Sal. Dar ou não dar banho.

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Dá banho ao seu canito depois de ele ir ao Mar

Votação encerrada em sábado jan 17, 2004 4:36 pm

Sim
7
64%
Não
4
36%

Total de votos: 11
Shim
Membro
Registado: quarta nov 19, 2003 1:50 pm
Localização: Os gatos: Bolha o macho, Pigoitas a doente, Jahna a eterna criança, Hitch a desconfiada, Alice a sel

quarta jan 07, 2004 4:36 pm

Dedicando-me um pouco às ciências da advinhação, descobri que a maior parte de vós (para não dizer todos), volta na volta vai passear os canitos até à praia. ;)

A pergunta que eu deixo é, se depois do banho na água salgada, os donos dão banho de água doce ao canito?

Já agora, se sabem de algum inconveniente em não dar.

Gracias.

Cãoprimentos
alface
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 4:24 pm

quarta jan 07, 2004 5:07 pm

Olá

O meu Lab (como um bom Lab que se preze), ADORA banhos de mar e nadar na praia. Sempre que posso lá vamos nós, até porque a natação funciona como uma excelente fisioterapia.

Agora respondendo à pergunta: eu dou-lhe sempre banho de água doce (sem champoo), pois foi-me aconselhado pelo Vet. e por outras pessoas. Qual a razão cientifíca não sei :oops: , mas se deixar o sal no pêlo, este inclusivé fica mais seco e áspero. Acho que funciona um pouco como a nossa pele.

Também fico à espera de mais respostas para saber se há algum inconveniente...
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

quarta jan 07, 2004 5:23 pm

Não é necessário dar banho com champoo, mas devem-se passar sempre por água doce, vá ele nadar no mar, em barrajem, etc.

Como disse a alface o pelo fica áspero e seco e pode causar problemas de pele e consequentemente de pêlo :D
Sigaborabuga
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 9:58 pm

quarta jan 07, 2004 5:45 pm

Olá!

Pois aqui as opiniões que tenho ouvido divergem...
A Mel está com quase 7 meses e ainda não lhe dei banho. Só duas vezes com champoo seco, mas todas as semanas a escovo com pó de talco.
(agora é escovada todos os dias por que está a mudar o pelo).
No inicio da Primavera irei dar-lhe o primeiro banho mas sinceramente não vejo necessidade. Não cheira excessivamente a cão e o pelo está bonito. :)
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

quarta jan 07, 2004 5:57 pm

Boas
Bem, eu devo dizer que tenho uma vizinha minha que nunca deu banho ao seu labrador amarelo (excepto uma vez em que tentou dar na banheira), simplesmente quando ele cheira mal o leva à praia, ele entra no mar, nada, sai e vem para casa... O único problema que eu noto nele é a excessiva queda de pelo (excessiva mesmo), mas de resto...
Mas eu, com as minhas, dou-lhes sempre um banho de água doce sem champô depois de virem do mar, porque se não o pelo fica áspero como já disseram e opaco.
liliac
Membro
Registado: terça dez 09, 2003 12:21 pm

quarta jan 07, 2004 6:17 pm

Cães que nunca tomaram banho, impressionante! :o :o
A minha Joana tem tendência a ir para sítios imundos - águas paradas, cheias de lodo, pantanosas, esgotos, esfregar-se em petroleo, em lama... etc, etc, etc...
E só tem 7 meses! Como anda dentro de casa é essencial dar-lhe banho, mas realmente alertaram-nos de que a utilização do champoo deve ser evitada (usar de 4 em 4 meses) :?: :?:

Estou estupefacta.... cães, ou melhor labradores que nunca tomaram banho.... :o :o :o :o
jalis
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2003 5:47 pm

quinta jan 08, 2004 9:46 am

Pois eu até queria dar mais vezes banho à minha mas ela pela-se de medo da banheira, :? então sou dou mesmo em ultimo recurso isto é +/- 4 vezes por ano. :?
susanasaraiva
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 08, 2004 11:42 am

Sigaborabuga Escreveu: Olá!

Pois aqui as opiniões que tenho ouvido divergem...
A Mel está com quase 7 meses e ainda não lhe dei banho. Só duas vezes com champoo seco, mas todas as semanas a escovo com pó de talco.
(agora é escovada todos os dias por que está a mudar o pelo).
No inicio da Primavera irei dar-lhe o primeiro banho mas sinceramente não vejo necessidade. Não cheira excessivamente a cão e o pelo está bonito. :)
O que fazes está certo ;) mas quando ela vem da banhoca de mar convem passa-la por água doce para tirar o sal :p
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

quinta jan 08, 2004 12:45 pm

Olá :D

eu só dou banho (com champô) à minha malta qdo eles se atiram para uma poça de esterco ou afins...

Outra coisa: é regra da casa: uma vez que foram todos adoptados, a 1ª coisa que lhes faço, qdo chegam, é uma banhoca, com água morninha e champô.

Depois disso, só qdo estão sujos...mesmo!
Em resultado: não me lembro qdo dei banho de champô pela última vez à Maga, a Matilde tomou em 19 de Março...do ano passado, e o Rubi, como macho q se preze - e portanto mais vadião, e a morar no campo, tem tomado talvez de 3-3 meses ;)

Qdo os levo à praia não lhes dou banho com água doce, embora ache que isso só lhes fazia bem.
Em consequência, dp de secarem ficam com salitre no pêlo, que eu tiro passando a escova ou uma toalha seca.

Quem as conhece sabe que tanto a Maga como a Matilde têm um casaco espectacular...e vão em média, uma vez por semana à praia!

Na rua perguntam-me frequentemente qual o champô que uso para elas 8)
...uma vez respodi que usava graxa :oops: :oops: mas depois corrigi logo, assim q vi o ar iluminado da pessoa :oops: :oops:
susanasaraiva
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 08, 2004 1:50 pm

MagaPatalogika Escreveu: ...uma vez respodi que usava graxa :oops: :oops: mas depois corrigi logo, assim q vi o ar iluminado da pessoa :oops: :oops:
:lol: :lol: :lol:
Pois não fosse o diabo tece-las
Shim
Membro
Registado: quarta nov 19, 2003 1:50 pm
Localização: Os gatos: Bolha o macho, Pigoitas a doente, Jahna a eterna criança, Hitch a desconfiada, Alice a sel

sexta jan 09, 2004 1:18 pm

Desde já os meus agradecimentos pelo vosso tempo, eu de facto tb não costumo dar banho ao canito e à imagem das canitas da Magda tb costumam gabar o pelo do bicho, que está brilhante e macio .

O único senão é que vai na volta ele costuma coçar-se e eu pensei que talvez tivesse alguma coisa a ver com isso. :?
timotea
Membro
Registado: quarta out 01, 2003 4:20 pm

sexta jan 09, 2004 4:52 pm

O Guga ainda só foi uma vez à praia! Foi no fim-de-semana passado, e como eu n tava numa de entrar na água (lógico!) ele lá foi atrás duns surfistas q lhe deram "trela". Felizmente n se lembrou de ir para longe e voltou depressa quando reparou q eu n tava perto dele. Na altura só o sequei com uma toalha antes de entrarmos no carro, até para tirar a areia, porque ele ainda andou depois a brincar com uma cadelita... e a sujar algumas pessoas saltando-lhes às pernas :roll: Quando cheguei a casa escovei-o bem (normalmente já o escovo 1 a 2 vezes por semana). Mas passei o resto do dia com peso na consciência de me lembrar q qd eu vou à praia e n passo depois por água doce fico com a pele cheia de salitre e seca e com comichão qd uso roupa por cima, por isso... no dia seguinte passei-lhe o pêlo uma toalha molhada em água doce.

Quanto à estranheza de labradores n tomarem banho... o próprio veterinário (q como já referi também tem uma labradora) aconselhou evitar o máximo possível os banhos. E disse q uma tolha molhada pode fazer milagres. No caso de eles se meterem nesses sítios imundos como a lilia referiu, eu acho q também lhe dava banho. É preciso lembrar que nunca se deve aplicar o champô directamente no pêlo (mesmo molhado), deve-se sempre diluir um pouco em água, e que quanto mais frequentes as lavagens mais diluído o champô deve ser. (Li isto por algum livro ou site, mas n me lembro qual).

Já agora o q me dizem de usar toalhitas Dodot?! A mim não me agrada nada a ideia, mas há quem use e realmente n noto nenhum problema no pêlo.

Beijinhos
liliac
Membro
Registado: terça dez 09, 2003 12:21 pm

sexta jan 09, 2004 5:49 pm

eu uso na joana, e os resultados são bons!
susanasaraiva
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 09, 2004 10:17 pm

timotea Escreveu: Já agora o q me dizem de usar toalhitas Dodot?! A mim não me agrada nada a ideia, mas há quem use e realmente n noto nenhum problema no pêlo.

Beijinhos
Pó de talco antes de escovar tambem ajuda a diminuir os banhos ;)
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

sábado jan 10, 2004 7:33 pm

susanasaraiva Escreveu:
timotea Escreveu: Já agora o q me dizem de usar toalhitas Dodot?! A mim não me agrada nada a ideia, mas há quem use e realmente n noto nenhum problema no pêlo.

Beijinhos
Pó de talco antes de escovar tambem ajuda a diminuir os banhos ;)
Boas
De vez em quando eu limpo as minhas com toalhitas dodot, o pelo fica limpo... Não vejo porque não lhe agrada a ideia, não lhes faz mal nenhum ;)
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”