nem sequer gastam dinheiro no veterinário para as tratar, pensam que ' o tempo ' trata.
Eu felizmente nunca tive de levar as minhas duas Corcundas do Mississipi ao veterinário porque sempre foram saudáveis e nunca tiveram doentes. Mas não quer dizer que um dia precise de as levar e levarei-as. Tomara que esse dia nunca chegue.
Por isso, dê à sua tartaruguinha as melhores condições ( e com esse tamanho e peso não lhe deve faltar muita coisa! ) e evite stressá-la muito.
Em relação a não comer acho que por dois ou três dias não vai prejudicar o estado dela.
Bem, resta desejar as melhoras à bichinha e boa sorte para a dona nesse tratamento.
Manik
Membro
Registado: domingo nov 14, 2010 6:53 am

sexta ago 26, 2011 10:44 pm

É verdade, elas aguentam meses sem comer, é um reptil não é um mamífero, ela aguenta-se bem.

As melhoras para a Milu.
MissMilu
Membro

sábado ago 27, 2011 1:44 pm

Daddycool, és capaz de ter razão eu fui ao veterinário e ela disse-me para quando eu chega-se a casa do trabalho colocar a tartaruga na varanda e eu lá vinha a correr as 6h da tarde para apanhar sol e por o bicho na varanda... se calhar lá apanhou alguma diferença de temperatura com essa ideia meio maluca, visto que a médica disse-me que lhe fazia melhor apanhar sol directo e natural visto que ela tinha crescido muito e a carapaça não tinha descamado o suficiente.
Hoje estive a limpar o aquário como é muito grande só o posso fazer ao final de semana, também lhe dei uma banhoca rápida a tartaruga com betadine espuma que a medica aconselhou para ajudar a desinfectar, comeu pouco mas comeu... hoje vai tomar a 5.ª injecção... e tenho que continuar a aguardar e esperar que melhore.
Quanto ao crescimento é estranho, faz também não sei porque cresceu tanto, sempre teve muito espaço para nadar e comeu sempre principalmente granulado, peixinhos, pouca fruta, camarões (dos nossos)
Obrigada a todos.
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

sábado ago 27, 2011 6:24 pm

ela ter crescido mais e a carapaça nao pode ser piramidismo, ela no aquario tem lampada de uvb 5.0 propria para repteis?
o sol que ela apanha na varando pode ter sido uma pequena parte da muita que ela precisa
Eu nem gosto de cobras, pá!
MissMilu
Membro

domingo ago 28, 2011 8:28 pm

tekilaa tem lampada reptil glo 5.0 compact da exoterra, tem parte seca tem um aquário com quase 500 litros de agua tem um flitro externo da fluval fx5, tem termoestato, tem comida, tem montes de mimos tem um jardim numa divisão da casa para ela todo feito com areão e relva sintética, mas as coisas acontecem.... confesso que a muitas vezes a debaixo andar à vontade pela casa e ala metia-se na varanda não sei se isso condicionou o que aconteceu.
hoje tomou a 6.ª injecção esta bastante mais activa hoje esteve a apanhar banhos de sol mas dentro do aquário ... vamos ver como as coisas correm.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”