[fotos] Répteis e Anfíbios Autóctones Portugueses...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

quarta ago 24, 2011 5:05 pm

Da minha janela da cozinha vejo sempre alguns a voar durante a noite, já tentei tirar fotos, mas não fui lá muito bem sucedida, pois eles são bem rápidos e não sei onde é que eles se enfiam, mas devem ser nuns armazéns abandonados que estão nas traseiras do meu prédio... :P Fiquei contente foi de saber que eles comem os insectos, espero eu que sejam as melgas, as traças e as moscas! :lol:
Herp
Membro Veterano
Registado: terça out 26, 2010 7:08 pm

quarta ago 24, 2011 7:01 pm

aaaeeerrr, isso não te ia resultar muito... Além de poderes ferir ou até matar algum morcego (são animais extremamente sensíveis), depois de os pores lá fora, eles voltariam :) Existem formas de os excluir de uma habitação, mas esse deve ser sempre o ultimo recurso, e muitas vezes essas formas não são eficazes. Se aquele local é um bom local, essa colónia ou outra há-de redescobri-lo ;)

Sim, VanesIsa ;) Além desses insectos comem outros pequenos artrópodes como aranhas, centopeias, etc. A maior espécie que temos em Portugal, Nyctalus lasiopterus, pode ocasionalmente também caçar pequenas aves e anfíbios, mas a sua alimentação preferencial são artrópodes :)

Morcegos em voo são extremamente difíceis de fotografar, identificá-los à espécie numa foto pode ser difícil quando estão pousados, então em voo é quase impossível :)

Já agora posto aqui umas fotos de morcegos em voo tiradas por mim e colegas meus :)

Morcego não identificado:

Imagem

Rhinolophus sp. (Morcego-de-ferradura):

Imagem

Imagem

E agora morcegos pousados:

Nyctalus leisleri (Morcego- arborícola-pequeno)
Imagem

Myotis emarginatus (Morcego-lanudo)
Imagem

Rhinolophus ferrumequinum (Morcego-de-ferradura grande)
Imagem

Imagem

Plecotus sp. (Morcego-orelhudo)

Imagem

Miniopterus schreibersii (morcego-de-peluche)

Imagem

Barbastella barbastellus (Morcego-negro)

Imagem

Pipistrellus sp. (Morcego-anão/Morcego-pigmeu/Morcego-de-kuhl)

Imagem

Imagem

Myotis sp. (Possivelmente Myotis mystacinus, Morcego-de-bigodes)

Imagem
VanesIsa
Membro Veterano

quarta ago 24, 2011 7:27 pm

O pigmeu é o meu preferido! :D
E22BBPt
Membro Júnior
Registado: terça jun 14, 2011 4:32 pm

quarta ago 24, 2011 8:31 pm

O da 1ª foto parece um fantasma.
Existem no mundo cerca de 40 espécies identificadas de morcegos, em Portugal encontram-se 25 delas, ouvi dizer.
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

quarta ago 24, 2011 9:04 pm

todos os dias trato de dois morcegos que metem esses a um cantinho fred muhahaha
Eu nem gosto de cobras, pá!
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quarta ago 24, 2011 9:54 pm

Quando se encontram morcegos mortos tem interesse comunicar a alguma entidade para algum estudo ou assim?
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

quarta ago 24, 2011 10:11 pm

pronto la vem ele armado em caçador com espingardas muhahahahahhaha, agora é morcego?, olha que receitas é de gaio
Eu nem gosto de cobras, pá!
Herp
Membro Veterano

quarta ago 24, 2011 11:06 pm

VanesIsa, não é certo que aquelas fotos sejam de morcego-pigmeu (Pipistrellus pygmaeus),... São individuos pertencentes ao género Pipistrellus, apenas isso. Não tenho credencial para os capturar, por isso não os pude identificar à espécie.

c_saraiva, sim, caso encontres morcegos mortos contacta a Dra. Luísa Rodrigues do ICNB ([email protected]) ;)

E22BBPt, no mundo existem cerca de 1300 espécies conhecidas e em Portugal existem 27 espécies.

tekilla, tens duas miniaturas do batman? :p Com ou sem o bat-carro? :P
VanesIsa
Membro Veterano

quarta ago 24, 2011 11:24 pm

Fred, pesquisei na net! :) São tão fofosssssssss!! :D
c_saraiva
Membro Veterano

quarta ago 24, 2011 11:25 pm

Herp Escreveu:c_saraiva, sim, caso encontres morcegos mortos contacta a Dra. Luísa Rodrigues do ICNB ([email protected]) ;)
Pena não ter sabido disso mais cedo, há dias encontrei um morcego no meu jardim, pelas fotos que colocaste penso que era um pigmeu :? Era mesmo muito pequeno, e lindo o raio do bicho, fiquei com pena de o ver morto! Já ponderei colocar um abrigo para morcegos no meu jardim, mas tenho algumas dúvidas se o abrigo vai ser frequentado ou vai acabar por servir de ninho para as vespas que andam aos magotes pelo meu jardim :?
Herp
Membro Veterano

quarta ago 24, 2011 11:29 pm

Olha que através de fotos não é fácil identificar :) Mas se era mesmo muito pequeno é possivel que fosse um individuo pertencente ao género Pipistrellus.

Sabes como fazer caixas-abrigo? Se quiseres dou-te um documento que ensina isso mesmo. Não perdes nada em tentar :)
aaaeeerrr
Membro Veterano
Registado: terça ago 17, 2010 1:56 pm
Localização: 2 hieroglificas, 1 dalmata arraçado, varios lagostins

quarta ago 24, 2011 11:31 pm

Herp Escreveu:Sabes como fazer caixas-abrigo? Se quiseres dou-te um documento que ensina isso mesmo. Não perdes nada em tentar :)
estou interessado nisso :P
c_saraiva
Membro Veterano

quarta ago 24, 2011 11:37 pm

Herp Escreveu:Olha que através de fotos não é fácil identificar :) Mas se era mesmo muito pequeno é possivel que fosse um individuo pertencente ao género Pipistrellus.

Sabes como fazer caixas-abrigo? Se quiseres dou-te um documento que ensina isso mesmo. Não perdes nada em tentar :)
Vai seguir mail por MP, agradeço muito :D
c_saraiva
Membro Veterano

quarta ago 24, 2011 11:47 pm

tekillaa Escreveu:todos os dias trato de dois morcegos que metem esses a um cantinho fred muhahaha
Tens morcegos? :o
tekillaa Escreveu:pronto la vem ele armado em caçador com espingardas muhahahahahhaha, agora é morcego?, olha que receitas é de gaio
Oh pá, foi sem querer, o meu olhar gélido e desumano caiu sobre o morcego e ele morreu com um ataque cardíaco fulminante na hora :lol:
Herp
Membro Veterano

quinta ago 25, 2011 12:31 am

VanesIsa Escreveu:Fred, pesquisei na net! :) São tão fofosssssssss!! :D
LOL... Eu já não preciso de pesquisar na net, eu identifico-os bem :p Mas não consigo identificar mais do que identifiquei sem lhes pegar :)

aaaeeerrr, tens aqui um documento à tua medida:

http://portal.icnb.pt/NR/rdonlyres/AE34 ... morceg.pdf
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”