Criação de Patos Mudos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos.
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

domingo jul 31, 2011 11:29 pm

tekillaa Escreveu:tive femeas de mudos que tinham ninhadas de 20 e tal, e conseguiam cobrir os ovos todos
Eu não estava a falar de cobrir os ovos mas sim de cobrir os pintos para os proteger do frio :P
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

segunda ago 01, 2011 12:24 am

c_saraiva Escreveu:
marianamar Escreveu:Pois... eu vim aqui perguntar, porque uma familiar minha tinha antes os seus patos aqui no mesmo terreno. A pata dela chocou uma carrada enorme de ovos mas só apareceram três patinhos... A ideia com que fiquei foi que os outros também nasceram, mas por alguma razão não vingaram mais que um dia :/
Li algures que ao contrário do que acontece com as galinhas, as patas não conseguem cobrir muito bem os pequenos patinhos, por isso quando nascem em alturas que o tempo esteja frio e húmido muitos acabam por morrer.
Para contrariar isto pode-se isolar a pata e as crias para um local mais pequeno e abrigado até eles se desenvolverem um pouco.
O macho fica separado para diminuir o stress e o risco dos progenitores calcarem as crias num espaço confinado :wink:
É isso. Pelo menos na primeira semana separe a pata e os pequenos para um local mais pequeno e abrigado.

Só nove ovos... costumam pôr muitos mais... deve ser talvez de ser a primeira postura.
E podem nascer todos ou... nenhum...(não sei detalhes de necessidades como a de mais ou menos humidade... já vi ninhadas enormes a nascer de patas fechadas(sem tomar banho e que estavam pouco tempo fora do ninho), até outras que sempre que saiam do choco levantavam voo e iam tomar banho onde bem lhes apetecia, por isso... não deve ser muito importante )
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

segunda ago 01, 2011 12:41 pm

c_saraiva Escreveu:
tekillaa Escreveu:tive femeas de mudos que tinham ninhadas de 20 e tal, e conseguiam cobrir os ovos todos
Eu não estava a falar de cobrir os ovos mas sim de cobrir os pintos para os proteger do frio :P
nas primeiras semanas as femeas conseguem cobrir, alguns pintos até nas asas se escondem, mal eles tenham canudos tornam se rijos
Eu nem gosto de cobras, pá!
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda ago 01, 2011 10:20 pm

A pata não tem sítio onde tomar banho, ainda não arranjei nenhuma "banheira exterior" (mas está nos planos). Ela passa o dia inteiro em cima dos ovos, deve sair uns 10 minutos ao fim da tarde... não mais.
marianamar
Membro Veterano

quarta ago 24, 2011 2:50 pm

Vim desenterrar o tópico só para dizer que os ovos nunca chegaram a eclodir. Estavam realmente galados, mas como eram muito pequenos os patinhos não tiveram espaço para crescer dentro do ovo. Acabei por ter de lhos tirar para impedir que os chocasse mais tempo. Ela não queria sair de cima dos ovinhos e definhou muito, sempre ali agachada :/

Agora já anda por aí e daqui a nada recupera.
Para a próxima há-de correr melhor :)
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

quarta ago 24, 2011 3:20 pm

como assim? nao terá sido ou falta de humidade ou assim? os patos partem o ovo e se formos a abrir nos parece que o animal mal cabe no ovo pois ta todo dobrado dentro do mesmo
Eu nem gosto de cobras, pá!
marianamar
Membro Veterano

quinta ago 25, 2011 9:43 pm

As razões, desconheço. Mas foi assim que aconteceu :/
Responder

Voltar para “Animais de Quinta”