Substrato de aquaterrário de tartarugas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda ago 29, 2011 10:08 pm

Olá a todos!
Hoje estive ocupada a mudar a casa das minhas duas tartarugas Corcundas do Mississipi. Passou de um aquaterrário de 26 cm de largura, 30 cm de altura e 50 cm de comprimento para um de 30 cm de largura, 40 cm de altura 1 m de comprimento.
Este novo aquaterrário tem uma parte seca maior que a do outro, três filtros internos, 1 termostato regulado para 26ºC, um zona profunda, uma zona superficial, 1 planta artificial e 1 lâmpada UVB.
Agora a dúvida:
O que eu coloquei no chão foi aquele areão que há em qualquer loja para os peixes de granulometria à volta de meio centímetro ( naturalmente que há umas pedrinhas mais pequenas e outras maiores ). Não sabia o que mais havia de colocar ( areia a vendedora da minha loja desaconselhou e cascalho grosso ficava feio ).
E agora o que me atormenta é o facto de eu ter medo que elas comam o areão que eu tenho. A mais pequena ( que tem cerca de 15 cm ) mostra-se interessada em tentar comer as pedrinhas ( embora ainda não tenha comido nenhuma ) e a maior ( com cerca de 22 cm ) assim que pôs os pés no aquaterrário tentou comer mas agora ignora-as completamente.
O que acham que eu deva fazer ? Retirar tudo outra vez e substituir por outra coisa ? Elas podem comer mesmo o areão ou metem na boca e depois largam ao perceber que não são comestíveis ?

Agora mesmo estão as duas a nadar e a explorar o novo espaço só às vezes é que mostram o interesse pelas pedras.
P.S - Elas comem muito, por isso não têm fome :lol: .

Obrigado desde já.
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

segunda ago 29, 2011 10:34 pm

Retire tudo e deixe o fundo sem nada, ou coloque calhaus grandes, de 5cm, por exemplo, senão mais cedo ou mais tarde vai ter desgostos... Ao início nos aquários das minhas também tinha pedras, ficava mais bonito é verdade, mas só servia para acumular porcaria e dificultar a limpeza do aquário, para não falar no trabalho que dava... :?
StealthSnake
Membro Veterano
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

segunda ago 29, 2011 11:09 pm

Eu ia tendo um desgosto com a minha tartaruga, tive bastante sorte no fim. Portanto o que aconselho por experiência própria é retirar tudo o que é areão.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
VanesIsa
Membro Veterano

segunda ago 29, 2011 11:11 pm

StealthSnake Escreveu:Eu ia tendo um desgosto com a minha tartaruga, tive bastante sorte no fim. Portanto o que aconselho por experiência própria é retirar tudo o que é areão.
Falta aqui um botão de "Gosto/Like"! :lol:
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

terça ago 30, 2011 11:18 am

nem é so para bem delas, é para o nosso bem em termos economicos porque gasta se bastante agua a limpar o areao como se limpa menos vezes, gastando menos agua
Eu nem gosto de cobras, pá!
Nitara
Membro Veterano

terça ago 30, 2011 2:24 pm

Olá a todos novamente!
Eu hoje, mais precisamente daqui a uma hora vou tirar o areão todo do aquaterrário, pois o interesse que elas têm em comê-lo não passou. Elas colocam-no na boca e depois deitam fora mas eu não consigo estar calma, pois tenho sempre medo que elas se engasgem.
Fui à loja e comprei umas pedras ditas próprias para aquaterrários de tartarugas feitas de um material parecido à pedra da calçada ( tudo isto dito pelo vendedor e pelas respectivas etiquetas correspondentes a cada material ).
Por isso vou colocar essas pedras ( cada uma tem mais ou menos cerca de 8/9 cm ). Neste momento estão a repousar num balde cheio de água e já foram fervidas.
Muito obrigado a todos!
VanesIsa
Membro Veterano

terça ago 30, 2011 2:31 pm

Fez bem, mais vale prevenir que remediar! :wink:
Nitara
Membro Veterano

terça ago 30, 2011 7:06 pm

Bem, como achei errado não dizer nada a quem me ajudou neste tópico, decidi vir contar com ficou o aquaterrário.
Coloquei as pedras e as tartarugas estão bastante felizes. Ao princípio tentaram comê-las :lol: e eu a explicar-lhes do vidro do aquário que é um bocado difícil comer pedras de 10 cm :D !
Ainda nenhuma foi para a parte seca desde que as mudei, mas nadam livremente pela coluna de água de 18 cm.
Brincam uma com a outra e já comeram larvas de tenébrio e um pouco de sticks.
A temperatura está actualmente a 26ºC e os filtros a limparem a água.
E pronto é isto. Acho que não posso dizer mais nada.
Muito obrigada pela ajuda e fiquem descansados, pois areão já não comem!
VanesIsa
Membro Veterano

terça ago 30, 2011 8:30 pm

:wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”